Idéias…

Mudança de endereço: pessoas, mudei o endereço do blog! A partir de agora será: https://registromedico.wordpress.com. Todo o conteúdo desse aqui está lá também! Em breve esse será desativado!


Eu estou lendo o livro que o Prof. Lacaz escreveu sobre a faculdade, e no prefácio ele já disse: “Ó velha e gloriosa Faculdade! Ó Moços, não a deixeis morrer!”. Bom, ele está certo, não está? Nós, os graduandos, que temos que preservar a imagem da faculdade, e prezar pela qualidade dela.
Desse livro eu também li uma frase interessante, dita por um professor antigo da faculdade, José Barros Magaldi: “Nós ficamos reduzidos a uma ‘Faculdade de Medicina do Hospital das Clínicas’”. Será isso verdade? Não tenho dúvidas que, apesar de nossa faculdade ainda ser a melhor faculdade de medicina do país, muitas pessoas consideram essa frase verdadeira. O nosso Ciclo Básico é um dos piores que se vê por ai (lógico que estou comparando com outras grandes faculdades, como a Paulista, Ribeirão, Santa Casa e etc.) e, além disso, ou como causa disso, ela é totalmente alienada do Ciclo Clínico, o que torna as aulas muito desestimulantes, além de insuficientes para a formação médica.
Vou contar um pouco da história para que vocês entendam um pouco a situação. Entre 1968 e 1969, houve a Reforma Universitária, a qual estipulou que as matérias do Ciclo Básico fossem administradas na Cidade Universitária, com o argumento de proceder a nós, estudantes, uma convivência humanística, com estudantes de carreiras diferentes, de modo a permitir no futuro um melhor entendimento das equipes de trabalho. Lógico que isso é totalmente infundado, e nem precisa dizer nada a respeito. Desde então as aulas são administradas lá no ICB, os laboratórios e salas de aulas dessas matérias na faculdade foram abandonados e substituídos por outros campos de pesquisa. Muitos professores foram contra essa retirada do Ciclo Básico, mas como estavam na Ditadura, não puderam fazer muita coisa. Enfim, durante muito tempo então, as aulas são administradas lá e não tem muitas previsões de mudanças.
Eu não conheço bem a história das outras turmas, mas eu sei que a Turma 95 foi a que mais sofreu com as aulas de Anatomia, que na opinião de muitos é a pior matéria de lá. E então eles organizaram uma greve, em que todos os alunos ficaram na faculdade, enquanto deveriam estar lá no ICB. Pelo que eu entendi, foram eles que começaram a realmente brigar por isso, e acho que devemos seguir os passos deles e terminar essa história. A Turma 96 também tentou fazer algo a respeito, e redigiram um abaixo-assinado na tentativa de mudanças. Creio que eles chegaram muito perto de conseguir. Ano passado teve uma confusão envolvendo o jornal O Bisturi e o chefe do Departamento de Anatomia do ICB, o Prof. Jackson. Teve uma publicação no jornal que dizia as verdades sobre as aulas de anatomia, e o Jackson não gostou muito e mandou uma carta-reposta exigindo retratação (acho que todo mundo recebeu o Bisturi que tem essa carta impressa, é a edição de novembro do ano passado; entregaram no dia da matrícula, então quem quiser conferir, vê lá). O resultado disso foi um ‘acordo’ entre a Graduação da Faculdade e o ICB: as aulas seriam administradas na Pinheiros e no ICB, como nos foi explicado pelo prof. Milton na ‘pseudo-aula’ que ele deu pra gente no começo do ano. Até agora nenhuma aula foi dada na Med, e a situação no ICB está indo de mal a pior.
Voltando ao livro de Lacaz, o último capítulo é bem interessante, e se chama: Um Apelo ao Bom Senso. Retorno das Cadeiras Básicas à Faculdade de Medicina. Segundo o autor, para que a Faculdade volte à sua grandeza inicial, só existe um caminho a seguir: o retorno das cadeiras básicas à Faculdade. Ainda segundo Lacaz, “se não se integram […] o ensino básico e o ensino clínico, resultará triste deformação e lamentável obsoletismo na formação médica. […] O ensino médico na FMUSP é bom, digamos, excelente, na parte profissionalizante, pois no complexo médico-hospitalar de Pinheiros aprende-se a arte, que é um artesanato todo especial. […] Mas os alunos quando chegam ao curso clínico não estão bem preparados e os docentes todos se queixam da carência de conhecimentos básicos […].”.
Concluindo, não somos só nós que achamos ruim ter aulas na Cidade Universitária, mas até os professores compartilham da mesma opinião.

Bom, depois desse texto gigante, eu gostaria de saber a opinião de vocês! Vocês acham que nós devemos apoiar a volta do Ciclo Básico à Faculdade (lógico que isso não será feito para nós, e sim para as turmas subseqüentes)? Ou vocês acham melhor só primar pela melhoria dos cursos na Cidade Universitária? (E seria bom saber se vocês estão a fim de fazer algo a respeito, e saber quantos que gostariam de participar disso).
Eu queria também que vocês pensassem um pouco nisso: não adianta só falarmos que estamos na melhor faculdade do Brasil, mesmo que isso seja verdade. Olhem como são as nossas aulas de histologia, lembrem das peças de anatomia que estão absurdamente precárias. Não é porque a gente passou no vestibular mais concorrido do Brasil que temos que nos conformar com a qualidade do ensino.
Não querendo incitar a massa ahuaha mas eu acho que a gente devia lutar por isso sim, não só pela gente, mas pelos calouros que virão nos próximos anos.

Sobre a reunião de segunda, quem aqui vai estar presente? Acho que seria legal a gente organizar direito o que a gente quer falar pro Milton, pra não virar bagunça e impressionar ele um pouco né? Gostaria que todo mundo participasse dessa discussão, porque não adianta só reclamar e não fazer nada!

Acho que a turma 97 é capaz de fazer as coisas mudarem e entrar para os anais da história da Faculdade [AHUAHA], mas sério, se a gente se unir a gente consegue sim, ainda mais porque temos o apoio da 95 e da 96.

Agora estou contando com vocês, porque não adianta só agitar! 🙂

Mandei esse texto pro pessoal da nossa turma, esperando que surtisse algum efeito! Fosse a favor ou contra.. mas parece que ninguém quer se envolver :s
Tô começando a ficar revoltado com esse conformismo!
Pior é ver toda a mobilização pra Calomed, e ver que quando o assunto é importante mesmo, as pessoas não estão nem ai.. pouco importa o que está acontecendo com a nossa faculdade!
Ah, tô de saco cheio já, vou prestar vestibular de novo no fim do ano e ir pra Escolinha!
HUASHUASH [claro que isso foi uma piada]
Mas vamos ver… não vou desistir dessa luta não!

Essa semana foi bem legal 🙂

Dia 18/05/09
Segunda, dia de UBS! ahuah mas nessa segunda foi diferente, nós fomos fazer visita!
Foi bem legal, achei diferente e interessante. O que me desagradou um pouco foi perceber que a intenção dessas visitas é fazer com que nós, estudante de medicina, logo ricos [seguindo o pensamento dos professores], vejamos como é a realidade da população brasileira. Isso me irrita muito! Eles acham que só porque a gte faz medicina, a gte é rico e totalmente alienado da realidade social do Brasil? Ah, pelo amor de deus né.. nem sei o que comentar a respeito. As perguntas que eles faziam era do tp: “e a casa, como que era?” Ah, sem comentários.
A aula do Cassola foi bem sonolenta, confesso que durmi a aula inteira 😡 ahuahuha
Finalmente não tinha nada pra fazer a noite e voltei cedo pra casa 🙂

Dia 19/05/09
Fomos à Biblioteca fazer o trabalho de Biocel, foi meio estressante, mas tudo bem! A aula de Intromed foi mto mto mto mto boa ahuah
A gente aprendeu injeção e coletagem [?] de sangue! FOI MTO LEGAL! 😀
O Yoshi fez tudo errado em mim na Injeção IM [intramuscular], mas tudo bem ahuha acontece! [Só sei que vou lembrar disso pra ele pro resto da vida ahuaha]
Nós tivemos que injetar soro em nós mesmos! ._. Momentos de tensão! Tenho um certo problema é me machucar hauaha foi meio que um conflito psicológico! Mas eu consegui.. doeu, mas eu consegui ahuahuha
Depois tivemos que tirar sangue 😮 o momento mais esperado! Foi muito tranquilo! O Yoshi conseguiu pegar minha veia de primeira! [parabéns Yoshi, pq quase ngm consegue :s hauauh] E na minha vez, foi bem fácil! 🙂 foram 5 tubos de sangue! 😮
E o sangue sai quente!!!! [Tp, é MUITO óbvio, mas eu nunca tinha pensado nisso antes ahuahah]
Ah, foi bem legal! Acho que foi a aula mais legal do ano ahauhuah
Pena que o Andrey não passou as fotos pra mim ainda :/
Depois disso medensina, e o de sempre: Tédio ahuaha

Dia 20/05/09
Peguei carona com o Zá, como quase toda quarta, e ai conheci a namorada dele! 🙂
Fiquei num carro com 3 pessoas da Poli enchendo porque ganharam alguns Interusps! ahuaha sim, eles são melhores que a Med, mas e dai? Eu não ligo! Mas tem gte na med que liga ._. e me estressa hauhah
Diálogo na aula de anato:
Eu: Ah, a Poli ganhou os últimos 5 Interusps!
Alguém: Mas nós ganhamos todos os outros!
Eu: Mas e dai? Eles ganharam o último, logo eles são melhores que a gente!
Alguém: Mas no total nós ganhamos mais, então nós somos melhores!
Eu: Mas do que adianta ganhar vários há uns anos atrás e não ganhar o recente? Significa que eles estão melhor do que a gente!
Alguém: Não, mas nós somos os melhores e bla bla bla
Discussão que não acabou nunca ahuahuah
Isso demontra o que eu penso: As pessoas da Med pensam que a Med é melhor em tudo o que faz, que é a foda da vez, que é a única no mundo.. são mto bitolados.. e isso me irrita um pouco! :s mas blz, fazer o que né? ahuahha
A aula de Anato nem teve parte teórica nesse dia! Foi boazinha até.. o Prof. César explicou mto bem os músculos, mas tava meio concorrida a mesa com o cadáver..e ai fiquei vendo tudo na ponta dos pés ahuah mas tudo bem!
Almoço no restaurante do Cepam! Legalzinho até o lugar…
A aula de bioquímica foi chata como sempre :s
Subi pra faculdade pra reunião do CAOC! Mas antes de contar a história da Reunião vou contar uma coisa que me irritou um pouco [só me irrito né? ahuaha]
No intervalo da aula de anato, um carinha da Poli que assiste aula com a gente perguntou para umas pessoas o seguinta:
– O que é CAOC? Pra que ele serve?
O pior foram as respostas do pessoal:
– Ah, sei lá, é o que cuida do porão da faculdade!
– É o lugar onde a gente vai pra reclamar das coisas!
AH, pelo amor de Deus né? As pessoas não tem noção da importância do CAOC, do que ele significa pra nós estudantes…isso é mto decepcionante! Mas tudo bem, nem vou me estressar muito ahuah
Voltando à Reunião: o CAOC deixou um pouco a desejar, na minha opinião. A reunião foi MTO bagunçada, mas foi um pouco esclarecedora! Fiquei mto feliz em participar dela, me senti finalmente na faculdade, podendo opinar sobre ela e buscar soluções pros problemas! Percebi que eu realmente não consigo ficar em um lugar sem me envolver ‘politicamente’ com ele ahuahha é impressionante isso, mas eu sempre arranjo essas coisas pra mim!
Não teve mtos resultados essa reunião, mas foi plantada a semente: a 97 [pelo menos EU] não vou deixar que a qualidade do ensino continue essa porcaria!
Voltei pra casa MTO tarde pra um dia normal ahuaha

Dia 21/05/09
Dia de apresentações do seminário de Biocel. Palhaçada total! Começou mto tarde e não deu tempo do meu grupo apresentar! Revoltante :s a Glaucia [professora] é mto lerda :s
Cadastrei-me na APM [Associação Paulista de Medicina], não sei porque, mas tudo bem ahuha
Voltei pra casa a tarde para estudar pra prova de histo, mas dormi a tarde toda! Mas foi bom até, porque acordei no pique pra estudar! (:

Dia 22/05/09
Prova de Histo 😮
Medo! Mas nem foi tão terrível assim! O Professor me estressa muito, mas blz! 75 lâminas para reconhecer… foi meio complicado, mas acho que tirei mais de 5 [espero!]
Depois rolou um truco lá fora! 🙂
E ai decidimos ir ao cinema no Eldorado! Almocei no mcdonalds [ahuah faz tempo até que não comia lá] e fomos assistir Anjos e Demônios! O filme é legal, mas deixa a desejar ahuauh a explosão é a melhor parte! 🙂 E Roma é uma cidade bonita [Itália nunca me impressionou muito] e eu percebi que eu realmente quero visitar o Vaticano um dia!

Ah, essa semana foi sossegada até! 🙂
Saiu a nota de Biocel, finalmente! 😀
8,7!!!
Minha primeira nota boa, fiquei MTO feliz! Acima da média da sala também! Me deu um ânimo pras próximas provas!

Espero voltar semana que vem com boas notícias ahuaha

PS: Passei na Liga de Combate à Sífilis e outras DST’s! 😀 Tô empolgado!

Anúncios

Um comentário sobre “Idéias…

  1. Dééécoooo!COncordoo plenamente com tudo o que vc falou a respeito dissooo!!HAUSHAUSHAUSHUA…vou fazer meu exame de sangue com vccc!…mais se eu tiver algum problema não rii na hora de me flar ok!?…HAUSHA…zueraaa!Vc passou na Ligaaaa!!!! =DParabéénssss!!!…(isso perto de passar na usp não parece nada oO…HAUSHAU)abraçooo!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s