Que comece o segundo semestre :D

Mudança de endereço: pessoas, mudei o endereço do blog! A partir de agora será: https://registromedico.wordpress.com. Todo o conteúdo desse aqui está lá também! Em breve esse será desativado!


Férias de Julho

Bom, depois de 293828 dias (tá, nem tantos dias), cá estou para dizer que consegui passar em tudo! 😀 (aparentemente tudo ahuah porque não saíram as notas de anatomia, nem de intromed, nem de atenção primária [aliás, não sei se essa nota é anual, mas sei lá])
Bioquímica, fui bem na última prova, mas eu achei que ia bem melhor.. acho que o professor não corrigiu certo minha prova, com certeza, mas tudo bem né.. ahuah. Biomol eu fui muito bem na prova 😀 ainda bem porque ai minha nota não ficou tão medíocre hauhauh Histologia eu fui razoável =s auhuah mas deu pra passar, e a média juntou com a de Biologia Celular, e ai ficou alta 😀 (minha maior nota). Fisiologia.. bom, um caso a parte hauha fui mal na última prova.. mas deu pra passar!
Enfim, não fiquei de recuperação, e isso que importa! 😀 hauha ainda tenho resquícios de nerdice e não sei se iria ficar feliz em pegar uma rec ahuaha (sim, tenho esperanças de terminar a faculdade sem rec! ahuauha)

Como as aulas começam segunda-feira, decidi dar uma olhada nas matérias que terei… e só me caiu a ficha agora de quantas anatomias eu terei =s (tenho um sério problema com anatomia ahuauha não consigo decorar NADA!) e umas outras tantas fisiologias hauhuah vamos analisar cada uma:

Neuroatonomia Humana
Programa Resumido – Conhecer a anatomia e a estrutura do sistema nervoso central (SNC) e periférico (SNP). – Conhecer os aspectos morfofuncionais das principais estruturas e sistemas neuronais. – Conhecer a correlação estrutural e funcional das grandes vias aferentes e eferentes do SNC.
Comentário: bom, nem sei o que pensar sobre essa.. hauha mas pela pequena demonstração de nervos que tivemos no final do semestre passado, não vai ser uma coisa muito fácil!

Anatomia do Sistema Digestivo
Programa Resumido Propiciar aos alunos adquirir conhecimentos sobre a Anatomia do sistema digestivo como base para o aprendizado da Fisiologia, Patologia e clínica desse sistema.
Comentário: O Richard que vai dar essa aula… será que ele vai dar sozinho? =s ahuaha e legal, vísceras! [?]

Anatomia do Sistema Circulatório
Programa Resumido Ministrar ao aluno base teórica da Anatomia do Sistema Circulatório (Coração, Vasos Sanguíneos, Vasos Linfáticos e Órgãos Linfóides) e reconhecimento prático de todas as estruturas que compõem este sistema. Objetiva ainda localizar estas estruturas no corpo humano, com ênfase no Tórax, proporcionando estudo de Anatomia Topográfica com aplicações clínicas, para melhorar a compreensão de métodos propedêuticos e acessos cirúrgicos destas regiões.
Comentário: Idem à Neuroanatomia, porém ao invés de serem só nervos, serão artérias… e veias =s ahuaha

Anatomia do Sistema Respiratório
Programa Resumido Ministrar ao aluno base teórica da Anatomia do Sistema Respiratório e reconhecimento prático de todas as estruturas que compõem este sistema. Objetiva ainda localizar estas estruturas na cabeça, no pescoço e no Tórax, proporcionando estudo de Anatomia Topográfica com aplicações clínicas, para melhorar compreensão de métodos propedêuticos e acessos cirúrgicos destas regiões.
Comentário: Nem pra mudar o texto ahuaha essa anatomia tem cara de ser mais simples.. espero que seja mesmo!

Neurofisiologia
Programa Resumido Estudos dos aspectos funcionais do Sistema Nervoso com vistas ao entendimento da saúde e de eventuais patologias humanas.
Comentário: A palavra fisiologia já me dá medo… juntamente com a palavra neuro… só piora! auahuh Espero que dê tudo certo!

Fisiologia Cardiovascular e Respiratória
Programa Resumido Propiciar aos alunos condições para a aquisição de conhecimentos básicos e integrativos sobre o funcionamento normal dos sistemas circulatório e respiratório. – Particularizar para cada um dos efetores (coração, vasos de resistência/capacitância, pulmões/ diafrágma/intercostais, sangue) os fatores que podem alterar seu desempenho e como eles são regulados pelos sistemas de controle visando a homeostase do organismo. – Comparar a “performance” cardiovascular e respiratória na situação basal com aquelas observadas durante estímulos fisiológicos normais (emissão de diferentes comportamentos) e outras comuns na prática médica (hipertensão, acidose/alcalose respiratórias, etc), buscando subsídeos para melhor entendimento das funções circulatória e respiratória.
Comentário: Acho que essa é mais interessante que a outra! hauahua Muito embora ainda tenho um pé atrás com Fisiologia! Mas essa matéria tem cara de conhecimentos gerais, sei lá hauhuaha

Fisiologia Digestiva
Programa Resumido Propiciar aos alunos condições parFornecer aos alunos do curso de medicina conhecimentos a nível celular, e a nível molecular, quando possível, dos processos de motilidade, secreção, digestão e absorção e suas regulações neuro-endócrinas no sistema gastrointestinal necessários ao entendimento posterior de processos fisiopatológicos do sistema digestivo.
Comentário: Não gostei desse ‘nível celular’ AHUAHA mas deve ser interessante 🙂

Biologia Tecidual II
Programa Resumido Fornecer aos alunos conhecimentos sobre a estrutura microscópica dos órgãos. Fornecer as bases teóricas do desenvolvimento e das malformações dos sistemas cardiovascular, respiratório e digestório.
Comentário: Histologia 2. Não sei ainda se isso é bom ou ruim… porque acho que peguei gosto pela coisa no final do semestre ahuauha

Bases Humanísticas da Medicina I e II
Programa A disciplina aborda temas médicos da intersecção entre as ciencias biológicas e humanas, em suas vertentes filosóficas, psicológicas, éicas e sociais; objetivando o ensino dos aspectos nela envolvidos na escolha da profissão médica, no estudo em cadáveres, na doação de orgãos e na definição de morte. Além disso, engloba também os fundamentos históricos da identidade médica (profissional), os apectos biológicos e culturais da natureza humana, as impliações culturais envolvidas na prática médica e as implicações éticas e sociais do conhecimento médico.
Comentário: Acho que essa aula vai ser bem legal! 🙂 E uma aula a mais na Pinheiros ahuhah

Pesquisa Científica em Medicina I
Bom, essa é uma optativa! Você vai atrás de um professor/pesquisador e pede pra ele deixar você participar de alguma pesquisa! Eu vou tentar achar um.. ahuha mas sei lá viu! Não sei se tô mesmo a fim de fazer pesquisa… ahuahaha

Iniciação Profissional à Prática Médica I
Mais conhecida como apenas ‘Prática Médica’, acho que essa vai ser a mais legal! 😀
Você escolhe um médico do hospital, de qualquer especialidade e fica observando as coisas! auahua Resumidamente é isso!

Bom…é isso! Espero que esse segundo semestre seja bom! uahuaha
E prometo estudar mais nele.. porque cansei de médias baixas ! ahuauha
Bom re-início pra todos! 😀

3 comentários sobre “Que comece o segundo semestre :D

  1. Que legal… passou direto! Parabéns!Nossa quanta matéria nova!!! Iniciação Profissional à Prática Médica I, deve ser bem legal!Bom retorno as aulas!Beijo

  2. Décooo!! oOSó matéria dificil! oOHAUSHAUSHAainda bem que eu tenho Projeto!HAUSHAUSHAUSHAU ZUERAAA!Boa SOrte pra vc nesse semestre! o/Abraço!

Deixe um comentário

