Depois de duas longas semanas…

Mudança de endereço: pessoas, mudei o endereço do blog! A partir de agora será: https://registromedico.wordpress.com. Todo o conteúdo desse aqui está lá também! Em breve esse será desativado!


Desculpa 390238 anos sem postar! Mas tem justificativa!

Provas, 4 provas
(Ps: não sou eu na foto, uahauh peguei do google, perdão Direitos autorais)



Na semana retrasada tive prova de Neuroanatomia e Neurofisiologia! Nessa semana teve Anatomia do Sistema Cardiovascular e Fisiologia do Sistema Cardíaco (ou Anatomia do Sistema Cardíaco e Fisiologia do Sistema Cardiovascular… nunca sei AHUAHA)
O que dizer? Fui bem nas provas até…melhor nessas duas últimas do que nas duas primeiras! (Eu achei que ia ser o contrário, mas tudo bem ahuhauha)
Mas eu estudei MUITO! Muito mesmo! Tá, não tanto quanto aquela semana lá… haahuauhau mas estudei bastante!
Acho que o próximo post que eu fizer aqui será sobre provas x estudante de medicina.. AHUAH é uma relação bem complicada!


Ah, eu acho que não vou mais ficar escrevendo tudo que aconteceu x(
Dá muito trabalho, e nem deve ser tão interessante! Além disso, minha vida virou rotina já.. ai é sempre tudo igual! hauuahahuah acho que vou começar a escolher um tema e escrever sobre ele! E se alguém quiser mandar sugestões, ou perguntas, pode mandar que eu agradeço! ahauauha


Como prometido, vou falar um pouco sobre Ligas hoje!
Minha definição: Liga é uma coisa X, que você vai pra fazer coisas Y, e no final você aprende coisas Z! auhauhauh não sei definir direito o que é uma liga, então, vou pegar do site do DC (Departamento Científico) a definição:

As Ligas Acadêmicas são grupos de alunos e professores que realizam atendimentos a pacientes com um problema específico e possuem atividades didáticas, como aulas ou dissecções supervisionadas. Os atendimentos ocorrem geralmente depois da aula ou na hora do almoço. O ingresso em cada uma das ligas, normalmente, é feito por uma prova, realizada após o curso introdutório da mesma.
A FMUSP dispõe de cerca de 80 Ligas Acadêmicas em atividade dentro das mais diversas especialidades médicas.

Resumindo, é onde vc brinca de ser médico e se distrai um pouco da parte chata da faculdade, que são as aulas teóricas!


Eu participo da Liga de Combate à Sífilis e Outras DST’s, que é a mais antiga da faculdade, com 89 anos! Foi a primeira Liga Acadêmica do país (eu acho), e uma das mais importantes na história da faculdade!
Mas enfim, vou descrever um pouco como é o processo!


Primeiro, tem o curso introdutório!
O curso não serve pra você aprender tudo! Por exemplo, Curso Introdutório da Liga de Cirurgia Cardiotorácica!

Não, você não sairá cirurgião cardiotorácico depois desse curso! E muito menos depois de frequentar a Liga!
O Curso serve pra você ter uma ideia geral do que vai ser tratado na liga, e também serve para fazer a prova de seleção do participantes da Liga! (Sim, vestibular de novo! E claro, você vai contar quantos candidatos por vaga tem, e tudo o mais… quem foi que disse que competição acaba com a lista de aprovação do vestibular? hauhaha)
Enfim, depois da prova, você todo feliz porque foi aprovado vai até o local que ocorre a respectiva liga! A da Cardiotorácica que eu dei como exemplo é lá no Incor! A grande maioria é ou no IC, ou no PAMB! Mas tem em todos os Institutos do complexo!
Chegando lá você vai brincar de atender! Não sei como funcionam as outras, mas a da Sífilis, a gente tira a história do paciente (tirar história = aquelas 20332093 perguntas que o médico faz pra você e anota em algum lugar, que é o prontuário), colhe sangue (colher = tirar! Os médicos tem uma linguagem estranha: medir = aferir, ouvir = auscultar, e muitos outros exemplos), dá injeção na galera e muito mais!
Ou seja, você aprende como funciona um atendimento na área que a liga diz respeito!

O legal das Ligas é que só estudante participa! Lógico que tem a supervisão de algum residente/preceptor, mas quase tudo é feito pela galera do primeiro ao sexto ano!
Algumas Ligas são abertas para todos os anos, outras só do segundo ano pra cima, e algumas só para terceiro e quarto ano! (obviamente o quinto e o sexto ano não fazem Ligas, porque a vida deles é uma Liga gigante chamada Internato)

Alguns exemplos de ligas notáveis da faculdade:

Bom, acho que é isso!
Qualquer dúvida que vocês tiverem, podem perguntar nos comentários que eu respondo! 🙂

Pra não perder o costume:
Resumo das minhas últimas duas semanas (porque eu ainda tenho certeza que quando me formar vou ler tudo isso de novo, e vou ficar puto cmg mesmo de não ter escrito alguma coisa interessante aqui ahuahahuha)
Semana Retrasada:
Faltei na aula de Atenção Primária porque fui no retorno da MI (leia o post passado para entender ahuhuha), e depois tive Reunião de RD. (Acho um bom tema também falar dos RDs {Representantes Discentes}). A reunião foi bem legal, gostei bastante, os professores são muito receptivos, e a Organização da Tutoria é impecável! 🙂
Na Iniciação Científica no dia seguinte eu extrai DNA de 5 amostras diferentes! ahuauah woooooow, foi um avanço ahuauha foi legal!
Na quarta teve a primeira prova! Neuroanato! Foi meio decepcionante… minha matéria preferida, e eu nem fui muito bem! ahuhauah Mas tudo bem, superei já!
E no dia seguinte teve prova de Neurofisio, que foi meio engraçada! Pra variar eu tive que trocar de lugar.. será que eu tenho cara de quem cola? ¬¬ huauahhau e meu, no meio da prova o professor saiu da sala! Sim, nós ficamos lá sozinhos ASHUASH e o pior: ninguém colou! HUASUASH a gente ficou tão em choque que ninguém colou ahuahaha. Eu fui mais ou menos nessa prova, mas tá bom, nem gostava muito ahuahha
Nesse dia teve a primeira aula de Histo, versão II. Foi uma porcaria como todas, ahuahah mas tudo bem! Eu não vou faltar nessas x(
A semana seguinte foi pior que essa! Estudei bem mais! :/
Na segunda a gente foi numa reunião na Subsecretaria de Saúde do Butantã.. ahauhua algo assim, por causa da nossa intervenção na UBS! Foi legal até, por incrível que pareça! Essas aulas estão sendo boas pra eu aprender como funciona essas coisas de reunião e tal! Bem legal! (quem diria que eu falaria isso um dia :o)
Na Iniciação Científica de terça, eu só fiz merda lá! hauAAHU tava muito desastrado! Derrubei um monte de coisa, fiz tudo errado a eletroforese T_T, foi uma merda hauahua
Na quarta foi a prova de Anatomia! Foi engraçada até! Fui mandado lá pra frente, de novo =s ahuahuhua a prova tava fácil até! E a prática simples, graças a Deus! E pensar que eu estudei MUITO pra essa prova, e nem precisava tanto ahuauaha
Na sexta eu trabalhei na festa do Caoc! ahuauah foi MUITO engraçado! Ri muito com a galera da 95 (terceiro ano), eles são bem legais!
E hoje foi a temida prova de Fisiocardio! Ainda bem que eu estudei pra essa, porque ela tava MUITO trabalhosa! Pedia muito detalhe e tal! Mas acho que fui bem até! =)

Bom, é isso ai!
Se vocês quiserem escolher o tema do próximo post (que talvez demore uma semana e pouco pra chegar x( ), fiquem a vontade! ahuaha
Eu como sou legal dou uns exemplos, e ai vocês votem! Conto com a participação de vocês aHUAH porque senão não sei sobre o que escrever =(
1. Provas
2. Instituições da Faculdade
3. Iniciação Científica
4. Representantes Discentes
5. N.D.A. uahhauuhaa
PS: VOTEM NA ENQUETE LÁ DO LADO DIREITO 😀
Tá embaixo do histórico e encima do Twitter hauuaha

E obrigado pelos comentários do último post! 🙂

Ps: A música é do Boxcar Racer, eu ouvia muito quando era mais novo, e deu uma nostalgia agora e fui ouvir hauuahah quando escuto ela lembro de tudo que eu fiz até hoje, e vejo que valeu a pena 😀
9 comentários sobre “Depois de duas longas semanas…

  1. Bom eu voto na número 3:Iniciação científica =]Alias Déco, gostaria de saber como ficou todo aquela confusão da Anatomia, vc nunca mais comentou sobre o assunto, a Talita também não, enfim …(acho que eu sou curiosa né? haushausha)Abraço

  2. Déécoooo!!Nossa! tudo que vc tem de provaeu tenho de trabalhoo!! minha semana foi um infernooo!!Pelo que eu vi vc foi bem em todas acho neh!?que bommmm!!Queria muito ter visto vvc trabanlhando em uma festa! haushaushau deve ter sido engraçadoo!Sem muito o que dizer hojeee!abraçooo!Ps: fla sobre iniciação pq nunca entendi isso direito! oO

  3. huahua! Voto nas 4 primeiras! E ah! Continue sim escrevendo sobre o dia-a-dia tb! É mó comédia! huehue… mesmo tendo a mesma rotina de aulas que vc, sempre aprendo várias coisas lendo aqui! Tipo RDs… vc poderia falar mais, pq votei neles mas nem faço idéia do que são.

  4. Falaa da Liga de Cirurgia Plasticaaa! ahuahauahanunca entendi direito seus horarios! :Shauahauahaata otimo o blog deco 😀

  5. Eu voto na Iniciação Científica! Li algumas coisas a respeito mas uma explicação de quem sabe sempre é melhor! :)adorei o post das ligas!

Deixe um comentário

