Recomeço!

Mudança de endereço: pessoas, mudei o endereço do blog! A partir de agora será: https://registromedico.wordpress.com. Todo o conteúdo desse aqui está lá também! Em breve esse será desativado!


Enfim, depois de alguns muitos dias de férias, que passaram voando, voltei aqui para escrever, já que falta uma semana (ou menos) para o começo das aulas!
Para os que querem saber de mim, ahuahua, as férias foram muito boas! Viajei pra Bebedouro, interior de SP, em Dezembro e voltei no começo de Janeiro.. ai fiquei aqui, fiz aniversário (20 anos eee, dá pra mandar parabéns ainda uhauaha) e agora estou a uma semana do início das aulas, querendo dormir o máximo que posso!

Enfim, segundo os veteranos.. esse 3º semestre é o mais difícil da faculdade! Não quero nem pensar por esse lado 😦 se já achei o anterior difícil.. imagina agora! O bom é que minhas notas melhoraram bastante do 1º pro 2º semestre! 😀

Bom, vou listar aqui as matérias que terei neste tenebroso semestre! *suspense*

De acordo com o Jupiter as matérias são:

Genética Humana

Objetivos: Ensinar conceitos básicos de genética, baseando sua apresentação em exemplos de genética médica. O curso visa instrumentar os alunos para triagem e encaminhamentos clínicos, compreensão de exames genéticos e também atualização em genética molecular aplicada à medicina.
Minha opinião: Acho que vai ser legal! Gostava de genética na escola, mas isso não quer dizer nada.. porque tudo que você aprende na faculdade é o contrário do que você aprendeu outrora (sempre quis usar essa palavra AUHAHU). As aulas serão no IB, Intituto de Biologia 😮 é bom sair um pouco do ICB (Ciências Biomédicas) de vez em quando.


Curiosidade: A responsável pela matéria é a Mayana Zatz! Ela tem wikipedia, logo, isso significa que ela é alguém no mundo! UAHUAH se alguém quiser saber mais, clique no nome dela! Mas ela é foda, tem até twitter!

Anatomia do Sistema Urinário

Objetivos: Propiciar ao alunado conhecimento da anatomia morfo-funcional do sistema urinário como pré-requisito Essencial para o aprendizado da fisiopatologia deste sistema e sua importância na prática médica.


Anatomia do Sistema Reprodutor

Objetivos: Propiciar ao aluno conhecimentos da anatomia morfofuncional dos sistemas genitais, masculino e feminino, como base fundamental para o aprendizado de sua Fisiologia, Patologia, Clínica e Cirurgia a eles relacionados.

Minha opinião: Bom, odeio anatomia 😦 mas vamos ver.. ouvi dizer que nessas aulas tem dissecção! Então eu volto daqui uns meses reclamando bastante disso, e contando minhas primeiras experiências com bisturi! E um grande detalhe, últimas anatomias no ICB! 😀 Isso é excelente, na minha opinião.. porém terei Anatomia Topográfica no próximo semestre *medo*

Fisiologia Renal

Objetivos: Os alunos devem adquirir conhecimentos fundamentais a respeito da função renal, incluindo a compreensão do papel do rim na homeostase (regulação) da constituição do meio interno, da excreção de produtos do metabolismo celular e das suas funções autócrinas, parácrinas e endócrinas.

Minha opinião: Hum.. não tenho boas experiências com fisiologia! Mas pretendo estudar mais pra essa.. já que tem cara de ser difícil! 😦 Sinto que vai ter um monte de coisas do tipo membrana, potencial, íons e bla bla bla *biofísica* mas, fazer o que?


Fisiologia Endócrina

Objetivos: Abordar e trabalhar os conceitos fundamentais da Endocrinologia mediante o estudo da fisiologia celular e molecular e suas implicações para a compreensão da fisiologia endócrina

Minha opinião: Bom, dá medo né  hauahuh mas sei lá.. tá no inferno, abraça o capeta! D: Espero ir bem nessas aulas.. e o bom que cobra presença porque ai eu não caio na tentação de faltar! auhauha Mas pelo menos parece ser interessante, a título de curiosidade! Se bem que quando a gente vai ter aula, o assunto fica sempre sem graça auhauha


Biologia Tecidual III

Objetivos: Fornecer aos alunos conhecimentos sobre a estrutura microscópica dos órgãos e sua histofisiologia.
Descrever o desenvolvimento embrionário e a organização dos sistemas.
Fornecer subsídios para a melhor compreensão das disciplinas de Fisiologia e Patologia.

Minha opinião: assim como quase todos, também nao curto histologia 😦 (chama Biologia Tecidual por frescura.. todo mundo fala Histologia mesmo ahuhauha). Enfim, ainda bem que já acostumei com essas aulas de lâminas, então acho que não será tããããão complicado assim! Só espero que não usemos os computadores de novo, não tenho boas experiências.. e espero que os monitores sejam melhores também! E espero que eu também seja um aluno melhor AUHAU


Imunologia

Objetivos: O curso têm como objetivo transmitir aos alunos de medicina uma visão atualizada e concisa da reposta imune, ou seja dos elementos que constituem a reação do organismo à entrada de substâncias estranhas. No decorrer do curso, o aluno se familiarizará com os eventos moleculares participantes no processo de reconhecimento antigênico, com os mecanismos efetores destinados à eliminação das substâncias estranhas e com as consequências patológicas inerentes à própria resposta imune ou às deficiências na sua regulação. Finalmente se oferecerá ao aluno uma perspectiva da imunologia como ferramenta de apoio diagnóstico, assim como uma visão das possibilidades profiláticas e terapêuticas de interferência no funcionamento do sistema imune.


Minha opinião: bom.. sei lá! Deu medo dessa descrição enorme no Jupiter AUHAH tenho um livro de imuno aqui em casa que ganhei.. e ele é ENORME! O maior que eu tenho.. e a letra é minúscula, e pra ajudar está em inglês! Mas vamos ver.. acho que não será tão ruim assim! Só ir se preparando atrás de cadernos e xerox (uma coisa boa que aprendi semestre passado é estudar com material, e não com livros! uahauh espero que funcione esse ano também)


Microbiologia

Objetivos: Conduzir o aluno a reconhecer a importância dos microrganismos no meio ambiente, na microbiota do corpo humano e nos agravos à saúde. Despertar o aluno para o papel do profissional de medicina na prevenção e controle de doenças infecto-contagiosas. Fornecer noções básicas sobre técnicas de isolamento e identificação de microrganismos e de controle de populações microbianas. Transmitir informações sobre os principais microrganismos patogênicos ao ser humano bem como noções de epidemiologia, prevenção e controle das infecções virais, bacterianas e fúngicas.

Minha opinião: Dizem que essa matéria é tranquila.. mas sei lá! Não curto aulas de laboratório! 😦 Só sei que será mais uma aula no ICB.. e espero que seja tranquila mesmo.. (aqueles bem folgados AUHAH). Parece ser interessante também.. mas vai saber né? uahuaha Aprenderei sobre Micologia (insira aqui uma piada a respeito)

Introdução à Medicina Preventiva

Objetivos: Conhecer o perfil e as principais tendências de adoecimento e morte no Brasil. Compreender o significado das principais medidas que avaliam o adoecimento e a morte das populações. Identificar e saber utilizar as principais fontes de informações de saúde. Conhecer o papel profissional do médico na produção das informações de saúde.
Minha opinião: Ah, sinto que essa será mais uma daquelas aulas inúteis de segunda de manhã que eu vivo reclamando! 😦 o bom é que pelo visto não cobra presença! E isso é excelente! Mas só pelo fato de ser na Pinheiros, já é muito bom! O esteto da foto eu coloquei porque não sabia o que por auhauh acredito que passaremos bem longe deles nessas aulas! Lá vamos nós novemanete para salas com cadeiras desconfortáveis de 1930, mas que no fundo todo mundo se sente por sentar lá!


Patologia Geral

Objetivos: Apresentar ao aluno os conceitos básicos referentes aos mecanismos fisiopatológicos envolvidos no desencadeamento das doenças.

Minha opinião: Finalmente uma matéria que eu acho que vai ser bem legal 😀 Mal vejo a hora de começar a entender essas coisas! 😀 (bom, dizia isso de fisiologia UAHAUH mas espero que não seja ruim igual!). A dica é o livro, dizem que dá pra sobreviver só lendo ele! Espero que seja verdade! *livro caro*


E agora, as matérias optativas!


Linfoproliferações

Objetivos: Discutir o sistema de defesa e as linfoproliferações benignas e malignas e testar hipóteses de sua indução e terapeutica.

Minha opinião: Bom.. tô ansioso! Será minha primeira optativa de aula! E achei o assunto muito interessante! Dizem que as optativas são as matérias que a gente mais gosta.. espero que seja verdade! 😀 Mas pra falar bem a verdade, não sei beeem do que se trata essa matéria UHAUH mas tudo bem, aventura sempre é bom.


Câncer Ósseo: Noções Teórico-Práticas

Objetivos: Introduzir o aluno ao diagnóstico e tratamento das neoplasias ósseas e de partes moles tumores e de extremidades. Acompanhamento dos pacientes ambulatoriais, com oportunidade de acompanhar cirurgias oncológicas.Noções de quimioterapia e atividades de exame anátomo-patológica no laboratório do IOT.

Minha opinião: Nossa, tô MUITO empolgado pra essa matéria! Será a primeira oncológica que eu vou fazer! Espero que dê tudo certo.. e eu consiga ver se é isso mesmo que eu quero fazer no futuro! E cara, espero que consiga ver uma cirurgia oncológica 😀 um dia voltarei aqui contando todos os detalhes 😀 😀 😀


Enfim! Estou até que empolgado para esse semestre!
E de quebra ainda fui aprovado na Liga de Neurocirurgia! 😀 😀
Tô muito contete! Foi uma das provas que eu mais estudei até hoje! Não vejo a hora de começar!


Espero que esse ano seja até melhor que o ano passado! E que comece 2010 e 2º ano de medicina!


Ps: Obrigado pelos muitos comentários no outro post! 🙂 Sério mesmo!


E parabéns ao Bruno Scheffer 😀

Futuro médico graduado pela Federal do Paraná, UFPR!
Que esses 6 anos sejam os melhores da sua vida cara! o/

19 comentários sobre “Recomeço!

  1. Manooo, que massa. Vai ser um ano e tanto hein? E O BRUNAO FEDERAL AU AU HAIUAHUIIHUAHIUAUHIASeu proximo post vai ter que me citar. Já sabe por que -rbk

  2. num li o post ainda (huahua, keles mó mala), mas num sei se é o meu monitor, ou a letra do blog tá meio pequena de ler! Inclusãaao aos que tem déficts visuais e aos ociosos, Décooo! =DD

  3. adoreeei as imagens!! Mto bem escolhidas! E agora bateu aquele medo das Fisiologias de novo! =,(e ah! valeu pela dica do Robbins! Vo pesquisar preço desde já! =D

  4. Déco! Que absurdo ir postando os comentários do meu padrinho assiiiim!Medo do terceiro semestre tb! Boa sorte pra nós! XD

  5. AE AE DECÃÃO \o\ nossa, empolgantes esse quadro de aulas né *-* eu também já peguei o do primeiro período da UFPR. já até te mandei pra ouvir comentários iguais os do post, haha.Enfim, obrigado pela homenagenzinha no final -2ohne agora que a luta COMECE. Sorte que terei um VETERANO na FMUSP pra me ajudar sempre :Dabraçãão e que 2010 seja de muito sucesso pra nossa galerinha \o/

  6. HUUASH Dani, deixei tudo anônimo pra não comprometer ninguém! Ainda mais com comentários bem sinceros dele UAHSUHS:( eu já tinha espalhado pra todo mundo isso 😦 desculpe-meE Dany.. acho que eu deixei a letra pequena mesmo de propósito! HUAAUH é porque eu tava no pc de casa.. e tem monitor gigante e tal.. e a letra me parecia maior.. agora to aqui no notebook e vejo que ficou minúscula UHAUHA

  7. Tudo bem, vc falar pras pessoas, é bom o pessoal ser avisado, não tô querendo guardar só pra mim, mas acho trash colocar exatamente o que uma pessoa escreveu assim. Da próxima vez me pergunta antes, ok? Bjo

  8. UAU, Déco, quantas matérias!E.. Nossa, Mayana Zatz… Eu citava essa mulher nas redações que eu escrevia no 3o ano e agora, pelo que eu to entendendo, vc vai estudar com ela… É o que me deixou mais impressionado!Bom, boa sorte na volta às aulas!AbraçoP.S.: tá de parabéns pelo blog

  9. Decooo, quanta coisa, que máximo!Eu espero que esse semestre seja muito bom pra vc e que vc aprenda bastante =)Essas optativas parecem ser bem legais.Depois vai contando suas impressões das novas matérias pra ver se elas realmente são legais como parecem hahaha..Beijo! Boa sorte =D

  10. ola! tudo bem?nao me conheces nem eu a ti mas por coincidencia criei hoje um blog e o titulo é "diário de uma estudante de medicina".Ao colocar no google isto para ver se encontrava o meu proprio blog, encontrei o teu!=)bem, isso ai no brasil é um bocadinho diferente de cá, portugal, mas o importante é que tambem em 2014, se Deus quiser, serei médica como tu. (mas eu já comecei no ano passado =P )bem, se entretanto quiseres saber como é a vida de uma estudante de medicina portuguesa:http://umaestudantedemedicina.blogspot.comfica bem e muito boa sorte

  11. Seu blog ta ficando famosoooo Jow! AHSUAHUSe é bom ver o ano começando mais uma vez e vc empolgadoooo! XDAcho que vc vai ter que estudar um pouquinho mais nao!? HAUHSAUHSAUParabéénssss Brunãããooo!! HAUSHAUSHAUabraçoo Décoo!

  12. Olha ele la no segundo ano de medicina! Parece q foi ontem q recebi seu scrap dizendo que passou huahuahah E eu nem pude zuar sua cara com tinta e etc =(
    Que vc tenha muita garra pra estudar as matérias do terceiro semestre, que realmente nao me parecem ser fáceis hauhuahah É isso aí, dedéu. E meio.
    Um grande beijo
    em seu coraçao
    show de bola kkk

  13. Nossa, amaaay as matérias *-*
    É bem verdade que boiei em algumas/muitas descrições, mas parece tão irreal, ai ai ç.ç
    E eu ri a lot na “Introdução à Medicina Preventiva” shaushuahsuahsuashuasha
    Fim de férias sempre é uma mistura de “Já?!” com ansiedade, né?
    Espero que o ano seja ótimo pra ti, Déco
    Abraços 😀

  14. E quase esqueço, meus infinitos parabéns aos Bruno da federauuu *-*
    Quero ver vc tb comentando as matérias da facul, hein Bruno?
    Abraxx

  15. muito bom o post =D

    so uns comentarios

    ela tem wikipedia é alguem —-> eu ri muito

    Histologia é VIDAAAAA uma das melhores materias do 1 ano =]

    oncologia——–> olhodbrilham.com

  16. Achei seu blog pesquisando sobre estudantes de medicina no Google,muito engraçado esse negocio de vestibular,comecei a ler seu blog numa boa achando você o estudante de medicina mas estranho do mundo,por que das materias que você mencionou,não gosta ou ta com medo de quase todas,né?Dai abro a pagina que mostra que você passou,olhei bem,você passou em medicina NA USP!!!

    Esse é um jeito bem facil de conseguir respeito,não?Sabe,tipo assim:
    -Que meu filho?!Passei em medicina na USP!

    Com toda razão,você pode ficar se achando!!

    Sorte a sua,eu sempre quis medicina,ano passado desisti dela,mas não tem jeito, ela me persegue,só que não tenho mais saco pra estudar pra vestibular,nunca tive,mas ela me quer,ela vai me ter,to indo pra Argentina,fazer medicina lá,é muito bom o curso de lá,tô muito bem com isso,e realmente não acho que vou ser uma má profissional só por que não passei no vestibular,tô realizando dois sonhos de uma vez,medicina e morar fora do Brasil,ta certo que não era na Argentina,mas isso é so uma ponte,na vida nada é permanente!

    Vou ficar por aqui,lendo suas “aventuras” na medicina,por favor,ja vi que você não gosta mas,escreve sobre as aulas de anatomia,tô ansiosa por ela!

Deixe um comentário

