Resiliência

Mudança de endereço: pessoas, mudei o endereço do blog! A partir de agora será: https://registromedico.wordpress.com. Todo o conteúdo desse aqui está lá também! Em breve esse será desativado!


Por incrível que pareça, encontrei esse vídeo na comunidade da minha turma no Orkut. E mais incrível ainda é que eu andei conversando com algumas pessoas sobre essas coisas de motivação, força pra continuar…

Lembro que quando eu estava na oitava série, na minha escola (Colégio Renovação), um dia foi um cara dar uma “palestra” pra gente. Achei estranho o fato de todas as salas, da oitava até o terceiro ano estarem lá no auditório pra assistir essa palestra que a gente nem sabia do que era…

E ai, pra nossa surpresa não era nada relacionado com educação, propriamente dita, ou muito menos profissões, já que frequentemente nós tínhamos uma palestra de um profissional explicando como era a profissão dele. Era um moço, jovem até, em uma cadeira de rodas.

Lembro perfeitamente daquele dia… estava sentado com meus amigos conversando, e achei que essa palestra ia ser chata, e eu estava com pressa de ir embora. Ai o rapaz lá começou a falar… explicou pra gente o porquê dele estar naquela condição. Ele tinha uma doença degenerativa, que o nome ele não falou, e disse que estava lá naquele dia porque ele queria de alguma forma mudar as nossas vidas.

Não sei quanto a dos outros, mas ele conseguiu mudar a minha, de certa forma…

Ele contou toda a vida dele pra gente… tinha nascido numa família pobre, e quando sua mãe descobriu que ele tinha essa doença, quando ele já tinha alguns anos de idade, resolveu abandonar a família e sumiu do mundo. Seu pai então resolveu fazer de tudo por ele, e o ajudou bastante.

Aqui em São Paulo, seu pai e ele encontraram uma ONG que ajudou no tratamento dele, e conseguiu fazer com que ele estudasse e tivesse uma vida normal.

No começo da adolescência, ele começou a usar cadeira de rodas, e ai tudo se dificultou pra ele, já que nenhum lugar tinha acessibilidade para deficientes, e seu pai trabalhava muito e não podia estar com ele 24hrs por dia.

Mas ele não desistiu, e estudou bastante e conseguiu entrar na faculdade. E foi ai, quando ele descobriu que era capaz de fazer tudo, seu pai morreu de câncer… e então ele se viu sozinho.. e pela primeira vez viu que não seria fácil ter uma vida normal com a sua doença, e sabia que cedo ou mais tarde ele também morreria.

Foi ai que ele entrou numa depressão muito grande. Ele contou pra gente que tentou se matar de diversas maneiras… mas era tão “inútil” que nem conseguia se matar sozinho.

Após algum tempo ele resolveu mudar de vida, e decidiu voltar a lutar.. não só por ele, mas pelo pai dele, que nunca o deixou desistir! Foi então que ele montou sua própria ONG e com a ajuda de algumas pessoas começou a dar palestras motivacionais em escolas, faculdades, etc.

Ele sabia que sua vida ia terminar logo, e que não tinha motivos reais para continuar vivendo e lutando. No entanto, ele continua vivendo e tentando de alguma forma mudar o mundo do jeito dele…

Bom, não consegui passar todo o momento pra vocês… mas posso dizer que se foi real ou não a história que ele nos contou, não importa. Ele de alguma forma ensinou que não se deve passar a vida apenas vivendo… mas tem que lutar sempre pra ser alguém melhor e ajudar os outros.

Três anos depois ele voltou lá na escola, quando eu já estava no terceiro ano… e seu estado de saúde era muito ruim L ele disse que não ia durar mais muito tempo.. mas que mesmo assim continuava fazendo seu trabalho e tentando mudar a forma de pensar das pessoas…

Acho que esse reencontro com ele de alguma forma me fez ter certeza de que eu queria medicina… não queria passar a vida fazendo algo pelos outros atrás de uma mesa em um escritório sem saber se aquilo ajudaria alguém ou não…

Ok, ainda idealizo a medicina… mas fazer o quê? Se não for assim, não sei se agüentaria esses três primeiros semestres chatos ;__;

Bom… demorei um muito pra atualizar aqui porque essa semana eu tive curso de noite, e ai não deu pra postar 😦

Queria agradecer ao pessoal que vive comentando aqui, e aos que deixam recados no formspring também! Obrigado 🙂

Enfim.. vamos relembrar tudo que aconteceu nesses últimos dias!

Segunda-feira, 01/03/10

Tive a primeira prova oficial desse semestre! Era Medicina Preventiva, e foi bem tosca uahuaha terminei bem cedo, e depois teve correção dos exercícios que tínhamos que entregar! Terminou rápido, graças a Deus, e ai fui pro DC fazer uma hora e esperar os calourinhos pra levá-los pro Palheta, porque eles não sabiam onde que ficava!

Ai a gente almoçou lá 🙂 e depois fomos na Aspen ver jaleco, e eu gostei de um lá, só que é muito caro ;__; (ps: nota mental – comprar um jaleco novo) e ai fomos para a CU!

A aula de tarde foi de Microbiologia! Foi legalzinho… a professora é muito engraçada uahuahuaha o laboratório depois foi meio chato.. nada demais!

E aai de noite teve o primeiro ensaio da bateria pros calouros! 😀 Foi mór legaal, fiquei ensinando umas galeras lá a tocar a caixa 😀 e ai depois fui pra casa morto de cansaço já!

Terça-feira, 02/03/10

Bom, como ia ter prova na quarta de anatomia, decidi não ir na aula de manhã e ai fiquei estudando um pouco! Deu a hora da aula a tarde, e ai eu fiquei com preguiça de ir pra CU, e acabei ficando em casa mesmo ahuahuha

Quarta-feira, 03/03/10

Enfim a primeira prova oficial difícil -uu

Faltei na aula de manhã também uahuahaha e eu tava cansado e tinha que estudar! 😦

Então, fui pra faculdade almoçar lá no Palheta, e encontrei os meus calouros amigos de novo! E ai a gente foi pra cidade universitária e ficamos lá na sala de anatomia estudando e começando a ficar nervoso! auhauha

Fiz a prova no primeiro turno.. e foi MUITO difícil! 😦 auhuaha mas acho que deu pra passar… (espero, pelo menos)

Depois sai da prova e fiquei esperando o resto do pessoal sair da prova pra ir pra bateria! Fiquei lá no Bala de Coco com a Dani conversando e comendo (Bala de Coco = Restaurante da Odonto).

E ai o ensaio da bateria na quarta foi meio chato ;__; não tive muito o que fazer, e fiquei lá plasmando sentado e tocando sozinho auhauaha

Quinta-feira, 04/03/10

Cara, aula de imunologia na quinta de manhã é o maior desperdício de tempo ahuahuha não tem como entender alguma coisa nela! Mas enfim.. teve provinha no começo da aula… foi tranquilo até, eu acho!

A aula foi inútil, não tem como compreender as coisas que a professora fala.. auhauh é um saco!

No almoço teve ensaio da bateria de novo! E foi mais ou menos legal ahuhaua fiquei ensinando um pouco, e ai as 13h não tinha mais o que fazer.. então decidi ir ao ICB e ficar lá morrendo.. mas demorei umas três horas pra chegar lá.. e ai nem fiz quase nada, fiquei conversando só com o pessoal!

No entanto, como era aula de fisio renal, decidi não ir na aula! Não tava muito a fim de assistir aula com o professor velhinho que deu aula pro Cassola (outro professor velho de fisio auhuha) e ai fiquei na biblioteca um tempo…

Ai então decidi ir embora pra casa, e encontrei um amigo meu 🙂 (O Dan :D), e ai a gente ficou conversando muuuuuuuito tempo lá! Ele tava esperando a amiga dele que faz odonto, e eu não queria ir pra casa.. então ficamos lá no trailer batendo papo 🙂

Fiquei lá até bem tarde.. e ai fui pra casa e li os textos pra aula de genética do dia seguinte! 😦

Sexta-feira, 05/03/10

Cara, não entendo como a sala de genética pode cheirar tanto mofo.. auhauha

A aula foi legal.. tô gostando bastante 🙂 tem muito caso clínico, e doenças bizarras!

A provinha do final da aula foi tranquila.. e ai os monitores estavam devolvendo as provas anteriores corrigidas! Eis então que recebo a surpresa uahuaha tirei meu primeiro ZERO na vida uahauha 😀

uahuahah até escaneei e postei aqui, pra ficar guardado para a posteridade!

Bom… ai a tarde teve outra aula de microbio, e foi com um tiozão mexicano.. sei lá o que ele é.. uahuaha engraçado o sotaque dele!

E ai acabou a semana! 😀

Segunda-feira, 08/03/10

Bom, agora segunda é dia de medicina preventiva… e essa aula é bem várzea.. sem comentários uhuahauha

Parece que todo dia a aula é igual, e sempre tem milhares de tabelas, dados, números e taxas! A professora parece que tá morrendo quando tá falando ahuahah de verdade! Acho que ela deve ter um problema pulmonar, não é possível… auhauhauha

E ai fui para a CU pela última vez numa segunda-feira a tarde 😀 porque semana que vem começa Patologia!

Fui embora rapidão pra chegar cedo na Liga, e atender os pacientes logo e ir para o curso da Liga de Cirurgia Oncológica 😀

Cheguei lá e atendi uma mulher, dei injeção etc etc etc e ai me chamaram para uma sala ver um paciente com sífilis secundária 😮 foi interessante! O mais interessante de tudo foi o fato de que eu vi o caso e achei super legal poder ver sífilis secundária! ¬¬

Tipo, foi meio absurdo isso 😦 fiquei mal .. é bizarro achar legal ver uma pessoa doente e tal ..

Mas vai entender, medicina deixa a gente idiota mesmo! :s

Bom, depois disso fui pro curso da Liga, e foi MUITO legal mesmo *-* o pessoal de lá é bem legal, e os professores também! Espero que eu consiga passar!

Terça-feira, 09/03/10

Acordei atrasado pra ir pra minha optativa auhauha e ai cheguei lá e encontrei um amigo meu que tinha ido e falou que foi uma porcaria! Ainda bem que não fui auhauha e ainda bem também que a graduação não cancelou outra optativa que eu tinha me matriculado pra terça de manhã!

E ai as 10 teve tutoria! E agora com calouros! 🙂

Entraram duas garotas pro nosso grupo de tutoria… e foi bem legal a conversa! Não sei porque eu gosto tanto das tutorias auhauha e tem mta gente que nem vai porque acha inútil! Eu acho bem legal, e espero continuar até o sexto ano 😀

E ai então fui almoçar com o meu afilhado Pedro! E aliás, encontro o Pedro direto, e ele é da turma B (eu sou da A)… e o Thiago que é da A eu quase não encontro 😦

Ai de tarde teve fisioendócrino! E foi com uma mulher meio doida lá uahauha foi engraçado a aula! Cabulei o caso clínico e fui pra faculdade para o curso da Liga! 🙂

O curso foi legal também, aprendi umas coisas interessantes sobre câncer 🙂

Quarta-feira, 17/03/10

Bom, fui para a aula de imuno, mesmo achando que seria uma perda de tempo hauahuha

No fim realmente foi uma perda de tempo, mas tudo bem!

Fui almoçar, e fui abandonado pelo povo da minha sala auhauha ai encontrei o Dan lá perdido no ICB e fomos até o Bandeijão da Prefeitura! E ai lá encontrei o pessoal da minha sala que tinha sumido, e ai a gente almoçou lá 😀

E depois obriguei (ou não hauhauh) o Dan a ir no ensaio da bateria! No fim ele curtiu muito uhuahah e virou caxeiro também 😀

Esse ensaio foi mais legal, ri bastante lá uahuaha e aprendi umas coisas que nao sabia tocar ainda, apesar de tocar há uns 6 meses já uiahuahuha

A aula de fisiorenal de tarde foi interessante uaihuah quem deu aula pra gente foi uma mulher que trabalhou no laboratório do Boron, lá nos EUA! 😮 O Boron é o melhor (ou não) livro de Fisiologia e tal.. auhuaha foi mó honra ter aula com ela (ok, nem foi hauhaha)

Depois fomos correndo pro curso da Liga, e as aulas desse dia foram bem engraçadas e revoltantes uahuah mas tudo bem!

Cirurgiao é foda auhauha olha o que o cara falou:

“Além de operar, ainda tenho que cuidar de doente”

Bom, nem preciso comentar uahuaha

Depois disso a Liga levou a gente pro Paulista Grill, uma churrascaria legalzinha que tem ali na Rebouças, perto da faculdade! 🙂 Foi legaal e tal!

E ai eu dormi na casa do afilhado Pedro auhauh foi engraçado! Descobri sobre o passado latifundiário dele uahuahaau

Sexta-feira, 12/03/10

Genética 😦 uahaua 😦 porque eu nao tinha lido os textos que tinha que ler pra matéria uahuaha

Mas mesmo assim deu pra entender as coisas lá! Foi legal a aula! Cada vez gosto mais da matéria uahuaha

Ai no almoço encontrei os calouros, e o Dan levou o cubo mágico dele chique lá hauauha e ai agora estou aprendendo a brincar naquilo.. mas sem mto sucesso ;__;

Fiquei a aula de microbio (que de novo foi com o mexicano) inteira brincando naquilo ahuahah e ai eu resolvi cabular a aula do laboratório e fui embora auhauh

Enfim, essas semanas foram tranquilas na faculdade 🙂

E esse post ficou meio estranho! Desculpa 😦 fiz um pouco na pressa porque terei duas provas difíceis nessa semana 😦 fisiorenal e histologia! Tô com medo ahuahhauh 😀

Enfim, boa sorte pra mim! E obrigado de novo pelos comentários, recados no formspring, no twitter, e etc etc! Valeu mesmo (L)

10 comentários sobre “Resiliência

  1. Huahua… o mexicano na verdade é chileno! Mas só de ouvir o sotaque, já vale a pena a aula! =DD
    Já o resto, como vc disse… -___-

  2. Que coisa feia, Déco!
    Onde já se viu colocar seu zero no blog? Acha isso bonito, é? Huhauhahuauha
    Zero a gente esconde no fundo da gaveta!
    Brincadeiras à parte, gostei da história do cara da cadeira de rodas… Tensa, mas bem interessante. Uma lição de vida mesmo, pra gente aprender a calar a boca e parar de reclamar de fisiologia (ou não).
    Abração, cara!
    😀

  3. Décoooo!!!

    Nossaa meuu!
    vc ja ta fazendo cursoo de oncooO!!
    vc vai passar certezaaa *_*
    imagino que você esteja gostando muitoo! hashaushaushau

    Suas semanas estao meio corridas néé!?
    Imaginoo muitooo!!!
    mais você consegueee! haushau

    ahhh! boas provas essa semanaa XD

    Abração Décoo!

  4. Até que eu me inspirava em você, mas depois do zero, sei não.

    Brincadeira Déco! 😀

    Gostei da história do cadeirante, são histórias como essa que nos fazem fazer medicina.
    Ainda não sei como você consegue estudar e ainda ser tão ativo na internet (deve ser coisa de nerd, hahauhuah).

    Boa sorte pra todos em fisio!

  5. Foi o primeiro zero da minha vida também, deprimiu TANTO (hahaha, que mentira!).
    Eu entendo como vc se sente, não basta passar pelo mundo sem ter melhorado nada, sem saber que algo mudou por sua causa, que a vida de alguém melhorou, que alguém está curado, que alguém está mais feliz. É. Não adianta apenas passar pelo mundo, nem pela vida das pessoas, sem saber que vc fez alguma diferença. E pra isso, a gente vai ter que se inspirar bastante nesse cara, levaremos muito tombos. Cairemos tanto. Mas vamos nos reerguer sempre, temos um ao outro enfim =)

    A Ju vai no ensaio da bateria segunda, fiquei tão feliz! Me deu uma vontadezinha de voltar pro primeiro ano sabendo que algumas aulas dá pra cabular e algumas aulas dá pra chegar atrasado, vc não vai entender nada mesmo do que o professor diz XP

    Boa sorte na liga, estarei torcendo MUITO!

    PS. não esquece de me passar o email da mulher da residência fora!

  6. Sabia que os emoticons que você coloca no texto tem a sua cara? Ou você tem a cara deles. Principalmente esse 😀

  7. Cara, mto bom o post… E não fica triste pelo zero! eheah…
    Dei preguiça de ler td cara! É muita coisa… tenta fazer várias postagens menores que é melhor para nós leitores…

    abraço

    • auhauha simm, você tem razão ;( tá tudo muito grande!
      Mas é porque eu não tenho muito tempo pra escrever e tal :/
      Fico imaginando os dias de internato ahuhauh acho que não vou conseguir postar frequentemente…
      Mas vou começar a dar uma resumida mesmo ahuauh melhor pra mim, e pra todo mundo também! 😀
      Obrigado pelo comentário
      E fique claro que eu não fiquei triste pelo 0 UAHUAHA só espero que não venham muitos mais!
      Abraço

Deixe um comentário

