Algum tempo depois…

Mudança de endereço: pessoas, mudei o endereço do blog! A partir de agora será: https://registromedico.wordpress.com. Todo o conteúdo desse aqui está lá também! Em breve esse será desativado!


Estou eu aqui escrevendo e apagando milhares de textos pra postar… não sei mais o que escrever aqui!

Ando dividido ultimamente. A alegria de fazer medicina anda comigo todo dia.. quando acordo, até mesmo quando estou indo pra faculdade num ônibus lotadaço e com gente estressada com o trânsito da cidade! Atravesso o portão e vejo isso:

Sempre que passo por ai me dá aquele frio na barriga que me deu no dia 09/02/09, na primeira vez que fiz esse caminho. Sinto orgulho e admiração por estar onde estou.. não de mim.. mas desse lugar que formou tantos médicos de sucesso, que ajudaram muitas pessoas…  e as vezes penso se estou fazendo certo, se serei um bom médico também, se vou conseguir olhar pra medicina como eu olhava nos dias de cursinho..

Aquela admiração, chegando até nos limites de idealização, aquela vontade de se vestir de branco, pôr um estetoscópio no pescoço e sair por ai salvando vidas, mudando vidas, e dando vidas para pessoas sem esperanças, sem perspectivas e que estão sofrendo…

Agora eu sei que não é bem assim que as coisas funcionam. Sempre soube que medicina não era sacerdócio, que não só de solidariedade vive o homem… mas eu sei que não é só técnias e procedimentos. Estou me agarrando na ideia de que é possível se comover com um paciente mesmo depois de ter visto outros 400 iguais (que, aliás, não são iguais, cada um é uma nova pessoa que chega até você e confia tudo que tem no que você está dizendo).

Até alguns dias atrás achava que estava sendo bobo, achando que estava exagerando nessas coisas, que só estava vendo coisas ruins, e por isso achava que tudo era ruim…

Mas ai li o post da Brubs, e vi que não sou só eu que penso assim.. que no fim ainda existem pessoas que se importam.. e que eu devo continuar me importando com isso até o fim!

Medicina não é só anatomia e cirurgias… vai muito além disso! Espero descobrir toda a amplitude dessa carreira que escolhi, e poder ver toda a responsabilidade e peso que uma palavra que eu disser tem na vida de outra pessoa.

Médicos e estudantes de medicina tem essa mania de achar que não podem se comover, que não podem sentir nojo, que não podem ser humanos e que devem, obrigatoriamente, sofrer uma petrificação do coração durante o curso. E eu concordo em partes. Talvez seja mais fácil se tornar alheio, ou pelo menos se acostumar com esse tipo de situação, porque assim a gente se protege e sofre menos.

[…]

Só sei que meus olhos encheram de lágrima, assim como os do meu amigo que estava ali junto. Não sei se todas essas coisas passaram pela cabeça dele, mas foram alguns poucos minutos que transformaram tudo aquilo numa realidade maior. Sabe quando você sente o peso da responsabilidade? Não é coisa que você vê na tv, o paciente não é de mentira e ele ta na sua frente pedindo ajuda.

Espero não me perder num mundo de ilusões, de me render ao conformismo e insensibilidade e de não ser o que eu sempre quis ser!

Enfim, como meu blog não é apenas um lugar pra eu postar sobre desabafos e frustrações, vou contar algumas coisas legais que andaram me acontecendo nesses últimos dias! 🙂

Mas como faz muito tempo que postei, não lembro direito tudo que me aconteceu em todos os dias 😦 então, vou ter que relembrar por semanas uahauha

Semana do dia 24/03 —> 26/03

Depois do meu plantão não fui na aula de manhã na quarta-feira! auhauha claro, tava quebrado, e com preguiça! Além de ser histologia, que é meu carma! Mas eu fui na aula a tarde, porque sou responsável, ou não auhuaha bom, foi a aula de fisiatria, minha optativa! Ela é bem legal, mas acabei de descobrir que só posso ter duas faltas no semestre.. então acho que não vou conseguir terminá-la UAHAU mas de qualquer forma, aprendi umas coisas interessantes sobre dor! 🙂 e ai nesse dia eu fui embora bem cedo pra casa! *-* foi bom chegar cedo!

Bom, no dia seguinte, dia 25, faltei na aula de imuno de manhã, que anda bem chata.. mas fui a tarde porque era aniversário do Brunão 😀 (foto feia, mas beleza, AUHAH parabéns Brunao). Só que ele não foi na aula.. ¬¬ e ai caiu o mundo na cidade universitária, mó chuva infernal! E eu decidi ir embora mais cedo da aula de Renal!

Sai e encontrei meus amigos calouros 🙂 e ai nós fomos pro ponto e pegamos o ônibus! Bom, deu tudo errado nesse dia auhauha demorou uma eternidade pra sair da USP, e ai o ônibus me quebra no meio do caminho, e ai a gente vai pela Teodoro, pega um trânsito, etc etc auhauh mas no fim deu tudo certo e cheguei na faculdade são e salvo.

Porém, chego lá pra aula da Liga de Cirurgia Oncológica.. e ai nao teve aula ¬¬ desmarcaram muito encima da hora! Ai decidi ir embora pra casa logo, e ficar na paz!

Bom, no dia seguinte teve aula de genética e depois microbio… foi bem monótono auhahu

E ai de noite teve happy hour do Bruno num barzinho na Augusta! Foi legal 🙂 a gente riu bastante lá e taal!

E aai teve Semana Santa 😀 9 dias de folga!

Bom, não fiz nada nessa semana, foi muito bom! 😀

Na semana seguinte, a atual, talvez eu lembre mais auhauha

Segunda-feira, 5 de abril de 2010

Teve prova de medicina preventiva de manhã! Tinha umas 50 folhas auhauha mas tava mais ou menos tranquila, eu acho! Ai terminei mó cedo, e fiquei no DC fazendo nada durante mto tempo ahuahuah depois fui almoçar com galeras, e ai de tarde a aula de patologia foi tão boba .. auhauha foi umas coisas de célula, e etc etc etc! E ai depois do intervalo a gente teve aula com o Pepino, e ele é muito engraçado!

Bom, sai da aula e fui pra biblioteca devolver um livro que estava atrasado há 7 dias auhauha e tinha que pegar 14 reais.. mas vou dar o calote UAHAH

E ai fui pra Liga 🙂 e foi engraçado lá, a gente tava lendo uns prontuários engraçados uahuah e com umas histórias interessantes! E ai ces’t fini

Terça-feira, dia 6 de abril de 2010

Tenho vergonha de mim, faltei na optativa de manhã (calma que vai ter mais algumas faltas nessa semana uahuhaha), mas fui pra aula de Fisiologia Endócrina a tarde! E o melhor, prestei atenção em tudo, anotei tudo, fui muito nerd 😀 😀

UAHUH orgulho de mim, uahahaha (q zuado, devia fazer isso todo dia auhauha)

Bom,  depois disso fui pra casa cedo! 🙂

Quarta-feira, dia 7 de abril de 2010

Dia da vergonha 2 😦 não fui na aula o dia inteiro uahauhuah mas é porque eu tinha médico! 😦 a tarde só ahuah de manhã é porque eu tava com preguiça mesmo (e era aula de histo :()

Mas ai eu fui pra Bateria de noite!

E eu fui atacado por formigas.. foi TENSO! Sério, tinha muitas formigas subindo na minha perna.. foi do mal!

Quinta-feira, dia 8 de abril de 2010

Tive prova de imuno de manhã! E acho que não fui tão mal assim! Tá certo que eu estudei bastante, por incrível que pareça uahuahua

De manhã fui pra CU com a Dani e os calouros! 😀 E ai cheguei lá cedo, porque minha aula começa 8:30, e ai eu fiquei lendo mais um pouco! E ai foi a prova -uu

A aula depois foi bem confusa, como sempre. E ai eu fui pro ensaio da bateria! 😀

Depois cheguei bem tarde na aula de fisio renal, e foi complicado.. auhuah que aula ruim meudeus!

Sai cedo e ai fui pra faculdade pra Liga de Cirurgia Oncológico.. e ai chego lá e não descubro onde é a aula ¬¬ e ai me cansei de procurar e fui embora! Dia seguinte descobri que teeve aula ¬¬ uahauhauh

Sexta-feira, 9 de abril de 2010

Nao consegui acordar cedo pra aula de genética com a Mayana Zatz Deusa dos Códons e Anticódons… 😦

Mas fui pra aula de microbio a tarde, e foi bem tranquilona! Micoses nojentas e tal -uu e a aula prática foi meio interessante! Tinha Nitrato de Potássio lá.. e ai a gente ficou queimando no bico de bunsen, pro fogo ficar roxo AHUAHU

Levei bronca do professor 😦 porque eu queimei o tubo de ensaio! AUHUAH mas acontece né…

Bom, depois da aula nós subimos pra faculdade e ai esperamos um tempo lá pra ir pro happy hour do Gabs!

E ai deu mó rolo porque o Haniel foi barrado no baile AUHUAH ninguém manda ter menos de 18 anos..

Mas no fim eles acharam um lugar legal, e ai a gente foi pra lá! 🙂

Foi legaal! 😀

Aliás, quero deixar registrado aqui os parabéns pro Gabs! 🙂

O aniversário dele foi na quinta, dia 01/04 (uahauh sim, dia da mentira)

Enfim, parabéns Gabs, atrasado aqui no blog, mas tudo bem! 😀 segundo aniversário que comemoramos 🙂 que venham muitos mais!

Vai me matar quando ver a foto AUHAHU

Sábado, dia 10 de abril de 2010

Esse foi um dia diferente! 😀

Acordo e ai vou almoçar com a Dani, o afilhado Pedro, e a Ju!

A gente deu uma de internos, passando lá no restaurando do hospital e pagando mais barato UAHAH e ai logo depois pegamos o elevador e vamos para o PS!

Chegando lá, a Dani abusando de sua influência (cara-de-pau auhauhauhahu) consegue falar com o médico responsável lá, e arranjou umas cirurgias pra gente ver! 😀 (Grande Dani :D)

Ai nós ficamos lá esperando um pouco no PS, e chegou uma mulher que foi atropelada -uu .. ela tava mó malzona 😦 ai a gente ficou lá espiando os médicos fazendo os ATLS -uu

Depois disso um interno fala pra gente subir pro Centro Cirúrgico pra ir trocando de roupa já, e esperar lá! 😀

Ai nós nos trocamos, saímos do vestiário e fomos para lá dentro!

Foi tão legal! *-*

Dani e Deco, cansados, com sono, mas felizes auhauh

Primeira a gente ficou xeretando nas salas só, esperando chegar a residente que a gente tinha conversado lá no PS! Ai a gente bizoiou numa cirurgia na coxa bem tensa auhaha o cara tava todo arregaçado lá.. e tinha muito sangue e tal auhahua

Ai depois a gente entrou numa neurocirurgia! 😀 Foi muito legal.. era drenagem de um hematoma subdural! Ai deu pra ver um cérebro lá 😮 foi muito legal! Era uma cirurgia até que tranquila e tal.. mas foi bem legal de ver! Um cérebro vivo 😮 AHUAHU

E depois a gente viu um pouquinho de uma laparotomia (auhauh abrir a barriga -uu). Foi legal! Vi um pedaço do intestino -uu AUHAUH (estudantes de medicina fff uahuaha)

E aai a gente viu a retirada de uma lança da coxa de um cara 😮 foi bem tranquila a cirurgia!

Mas enfim, esse foi o dia cirúrgico! 😀

Foi beem legal!

Obrigado Dani por nos levar lá! 🙂 e por tudo também! 🙂

Bom, espero não demorar muito pra postar de novo! E muito obrigado pelos comentários no outro post *-* de verdade

19 comentários sobre “Algum tempo depois…

  1. aaaah antes de mais nada, que orgulho de vocês dois na foto! ahuahua todos compenetrados (carniceiros) *-* adorei!

    E quanto ao que vc começou dizendo no post, eu nao tenho duvidas de que vc vai ser um daqueles exemplares de médicos extremamente apaixonados pelo que fazem *-* e ai, você sabe quanto orgulho eu sinto de você e o quanto a gente divide de pensamentos a respeito disso!
    Espero que daqui 4 e 5 anos a gente esteja aqui, no msn (ou em outro gadget mais avançado ahuahah) comentando de como foi a nossa transição a respeito 🙂

    sério!
    orgulho meu! *hug* hauhauha

  2. “Algum tempo depois, Dr. McDreamy realizes that…” Muito seriado esse título! Nossa você esquece que não teve aula de microbio (quer dizer teve), mas teve PROVA antes. Hahahahaha, e nem falou que fomos mal em fisiorenal por falar mal da Margarida.
    Óun, Déco, é aquilo que eu disse pra Bru, o que vocês passaram não foi nada ainda, e sim tem muitas horas que dá vontade de abraçar a pessoa e consolar, mas isso é normal, e não é pra se sentir bobo. O anormal é você não se importar entendeu? Vai dar tudo certo, mas me mantenha humana por favor!
    A festinha do Liguori foi demais, fiquei retardada e falei muito! E foi muito divertido ontem! HAHAHAHAHAHA, MINHA INFLUÊNCIA essa é ótima, até parece. Minha cara de pau realmente é enorme! Fiquei com vergoinha de falar com o professor, mas meu olha eu superei coisas incríveis essa semana, liguei pro laboratório e a minha orientadora que atendeu, MEU, VC ACREDITA? EU LIGUEI!
    Enfim, fico muito feliz que você gostou, e quero te levar pra ver partos pq eu quero tirar fotos de você chorando, HAAHAHAHAHA, sério NÃO VÁ SEM MIM!
    Te adoro déco! Irmaozao fofo =D (ok, eu sei que nao sou o Dan, né)
    Beijos!

  3. Gostei muito de saber, Déco, q alguém pensa como eu nessa questão de humanização da medicina. De pensar q nem tudo se resume a técnicas e q muitas vezes o maior talento q o médico tem q ter, é o de ouvir o paciente e tratá-lo como único, ainda q seu caso seja um q vc já tá acostumado a ver… Bom, q vc vai ser um ótimo médico eu não tenho dúvidas, pq geralmente a parte profissional é um reflexo do q a pessoa passa como ser humano em si, e como eu já tive a oportunidade de conhecê-lo, posso dizer isso sem sombra de dúvidas…
    É isso aí…se cuida Déco

    Grande Abraço

  4. USHAUAHSHUASHUAS bom saber que na USP também tem gente que mata aula igual eu ashuhas :~

    Eu sei como é sentir aquela frustração olhando seus professores ‘ignorarem’ os pacientes. Achar que tá tudo errado, que não é daquele jeito que médico tem que ser.
    Mas tem o outro lado, né? Você não pode se deixar abalar, porque isso não só te faz mal, mas prejudica o paciente também. Quando você se importa ‘demais’, se comove demais, você perde um pouco a distinção da relação médico-paciente, tratar paciente como amigo, membro da família, influencia sua anamnese, suas tomadas de decisões e no fim das contas você corre o risco de não fazer o que é melhor pro paciente. É brando demais na hora de dar as broncas, sutil demais quando deve explicar riscos, omite algo afim de evitar que o paciente se entristeça.

    Enfim, não vou conseguir expor tudo o que eu penso aqui :(. Eu não esqueço dos pacientes que eu tive, e a experiencia de atender sozinho muda bastante isso… Me vi querendo chorar junto com a paciente, ficando furiosa com o mundo por haver tanta injustiça… e em outro momento brava com um ‘pití’ no pronto socorro, que eu fico remoendo até hoje pela minha falta de paciência :(.

    É uma questão difícil, mas eu tenho certeza de que só por nos questionarmos isso o tempo todo, não vamos ser aqueles médicos que nos servem como mau exemplo.
    FUUUUUUUU-, falei demais

  5. Décooo!

    Gostei do post como sempre né, adoro saber da vida dos outros…. Huhauhahua mas nao sei se te falei mas já to ficando preocupado, parece que todo post vc fica falando do bem estar do paciente etc etc.. Vira logo um médico do mal que nem eu vou ser e pronto, vai ser feliz, ganhar dinheiro e tratar as pessoas como nada! (uhauhauha brinks vou ser do bem tbm, continue assim)

    E quantas faltas, hein? E em HISTOLOGIA, coisa feia, matéria mais linda do mundo… auhauhauha Isso sim é coisa pra se preocupar!

    Achei muito legal as cirurgias, deve ser emocionante ver um cérebro vivo 😀 queria ver um também!

    Enfim, Déco, abração. Sucesso em fisio pra gente.

  6. Deco, me aventuro nos seus posts…

    Realmente, muitas vezes como paciente, sentimos essa indiferença dos médicos perante nosso estado…e na maioria das vezes são Jovens médicos, que quase sempre não passam confiança no atendimento….
    A sociedade precisa de médicos mais humanizados!!
    Não estou dizendo que devam chorar ou tomar nossas dores, mas demonstrar que realmente se importam com nossa situação e que farão o possível para que isso melhre, pois é esse tipo de conforto que precisamos quando vamos a um hospital!!

    Tenha uma ótima semana…e continue sempre pensando assim..será um médico de muito talento e sucesso..pode saber!!!

    Bjsss

  7. Acho assim, não nos mate de tesão com seu dia cirúrgico?
    Sou bem mais trigonometria e forças intermoleculares (Y)
    Sabe, essa semana eu cortei um frango pra fazer pro almoço, acho que não tem mta diferença.
    hahahaha

  8. Déquitoo!

    Bom, não vou repetir o que conversamos ontem a respeito do começo do post… mas deixarei registrado aqui o mesmo que deixei no blog da brubs: o orgulho que sinto de vcs e da forma que vcs pensam e levam essa futura profissão! Tenho certeza que vcs serão grandes profissionais, assim como são grandes pessoas! Admiro e admirarei vcs pra sempre! Quando me perguntarem “quem é aquele médico que atingiu tantas conquistas?”, terei orgulho em dizer que “aquele lá é o Dr. Saijo, ou André, ou Déco… ou Déquito pros íntimos! (hauahuha) e é meu amigo!” -hug

    Chega de melodrama… a respeito das suas faltas… TSC TSC, não foi assim que eu ensinei! Tá folgado demais, hein? vamos corrigir isso, Sr. André? É só eu me ausentar por uns MESES que o sr começa a aprontar… MUITO BONITO! Pro ensaio da bateria e pra NIGHT o sr. vai, neh? (claro.. .até eu ia! muito mais legal HAUHAUHAU)

    Beeijos da Kaks! 😀

  9. Décoooo!!!

    Nossa meuu! vc só falta! pqp!
    HAUSHAUSHAUSHAU zueraaaa!!

    Bom sem comentarios pro que vc disse no começo do post!
    acho que ja disse nos ultimos!
    muito orgulho do meu amigo pensar assim!
    fico muito feliz por tdo isso que vc ta vivendo! sei la!

    Ps: você combina muito com roupas de médico! haushaush

    Abração!

  10. Oi! Acabei de achar o seu blog pela google! Estou no último ano do Ensino Médio e logo estarei no cursinho para começar a focalizar nas matérias e tópicos dos vestibulares. Medicina é um sonho para mim e eu queria dizer que admiro muito você por estar ser preparando para essa carreira além de respeitada por todos nós.
    Espero algum dia poder passar por você na USP! Prestarei a fuvest até que algum dia eu finalmente seja aceita.
    Boa sorte com tudo, você realmente serve de grande inpiração!
    Millie.

  11. *_*
    Adoro seus post’s..
    Quantas faltas,hein?
    hahahha!!
    Chorei de rir!!!
    Bom,voltarei para os intocáveis, esse ano eu passo o/…..

    Quando vejo blogs como o seu,só me incentiva a seguir em frente..:****

  12. Déco,
    Gosto de pensar que podemos morrer todo dia. Pensando assim, tenho vontade de aproveitar ao máximo as oportunidades de ajudar as pessoas… posso morrer contente a cada dia. Na vida de médico, há muito mais do que o exame, diagnóstico e tratamento… há um outro ser humano ali à sua frente… e acho que só se aprende a lidar com ele, lidando com as pessoas que circulam nossa vida, nos pequenos problemas de todos os dias… =)

  13. Ai Déco, mesmo eu não querendo medicina, eu não estando no cursinho pra medicina, eu não quero ser médica… Mas do que nunca eu admiro o ser humano que você é! Que tenho certeza que muitos médicos, estudantes de médicina e residentes não são o que você é… Sabe? Alguém que não quer a Medicina pelo status e pela tradição. E sim pelo amor pela profissão… Porque para mim isso é o principal!

    ps: eu vou na Carecas no Bosque (espero!!!) e ai espero conhecer você heheheheh 😀
    ps¹: É a ex do Rafinha… mas a gente tá ficando… e se pá vai voltar… AI NINGUÉM ENTENDER
    enfim
    beijo 😀

  14. oi vou prestar vestibular esse ano para o curso de medicina na ufmg adorei seu blog, muito interessante mesmo.acredito que sera um medico de exelencia.
    agora sempre q tiver um tempo vou ler suas postagens.
    boa sorte nessa caminhada

  15. ui que se passou tanto tempo desde a ultima vez que falamos… mas tenho continuado a acompanhar o teu blog.

    desta vez deixo um post porque de facto ninguem pode ficar indiferente à citaçao que escreveste sobre a atitude em Medicina, como forma de protecçao.
    e agora eu respondo, para corruborar:

    “Cada dia sem gozo nao foi teu
    (Dia em que nao gozaste nao foi teu):
    Foi só durares nele. Quanto vivas
    Sem que o gozes, não vives.

    Não pesa que amas, bebas ou sorrias:
    Basta o reflexo do sol ido na água
    De um charco, se te é grato.

    Feliz o a quem, por ter em coisas mínimas
    Seu prazer posto, nenhum dia nega
    A natural ventura!”

    [Ricardo Reis]

    portanto é isso mesmo que se quer, se precisa e se procura: humanidade, sermos tudo em tudo o que fazemos, em tudo o que pensamos… sermos a alma da pessoa que esta a nossa frente, sermos mais, talvez vida, darmos quem sabe, vida, num so sorriso…
    Sermos não só aspirantes a médicos, mas médicos por vocaçao…Sermos força, choro, e uma palavra amiga; sermos o que Deus quis que fossemos: AMOR AO PROXIMO..

    saudades de falr contigo…
    (tens de me ensinar a fazer com que os sites apareçam na net, quando pesquisamos algo relacionado no google, por ex..)

    • hahhaah então, metidos que somos, aqui a gente tem um HU e um HC!
      HU é um Hospital Universitário.. geralmente se localiza próximo ou dentro de cidades universitárias, campus, etc.. e tem como intuito principal, além de prestar serviço de saúde pra populaçao, do ensino e treinamente dos alunos de medicina, enfermagem etc etc
      HC é Hospital de Clíncas.. e não é necessariamente universitário. Mas o daqui é sim! 🙂 E Ribeirão também, acho que Famema tb é HC.. enfim.. nao tem diferença quase hauahha

      • Ah, então pra vocês é a mesma coisa? Fiquei com essa dúvida porque tava lendo o quadro de horários da pinheiros(tenho muito o que fazer da vida?) e eles parecem se referir aos dois como lugares diferentes 😛

Deixe um comentário

