Ortopedia vs. Fisiatria

Mudança de endereço: pessoas, mudei o endereço do blog! A partir de agora será: https://registromedico.wordpress.com. Todo o conteúdo desse aqui está lá também! Em breve esse será desativado!


Oh, pela primeira vez estou postando diretamente de uma aula 😀

Aula de Patologia, e agora descobri que tem sinal do wifi aqui na sala, então decidi postar agora durante o intervalo.

Enfim, minha semana foi tão boba, que acho que foi contar pra vocês um pouco mais das minhas optativas, já que não tenho muito o que falar, e além disso, tem alguns fatos interessantes a respeito das duas!

Bom, para aqueles que não sabem, eu faço optativa em duas matérias: Fisiatria e Câncer-Ósseo. A Fisitria é dada por fisiatras mesmo, (e pra quem não sabe, fisiatria é uma especialidade médica, com residência e tudo o mais!) [acho que eu podia falar um pouco mais de residência também 😀 acho que tem muita gente que não tem a mínima noção de como funciona (assim como eu também não tinha uhauha)]. Já o Câncer-Ósseo é administrada pela Ortopedia.

Por favor, não levem nada como preconceito de minha parte, nem nada disso ahuahuah foram fatos que vivenciei, e acho interessante narrar aqui!

Fui primeiro na optativa de Fisiatria, e tive aula com a Dra. Linamara Batistella, que é uma Fisiatra fudidona e também é algo ai na política uahuah alguma coisa da parte que cuida dos deficientes físicos. Foi bem legal a aula, ela explicou muitas coisas pra gente, e conversou bastante com a gente também.. e foi interessante, porque ela disse umas coisas que eu acho que são importantes, e que como contarei mais adiante, anda fazendo parte das aulas de fisiatria. Ela disse que não adianta nós fazermos uma especialidade só porque a gente gosta dela… temos que fazer uma especialidade na qual nos sentimos bem fazendo aquilo, e que nos vemos fazendo para o resto da vida.

E ai é pra se pensar… Nem sempre o que a gente gosta é realmente o que a gente se vê fazendo pro resto da vida! auhauha e ai me pus a pensar. E enfim, achei bem legal essa coisa da professora de fisiatria de se preocupar com essas coisas!

E ai ela perguntou o porquê de nós termos escolhido a optativa pra fazer! Ela perguntou se a gente tinha escolhido porque já conhecia fisiatria e queria saber mais, ou se a gente não conhecia fisiatria e fomos de curiosos, ou se a gente sabia que queria fisiatria.

Bom, enfim.. uma semana depois teve a optativa de Câncer-Ósseo. As aulas são dadas por ortopedistas do IOT, no próprio IOT.

Bom, a primeira aula eu faltei, porque eu ainda estava em dúvida de qual optativa eu faria. Mas ai na segunda aula eu fui. Bom, chego lá e não encontro a sala! Atravesso o IOT inteiro e encontro o pessoal lá esperando a aula começar… o professor tinha sumido auhauhah mto bom saber!

Enfim, depois da aula, os médicos perguntam porque a gente escolheu a optativa. Mas perguntaram assim: “Mas pq essa optativa? Não sabia que dava tanto crédito assim”

Pra quem não sabe, na maioria das universidades, além das notas, você precisa ter créditos suficientes para passar de período. Os créditos são dados de acordo com a carga horária das matéria, e você tem uma quantidade mínima de créditos por semestre pra cumprir.

Então.. os caras da ortop acharam que a gente tava lá só por causa dos créditos! Eu achei isso meio estranho… mas fazer o quê? AUHAHUA se eu quisesse crédito grátis eu me cadastrava nas promoções da Oi (kkkkkk piada ruim)

Bom, além disso, eu faço acompanhamento de consulta ambulatorial. Os ortops são muito rudes atendendo os pacientes no ICESP… chega a dar constragimento! (oii espero que vcs não me leiam)

E ai os fisiatras conversando com a gente.. eles sabiam os nomes dos pacientes.. e falavam deles de um jeito tão diferente..

Bom, entre ortopedia e fisiatria, ainda fico com a fisiatria! 🙂

Enfim.. a respeito de meus dias tediosos e entediados, até que essa semana foi bem rápida, e legal! O resumo dela seria: risadas, aulas perdidas, amizades fortalecidas.. coisas assim! :p

Segunda-feira, 12 de abril de 2010

Segunda-feira de manhã, desde o ano passado, é dia de acordar com vontade que a cama te engula e você não saia mais dela! Aula de Medicina Preventiva… eu não consigo entender como conseguem deixar uma aula tão ruim assim! Mas eu venci toda a inércia e fui até a aula. Chegando lá, mau padrinho que sou, lembrei que esqueci de levar o livro de fisiologia que meu afilhado tinha pedido emprestado. Mas, como bom padrinho que sou, voltei pra casa só para buscar o bendito do livro! uahuahha

Cheguei lá no final da aula, mas venci 😀

Bom, não fui na aula de patologia, mas fiquei pro curso da Liga da Sífilis de noite! Fiquei só um pouco na aula, e me cansei de DSTs, e decidi ir embora uahuaha

Terça-feira, dia 13 de abril de 2010

Bom, faltei na optativa de manhã 😡

Só que fui na aula de fisioendócrino a tarde! A aula foi bem chata 😦 e não entendi quase nada, porque era um tema bizarro, que o professor só explicou porque é Linha de Pesquisa do Laboratório dele..

Bom, a gente decidiu não ficar pro final da aula depois do intervalo, e ai a gente passou no CA da Farma porque o Bruno queria comprar ingresso pra uma festa lá!

Lá é estranho hauauhauha é que a gente compara com o nosso CA, que é todo bonitão, gigantesco, com vários sofás e tal hauhauha mas foi uma experiência interessante (Não estou desmerecendo o CA da farma, pelo amor de Deus UAHUH)

Bom, depois disso fomos para a faculdade, e ai eu fiquei no DC um tempão esperando o tempo passar.. e ai voltei pra casa, e ai a partir dai começa minha rebeldia uahuaha

Quarta-feira, dia 14 de abril de 2010

Como disse anteriormente, fiquei rebelde uahuah decidi faltar nas aulas em apoio à Paralisação dos Médicos Residentes UAHUAH ok, foi porque eu estava com preguiça mesmo! E ai fiquei em casa o dia todo 😀 foi muito bom, fazia tempo que isso não acontecia!

Mas eu fui para a faculdade para o ambulatório da Neurocirurgia, da Liga! 🙂

A gente acompanhou uma consulta de uma paciente no pós-operatório. Ela tinha feto uma cirurgia de fixação das vértebras L4 até S1. E lá a gente aprendeu o exame físico neurológico, que é bem diferente do normal, e aprendeu também os reflexos 😀 é legal ficar batendo com aquele martelinho auhuahaha bom, foi legal!

E ai depois teve aula da Liga! 🙂 foi sobre os ventrículos cerebrais e a circulação liquórica! Foi bem tranquila porque eu ainda lembrava das aulas de neuroanatomia!

Quinta-feira, dia 15 de abril de 2010

Novamente não fui na aula. AUHAH ok, shame on me…

Mas fui pra faculdade a tarde resolver umas coisas na graduação! E ai fiquei lá a tarde toda esperando dar o horário da Liga de Cirurgia Oncológica..

E ai recebo um email da Liga dizendo que não ia ter aula nesse dia, e que as aulas seriam quinzenais agora! E além disso -uu

Nós da liga fomos convidados para um congresso que os professores estão organizando! 😀

Acho que vai ser legal! 😀

Bom, depois eu fui na aula da liga de Técnica Cirúrgica do Haniel.. e fiquei lá com o pessoal 🙂 e ai voltei pra casa tardão da noite.

Sexta-feira, dia 16 de abril de 2010

Na noite anterior eu inventei de assistir filme até 2h da manhã.. auhauha só Deus sabe como eu acordei no dia seguinte pra ir pra aula de Genética.

A aula foi mó estranha uhauahaha com dois neurologistas! Foram meio bobas! E descobrimos que teremos que fazer um trabalho X de genética e tal.. pra 3 semanas! auhauha Eles avisam com bastante antecedência, porque afinal não temos mais nada pra fazer além de estudar genética. ahauahuh Stress a parte, espero que meu grupo caia com um tema legal 🙂

Subi pra faculdade no almoço, e almocei sozinho 😦 uahauhha e depois esperei o Gabs, Haniel e a Bia para descermos para a Cidade Universitária!

Bom, chegando lá eles tiveram a brilhante ideia de ir  numa exposição AUHAHA Noruega Polar é o nome! E é no Instituto de Geociências! Mas nós vimos uma plaquinha na FFLCH e achamos que era lá! Mas nem era. AUHAHA

Atravessamos o mundo para chegar no tal lugar, mas conseguimos. E chegamos lá e a exposição era muito ruim UAHAHUA não tinha nada de bom!

O mais legal é que nesse Intituto tem um dinossauro -uu aHUAAUH falso, mas tem

Bom, foi bem bobinho nosso passeio auhauha mas eu estava com saudade de fazer esses passeios de índio com vocês amigos (L)

Chegamos bem tarde na aula, a ponto de sentar na cadeira e o professor encerrar a aula auhauah foi bem trágico.

O Laboratório foi bem mediano auhuahauah pra variar a gente fez tudo correndo, e o Gabs ainda zuou tudo os fungos UHUAHAHA fez champanhe de Aespergillus auhahuha

E depois a gente subiu pra faculdade para o Coquetel da Bandeira *-*

Foi muito legal *-*

A Bandeira é um sonho muito grande pra mim.. e eu quero muito fazer parte dela esse ano 😀

Enfim, acho que é isso, não postei no fim de semana porque eu estava fazendo trabalho 😦

Mas vim hoje! E obrigado pelos comentários no outro post T__T de verdade.. tinha uns lá que me tocaram mesmo AUHAUH ;__;

Obrigado!

12 comentários sobre “Ortopedia vs. Fisiatria

  1. POSTANDO DA AULA, NÉ, DÉCO?!!!
    Huhauhauhahua a cada dia vc me surpreende mais!
    Essa paralisação dos residentes também teve por aqui, acho que foi nacional, enfim, meu professor ficou p… Interessante (frustrante, invejante) é que enquanto eu ouvia meu professor reclamando dos residentes vc tava em casa matando aula!
    Huhuhaahu o bom é que amanhã é feriado, então vamos os dois ficar em casa! 😀
    Boa sorte com a bandeira!
    Abração

  2. eu me recuso a falar que adoro seu blog u.u
    iuahieuhoauhouhaoush
    gostei do post mas minxplica ai esse negócio de bandeira aí por favor 😀
    beijinho déco

  3. Décooo!

    acho que ja disse em posts anteriores que o senhor esta meio vagal não? haushaushau mas tudo bem! haushau

    Ontem pedi pra você me explicar o que era a bandeira!
    e nossa! parece ser muito legal mesmo!
    Tudo o que vc sempre falou que queria fazer, ou pelo menos semelhante a isso! oO

    Curtoo muito ler seu blog! de verdade!
    acho que nunca disse isso aqui!
    mesmo não entendo algumas coisas! mais é bom acompanhar tudo isso de pertoo!

    abração!

  4. Postando diretamente de uma aula.

    Já achava o máximo Déco twittando durante a aula, imagine postando.
    Isso é um pouco improvável de acontecer por aqui. Cadeiras disposta em circulo, só um ninja conseguiria.

    “Vocês estão aqui para cumprir carga horária?” Pergunta obrigatoria na primeira aula das optativas.

    Bandeira? A UFPB chama isso de projeto de extensão. A diferença é que aqui não há concorrência.

    • A Bandeira aqui é uma instituição 🙂

      E é um projeto enorme! Ganhou o prêmio “Cidadania sem Fronteiras” do governo 😀 e é super legal, é um projeto nacional!

      • Ha!

        Agora estou entendendo a Bandeira. É algo bem maior do que eu estava pensando. Parece funcionar como o Rondon. Deve ser uma ótima experiência.

        Boa sorte!

  5. Que tipo de profissional vc vai ser. Parece que não tem o menor compromisso com as aulas, será que vai ter com os pacientes?

    • Estou trabalhando para isso! haha
      Se você fez faculdade, deve saber como são as coisas. E no mais, passei nas avaliações, então de acordo com a Universidade de São Paulo eu estou indo bem! Tente não julgar os outros, além de feio é chato.

Deixe um comentário

