Corações: quebrados ou em baldes

Mudança de endereço: pessoas, mudei o endereço do blog! A partir de agora será: https://registromedico.wordpress.com. Todo o conteúdo desse aqui está lá também! Em breve esse será desativado!


Com 46% dos votos na enquete que fiz nos últimos posts, o tema “Polêmica da Anatomia da USP” é o que o povo quer ler hauahuha mas antes, vou explicar algumas coisas pra vocês sobre a USP e sobre a Faculdade de Medicina da USP.

A Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (chique), hoje isso, antes Faculdade de Medicina e Cirurgia, nasceu em 1912, 24 anos antes da Universidade de São Paulo ser criada. Logo, percebe-se que USP e FMUSP não são a mesma coisa.

A Faculdade está ligada à Universidade, claro. Mas acredito que nós temos uma autonomia MUITO grande, e pouco dependemos da Universidade, no quesito ENSINO (e não no quesito recursos {se bem que há controvérsias}, dinheiro, renome, publicações, etc etc) e outros por ai!

Embora tenha sido incorporada à Universidade de São Paulo, a Faculdade de Medicina manteve-se “separada” da USP e manteve sua vida como sempre. No entanto, em 1968, devido à Ditadura Militar, houve a Reforma Universitária, que trouxe a degraça à USP! A construção da Cidade Univesitária no fim do mundo, num terreno imenso, fazendo com que os prédios fossem longes um dos outros, pra haver a desarticulação do movimento estudantil, trouxe milhares de problemas para os alunos:

1. Ter que ir longe pra ir no bandeijão (kkk zuação)

2. Baixa integração entre os cursos e os alunos

3. Para as faculdades que têm sedes fora da CU (Medicina, acho que a mais atingida delas), os alunos tinham que ter aulas na Cidade Universitária porque o Estatuto novo da USP não permite que haja dois Institutos dando as mesmas matérias para alunos de cursos diferentes (ou algo assim ffff uahauh nunca entendi isso muito bem).

CONCLUINDO essa introdução chata e longa: Nós da Medicina temos que ter aulas de anatomia na Cidade Universitária, porque não pode haver Anatomia na Faculdade de Medicina porque já existe um instituto para isso, o ICB (Instituto de Ciências Biomédicas), onde existem alunos da Odonto, Fono, Fisio, TO, etc etc, que também têm anatomia lá. Aliás, não só anatomia como outras Disciplinas também, como fisiologia, histologia e etc.. as quais compõe o que chamamos de CICLO BÁSICO, que é todo ministrado na Cidade Universitária.

Bom, depois de tudo isso, vamos aos finalmentes:

Instituto da USP guarda corpos em baldes

da Reportagem Local

Hoje na Folha O ICB (Instituto de Ciências Biomédicas da USP), um dos maiores da universidade, com dez mil matrículas, armazena cadáveres em caixas-d’água ou baldes. A informação é da reportagem de Fábio Takahashi, publicada na edição desta segunda-feira da Folha (íntegra somente para assinantes do jornal ou do UOL).

Lalo de Almeida/Folha Imagem
Corações humanos usados nas aulas de anatomia são armazenados em  baldes.
Corações humanos usados nas aulas de anatomia são armazenados em baldes.

O instituto, que responsável pelas aulas básicas dos cursos de saúde, como medicina e odontologia, também sofre com a falta de corpos para estudo. Além disso, denúncias apontam que há descarte de substância tóxica na rede pública de esgoto. As condições da escola provocam críticas de alunos e docentes –e viraram objeto de investigação do Ministério Público.

Os dirigentes do instituto afirmam que não há problemas pedagógicos. E a forma de conservação de cadáveres, dizem, “é normal” nas escolas médicas. Como a USP não participa de avaliações federais, não é possível comparar a qualidade dos seus cursos com os demais.

[Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u732652.shtml%5D

Alguns dias atrás (ou semanas auhauh desculpa a demora em falar sobre isso) saiu uma reportagem na Folha de São Paulo falando sobre a Anatomia do ICB. No site não dá pra ler muita coisa, porque tem que ser assinante 😦 mas para quem leu a reportagem inteira, viu que um Professor do ICB fez uma denúncia no Ministério Público sobre o estado de conservação das peças de Anatomia da USP. Tipo.. ele causou hauahaha e ai saiu no jornal e tudo o mais! E ainda publicaram fotos e tudo o mais.

Para alunos de Medicina da USP, não há ‘desrespeito’ com cadáver

Estudantes ouvidos pelo GUIA se queixam de estado de conservação e de falta de órgãos em aulas de anatomia

por Bruno Aragaki

A notícia de que o Ministério Público paulista investiga a conduta da USP (Universidade de São Paulo) com cadáveres usados nas aulas de anatomia foi recebida com estranheza pelos alunos de Medicina ouvidos pelo GUIA. Para eles, não falta “respeito” com os corpos, mas infraestrutura na universidade.

“Infelizmente a USP tem limitação de recursos”, diz o estudante Arthur Danila, no 5º ano de Medicina. “Mas não acho que tenha desrespeito”, defendeu.

“Depois de um certo tempo de uso, os órgãos são enterrados. Sempre houve respeito em relação aos corpos usados”, disse Flávio Taniguchi. Para ele, a notícia foi tratada com certo “exagero”.

“Tem o problema de falta de corpos e de equipamentos. O sistema burocrático atrapalha a universidade. Conseguir um corpo para a gente estudar custa caro”, disse Taniguchi.

Um estudante do segundo ano de Medicina que preferiu não se identificar criticou o manuseio dos técnicos. “Eles pegam as peças de qualquer jeito, às vezes deixam lá na pia escorrendo formol no ralo”, disse.

“Faltam peças, e as que têm estão antigas. Mas não vou dizer que não dá para aprender. Estudei anatomia e passei”, disse.

Professor diretor do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), Rui Curi, reclamou da divulgação das fotos e disse que teve problemas com tanques de aço comprados para armazenar os corpos. “Quebraram e ainda não foram consertados”, afirmou.

Sobre a falta de cadáveres, o professor afirmou que esse é um problema “generalizado”. “Mas a pró-reitoria está ajudando e vamos repor as peças em breve”, disse.

[Fonte: http://guiadoestudante.abril.com.br/vestibular/noticias/alunos-medicina-usp-nao-ha-desrespeito-cadaver-558090.shtml%5D

Bom, deixando claro qeu esse estudante do segundo ano que não se identificou não sou eu OK ASUHHUA aliás, foi uma pena ninguém ter me chamado pra dar entrevista 😦 uhauhauh

Se vocês voltarem alguns posts, verão que eu odeio anatomia. Talvez eu odeie porque a anatomia no ICB é MUITO RUIM! hahahaha Bom, pelo menos ano passado era horrível! No primeiro semestre tínhamos uma matéria que se chamava Anatomia do Sistema Locomotor, e era uma bosta bem grande. Minha turma, a 97, se mobilizou bastante perante a Comissão de Graduação pra tentar de alguma forma melhorar a disciplina, e no fim acredito que conseguimos 🙂 porque os calouros da 98 dizem que a matéria está bem melhor agora!

Concluindo! A Anatomia lá no ICB é bem ruim.. todo mundo sabe! Mas para o Curso de Medicina não é prejudicial a ponto de atrapalhar a formação porque no segundo semestre do segundo ano e no terceiro ano temos uma disciplina chamada Anatomia Topográfica, e segundo os veteranos, ela meio que tapa os buracos deixados pelo ICB, e no fim todos saem sabendo anatomia! 🙂 (OK, não acho que isso seja certo, porque é desperdício de tempo e dinheiro nós termos um curso ruim para que depois tenhamos que aprender tudo que deveríamos ter aprendido antes {ORAÇÃO CONFUSA KKK desculpa})

Enfim, de qualquer forma, não compactuo com a ideia de que a anatomia seja ruim! Mas a Folha exagerou um pouco com essa notícia! Todo mundo que faz Medicina, ou tem anatomia, sabe que colocar peças anatômicas em baldes é uma prática comum. Aliás, existem faculdades em que a situação é infinitamente mais precária.. e acho que deveria ser divulgado também da mesma forma. Maldita imprensa.. AUHAH mas achei bom ter saído uma reportagem sobre isso, porque o ICB podia sim melhorar a situação atual, já que USP É USP (AUSHAS piada interna gente kkk não falaria isso em ocasiões sérias kkk).

Enfim, o post é meio corrido, porque eu deixei pra terminar na última hora UHAAH e agora estou eu, André Saijo, indo para o INTERUSP AUUHA

SIMMMM, interusp 😀

É a competição esportiva entre as faculdades da USP!

Tô saindo agora e só volto segunda 🙂

Então, depois conto + pra vocês uahuah desejem sorte para a Medicina 😀

Volto semana que vem o/

Anúncios

7 comentários sobre “Corações: quebrados ou em baldes

  1. Esse artigo me lembro aquela velha música:
    “Te dei o Sol,
    Te dei o Mar
    Pra ganhar seu coração;”
    afinal, coração é coração!

    “Tô de Cara com Você.
    Eu tô de cara coração.”

    é, não ta nada xenia a situação da anatomia!
    o esquema é comprar umas bonecas inflaveis!

    ta lackaaaaa!
    por isso que prefiro a Santa! -qq

    “Vou vuarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr!”

  2. Decooo!! haushaushau

    Que medo desse negocio de anatomiaaa!
    não entendo muita coisa!
    não sei nem o que flar! =( haushau

    Bom Interusp! hausha

    Abração!

  3. -uu Corpos em Baldes

    Muitos consideram normal ter corpos em baldes e em caixas d’água na sala de cubas… O que acho ruim é as peças não terem a menor identificação. Isso repercute na escasses de peças, porque todo mundo pensa duas vezes antes de doar o corpo de um parente pra um lugar que não identifica as peças e deixa elas na pia…

    Mas enfim… Nós temos um material melhor do que a maior parte dos cursos de outras faculdades, pelo que sei e pelo que nos dizem (não que as peças sejam uma maravilha)… O ruim tambem é que gasta cerca de 10000 reais nos tramites burocraticos de levar um corpo pro ICB…

    Mas… USP É USP iaUSHDIASUhdI…
    E parece que as coisas estão mudando agora também, e podemos esperar um maior fluxo de corpos em breve -uu…

    Tomara né, nós vamos vencer YEAH!!!

    BOM INTERUSP DECSSS, É MEDICINA NO HIP!!!
    E TRAZ PIZZA PRA MIM DA PIZZADAAA -uu …
    (-4face pra pizzada iaushia)

    ABSSSS [hug]

  4. Obrigado pela mobilização (leia-se: causou MUITO uahuahuahua) ano passado. A anatomia tá boa agora, pelo menos pros alunos da Cecília *-*

    Fica a questão: USP é USP ou USP é USP? uahuahuahua

    Você foi pra InterUSP (aliás, tá quase voltando já) e levou muita sorte pra MEDICINA \o/ Chupa, POLI! uahuahua

    ADOREI o título do post.

    Abraço, Deco =)

  5. Curti seu blog. Bem legal msmo, bastante informaçao e panz..
    Mas, enfim. Eu faço medicina na Anhembi-Morumbi. É nova e tal, tem uma filosofia legal e bla-bla-bla (sem comparaçoes ok? hahaha).
    Enfim, lá nós temos anatomia geral no 1° ano e depois anatomia dividida por sistemas. Gastro, renal, etc… A anatomia de lá é através do uso de peças feitas de plastico, ceramica, e outros materiais, mas nada de cadáveres (isso porque a faculdade é estrangeira e nos EUA eles não usam.) Fiz um ano de veterinaria antes de med e com estagios no necroterio do jockey, e anatomia de vet, tinhamos animais para estudar.

    Indo ao ponto. Fiquei estes 2 anos pensando se eu não estaria fodido lá na frente para ser cirurgião. Foi aí que pensei em levar meu primo até a faculdade (primo este formado pela USP) e ver se eu realmente estaria ferrado. Ele disse que cadaver é legal, vc ve até onde pode ir e tals, mas peças não são tão ruins, vide o fato de que as veias, arterias, musculos ficam intactos, mesmo qndo muito manipulados. Não seria uma das soluções??
    P.S: vc tem meu email aí, se quiser add no msn..
    abraçoo

    • Oi 🙂
      Ahh, obrigado, e obrigado pelo comentário também!
      E ah, relaxa, pra mim não tem essas de comparação e tal, ahuauha aliás, tenho um certo problema com essas coisas, pq odeio quem fica de arrogância e etc etc, enfim, espero que você entende uahuaha mas fica tranquilo! 😀
      Bom, eu odeio anatomia auhhau mas acho que com as peças talvez melhoraria mesmo.. mas sei lá né.. usp é usp e tem toda a tradição e mimimis dela.. acho que vai demorar mais alguns anos até eles perceberem que os cadáveres estão ridiculamente horríveis hahaha
      E vou add no msn entao 🙂
      Abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s