Quarto Semestre, re-recomeço

Mudança de endereço: pessoas, mudei o endereço do blog! A partir de agora será: https://registromedico.wordpress.com. Todo o conteúdo desse aqui está lá também! Em breve esse será desativado!


Fim de férias…

Não acredito ainda! 😦

Passou tão rápido, essas férias longas! 3 semanas de férias! E agora estou no meio da última semana aqui postando pra mostrar minha indignação por ter apenas três semanas de férias (momento em que você, leitor injustiçado, tem menos de três semanas de férias, ou nem tem férias, me manda catar lata por estar reclamando de 21 dias de folga auhahauha). Mas de qualquer forma, essas férias caíram em boa hora. Nunca dormi tanto como nesses dias auhuah mas também sai muito, reencontrei meus amigos, viajei pra Europa e vi a Copa do Mundo ao vivo na África (mentira esses dois últimos :().

Mas falando nisso, Brasil perdeu a Copa fffffu mas como esse blog se trata de medicina e não de Brasil perdendo na Copa do Mundo kk vou falar da Medicina!

Formspring, rede social sem muito sentido

Bom, a pedidos, respondendo essas mil perguntas que me mandam no formspring (UHAUH brincadeira amigos do formspring, que torram minha paciência lá pra postar mas não comentam aquui fffu USHHU brincadeira *abraça*) vamos lá (e aliás, já respondi essas perguntas algumas vezes no blog, mas não leram fffff uhuaha):

O dia -a-dia de um estudante de medicina é assim: Aulas de manhã, almoço, aulas a tarde. Sim, desumano 😦 AHUH aulas das 8 da manhã até 6 da tarde, com horário de almoço das 12h às 14h. Mas claro que tem aulas que começam atrasadas e terminam antes auhauha e cada faculdade tem um esquema de aulas. Na USP, a gente tem uma aula de manhã e uma de tarde. Ou seja, quatro horas de aula.

O Currículo médico é dividido em três partes de dois anos cada (mais ou menos, vai): Básico, Clínico e Internato, O Básico são as matérias base para o ensino da medicina, tipo biologia molecular, bioquímica, anatomia, etc etc. E são aulas normais, em sala de aula, com slides (MUITOS) e sono e tédio. O Clínico é mais interessante, com suas propedêuticas e semiologias (ensino da prática médica, propriamente dito) e começa a ter um pouco das especialidades, tipo Dermatologia, Pediatria, etc etc. É aqui já começamos a frequentar os hospitais! O Internato é o estágio dos estudantes de medicina. Você praticamente trabalha no hospital, e aprende TUDO em dois anos hauhaha e não é remunerado (aliás, dizem que nesses dois anos, o interno paga todo o dinheiro que gastaram com ele durante o curso trabalhando de graça hahaha e segundo nosso Coordenador, por mês o governo gasta 11mil reais com a gente! CALCULEM!!! AHUHA)

Enfim, como de tradição já, vou contar um pouco mais das matérias que terei esse semestre. Como aprendi a lição no semestre passado, vou ser menos sonhador kk pra não me decepcionar tanto HUAHUA

Anatomia Topografica Humana

Objetivos
ok.

(Eu tiro esses objetivos do Jupiter, que é o sistema de matrículas da USP auhauha e como vocês podem observar, os professores dessa matéria não preencheram lá auhauhaha)

Bom, anatomia é anatomia né minha gente! 😦

Mas tenho consciência de que é minha última chance de aprender de vez esse mistério chamado Corpo Humano [q]. Eu odeio decorar as coisas ;__; mas vou me esforçar auhauh

Segundo o Wikipedia: A anatomia topográfica dedica-se ao estudo em conjunto de todos os sistemas contidos em cada região do corpo e das relações entre eles. Mas o que isso realmente quer dizer é um mistério que descobrirei em breve! 🙂

Torçam por mim em mais uma aventura pela anatomia humana!

Propedêutica Clínica

Objetivos
Incentivar o desenvolvimento da técnica de retirada de história clínica baseada no raciocinio hipotético-dedutivo. Ensinar e discutir o esquema fisiopatológico dos sinais e sintomas mais comuns na prática clínica. Ensinar aos alunos como abordar os pacientes levando em consideração aspectos epidemiológicos como exemplo a prevalencia de doenças quanto a idade, sexo, raça, etc.Ensinar as principais sindromes em clínica médica, na forma de seminários a serem discutidos com os professores de aula prática.

Aaah, *-* esse deve ser o mais legal! HHAH igual eu achava umas outras ano passado.. mas enfim, essa matéria deve ser bom, pelo que está escrito e pelo que dizem! Finalmente faremos algo na clínica! Palavras não descrevem a minha emoção com isso kkk mas tô bem feliz, e espero que isso seja bom, e não uma decepção enorme! Mas me prevejo vindo aqui no blog falar mimimi disso e aquilo, mas acho que vai ser legal (QTOS MAS kkk)

Só acho que precisarei finalmente comprar meu estetoscópio, e estou tendo certa dificuldade com isso, porque são muitas opções.. auhauha mas vou esperar mais um pouco pra ver o que os professores falam, antes de comprar qualquer um e me arrepender depois! 🙂

Introdução à Radiologia

Objetivos
O curso se iniciará pelos mecanismos de formação de imagens, seguido do estudo da anatomia dos diversos aparelhos e finalizando com o estudo das imagens gráficas do abdomem, tórax, cabeça, pescoço e ossos e articulações.

Bom, não sei hauahuha tive um pouco de Radio na optativa que fiz no semestre passado, mas acho que agora vai ser mais aprofundado!

Saiu o horário dessa matéria já, e vai ser bem curta, umas 6 aulas só, eu acho.. ou algo assim hahaha o que é excelente! 😀

Só não curti muito a parte dos mecanismos de formação de imagens auhauha espero que não seja sobre a parte tecnologia e física da coisa hahaha espero não ter que estudar a velocidade dos elétrons que são lançados no corpo pra formar a imagem AUHAHA nada mais me lembro de física, nem sorvetão e torriccele. (KK nao sei escrever o nome do cara)

Métodos Quantitavos em Medicina

Meu Deus, estou lendo os objetivos, e UAHSUHAS tem mil coisas, vou resumir:

Objetivos
Aula 1 – Métodos Quantitativos: conceitos iniciais
Aula 2. Probabilidade: conceitos e leis
Aula 3. Distribuições estatísticas
Aula 4. Inferência e Raciocínio Médico
Aula 5. Teste z
Aula 6. Teste t
Aula 7. Análise de Variância
Aula 9. Correlação e regressão
Aula 10. Qui Quadrado
Aula 11. Teorema de Bayes em Medicina: definição e aplicações
Aula 12. Matemática das Populações
Aula 13. Herança: Introdução à Genética Quantitativa
Aula 14.Teoria da Evolução Darwiniana em Medicina

TIPO, ISSO VAI SER UM SACO AHAHAHHA só tô vendo.. ai Deus do céu! Nem quero falar muito sobre isso auhauha

Bases Fisiológicas da Clínica Médica

Objetivos
Concebido como ponte entre o ensino de Fisiologia e os de Propedêutica e Patologia Clínica, o propósito é o de ocupar o vazio existente entre o território básico de estudo do funcionamento de órgãos e sistemas e o universo aplicado dos exames clínico-laboratoriais e de sua interpretação diagnóstica. Ao fim do curso básico, o estudante de Medicina encontra dificuldade em aplicar aqueles conhecimentos ao raciocínio clínico. Já o ensino da Propedêutica e da Patologia freqüentemente salta etapas teóricas e deste modo divorcia-se da base fisiológica, deixando ao aluno um vácuo de compreensão. Freqüentemente, esta dificuldade leva a uma visão esquemática da prática clínica. Esta disciplina busca reparar esse divórcio, partindo da premissa de que a compreensão sólida dos mecanismos de desarranjo de órgãos e sistemas é fundamental à análise racional do organismo doente.

AUHUAH ri da parte: OCUPAR O VAZIO EXISTENTE ENTRE O TERRITÓRIO BÁSICO DE ESTUDO BLA BLA BLA

SIM, é muito vazio, porque não sei quase nada de Fisiologia.

E curti também o DEIXANDO AO ALUNO UM VÁCUO DE COMPREENSÃO!!! AUHAHU tipo, isso descreve tudo o que eu passei até hoje auhauha parabéns pra quem escreveu este texto AUHAH

Bom, não sei o que pensar sobre esta matéria.. mas acho que vou ter que tirar a poeira do Boron, e lê-lo do início ao fim.. finalmente AUHHA espero que Deus me dê forças para eu conseguir.

E eu vou ter aula com o Zatz :O O cara do livro de Fisiorenal que eu devo ter citado aqui já, que me salvou das garras da Margarida -uu auhauhha

Deficiência e Incapacidade: Avaliação Funcional em Reabilitação

Objetivos
Identificar e avaliar as determinantes que interferem na funcionalidade da pessoa com deficiência, considerando-se a interface com os diferentes órgãos e sistemas do corpo humano.

Olha só! Um replay da optativa de Fisiatria que eu fiz semestre passado auhauha

Espero que seja legal! 🙂 E ouvi dizer que as aulas são no ICESP! :O Estou pagando pra ver!

Bom, eu acho que é isso! As optativas eu não listei porque ainda não sei qual farei hahaha

Espero que esse semestre seja bom *-* e dê tudo certo! Desejem-me sorte por favor! 😦 hahaha

E até mais, que comece o quarto semestre! 😀

Objetivos Incentivar o desenvolvimento da técnica de retirada de história clínica baseada no raciocinio hipotético-dedutivo. Ensinar e discutir o esquema fisiopatológico dos sinais e sintomas mais comuns na prática clínica. Ensinar aos alunos como abordar os pacientes levando em consideração aspectos epidemiológicos como exemplo a prevalencia de doenças quanto a idade, sexo, raça, etc.Ensinar as principais sindromes em clínica médica, na forma de seminários a serem discutidos com os professores de aula prática.
Anúncios

12 comentários sobre “Quarto Semestre, re-recomeço

  1. QUE CHIQUEEEEEEE!
    Você já começando o clínico! E antes de mim, que obviamente to morrendo de inveja e todo o resto que você sabe uhauhauha o bom é que você vai me dar todas as dicas! 😉
    Boa sorte, Deco!
    -hug

  2. Primeiramente… BOA SORTE! 😀

    Segundo… vc foi pra Europa e nem me visitou -q brinks! eu já tinha voltado até HAUHAUH

    Terceiro… UAUU! Até eu fiquei com vontade de ter Propedêutica! acho que vai ser a aula mais legal de todas! (espero que não aconteça como as outras do semestre passado que vc elogiou e depois só reclamou HUAHUAH)

    Quarto… eu ri também com a descrição dos objetivos de Fisiologia! HAUHAHAUH Concebido como ponte bla bla -uu (concebido pelo poder do espírito santo -q HUAHAUH)e boa sorte na leitura do Livro!!

    Quinto… (não aguento mais numerar huhahua) vc terá aula com O Zatz agora! -uu quem é O Zatz? parente da Mayana? -uuuu

    Sexto… fiquei com medo dos Métodos Quantitativos em Medicina :/ hauhuau vc até pulou!

    Sétimo… Radiologia também deve ser interessante! -4hum

    Oitavo… (ffff chega de numerar, kaks) vc passou pra fase clínica! que bonito isso! pelo que eu entendi… -hum, to certa?

    -Nono e último… mesmo suas férias sendo curtíssimas deu pra aproveitar! deu pra dormir! deu pra gente se rever (e muito eu diria… a gente nunca saiu tanto quanto essas férias! espero que continue assim! pq foi muito bom! *-*) enfim, bom retorno às aulas e que tudo corra bem nesse próximo semestre!! -vencer

    Amo vc!

    Beeijos da Kaksnilda! (huahauha)

    • UASHHUADS aaah, metida! Só falou que eu fui pra europa pra falar que VOCÊ ESTEVE NA EUROPA POR MESES AUHUAH

      Ah, obrigado pelo comentário -hug 🙂

      Tb amo! 😀
      Bjs

  3. Oiee, o contato com os pacientes está chegando! Vestibulanda de medicina ansiosa, desculpa. ;p
    Queria saber sobre o modo PBL de ensino, se vc conhece ou sabe de alguém que estuda com esse formato. Vi elogios mas também muitas críticas, sabe me informar?

    beeijos

    • auhuaha finalmente! 🙂

      Bom, conheço umas pessoas na UEL, e na Famema também! Todo mundo que está lá gosta, mas diz que é um pouco difícil de se adaptar!
      Não sei mto sobre esse método 😦
      Mas no fim o tradicional é um PBL com aulas.. auhauha você tem que se virar do mesmo jeito auhauha

      Beijos 🙂

  4. Finalmente to vindo aqui comentar nesse post! XD

    Nossa suas matérias cada vez me dão mais medo! e suas fotos pra apresentá-las mais ainda! haushaushaushau mas tudo bem!

    Espero, como sempre, que você tenha um ótimo semestre! e cada vez aproveite mais e mais a faculdade!

    Ps: a Karen só colocou tudo aquilo pra provar que leu! haushaushau eu espero que vc acredite que eu li mesmo nao tendo flado de cada coisa! haushaushau

    Você vai começar o clínico jaaa!! que show!
    parece que foi ontem que estava passando ai pra te dar um abraço que você tinha passadooo na facul =00

    Bom éé issoo!!!

    Aproveiteeeeee cada vez mais Décoo!!

    Abraçããoooooo XD

  5. eeehhh \o/.. agora a medicina de verdade vai começar…
    hshashashsah, brinks…
    mas e as atualizações kd?.. tá tão chato assim ai? 😡

  6. Oi Déco (olha a intimidade hahahahhaa)

    Vi seu blog na comu VDM..ai comecei a ler..e a ler…ler…enfim, em uma semana eu li tudo hahahahaha! E adorei é mto divertido.
    Eu já fiz farmácia (não sei pq estou comentando isso rs)e concordo como a anatomia é chata e a minha foi só um semestre, mas eu odiava! Mas amava fisiologia…amo na verdade.
    Bom é isso rs
    Vou te seguir no Twitter…se vc me autorizar lá hahaha

    E boa sorte nesse novo semestre!

    Bjs

    • Ahhh, obrigado! 😀

      Fisiologia é chato quando você não entende uahauha mas depois que entende fica legal!

      Te aceitei no twitter já! 🙂

      Beijos e obrigado pelo comentário!

  7. Propedêutica, um quase trava língua xD
    acho bemn legal essa relação entre paciente e médico, às vezes com uma boa conversa descobre-se mais do indivíduo com exames. O ruim quando o paciente sente dificuldade em se expressar ou acha que está com tal doença =/
    Diagnosticar doenças em bebês deve ser bem difícil tb, tadinhos =/
    Boa sorte nesse semestre =D

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s