Um terço: segunda etapa completada

Mudança de endereço: pessoas, mudei o endereço do blog! A partir de agora será: https://registromedico.wordpress.com. Todo o conteúdo desse aqui está lá também! Em breve esse será desativado!



Pois é. Outro ano acabou! E como diz minha família, todo santo dia: “nossa, parece que foi ontem que você entrou na faculdade, não é?” E bom, o que eu posso dizer é que parece que foi ontem mesmo.

Só que ao mesmo tempo, vivi tanto, aprendi muito e vi cada coisa, que parece que estou na faculdade faz uns 15 anos. Só que só estou aqui há 2. Só! E se o primeiro ano que estive aqui foi de descobertas, esse segundo ano foi de afirmação de tudo que vi um ano atrás. Sim, vi que muita coisa que achava errado é realmente errado, e que a faculdade e as pessoas nela não são aquilo que se mostram fora das grossas paredes de 80 anos! Mas vi também que existe muita coisa boa lá que ninguém dá muita bola, e afirmei minhas amizades depois de um ano turbulento.

É… no começo desse ano eu ouvi dizer que o Segundo Ano era um divisor de águas em questão de amizades e convivência. Percebi que isso é verdade, até certo ponto! Mas vamos continuar nesse longo post para ver se eu consigo escrever aqui tudo que eu esperei o ano inteiro para dizer!

Tinha pensado em fazer um post emocionante, como o do ano passado, mas acho que não vou conseguir dessa vez! Não porque meu ano tenha sido emocionante, mas é que é difícil escrever aqui tudo que senti nesse sgundo ano do resto da minha vida.

O que posso dizer é que o ano começou bem! Primeiros dias de aula foram excelentes, reencontrar as pessoas, rever amigos e voltar para aqueles corredores daquele prédio meio amarelado que eu já chamo de Casa! Mas alguns dias depois por questões alheias à faculdade, o ano ficou difícil, bastante complicado.

Foram nesses dias duros que percebi então a responsabilidade de fazer medicina, o papel que eu tenho como futuro médico na minha vida não só na faculdade, mas, principalmente, fora dela também! Vi que as pessoas vão procurar por você quando precisam, e quando não precisam você acabará se sentindo responsável por elas, ainda mais quando estas pessoas forem próximas a você!

Bom, posso dizer que foi um começo de ano difícil mesmo, mas como tudo na vida, passou!

Revendo os posts antigos aqui no blog, achei esse vídeo, que pra mim foi bastante importante nesse ano!

Nem precisa dizer muito sobre o vídeo, mas é bom pra gente parar de reclamar um pouco da vida!

Mas enfim! Esse ano eu ouvi cada coisa! Aprendi muito sobre relação médico x paciente… mas aprendi vendo exemplos ruins! Dizem que é melhor assim né… vendo o errado que se aprende como fazer certo! E o que ouvi esse ano foram frases célebres como essas:

Além de operar o paciente, tenho que cuidar de doente!

E também:

Vocês estão na fase em que vocês não são médicos, mas não são leigos como todos os outros. Mas vocês só estão abaixo dos médicos porque vocês ainda têm dó dos pacientes

Bom, nem tem o que comentar disso… é um absurdo! Dois anos na medicina e não penso assim… espero que continue não pensando dessa maneira, porque pelamor de Deus né!

Mas li coisas interessantes esse ano as quais acho que devem ser postadas aqui:

Médicos e estudantes de medicina tem essa mania de achar que não podem se comover, que não podem sentir nojo, que não podem ser humanos e que devem, obrigatoriamente, sofrer uma petrificação do coração durante o curso. E eu concordo em partes. Talvez seja mais fácil se tornar alheio, ou pelo menos se acostumar com esse tipo de situação, porque assim a gente se protege e sofre menos.

[…]

Só sei que meus olhos encheram de lágrima, assim como os do meu amigo que estava ali junto. Não sei se todas essas coisas passaram pela cabeça dele, mas foram alguns poucos minutos que transformaram tudo aquilo numa realidade maior. Sabe quando você sente o peso da responsabilidade? Não é coisa que você vê na tv, o paciente não é de mentira e ele ta na sua frente pedindo ajuda.

Esse trecho foi retirado do blog da minha amiga Bruna, de um post sobre o dia que ela foi no setor de oncologia do hospital da faculdade dela! Esse post resumiu todo o conflito que eu tive no começo do ano, mas que agora tá resolvido, eu acho.

Existem médicos bons e médicos ruins, assim como em qualquer outra profissão no mundo. E cabe a nós, desde cedo, nos decidirmos qual caminho nós seguiremos. Eu já escolhi o meu 🙂

Relendo os posts antigos daqui.. eu vejo que minha vida era meio despreocupada antigamente, eu escrevia sobre minha rotina de forma tediosa e banal. Não sei porque fiz isso. Minha vida não tá sendo nada tediosa. Cada dia é uma descoberta nova, e cada semana que passa tenho mais e mais coisas para fazer, milhares de preocupações e responsabilidades e, surpreendentemente, tenho que estudar também!

Mas enfim, vamos à retrospectiva porque eu cansei desse clima de ano ruim ahuahuha (percebam minha bipolaridade.. isso que dá ficar escrevendo o post em vários dias diferentes)

Fevereiro começou com alegrias, calouros chegando, semana de recepção e matérias novas! 😀

Foi um mês de diversão, risadas e festa. Toquei bastante na bateria, e sinto saudades 😦

Conheci grandes amigos também 🙂

Tive aula com celebridades como Mayana Zatz e Margarida Aires, e descobri que a fama não faz a cama! KKK (acho que o ditado certo é Beleza não põe a mesa kkk)

E ai começa março, e as provas, que foram meu carma esse ano! E tirei meu primeiro 0 na vida! Tudo bem que não era uma prova prova! ahuauha era uma provinha de fim de aula! Mas ficou guardado na memória!

E também tive meu primeiro plantão 🙂 Foi da Liga de Neurocirurgia, e eu fiz com meu amigo Gabs! Prevejo que foi o primeiro de muitos outros plantões que faremos ainda!

Abril foi o mês de aventuras! Comecei a beber oficialmente, culpa dos meus amigos desvirtuadores auhahua, e vi minhas primeiras cirurgias! Vi um cérebro………. é interessante! Percebi que precisaria de um crocs pra sobreviver nesses dias de hospital ahahha e também foi a primeira vez que fui em um Congresso de gente grande!

Em maio foi o mês louco. Passei o mês indo atrás de coisas pro CPEM, tive prova de FisioRenal, a mais difícil de minha vida..

E passei a minha primeira noite acordado estudando! :OO Ééé, estudei genética a noite toda! E foi engraçado, pois não estava sozinho! Tinha muita gente estudando, e de lá saíram várias frases do meu amigo Dolfo, que reproduzirei porque foi imperdível:

eu acho q a distrofina de huntington é uma microdeleção da holoprosencefalia deletéria da trissomia do cromossomo 53, que envolve aquele famoso conceito de expressividade variável muito presente em doenças pleiotrópicas em que há um aumento da translocação robertsoniana no RNAi da fibrose cística

A síndrome Velocadial de Duchenne consiste em uma inversão sem sentido da translocação robertsoniana em cruz, o que lógicamente explica a tradução de proteínas com argininas voadoras mutantes que destróem canais CFTR, o que determina a aparição de quadros como a ciclopia

Assim, nós, pobres genes estamos imprintados em nossas proprias casas, metilados num mar de ignorância e, por fim, acorrentados por nosso próprio genoma

A vida é um conceito machadiano… uma translocação robertsoniana.. corta o que não é essencial e une as duas pontas da vida

As duas últimas são as melhores UAHHUA E enfim, depois da prova, começou o CPEM! E foi muito bom *-* conheci grandes amigos da UEL que conversa até hoje, e inclusive encontrei no COBEM!

Em Junho aconteceram fatos incríveis! Fui no Interusp e foi ANIMAL! Ganhamos da Poli, e bom.. competição é competição né. E nesse mês formou-se oficialmente o nosso grupinho-máfia ou seja lá o que dizem que somos, o Porcadinha 😀

Bom, e ai o semestre acabou! E com ele a Cidade Universitária! Pois é… passou voando esse um ano e meio de Básico! Foi um semestre conturbado, mas serviu pra aproximar mais todo mundo no futuro 🙂

Última foto do Semestre, na CU 🙂

E logo mais em julho começou o segundo semestre, que pra mim foi um dos melhores de todos! 🙂

No fim de julho e agosto foi a volta às aulas! E mais do que isso, foi o começo do clínico, aulas só na Faculdade e mais visitas ao hospital! Mas tivemos aulas terríveis, como Estatística, que foi TENSO. E ai, no plantão da neurocirurgia presenciei as primeiras mortes. Cedo ou tarde ia acontecer! (https://deco97.wordpress.com/2010/08/18/fim-do-contrato/).  E nesse mês ganhei meu estetoscópio do meu pai! 🙂

E em setembro saiu a minha bolsa de iniciação científica! 😀 Minha vida mudou, agora sou rico e feliz kkk nao. Mas ganho um dinheirinho agora e sou feliz com meu projeto com as células-tronco! Comecei a cultivar células, e foi bem legal! Trocar meio, tripsinizar, ver no microscópio e LAVAR AS MÃOS! hahaha Agora tenho um TOC induzido pela minha orientadora de lavar as mãos! E nesse mês descobri outros segredos da faculdade 🙂

Outubro, ao contrário de agosto, vi um nascimento! 🙂 vi ali do cantinho, pelo vidro.. mas vi uma criança nascendo! Vi também a UTI Infantil do Incor.. e ;__; quero voltar lá! E então começou o COMU, meu primeiro COMU como diretor, e foi MUITO engraçado! A Secretária Sheila lá marcando presença, e comendo muita bolinha de queijo!

Em novembro eu já estava bem estressado e cansado! 😦 Começaram as provas de fim de ano! Mas teve a Cervejada do Sexto Ano, que foi animal, foi legal ficar no bar com a galera servindo o povo insaciável por cerveja ahahaha. E bom, a prova de propedêutica foi traumatizante auhahua

E ai Dezembro chegou, e provas, provas e provas! E acabou! Passou muito rápido! 😦 E agora estou no terceiro ano…e parece que foi ontem que tudo começou! Mas é bom o passar do tempo, porque a gente vai conhecendo as pessoas e vai fortalecendo a amizade! 🙂

Bom, 2010 foi um ano de superação 🙂

Que 2011 seja um ano melhor ainda! Que venha o Terceiro Ano!

18 comentários sobre “Um terço: segunda etapa completada

  1. deco, deco!
    feliz fim de 2010 pra você, que em 2011 você possa aprender muitas coisas mais e que cada dia se encaminhe para ser um médico melhor! e tenho certeza que está fazendo isso [melhorando] desde o primeiro dia!
    espero que em 2011 eu também tenha umas histórias mais emocionantes que as de cursinho pra te contar, amigo!
    tô torcendo pra 2011 ser um ano foda pra todo mundo, e vai ser.
    feliz terceiro ano, Deco! e acima de faculdade, FELIZ 2011 : DDDDD

  2. Bota superação nisso. Feliz 2011 Déco 🙂 saudades das bebedeiras e de correr atrás dos bêbados nas festas ^ .~

  3. ah que legal o post, muito emocionate =)
    nota-se pelos post como vc amadureceu
    parabens pelas conquistas e feliz 2011!!!

  4. Ounnn que orgulho!
    E que lindo você citar o meu texto. HAUHAUH. Acho que aquele foi um dos únicos textos sérios que fiz na vida.

    E sim, você cresceu muito nesse ano. Passamos por muitos perrengues ahiuahsa stress, locuras kkk mas estamos vivos e olha só, mais um ano comecou. Meu deus. Outro ano comecou!!!!!!!!!! meu deus! é janeiro!!!!!!!!

    FFFFFFFFUUUUUUUUUUUUU-

    Gente.

  5. Aff, pq eu apertei publicar comentario?

    HUAHUAHAUHAUHA
    Ta, enfim, fico feliz que a gente tenha continuado com muito contato esse ano ❤ e que você esteja crescendo cada vez mais e com principios tao legais =)!!

    Sério, você sabe que vai ser um excelente médico ne ;)?
    ahahuah

    beijo deco!
    E Feliz 2011 =)

  6. :’) adoro seus posts
    chorei feito criança com o vídeo
    to feliz pelas suas escolhas, pelo seu amadurecimento (apesar das poucas conversas) e torço mto pra que as coisas continuem bem, que o terceiro ano seja maravilhoso… bem, que tudo de bom aconteça
    beijo querido ^^

  7. Que post sensacional, Déco 😀
    Acho que o primeiro zero deve ser traumatizante shausahusah
    E é ão legal ver vc fazendo essa retrospectiva e quem lê o blog ver acompanhou quase que de perto seu segundo ano de med *-*
    2010 foi bom e esse ano vai ser ainda melhor (e ainda mais corrido shausahuhsasua).
    Abração 😀

  8. Um feliz ano ano (civil e lectivo)… Muito estranho tu agora estares a entrar no terceiro ano e eu já estar quase a fazer os exames do 1º semestre desse ano. Os hemisférios têm destas coisas não é?

    Acho que no Brasil voces têm mais actividade, mais clínica do que aqui. Apesar de ser Coimbra e todos quererem vir cá, nem que seja só para visitar, lamento não termos cadáveres nem órgãos verdadeiros para estudar (no tempo da minha anatomia), por exemplo…

    Beijos,
    tudo de bom
    Dá noticias.
    Juliana: a amiga do outro lado do atlantico (brutal dizer isto)

  9. Poooo legal demais teu blog! Legal ver o q alguém acabou de passar o q eu vo passar esse ano! Só q eu faço médis na ufmt e aqui é pbl! (simmm teu blog chegou ao mato!!)
    Mesmo assim alguns problemas e questionamentos, como estudante de medicina e da faculdade mesmo, são bem parecidos!

    Problemas com anatomia, se a tua faculdade n tiver, ligue já e adquira gratuitamente!!!! kkkkk pois eh -.-
    q faculdade n tem suas caixas d’agua com uns pedaços de gente lá dentro?? (aqui agente n usa balde pra guarda coração e afins, usamos aquário! kkk)

    Então, li todos os posts! TODOS, desde março de 2009! N so doido psicopata nem algo do tipo, era mais pra ver como q foi o ano q eu passei e o q eu vo passar aqui e comparar com aí!
    Axei muito legal as ligas, coisa q aqui nem é mto desenvolvido, até os propósitos delas são meio diferentes….. eu e uns amigos meus sofremos pra fundar a liga de genética médica aqui! by the way minha professora de genética se formou ai em biologia, além do meu professor novo de anatomia (Y)

    Toda vez q vc fala em tutoria eu jah gelo aqui, n guento mais essa palavra!….pbl vive a base de tutoria e se vire pra estudar!

    *n gosto da flôr aires só por tentar ler alguns capítulos do livro de fisio dela, aula então kkk!

    Lendo teu blog percebi q aqui ainda tem muita coisa pra melhorar e q pode ser criado ainda! Pode ser pq a FCM daqui tem 30 anos comparado ao sei lah qtos muitos anos daí, hmmm, mais agora já da pra ir injetando algumas idéias novas pra facul daqui e que deram certo e funcionam aí! *inveja do CA dai q eh um andar todo e aqui eh menor q uma sala de aula!

    Enfim, parabéns pelo blog, continue escrevendo, mesmo q de vez em quando, pq o q vc pode ter pensado inicialmente q seria só um monte de lembranças pra vc ler pode estar ajudando mais pessoas do que você imagina!

    kkk tem limite de letras pro comentário? vo fica puto demais de soh uma parte aparecer…. cheers pro ctrl+C o/o/o/o/o/

    • UHAAUH foi todo o texto 🙂
      Ah, valeu cara!
      Conheço um pouco de PBL e posso dizer: vocês são loucos UHAUHA
      Tem que ter mta disciplina pra fazer pbl, por isso eu acho que eu nunca daria certo nesse método, já que eu sempre deixo tudo pra última hora auhauha

      Enfim, valeu pelo comentário! 🙂
      Fico feliz de saber que tem gente de longe lendo o que eu escrevo, e o melhor, que consegue achar coisas boas no meio dessa bagunça toda daqui! :))
      Enfim, vamos manter contato então auhauh não tem melhor pessoa pra desabafar sobre a faculdade do que outra pessoa que faça faculdade de medicina também! ahahha

      Abraços

  10. É interessante ler isso, porque foi uma retrospectiva pra mim também…

    Tive uma epifania retrospectiva 2011 passando em frente ao InRad e indo pro Palheta (q) esses dias quando fui pra reunião da COIN…
    Um ano não é apenas um ano, porque passamos tanto tempo convivendo com as mesmas pessoas, que parece que as conhecemos há mais tempo. A faculdade não é apenas a faculdade, é muito mais que isso. Muda a vida de alguém, forma, deforma, reforma. Novas experiências, amigos como nunca, algumas frustrações, aulas chatas e sono, perambular pelas ruas do entorno. Conviver cada vez menos com a família, ficar fascinado com a generosidade de pessoas simples e com o “fazer parte” de momentos importantes na vida dos pacientes. Escolhas, sempre “entre a oportunidade e o risco”.

    Tanta coisa, em um único ano! Tinha me esquecido de como gosto de lá.

  11. cara, seu Blog me dá animo para continuar tentando o vestibular e passar em medicina,vlw mesmo.
    ah! e qual é o nome das musicas do post? ja tentei achar pela letra mas n consegui :C
    abrçs.

    • Oii 😀 obrigado!

      Então, as músicas são:
      Dashboard Confessional – Belle of the Boulevard
      Gym Class Heroes – Live a Little
      Tyler Beach Project – Waiting

      :DD

  12. Deco, foi a primeira vez que acessei seu Blog e já posso me confessar que serei um leitora fiel!
    Parabéns pelo blog.

    Letícia

Deixe um comentário

