Terceiro Ano

Mudança de endereço: pessoas, mudei o endereço do blog! A partir de agora será: https://registromedico.wordpress.com. Todo o conteúdo desse aqui está lá também! Em breve esse será desativado!


Oooooe! Voltei porque mais uma vez as férias passsaram rápido e mais uma semestre de aulas irá começar! O bom é que posso dizer oficialmente que o Ciclo Básico acabou de vez! 😀

Então, vamos dizer olá para o Ciclo Clínico e ver o que nos aguarda nessa nova aventura, a qual irei narrar precisamente todos os fatos interessantes que acontecerem! (espero que aconteçam muitos fatos interessantes hauahah)

Esse semestre terei matérias diferentes, e algumas iguais e parecidas com o semestre passado! Então, como de costume, irei fazer uma análise do que me espera, para então no final do semestre poder comparar as minhas expectativas com a realidade que terei vivido! (já aviso de antemão que é sempre bem frustrante isso ahuahuaha afinal sempre esperamos o melhor)

Mas antes disso, vou contar um pouco mais das minhas férias que foram SENSACIONAIS!  Fui pro Paraná, encontrar meus queridos e virtuais amigos, não mais virtuais e amigos em Cascavel e aproveitei e passei uns dias nas terras do meu afilhado paranaense (paranaeu paranaue paraná -q). Foi muito legal 🙂

Roubei do álbum da Bruna

Conheci o Paraguai keekkkeke as Cataratas do Iguaçu (mto rox lá, recomendo) e conheci fazendas de soja, tratores, colheitadeiras, bois, porcos lol etc enfim, foi muito bom ;__; obrigado a todos os envolvidos!

ENFIM voltando ao assunto das aulas, vou ser bem breve porque cansei de posts longos kekeke

Farmacologia

Objetivos Para cada um dos tópicas abaixo mencionados o objetivo será fornecer conhecimentos sobre: Súmula fisiopatológica; Mecanismo de ação de fármacos; Principais compostos, Interações com outros fármacos, Vias, doses e esquemas de administração e /ou de reposição, Efeitos colaterais, tóxicos e contra-indicações.

Iee, vou aprender a medicar, saber todos os remédios de cor e entender todas as interações medicamentosas!

KKKKKK claro que não né!

Já tô prevendo como serão essas aulas………. várias vias e ciclos e blá blá blá receptores isso, transudtores daquilo, etc etc! 😦

Sofro em pensar.. mas vamos sonhar que essa matéria vai ser legal! :DD Quem sabe eu aprenda algumas coisas interessantes, tipo a cura do câncer KEKEKE parei de zuação com farmacologia.

Propedêutica Cirúrgica
Objetivos ok.

OK né! Já expliquei isso no post do ano passado que eu tiro esses objetivos do site da universidade.. e os professores responsáveis pelas matérias que escrevem para informar os alunos mais sobre a matéria! Como vocês podem perceber, há muita informação por ai né KEKEKE OK!

Bom, propedêutica cirúrgica vai ser meio que uma introdução à cirurgia -uu espero que seja legal! 🙂

Técnica Cirúrgica e Cirurgia Experimental

Objetivos
A Disciplina MCG 0303 , Técnica Cirúrgica , oferecida aos alunos de 3 º ano do Currículo Nuclear da FMUSP , não utilizará cães como animal de treinamento prático . Em seu lugar os alunos contarão com modelos plásticos , suínos e coelhos para a realização dos exercícios cirúrgicos e treinamento de habilidades. A estrutura do Curso , que tem 12 semanas , foi dividida em 3 módulos : 1. Iniciação , período em que o aluno é apresentado aos principais procedimentos cirúrgicos e manobras operatórias . Juntamente com seu professor , aprende a se paramentar , identifica a posição de cada elemento da equipe cirúrgica , assim como sua função , e incorpora a importância do trabalho em grupo . Adquire neste módulo os conceitos de assepsia e anti-sepsia e manobras cirúrgicas fundamentais. 2. Modelagem , módulo no qual as equipes cirúrgicas , sempre com a supervisão de um professor , iniciam seu treinamento prático , baseado em conceitos teóricos obtidos no decorrer do próprio curso. Neste bloco as equipes aprenderão e praticarão os procedimentos cirúrgicos de suporte à vida , acesso vascular , bases técnicas das cirurgias da pele , rins e vias urinárias e aparelho digestivo. 3. Aperfeiçoamento , fase em que conceitos e treinamento prático avançado serão introduzidos , como bases da cirurgia ortopédica , cirurgia torácica , cardíaca e gastrointestinal. Todas as aulas de todos os módulos contarão com uma aula expositiva , que introduzirá o tema do dia , seguida por vídeo orientador da aula prática , procedimento prático propriamente dito , sob a supervisão direta de um professor , em grupos de 6 alunos ( duas equipes operatórias ) por docente , e finalmente um fechamento das atividades do dia , em anfiteatro , com todo o grupo , quando dúvidas poderão ser sanadas , assim como outros aspectos poderão ser abordados, inclusive os afetivos.14hs às 14h50 Aula expositiva em anfiteatro e vídeo orientador.
14h50 às 17 hs Aula prática
17hs às 17h30 Fechamento


Bom, esse professor responsável por essa matéria é bem claro né AHUAHU eu nem li tudo, mas pelo que eu ouvi dizer, nós cortamos os porcos e os coelhos (greenpeace, wwf, etc etc todos sofrem). Coloquei a foto ao lado para todos sofrerem também kkkk

Lembro de um episódio de Grey’s Anatomy em que um cara leva uns porcos lá pros carinhas treinarem cirurgia.. E TIPO, eles acharam TENSO isso.. e poxa vida aqui a gente tem no terceiro ano KKKK somos avançados ao nao???

É este episódio uahuaha a revolta é por causa do uso dos porcos lá e tal! ENFIM, acho que vai ser legal issai! :))))

Topografia Estrutural Humana

Objetivos
Propiciar conhecimentos das estruturas anatômicas e suas sintopias para consolidar as bases cirúrgicas e semiológicas.

Ah, eu acho que isso ai é anatomia topográfica DENOVO!!!!! Mas tudo bem, tenho que realmente consolidar meus conhecimentos em anatomia PQ DO JEITO Q DÁ NAO DÁ AHAHA sério, anatomia é meu carma, sofro pra decorar as coisas e fico triste porque não retenho nada do que eu estudo kekeke mas tudo bem, no fim tudo dá certo como diz um amigo *NERD Q TIRA 10 EM TUDO* meu kkk

Propedêutica Clínica II

Objetivos
Incentivar o desenvolvimento da técnica de retirada de história clínica baseada no raciocinio hipotético-dedutivo. Ensinar e discutir o esquema fisiopatológico dos sinais e sintomas mais comuns na prática clínica. Ensinar aos alunos como abordar os pacientes levando em consideração aspectos epidemiológicos como exemplo a prevalencia de doenças quanto a idade, sexo, raça, etc.Ensinar as principais sindromes em clínica médica, na forma de seminários a serem discutidos com os professores de aula prática.

Tudo que é bom dura pouco, mas o que é muito bom tem parte II [??]. Propedêutica foi uma das matérias mais legais que tive até agora e agora terei parte 2, a continuação -uu

Só que dessa vez, eu terei aulas no HU (eu tive aulas no HC no semestre passado), que é na Cidade Universitária.. então lá vou eu para lá de novo! (ah, não sei se todos sabem, mas aqui nós temos o HC, que é o complexo hospitalar anexo à Faculdade de Medicina, e temos também o HU, que é na Cidade Universitária, mas mantém relações bem próximas com o HC e a Faculdade, tanto que passamos metade do nosso ciclo clínico lá! 🙂 e é bem legal! É grande e tal, mas não tanto quanto o HC).

O chato é qu emeu grupo mudou 😦 agora terei aula com outras pessoas… e ai vamos ver se vai ser legal! Espero que sim ;(

Dermatologia

Objetivos
O objetivo principal é capacitar o aluno, através de aulas teóricas e práticas, para o receonhecimentp da semiologia dermatológica e dos principais recursos diagnósticos utilizados nas doenças cutâneas.

Uuuu, vamos ver essa especialidade que dá tanta satisfação dinheiro nos dias de hoje KKK vamos aprender sobre lifting e cremes anti-rugas! LOL não

Já tô vendo aulas sobre hanseníase, doenças sexualmente transmissíveis, condilomas, pés de maracujá (KKKK procurem no google, ou não)

O bom é que eu ganhei o livro de Dermato do Sampaio na liga da sífilis dois anos atrás, e devo ter escrito aqui que um dia ele seria útil….. quem sabe agora né :)))) ou eu vou ler só cadernos?? VOCE DECIDE [q]

Propedêutica da Criança Normal e Enferma

Objetivos
Considera-se que ao final da Disciplina, o aluno deverá estar apto a: Área Cognitiva: Descrever as principais etapas e as características básicas da anamnese pediátrica;· Descrever as principais etapas e as características do exame físico em pediatria ;·Descrever as principais características do exame físico do RN normal;·Descrever os principais sinais e sintomas relacionados às afecções dos diferentes órgãos, sistemas e aparelhos, bem como suas peculiaridades na criança;·Descrever os principais métodos de avaliação de idade gestacional;·Identificar os sinais e sintomas de perigo nas doenças prevalentes da infância;·Entender a importância da anamnese na pediatria. Área Psicomotora: Coletar e registrar de forma sistemática e organizada os principais dados inerentes à observação clínica pediátrica;·Realizar o exame físico sistematizado da criança e do recém-nascido. Área Afetiva: Reconhecer a importância do atendimento integral à criança nos aspectos bio-psico-sociais;·Reconhecer a importância do relacionamento médico-criança-família para a prática pediátrica;·Reconhecer a importância dos sinais de risco na abordagem das doenças de maior prevalência na infância;·Reconhecer a importância dos aspectos epidemiológicos e dos princípios fisiopatológicos na avaliação da condição de saúde/doença da criança.

Ahhh, crianças! 🙂

Eu sempre curti bastante pediatria, e me matriculei em algumas optativas pediátricas sem sucesso ahahuhaha mas agora aprenderei de verdade algo mais sobre elas! 😀

Mas claro que prevejo o caos, com crianças doentes, eu pegando sarampo, caxumba etc kekeke zuero, mas sei lá.. sinto que vai ser meio triste.. não sei auhuah em breve voltarei com novidades a respeito.

Propedêutica do Adolescente

Objetivos
Formular o conceito de adolescência e puberdade; conhecer as características do crescimento e desenvolvimento físico e psicossocial do adolescente, assim como suas necessidades nutricionais; conhecer as etapas e particularidades da consulta do adolescente, entrevista e exame físico, assim como os aspectos bioéticos da abordagem do adolescente; construir e analisar curvas de crescimento pôndero-estatural e de velocidade de crescimento de adolescentes normais; e reconhecer a importância do atendimento global do adolescente.

UAHSUDHASUH to rindo da imagem ao lado KKKK

Enfim, não sei o que esperar dessa matéria, mas acho que não vai ser tão interessante assim!

Já tô prevendo inúmeras piadinhas com meu amigo de 18 anos q tá no TERCEIRO ANO DE MEDICINA KKKK revoltante né.. me faz sentir com 21 anos quase (kkk tô velho, ok :()

E essas coisas de biopsicossocialpedagógicofísicomental não me agradam muito.. auhhauha

Epidemiologia II: Estudos Epidemiológicos

Objetivos
A Epidemiologia, uma das disciplinas básicas da Saúde Coletiva, estuda a ocorrência e a distribuição de agravos à saúde nas populações humanas e constitui-se portanto em importante instrumento para o profissional de saúde. Esta disciplina tem por objetivos introduzir ao aluno os conceitos centrais da Epidemiologia e desenvolver habilidades que permitam a interpretação de estudos clínico-epidemiológicos, bem como apresentar algumas aplicações práticas do método epidemiológico. A disciplina se desenvolve em quinze períodos com quatro horas de duração cada, divididos em aulas expositivas e práticas, incluindo análise de artigos científicos. Os docentes trabalham com turmas de, no máximo, 30 alunos. Ao final do curso pretende-se que o aluno esteja capacitado a avaliar criticamente um trabalho científico e compreender o papel desempenhado pelo conhecimento epidemiológico no diagnóstico e intervenção em saúde. Pretende-se que, ao final do curso, o aluno esteja capacitado a: 1) entender e utilizar medidas de ocorrência de doenças e medidas de associação entre doença e exposição; 2) compreender os princípios básicos dos tipos de estudos epidemiológicos mais frequentemente utilizados; 3) interpretar a validade de resultados de estudos e pesquisas clínicas e epidemiológicas, avaliando a possibilidade de erros aleatórios e sistemáticos; 4) entender e saber utilizar dados e critérios epidemiológicos em situações práticas, tais como identificação de agravos à saúde, estratégias adequadas de intervenção, rastreamento (screening), etc.

Nossa, nem li isso ai ahuauaha o interessante é o porquê de ser EPIDEMIOLOGIA DOIS se a gente não teve a UM ainda! Deve ser porque eles consideram medicina preventiva como epidemiologia, e ai dá tudo na mesma…..

MAS, como SEMPRE TEM Q TER um aula CHATA para estragar a grade horária, essa é a aula TENSA do semestre! 😦 O bom é que não é de segunda-feira, e quebrou a tradição de aulas ruins logo na segunda de manhã!

Psicologia Médica

Objetivos
Introdução à Psicologia Médica

Bons objetivos, bem claros e ilustrativos! …..
Nos esforços da Universidade de São Paulo de humanizar o currículo médico kkk foi criada essa matéria ai! Eu, sinceramente, não sei de nada sobre ela, mas deve ser mais uma das que a gente pergunta: WTF pq nao estou dormindo?
AUHHUAh preconceitos a parte, espero que seja no mínimo legal 🙂

Bom, acho que é isso né!

E as novidades não param por ai!
No final de fevereiro terei que entregar o relatório parcial de Iniciação Científica para o CNPq e CLARO Q NAO FIZ NADA AINDA KKK mas a culpa não é minha.. mas enfim, prevejo-me desesperado no fim do mês fazendo tudo essa coisa ai que tive 6 meses para fazer!
Isso quer dizer que continuarei cuidando de minhas células-tronco suicidas, e continuarei assalariada GRAZADEUS
E agora a novidade mais tchan do ano! Virei um garoto crescido e sairei de casa!! Simmm, vou me mudar para perto da faculdade! 😀 😀 😀 Vou dividir apartamento com um amigo meu, e vou aprontar altas confusões que vão deixar os vizinhos de cabelos em pé (LOL). Lembro que qdo era calouro eu ouvi o presidente do CAOC daquela época dizendo na semana de recepção que ia se mudar pra perto da faculdade (ele tava no terceiro ano tb), já que tava ficando difícil morar longe e tal. E bom, eu não achava que teria necessidade disso e tal.. mas me enganei.. é MUITO bom morar perto da faculdade e poder acordar 5 minutos antes de ir pra aula auhauhuah então, agora vou desfrutar de toda a qualidade de vida de morar num bairro nobre da Zona Oeste de São Paulo KKKK *PINHEORS*

É isso ai garotada! Bom retorno de aulas a todos, inclusive a mim ;__; e que esse semestre seja bom para nós todos 😀

Até breve com mais novidadesssss kkk o/

6 comentários sobre “Terceiro Ano

  1. Opa! Boa sorte nesse novo ano aí cara! E continue escrevendo sempre, seu blog é um grande incentivo pra quem quer medicina!

  2. Pra mim, psicologia medica vai ser segunda de manhã, acho
    que o tabu de materias chatas na segunda cedo ainda n foi quebrado
    pra mim. =.[ Até amanhã Decó! Andrey.

  3. Boa sorte nessa nova empreitada (-q) de sua vida kkk

    Estude bastante pq finalmente vc vai ficar medico, aprender alguma coisa de MEDICINA eee

    Soh nao bombar em Farmaco -uu

    abs sdds

    afilhado #3

  4. Que legal =D
    Ah da dó dos coelhos, mas é para uma causa nobre x)
    É legal ler aqui, pq dar uma ideia do curso e tal *_*

  5. Deco morando perto da faculdade: dormirá eternamente.
    Finalmente ciclo clinico! 😀

    Inveja da tecnica cirurgica! hahaha

    e sobre o livro “Aborrecente…” veio a cartela de SPLASHTEEN?! -qq

    brinks decow

    que esse ano seja otimo pra vc
    (e pra mim tambem)
    hahaha

    abraço

Deixar mensagem para Andrey. Cancelar resposta