Turma 99 e Primeiras Semanas

Mudança de endereço: pessoas, mudei o endereço do blog! A partir de agora será: https://registromedico.wordpress.com. Todo o conteúdo desse aqui está lá também! Em breve esse será desativado!


Iee, deixei pra postar essa semana porque lista da fuvest saiu! 🙂 Ou seja, a Turma 99 chegou! Ou seja, meus calouros têm calouros agora. Sou velho ou o quê?
Bom, bem-vindos então calouros Filhos de Arnaldo a essa nova Casa que vos chama [?].
Lembro quando era eu que tava procurando meu nome da lista da fuvest… parece que faz tantos anos, uma outra vida… mas só foram 2 anos atrás! Mas não tem como, eu sou velho já na faculdade, apesar de ter mais velhos lá, o que me consola um pouco ahahaha
E ontem, quinta-feira 10, teve o Happy Hour da Lista 🙂 conheci alguns calouros, e bom, voltei a me sentir velho kkekek mas logo passou! Eles são legais… e continua sendo muito legal vendo a cara deles de felizes, e também sem os preconceitos que a gente vai carregando com o passar dos anos auhuaha é legal essa época porque todo mundo é amigo de todo mundo… mas passa uns meses e isso acaba. LOL

Mas enfim, falando um pouco mais da vida acadêmica do terceiro ano de Medicina, só consigo pensar em como a vida está melhor e como as matérias são mais interessantes!
Não vou ficar falando muito individualmente de cada uma, mas posso contar as impressões que tive, e ai deixo para falar mal de tudo no fim do semestre, como já é tradicional nesse blog (uahuahuha)

Deviam ter deixado a gente assistindo Hércules

O primeiro dia de aula foi legal! Reencontrar a galera é sempre bom! 🙂 E ai ver a cara do pessoal bronzeados e descancando (kekeke eu também estava) com aquela cara de que as férias não deviam ter acabado. É sempre assim, né?
A primeira aula foi de psicomed, e devo dizer que foi peculiar demais hahaha o pessoal das artes e filosofia teria gostado dessa aula, afinal foi sobre mitologia grega!
Como já disse uma vez aqui, posso não aprender os segredos da medicina nessa faculdade, mas com certeza vou ampliar o meu leque de conhecimentos inúteis sobre coisas gerais. Uma delas é sobre os mitos de Asclépio e Chiron… não tem um porquê real de eu ter aprendido sobre isso, apesar de terem dito monte de coisas ao contrário durante a aula. (Para saber mais, leia o Wikipedia kkk assim como eu)
O mais LEGAL *fail* dessa matéria é que temos q REDIGIR um REDAÇÃO kkkkkkkk sim amigos, sofri com redação no vestibular e agora debulho-me em lágrimas fazendo redações de Psicologia Médica. Vejam se eu mereço uma coisa dessas: jovem, 21 anos, faço ligas acadêmicas nos horários livres, projeto do iniciação científica sobre células-tronco, trabalho no DC, faço o kct a 4 de coisas, e os professores acham q A GTE NÃO TEM NADA PRA FAZER KKK e mandam a gente fazer redação, sendo que a utilidade médica disso é ZERO! AHUHUAHUA desabafei, mas não me sinto melhor.
Claro que estou exagerando.. não é tão ruim assim fazer essas redações ahuauha e eu gosto de escrever (KEKEK como vcs podem perceber) e por isso não sofri muito fazendo a redação da última aula, cujo tema era: “Como os mitos de Asclépio e Chiron se relacionam com a medicina atual?” …… devia ter escaneado a redação e publicado aqui, para vocês verem como uma pessoa regride tanto na arte de escrever redações em dois anos sem fazer isso auhauha ficou parecendo redação de ensino fundamental, sem coesão e coerência e com uma pitada de preguiça em fazer uma coisa legal ahuauha
Bom, como nem tudo é psicologia médica nessa vida, tive o (des)prazer de rever os professores de anatomia topográfica numa matéria repaginada, mas que no fundo é anatomia, chamada Topografia Estrutural Humana. Mas por incrível que pareça as aulas foram legais.. foram dois médicos formados aqui, e que trabalham agora no Sírio-Libanês, dar aula lá pra gente. É engraçado isso, já que eles nem são tão velhos assim, e tão lá no Sírio sendo chefes de monte de coisas.

Contrata eu!!!

Será que serei assim? KKK (Deus queira) Na aula prática ficamos de zuação lá com um ultrassom vendo plexos e etc… mas o legal foi que meu nariz se desacostumou com o formol, e eu quase explodi em alergia naquele laboratório de anatomia… e olha que nem corpos tinha lá!
Nos dias seguintes me senti de volta no tempo para as aulas de Patologia. Só que esse ano as Patologias serão por especialidades.. e a primeira, pra não ser diferente de tudo nessa faculdade, foi Pulmonar. As primeiras aulas foram um flashback perverso de Bases Fisiológicas de Pneumologia, com um requinte de histologia e anatomia envolvidos. Posso dizer que sofro, por ser um preguiçoso e não gostar de aulas. Mas no geral foi interessante, e de alto nível essas aulas.
Aliás, até as aulas ruins estão bem melhores que as que eu já tive na vida. Isso é um indicador de aumento de IDH do estudante de medicina do terceiro ano? Espero que sim…
Terça a tarde eis que eu volto para a Cidade Universitária ensolarada e inóspita, já que o PERÍODO LETIVO DA USP só se inicia daqui DUAS semanas. Isso é uma vantagem de ser da Medicina: nós temos muito mais aulas do que os outros cursos, e aproveitamos até o último centavo do dinheiro público kekek
E ai matei a saudades do meu querido Instituto de Ciências Biomédicas com uma deliciosa aula de Farmacologia (quanto mentira junta numa só frase). As aulas de farmaco daqui são bem ruinzinhas, segundo os veteranos. E eu achei ela bem confusa e sem encadeamento lógico. Como está no Estatuto da USP que os alunos de medicina devem ser experts em membranas, receptores e e moléculas membranares, nós tivemos um outro flashback, só que dessa vez mortífero, já que todos morreram na aula de sono, de bioquímica, biologia molecular, biologia celular, fisiologia de membranas etc etc etc etcetcccccccccc e deixo a imaginação de vocês criarem o cenário de sofrimento que eu passei naquele ICB.
Mas como nem tudo é tristeza nesse terceiro ano lindo, quarta de manhã lá vamos nós finalmente para o hospital matar a saudade (agora sim). A matéria é propedêutica cirúrgica, e pude constatar que mesmo não aprendendo nada novo, essas aulas integralmente práticas ensinam muita coisa pra gente! Fomos ver um paciente na Enfermaria do PSC (pronto-socorro cirúrgico), onde ficam os pacientes que estão aguardando para cirurgias. O paciente era um moço meio magrim, que tinha Chagas! Só que o caso dele não era o clássico de coração chagásico.. e sim o esôfago era o órgão acometido. Quando acontece isso, é igual ao coração: o esôfago incha incha incha incha incha e ai vira o que chamamos de Megaesôfago. Tem uma hora que a comida não passa mais, e ai ele disse que passava dias sem comer por causa disso!
E OLHA Q BOM nosso sistema de saúde né Brasil! O cara ia de UBS em UBS, AMAs, etcs, e não FALAVAM nada pro cara! MEUDEUS, tp, por que não trataram o cara? Agora ele tá podraço! 😦
Enfim, é engraçado ver como os cirurgiões atendem paciente uahauhua eles são diferentes dos clínicos, mas bem mais atenciosos que alguns por ai!
Quinta de manhã eu fui para o HU pra minha aula de Propedêutica Clínica! E lá é muito hospital-escola mesmo ahahah daqueles de filmes e tal! (filme dos anos 70 kkeke mas tudo bem). Eu achei bem legal lá, e meu professor é um cara da Turma 88! Ele nem é tão velho que eu, se formou uns 4 anos antes de eu entrar na faculdade! 🙂

Bom, as aulas no HU são iguais que no HC, mas os pacientes são diferentes, já que o HC é um hospital referência em alta complexidade, ou seja, os doentes lá são mais doentes, e com doenças mais HOUSE! Então no HU a gente consegue tirar história melhor (sim, médicos fazem histórias auhahua mas não as normais.. a gente tem que tirar todas as informações importantes do paciente, pra traçar um diagnóstico.. e ai redigimos isso, e é chamado de Anamnese, vulga História), fazer um exame físico melhor também, e etc!

E pra terminar a semana de aulas, sexta de manhã eu tenho Dermatologia! 😀 Eu achei muito legal a primeira aula! Tivemos com o Dr. Rivitti, o Titular de Dermato, e um dos mais fodões do país! 🙂 Ele é bem legal, e dá até vontade de investir na dermatologia futuramente auhahua O bom de Dermatologia é que é tudo muito visível, e mais crível! É mais fácil de ver a coisa e tal… Bom, eu gostei bastante! E hoje tivemos aula prática no ambulatório! É engraçado consulta dermatológica pelo SUS ahhaha ainda mais no HC!

Como esse post já está grande, vou me encerrando! Mas antes, devo dizer que voltei pra Bateria :DDDDD de novo ahuauha

E antes de ir mesmo, devo dizer que tiveram uns calouros que disseram que liam meu blog hahaha e disseram que servia de inspiração e tal! Ah, fico feliz com isso 😥 me emociono até kekeke apesar de eu reclamar demais, viver me queixando das coisas e sofrendo muito kkkkk é bom saber que ajudo os outros de certa forma! 🙂 Mas enfim, espero que todos você, vestibulandos, que lêem meu blog consigam realizar esse sonho de fazer medicina! É a melhor coisa do mundo mesmo 😀 então, muita força ai pra quem tá começando o cursinho, ou recomeçando também! E caso bata o desânimo, venha aqui no meu blog, e escreva pra mim, que eu vou dar mais de 1000 motivos pra não desistir! :]

Bom, vou terminar porque já já tem aula e tá meio corrida a vida aqui!

Posto em breve contando mais sobre a matrícula dos calouros que vai ser na segunda que vem! E da Semana de Recepção, vista sob os olhos de um terceiranista 😦 uhauaha

Até mais! o/

15 comentários sobre “Turma 99 e Primeiras Semanas

  1. Cara! Já faz muito tempo que eu leio seu blog… rsrsr E ler anônimamente… Me parece como um Stalker. Daí, hoje resolvi comentar que seu blog serve mesmo como um incentivo e então, só gostaria de dizer que acho muito interessante o que você escreve e como um ser humano, me admira muito você reclamar das coisas ruins de sua faculdade, acho isso um bom sinal, afinal isto prova que você está envolvido com a faculdade e não alienado a ela.
    Abraços!
    P.S.: Racho direto com certos comentários seus sobre os professores e as matérias da faculdade… rsrrs Muito engraçado

    • Aaah, valeu pelo comentário! :DD
      E obrigado pelas palavras UAHUHAH vou continuar reclamando bastante então auhahu brincadeira

      Abraços

  2. Credo Deco tá com crise de idade heheheh
    pia vc é super novo, deixa disso =D
    é vcs começam antes a estudar mesmo =O
    Legal o HU de vcs =) O da UFSC é menorzinho xD
    Ah teu blog ajuda muitos vestibulandos sim, é muito legal acompanhar a tua joranada desde a entrada na USP =D
    boas aulas aí ^_^

  3. Déco, sempre li seu blog…sim, uma grande inspiração! Agora estou na turma 99, e não consigo acreditar!
    Nos vemos na facul! =D

  4. Oie Deco! Nossaaa, você me ajuda muito meo, sério mesmo, meu sonho é me formar em medicina, no dia que eu passar var ser o dia mais feliz da minha vida, eu vou SALTAR DE ALEGRIAAA *———* Mas sei que só depende de MIM, devo acreditar em Deus primeiramente e em MIM tbm. Olha, eu sou de Manaus e achei teu Bog por acaso, procurando assuntos relacionados a medicina e achei teu Blog, que legal!! Eu venho aqui todos os dias, sério cara!!! to viciada em teu Blog hehe, meu e-mail é: amanda-paulo@hotmail.com 😉 Valew! beeijos =)

  5. Oi Deco,
    Eu já acompanho o seu blog (e o da Talita, que descobri por aqui!) a +- 1 ano. Descobri através do google, pesquisando sobre a FMUSP! =P
    Eu estou sempre torcendo por um novo post (acho que já li todos), porque o que você escreve me motiva muito! Sempre que eu penso em desistir do meu sonho de estudar medicina, leio o seu post sobre a aprovação na Fuvest, compartilho as mesmas emoções e fico tentando imaginar qual será a minha reação quando ler meu nome na lista dos aprovados.
    Se for possível, por favor escreva com mais frequência (eu já tentei pedir para a Talita escrever com mais frequência tb, mas é super complicado comentar alguma coisa no blog dela).
    Eu tenho certeza que a vida de um estudante de medicina é super corrida, mas seus post servem de estímulo. Eu te agradeço muito por isto!!!
    Bjs

    • Oi Layza! :DD
      Ah, que bom que te estimula, fico realmente contente por isso.. dá aquela sensação de utilidade no mundo ahuauha
      Mas enfim, vou tentar postar mais frequentemente. Eu sempre quero postar.. mas é complicado, tá cada vez mais difícil! Mas vou tentar sim!
      Espero que um dia você possa escrever num blog as sensações de ver seu nome numa lista de aprovados 😀 e que esse dia chegue muito em breve!

      Beijos

  6. Parabéns, adoro ler tda essa experiência que com certeza é maravilhosa. Meu grande sonho, minha grande paixão é a medicina. Me sinto frustrada por não ter concretizado esse sonho, mas aínda tenho a esperança viva dentro de mim. Não deixe de portar essas pérolas que tanto me faz bem em ler!

Deixe um comentário

