Tudo o que você sempre quis saber sobre Iniciação Científica…

Mudança de endereço: pessoas, mudei o endereço do blog! A partir de agora será: https://registromedico.wordpress.com. Todo o conteúdo desse aqui está lá também! Em breve esse será desativado!


… e nunca perguntou a ninguém, ou sequer se interessou, ou não tem ninguém pra perguntar, ou nem faz ideia do que é isso.

(Estou respostando esse post do Prontuário Médico porque esses últimos dias estão meio cheios 😦 mas voltarei em breve para contar mais sobre os últimos acontecimentos :D)
ENFIM, oi gente! Voltei depois de alguns dias, porque tá difícil esse terceiro ano! Mentira, tá normal, mas é que parece que a vida não-medicina está querendo competir com a vida medicina na guerra de quem toma mais o meu tempo e me dá mais canseira. MAS ENFIM (falo mtos Enfim’s, como vocês perceberam), vou falar hoje de um tema muito polêmico:

Assuntos polêmicos, mamilos polêmicos, tanto faz, a gente vê por aqui!

INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Bom, não sei se os outros autores deste blog fazem/fizeram iniciação, mas como eu não tenho nada mais interessante pra contar, vou escrever sobre essa odisséia, enganação, aprendizagem e submundo do cientifismo chamada Introdução a Pesquisa Científica.

Em algumas faculdade, existem matérias que tentam incorporar a Pesquisa na grade curricular, como Metodologia Científica, Estatística e etc, mas só com isso não dá pra aprender as belas artes da Pesquisa.

Como vocês perceberam, não sou muito fã de pesquisa ahuuah mas acho interessante e acredito que todo estudante deve fazer, pelo menos um semestre ou mais, um pouco de pesquisa em laboratórios, porque acrescenta bastante coisa na sua vida e no seu lattes kekeke

Aliás, para quem não sabe, Lattes é o Curriculum Vitae dos cientistas, pesquisadores, alunos de ciências e etc! Lá você coloca seus cursos de word, excel e photoshop, e também que é uma pessoa comunicativa e tem espírito de equipe e de liderança. KKKK NÃO NÉ! Vejam um exemplo (e que exemplo) de lattes, da nossa Professora de Genética, Mayana Zatz: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4783424Z0

O lattes é isso, uma página onde você coloca tudo de importante que você fez no meio científico, seus trabalhos e publicações, cursos, congressos, etc etc. Eu tenho o meu KKK que eu fiz pra conseguir minha bolsa, mas não publicarei jamais, já que só tem 10 linhas HUAHUA É também conhecido como orkut dos nerds.

Bom, vamos lá então:

1) INICIAÇÃO CIENTÍFICA NÃO É PESQUISA

Sim, há diferença entre Iniciação Científica e Pesquisa. Embora eu ainda não tenha descoberto qual é. KKK mentira, sei sim. A Iniciação é como um estágio, onde você não aprende só a pesquisar, você aprende a lavar beckers, a guardar erlenmeyers e ter paciência infinita.

Você tem que aprender a ler artigos científicos, saber fazer amostragens, dominar técnicas de contagem e perceber que a vida de cientista é muito chata. Sim, é chata porque tem MUITO trabalho e pouco reconhecimento (a menos que vc ganhe o Nobel, oq não é nada mau), chata porque tem muito detalhe e tem que ter cuidado com tudo. Chata porque um bolsista de pesquisa no exterior ganha em dólares e a gente ganha migalhas do governo federal (mas a FAPESP é mãe e dá muito dinero pros alunos).

Enfim, a pesquisa é uma parte da iniciação, a parte teoricamente legal, quando tem coisas práticas, né? Vai que sua pesquisa é discussão de caso KKK ai você tem que ficar relendo milhares de artigos, fazendo fichamento de prontuário e etc etc..

2) SER BOLSISTA DE INICIAÇÃO NEM É RIQUEZA

Sim, não é tão bom quanto acham que é. No Brasil, nós temos o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, chique né?) que dá as bolsas de Iniciação Científica pra alunos da graduação, MAS É UMA MUQUIRANA e dá 350 reais APENAS. Digo apenas porque a FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), por exemplo, que é estadual, dá quase o dobro dessa quantia ai. Então seu Ministro Mercadante, DÁ UM JEITO NISSO AI FAZFAVOR!! Se você tirar 1 real de cada funcionário do seu ministério já vai dar pra fazer um super aumento, e consequentemente, incentivo à pesquisa no Brasil! THINK ABOUT!!

Enfim, mas como dinheiro é dinheiro, é vantagem sim ser bolsista! Mas vamos calcular comigo: se você for pedir dinheiro no farol, e a cada vez que o farol fecha você ganhar 1 real, tendo em média 1:30min de farol fechado e 1:30min aberto e carga horário de trabalho de 3 horas diárias, você ganhará 60 reais por dia! Em uma semana você já ganhou o que o CNPq dá!

3) VOCÊ NÃO VAI DESCOBRIR A CURA DO CÂNCER NA SUA INICIAÇÃO

Título auto-explicativo. Sinto muito.

Desista, Akrit Jaswal. (google it)

4) VOCÊ NÃO TERÁ TEMPO PRA SE DEDICAR INTEIRAMENTE PRA PESQUISA

Pois é. Por mais que seu orientador do laboratório (a pessoa responsável por cuidar de você na pesquisa) ache que você não faz nada da vida (nem a faculdade eles consideram), você faz, e não vai ter tempo pra ler as mil e trezentas páginas pro dia seguinte, não vai poder traduzir o relatório inteiro pra inglês e muito menos fazer abstracts (resuminhos dos artigos) PQ PELAMOR NÉ TENHO Q ESTUDAR ANATOMIA.

O incrível é que muitos chefes de laboratórios são formados em medicina. Acho que eles perdem o coração, e a noção, nesse ínterim entre aluno de medicina e cientista. Depois falam que médico que é insensível.

BOM, ESPERO Q VOCÊS TENHAM GOSTADO ahahha e que meu orientador não encontre este blog, senão vou ser expulso da minha Iniciação!

(GENTE, é mentira, eu gosto da minha iniciação, do meu laboratório, dos meus orientadores, da minha pesquisa)

ALIÁS, uma coisa ótima de fazer iniciação é que IMPRESSIONA. Sim, acreditem.

Você está almoçando no domingo de Páscoa com a família, ai sua mãe fala pra todos que puderem ouvir: É, AGORA O ANDRÉ TÁ FAZENDO PESQUISA QUE NEM AQUELAS DO FANTÁSTICO, TÁ ATÉ GANHANDO DINHEIRINHO. COMO Q É O NOME DO Q VC TA FAZENDO, FILHO? É ALGUMA COISA COM CELA NÉ? … É mãe, é um estudo sobre o uso de células-tronco mesenquimais derivadas de líquido amniótico em doença renal crônica.

Seu tio
Sua vizinha
Seu primo
O gato da vizinha

TODOS: OHHHHH

todos aplaude

Ai voce pensa: mas nossa, eu só leio lá naquele laboratório. Mas vou deixar eles pensando que vou ganhar o Nobel.

E ai acaba meu relato de caso! AHUAHU

Espero que tenham gostado e se interessem pela Iniciação Científica! 🙂

6 comentários sobre “Tudo o que você sempre quis saber sobre Iniciação Científica…

  1. EU ABSOLUTAMENTE AMO SEU BLOG !

    Isso é inspirador, cada vez q leio um novo post quero Medicina ainda mais (:

    Quem sabe ano q vem me torno uma caloura 100, to estudando p isso, embora a questão money me procupe, arcar com xerox, livros, alimentação, sem poder trabalhar vai ser difícil…maaas vamo q vamo !

    Beeijos

  2. Eu acompanho o seu blog tem um tempo e começei a acompanhar o Prontuário (Quase) Médico, de repente vim me atualizar no seu blog e vi essa mesma matéria que foi postada no P(Q)M (reduzindo o nome AHGUSHAU) e pensei: “Nossa, ele copiou a matéria!”, daí lembrei que quem a escreveu foi o deco no P(Q)M e que esse blog é do deco, logo me chamei de burra KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK /no2
    Agora que juntei que você é o deco do outro blog *der*, palmas a minha burrice \o/

  3. Iae Déco, td joia?

    ahauahu a turma impressionada aí em cima é o melhor!

    Já tem resultados sua pesquisa? Aí tem SIICUSP?

    Abraço

  4. Hahaha, vc descreveu quase que exatamente o que eu penso sobre ic ( que meu orientador não leia isso, se não ele me mata), agora me sinto melhor por saber que não sou a única a pensar assim,rs.Seu texto ficou sensacional.Bjos.

Deixe um comentário

