Férias, finalmente!

Mudança de endereço: pessoas, mudei o endereço do blog! A partir de agora será: https://registromedico.wordpress.com. Todo o conteúdo desse aqui está lá também! Em breve esse será desativado!


EAI MINHA GENTE! Faz alguns dias que já estou de férias, e como ainda estou muito contente das provas finais terem sido mocozadas tranquilas, vim fazer o já tradicional post metendo o pau comentando sobre as matérias que tive nesse semestre nada fácil, mas nada difícil também!

Sem mais delongas, vamos ao que interessa:

Farmacologia

Objetivos Para cada um dos tópicas abaixo mencionados o objetivo será fornecer conhecimentos sobre: Súmula fisiopatológica; Mecanismo de ação de fármacos; Principais compostos, Interações com outros fármacos, Vias, doses e esquemas de administração e /ou de reposição, Efeitos colaterais, tóxicos e contra-indicações.

Iee, vou aprender a medicar, saber todos os remédios de cor e entender todas as interações medicamentosas!

KKKKKK claro que não né!

Já tô prevendo como serão essas aulas………. várias vias e ciclos e blá blá blá receptores isso, transdutores daquilo, etc etc! 😦

Sofro em pensar.. mas vamos sonhar que essa matéria vai ser legal! 😀 Quem sabe eu aprenda algumas coisas interessantes, tipo a cura do câncer KEKEKE parei de zuação com farmacologia.

AF. Só o que tenho a dizer. Matéria mais chata do mundo, com o professor mais inflexível de todos. Não tive problemas com isso, mas alguns colegas de turma tiveram, porque ele não quer deixar a galera que tem DP fazer a matéria. Ou seja, ele quer reprovar todo mundo quase. Pra ele, deixo o recado: pelamor de Deus, vai pescar um pouco kekeke

Mas enfim, a matéria é um saco, a prova é tensamente difícil, e realmente são mtos ciclos e receptores e pqp, não decorei nada de remédio, e os poucos que eu sabia pra prova de ontem eu já me esqueci! O DURO É Q É ANUAL essa matéria ai, ou seja, terei SEMESTRE QUE VEM DE NOVO! Eu mereço?

Propedêutica Cirúrgica

Objetivosok.

OK né! Já expliquei isso no post do ano passado que eu tiro esses objetivos do site da universidade.. e os professores responsáveis pelas matérias que escrevem para informar os alunos mais sobre a matéria! Como vocês podem perceber, há muita informação por ai né KEKEKE OK!

Bom, propedêutica cirúrgica vai ser meio que uma introdução à cirurgia -uu espero que seja legal! 🙂

HAHAHA o professor que escreveu esse OK realmente tem muita cara de quem escreve OK nas coisas. Bom, cirurgiões… ê raça de gente ocupada. A matéria passou e eu nem vi hahaha a gente não aprende muita coisa, passa a maior parte do tempo vendo coisas que não entendemos e que não fazer muito sentido. Mas pelo menos os professores eram legais! 🙂

Foi uma boa matéria, com uma prova excelentemente excelente, na qual eles tiram as questões do livrinho roteiro e ai a gente tira 10 e todo mundo fica feliz 😀

Técnica Cirúrgica e Cirurgia Experimental

Objetivos A Disciplina MCG 0303 , Técnica Cirúrgica , oferecida aos alunos de 3 º ano do Currículo Nuclear da FMUSP , não utilizará cães como animal de treinamento prático . Em seu lugar os alunos contarão com modelos plásticos , suínos e coelhos para a realização dos exercícios cirúrgicos e treinamento de habilidades. A estrutura do Curso , que tem 12 semanas , foi dividida em 3 módulos : 1. Iniciação , período em que o aluno é apresentado aos principais procedimentos cirúrgicos e manobras operatórias . Juntamente com seu professor , aprende a se paramentar , identifica a posição de cada elemento da equipe cirúrgica , assim como sua função , e incorpora a importância do trabalho em grupo . Adquire neste módulo os conceitos de assepsia e anti-sepsia e manobras cirúrgicas fundamentais. 2. Modelagem , módulo no qual as equipes cirúrgicas , sempre com a supervisão de um professor , iniciam seu treinamento prático , baseado em conceitos teóricos obtidos no decorrer do próprio curso. Neste bloco as equipes aprenderão e praticarão os procedimentos cirúrgicos de suporte à vida , acesso vascular , bases técnicas das cirurgias da pele , rins e vias urinárias e aparelho digestivo. 3. Aperfeiçoamento , fase em que conceitos e treinamento prático avançado serão introduzidos , como bases da cirurgia ortopédica , cirurgia torácica , cardíaca e gastrointestinal. Todas as aulas de todos os módulos contarão com uma aula expositiva , que introduzirá o tema do dia , seguida por vídeo orientador da aula prática , procedimento prático propriamente dito , sob a supervisão direta de um professor , em grupos de 6 alunos ( duas equipes operatórias ) por docente , e finalmente um fechamento das atividades do dia , em anfiteatro , com todo o grupo , quando dúvidas poderão ser sanadas , assim como outros aspectos poderão ser abordados, inclusive os afetivos.14hs às 14h50 Aula expositiva em anfiteatro e vídeo orientador.
14h50 às 17 hs Aula prática
17hs às 17h30 Fechamento


Bom, esse professor responsável por essa matéria é bem claro né AHUAHU eu nem li tudo, mas pelo que eu ouvi dizer, nós cortamos os porcos e os coelhos (greenpeace, wwf, etc etc todos sofrem). Coloquei a foto ao lado para todos sofrerem também kkkk
Enfim, acho que vai ser legal issai! 🙂

E foi muito legal! 🙂 Foi uma das melhores matérias que tive nesse semestre! Foi meio esquisito usar animais, mas foram poucas vezes. Na maior parte do tempo a gente usava línguas, estômagos, e etc!

Eu gostei bastante, e como era bem manual, foi mais fácil do que monte de matéria que tem que decorar as coisas! Pena que acabou rápido! 😦

Topografia Estrutural Humana

Objetivos Propiciar conhecimentos das estruturas anatômicas e suas sintopias para consolidar as bases cirúrgicas e semiológicas.

Ah, eu acho que isso ai é anatomia topográfica DENOVO!!!!! Mas tudo bem, tenho que realmente consolidar meus conhecimentos em anatomia PQ DO JEITO Q DÁ NAO DÁ AHAHA sério, anatomia é meu carma, sofro pra decorar as coisas e fico triste porque não retenho nada do que eu estudo kekeke mas tudo bem, no fim tudo dá certo como diz um amigo *NERD Q TIRA 10 EM TUDO* meu kkk

Sim, foi anatomia topográfica de novo. Fio uma porcaria, perda de tempo, e não consolidou nada das minhas bases cirúrgicas e semiológicas. Mas fazer o quê? O bom é que eu li o Moore praticamente inteiro pra prova. Isso não quer dizer que eu fui bem kekek pelo contrário, mas pelo menos eu sei mais do que eu sabia antes. Mas ainda assim não aprendi tudo kekek e já esqueci 70% das coisas.

Propedêutica Clínica II

ObjetivosIncentivar o desenvolvimento da técnica de retirada de história clínica baseada no raciocinio hipotético-dedutivo. Ensinar e discutir o esquema fisiopatológico dos sinais e sintomas mais comuns na prática clínica. Ensinar aos alunos como abordar os pacientes levando em consideração aspectos epidemiológicos como exemplo a prevalencia de doenças quanto a idade, sexo, raça, etc.Ensinar as principais sindromes em clínica médica, na forma de seminários a serem discutidos com os professores de aula prática.

Tudo que é bom dura pouco, mas o que é muito bom tem parte II [??]. Propedêutica foi uma das matérias mais legais que tive até agora e agora terei parte 2, a continuação -uu

Só que dessa vez, eu terei aulas no HU (eu tive aulas no HC no semestre passado), que é na Cidade Universitária.. então lá vou eu para lá de novo! (ah, não sei se todos sabem, mas aqui nós temos o HC, que é o complexo hospitalar anexo à Faculdade de Medicina, e temos também o HU, que é na Cidade Universitária, mas mantém relações bem próximas com o HC e a Faculdade, tanto que passamos metade do nosso ciclo clínico lá! 🙂 e é bem legal! É grande e tal, mas não tanto quanto o HC).

O chato é que meu grupo mudou 😦 agora terei aula com outras pessoas… e ai vamos ver se vai ser legal! Espero que sim ;(

Bom, foi legal até Propedêutica desse ano, mas eu broxei um pouquinho com a clínica 😦 e meu grupo até que não foi tão ruim, mas eu gostava tanto do ano passado.  Pra quem não leu ainda, leia esse post aqui que explica um pouco mais do desânimo pela clínica: https://deco97.wordpress.com/2011/04/03/tributo-a-um-paciente/, e modéstia a parte, um dos melhores posts que eu escrevi até hoje 🙂

Dermatologia

Objetivos O objetivo principal é capacitar o aluno, através de aulas teóricas e práticas, para o receonhecimentp da semiologia dermatológica e dos principais recursos diagnósticos utilizados nas doenças cutâneas.

Uuuu, vamos ver essa especialidade que dá tanta satisfação dinheiro nos dias de hoje KKK vamos aprender sobre lifting e cremes anti-rugas! LOL não

Já tô vendo aulas sobre hanseníase, doenças sexualmente transmissíveis, condilomas, pés de maracujá (KKKK procurem no google, ou não)

O bom é que eu ganhei o livro de Dermato do Sampaio na liga da sífilis dois anos atrás, e devo ter escrito aqui que um dia ele seria útil….. quem sabe agora né :)))) ou eu vou ler só cadernos?? VOCE DECIDE [q]

É, e foi sobre isso mesmo que foram as aulas ahhaha hanseníase e etc, e foi legal mesmo assim! Claro que teve muitas outras coisas, e foi bem interessante. A gente sempre acha que sabe coisas sobre dermato, mas no fim não sabemos muito!

E as aulas práticas eram bem legais, tirando as aulas com um professor bizarro lá que tratava os pacientes tão bizarramente quanto ele. Era um show de horrores, e eu ficava constrangido de ver aquilo. Mas a gente ia fazer o quê, né? Enfim, foi bom porque a gente aprende a como não se comportar.

No mais, o livro foi muito útil mesmo, e eu o li hahaha e li cadernos também, mas li principalmente o livro! 🙂

Propedêutica da Criança Normal e Enferma

ObjetivosConsidera-se que ao final da Disciplina, o aluno deverá estar apto a: Área Cognitiva: Descrever as principais etapas e as características básicas da anamnese pediátrica;· Descrever as principais etapas e as características do exame físico em pediatria ;·Descrever as principais características do exame físico do RN normal;·Descrever os principais sinais e sintomas relacionados às afecções dos diferentes órgãos, sistemas e aparelhos, bem como suas peculiaridades na criança;·Descrever os principais métodos de avaliação de idade gestacional;·Identificar os sinais e sintomas de perigo nas doenças prevalentes da infância;·Entender a importância da anamnese na pediatria. Área Psicomotora: Coletar e registrar de forma sistemática e organizada os principais dados inerentes à observação clínica pediátrica;·Realizar o exame físico sistematizado da criança e do recém-nascido. Área Afetiva: Reconhecer a importância do atendimento integral à criança nos aspectos bio-psico-sociais;·Reconhecer a importância do relacionamento médico-criança-família para a prática pediátrica;·Reconhecer a importância dos sinais de risco na abordagem das doenças de maior prevalência na infância;·Reconhecer a importância dos aspectos epidemiológicos e dos princípios fisiopatológicos na avaliação da condição de saúde/doença da criança.

Ahhh, crianças! 🙂

Eu sempre curti bastante pediatria, e me matriculei em algumas optativas pediátricas sem sucesso ahahuhaha mas agora aprenderei de verdade algo mais sobre elas! 😀

Mas claro que prevejo o caos, com crianças doentes, eu pegando sarampo, caxumba etc kekeke zuero, mas sei lá.. sinto que vai ser meio triste.. não sei auhuah em breve voltarei com novidades a respeito.

Foi bem legal essa matéria! 🙂 Ela foi curtinha, mas foi interessante, e passamos pelo HU e ICr, em lugares que não tínhamos ido antes! E tivemos aula com a Dra. Ana Maria Escobar, figura ilustre que está sempre no programa da Ana Maria Braga (kk) e no Bem-estar! Ela é muito legal 🙂

Enfim, foi legal a matéria e nem foi muito triste.. não vimos muitas crianças muito doentes, mas algumas sim 😦 e isso sim é triste!

Propedêutica do Adolescente

ObjetivosFormular o conceito de adolescência e puberdade; conhecer as características do crescimento e desenvolvimento físico e psicossocial do adolescente, assim como suas necessidades nutricionais; conhecer as etapas e particularidades da consulta do adolescente, entrevista e exame físico, assim como os aspectos bioéticos da abordagem do adolescente; construir e analisar curvas de crescimento pôndero-estatural e de velocidade de crescimento de adolescentes normais; e reconhecer a importância do atendimento global do adolescente.

UAHSUDHASUH to rindo da imagem ao lado KKKK

Enfim, não sei o que esperar dessa matéria, mas acho que não vai ser tão interessante assim!

Já tô prevendo inúmeras piadinhas com meu amigo de 18 anos q tá no TERCEIRO ANO DE MEDICINA KKKK revoltante né.. me faz sentir com 21 anos quase (kkk tô velho, ok :()

E essas coisas de biopsicossocialpedagógicofísicomental não me agradam muito.. auhhauha

HAHAHA sim, tiveram muitas piadinhas com o meu amigo de 18 anos. Foi mais curta do que da criança, e foi muito mais engraçada!

Bom, foi bem legal a matéria, apesar de não ter tido parte prática. Deu pra aprender bastante coisa!

Epidemiologia II: Estudos Epidemiológicos

ObjetivosA Epidemiologia, uma das disciplinas básicas da Saúde Coletiva, estuda a ocorrência e a distribuição de agravos à saúde nas populações humanas e constitui-se portanto em importante instrumento para o profissional de saúde. Esta disciplina tem por objetivos introduzir ao aluno os conceitos centrais da Epidemiologia e desenvolver habilidades que permitam a interpretação de estudos clínico-epidemiológicos, bem como apresentar algumas aplicações práticas do método epidemiológico. A disciplina se desenvolve em quinze períodos com quatro horas de duração cada, divididos em aulas expositivas e práticas, incluindo análise de artigos científicos. Os docentes trabalham com turmas de, no máximo, 30 alunos. Ao final do curso pretende-se que o aluno esteja capacitado a avaliar criticamente um trabalho científico e compreender o papel desempenhado pelo conhecimento epidemiológico no diagnóstico e intervenção em saúde. Pretende-se que, ao final do curso, o aluno esteja capacitado a: 1) entender e utilizar medidas de ocorrência de doenças e medidas de associação entre doença e exposição; 2) compreender os princípios básicos dos tipos de estudos epidemiológicos mais frequentemente utilizados; 3) interpretar a validade de resultados de estudos e pesquisas clínicas e epidemiológicas, avaliando a possibilidade de erros aleatórios e sistemáticos; 4) entender e saber utilizar dados e critérios epidemiológicos em situações práticas, tais como identificação de agravos à saúde, estratégias adequadas de intervenção, rastreamento (screening), etc.

Nossa, nem li isso ai ahuauaha o interessante é o porquê de ser EPIDEMIOLOGIA DOIS se a gente não teve a UM ainda! Deve ser porque eles consideram medicina preventiva como epidemiologia, e ai dá tudo na mesma…..

MAS, como SEMPRE TEM Q TER um aula CHATA para estragar a grade horária, essa é a aula TENSA do semestre! 😦 O bom é que não é de segunda-feira, e quebrou a tradição de aulas ruins logo na segunda de manhã!

É, foi continuação de medprev, mas com um mix com métodos quantitativos (estatística). Ou seja, complicado. ahahaha Mas foi legal até, só depois de estudar tudo pra prova e começar a entender um pouco mais.

Bom, no fim nem foi a pior aula do semestre, nem a chata da grade, pois essa foi:

Psicologia Médica

Objetivos Introdução à Psicologia Médica

Bons objetivos, bem claros e ilustrativos! …..
Nos esforços da Universidade de São Paulo de humanizar o currículo médico kkk foi criada essa matéria ai! Eu, sinceramente, não sei de nada sobre ela, mas deve ser mais uma das que a gente pergunta: WTF pq nao estou dormindo?
AUHHUAh preconceitos a parte, espero que seja no mínimo legal 🙂

Pois é. Foi a mais chata do semestre, a mais sem sentido e a mais indesejada. Sinceramente, ainda não sei nada sobre ela, e eu sempre me perguntava por que eu não estava dormindo… Bom, foi bem ruinzinha, mas passou né kekek

Enfim, o que dizer desse semestre? O quinto, e agora só faltam mais 7!  A metade do curso está chegando finalmente e parece que falta tão pouco pra acabar. Mas ao mesmo tempo, parece que começou faz uma eternidade e que vai durar para sempre.

Agora estou de férias e não volto tão cedo (lá pelo dia 15. 😦 ahuah não tem muito tempo de férias). Então, boas férias pra quem estiver de férias e força pra quem está na luta ainda! 🙂

 

(que final ruim de post ahhaha é que eu estou enrolando faz tanto tempo pra terminar esse post que a inspiração se esvaiu auhahu)

Anúncios

4 comentários sobre “Férias, finalmente!

  1. Eu fiquei curiosa com essa propedêutica do adolescente hehehe
    de férias que inveja =P
    Vc teve aula com a Dra. Ana que legal, eu gosto muito dela no Bem Estar 😀

  2. Olá!!

    Adorei o seu blog!
    Foi interessante encontrá-lo. Também sou estudante de Medicina e fui ao google-que-tudo-sabe para descobrir como o mundo (sobre)vive ao final de semestre. Então, li alguns de seus posts e percebi muitos sentimentos comuns. Muito engraçado!

    Parabéns pelo bom trabalho aqui e na USP (Vocês levam a Medicina brasileira a outro nível!)!!

    Abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s