6° Semestre, ou algo assim..

Mudança de endereço: pessoas, mudei o endereço do blog! A partir de agora será: https://registromedico.wordpress.com. Todo o conteúdo desse aqui está lá também! Em breve esse será desativado!


Conforme vai passando o tempo, a gente vai perdendo a conta dos semestres em que está. Ainda mais porque por aqui falamos ANO e não PERÍODO. Então eu tenho que multiplicar.. 3×2, e sim, é final de ano, então é 6° mesmo.

Meu último post foi muito xoxo, porque eu ainda estava cansado das aulas kekeke e agora esse post vai ser muito corrido porque as aulas começam amanhã e eu deixei pra postar na última hora porque minhas férias não foram entediantes como eu gostaria que tivessem sido 😦

Estudante de medicina olhando para o fibroscópio e tentando decifrar como ele funciona, já que não leu o capítulo massa que eu escrevi a respeito.

Primeiro, perdi 2/3 das minhas férias escrevendo o capítulo que eu tinha que escrever pra liga de anestesio sobre fibroscopia. Não sei como não existe NENHUMA referência brasileira BOA disso. Sério, não tem em lugar nenhum. E em inglês só tem dois artigos que são úteis para explicar isso para as pessoas que não sabem bem como é o procedimento. Pois é viu. Assim que publicarem o livro, venho fazer propaganda aqui e ai vocês vão ler e aprender mais sobre essa ARTE que é escrever sobre algo que você não faz ideia do que seja.

Segundo, teve Harry Potter kk peguei o post pra escrever na quinta a noite, mas como todas as pessoas do mudo estavam indo assistir o filme meia-noite, e eu tinha comprado ingresso só pro sábado, não aguentei e fui ver também! E sofri. Ah, sofri um pouco igual ao que sofri em julho de 2007, quando saiu o último livro. Afinal, cresci lendo esses livros, fez parte da minha infância e adolescência e blá blá blá, acho que quem gosta me entende, e quem não gosta me respeita hahahah mas de qualquer forma, o filme é MUITO bom. Queria que os 5 primeiros fossem regravados e feitos da mesma maneira que foram feitos os 3 últimos.

Foto que a Kaks tirou pra mim na Times Square! Sou fã mesmo, não me julguem. ahahaha

MAS COMO ESSE BLOG NÃO FALA DISSO kkk, vou agora falar das matérias muito legais e diferentes que terei nesse semestre. Porém serei breve, porque logo mais já é hora de ir pra aula de novo! 😦

Patologia Especial

Objetivos Conjunto de disciplinas: MPT0343 – Neuropatologia. MPT0344-Patologia Ginecologica. MPT0346-Patologia do Sistema Endócrino. MPT0225 – Patologia Gastroenterologica. MPT0348 – Patologia Renal e Urológica. MPT0226 – Patologia Cardiovascular. MPT0227 – Patologia do Sitema Respiratório. MPT0345 – Patologia Hematologica.

Bom, já tivemos no outro semestre a Neuro, Renal e Uro, Respiratório e Hemato. Agora vamos ter então gineco, endócrino, gastro e cardio.

Realmente não sei o que esperar de gineco, porque nunca tivemos nada relacionado a isso, além de anatomia. Endócrino tive Fisiologia, e foi bem difícil, então já dá pra esperar uma matéria complicada. Gastro e Cardio são bem chatas 😦 hahahaha mas vamos ver se vão ser legais essas matérias ai! O bom é que cada uma é bem curta, e acaba rápido. O ruim é que cada uma tem uma prova, e cada prova é um drama.

Propedêutica Cardiológica

Objetivos O objetivo principal é o aprofundamento do conhecimentos na área de doenças cardiovasculares com ênfase nas doenças cardíacas, em especial o treinamento na relação médico-paciente, nas técnicas de obtenção da história clínica e do exame do paciente. Além do treinamento nas técnicas de exame geral, haverá especial ênfaseno exame do aparelho cardiovascular, com foco maior no coração.

Bom, meus amigos. Essa matéria vai ser LOCA. Primeiro porque eu sou meio surdo e vai ser bem difícil escutar as coisas no estetoscópio. Segundo porque tenho dificuldade em cardio, um bloqueio que me faz compreender a beleza que é a sístole e a diástole e outras coisas mais envolvidas com o ❤ kkk

O legal disso é que termos essas aulas no INCor! ((((: O maior centro cardiológico do.. blá blá blá. Espero que esse Templo das Bulhas Cardíacas me ajude a finalmente desvendar os mistérios miocárdicos e pericárdicos e endocárdicos e ? (que parágrafo estranho…)

Imagenologia Médica

Objetivos • Educação da percepção visual através dos métodos de imagem.
• Correlação imagem-mecanismos de formação de imagem e alteração anatomo patológica e fisiopatologias básicas.

Bom, acho que vai ser uma digievolução de Radiologia que tivemos no ano passado. E se for legal igual, estarei bem feliz! 🙂

Será que finalmente aprenderei um pouco mais (digo, tudo) de como entender um ultrassom? Será que relembrarei os flairs, janelas e etc que eu já esqueci depois de 10 meses? Conto pra vocês no final do ano hahaha

Medicina Social e do Trabalho

Objetivos – apresentar os conceitos básicos de saúde ocupacional, seus aspectos éticos, sociais e preventivos.
– Mostrar a realidade dos profissionais da Saúde Ocupacional por meio de atividades teórico – práticas, sejam elas referentes ao atendimento ambulatorial e/ou ao desenvolvimento de pesquisas.

Mais uma matéria da Série “Como sofrer lentamente em 4 horas de aula“. Quer dizer, é um preconceito meu hahaha não sei se é ruim mesmo, nem como é, mas acredito que vai ser maçante.

Obviamente que vou reclamar bastante dela daqui uns meses, então não deixem de ler isso aqui para aprenderem mais sobre como reclamar bastante e ser um velho ranzinza (?).

Propedêutica Neurológica

Objetivos Ensinar ao aluno da graduação a fazer o exame neurológico, estabelecer um diagnóstico topográfico e possiveis diagnósticos etiológicos.

Estou muito ansioso pra essa matéria! 😀

E ela vai ser dada pelo meu tutor, o Prof. Mutarelli, e dizem que é sensacional! E eu sempre gostei de neuro, então vamos ver se me empolgo de vez e sigo essa área porque já tá chegando a hora de definir o que vou fazer da vida kkk

Otorrinolaringologia

Objetivos Aprendizado da anatomia, fisiologia da orelha, nariz, seios paranasais, orofaringe e laringe. Tomar conhecimento das principais afecções da otorrinolaringologia.

Sempre sofri de rinite e sinusite, então já sei tudo que devo saber a respeito dessa matéria. KKK zuação, claro que não lembro NADA da anatomia da orelha, nariz e etc kekeke, porque faz dois anos já, e meu cérebro não funciona mais como funcionava em 2009! 😦

Acho que vai ser legal essa matéria, porque ela parece que vai ter bastante clínica, e não só aquela coisa difícil que é PATOLOGIA -uu

Oftalmologia

Objetivos ok

Será que eu tô enxergando direito? KKK o professor escreveu OK nos objetivos da matéria e eu acho isso simplesmente INCRÍVEL. Porque não tem objetivo nenhum a matéria, não tem expectativa, não tem nada, então espero que ele me dê 10 e todos fiquem felizes.

Espero também que ele diagnostique minha miopia logo, porque vou contar pra vocês que cada ano que passo enxergo meio metro de distância a menos. Culpa do Robbins e sua fonta TIMES NEW ROMAN 8.

Propedêutica Ginecológica

Objetivos No final, espera-se que o aluno esteja apto a reconhecer os principais sinais e sintomas das doenças ginecológicas mais freqüentes, assim como orientar de forma hierarquizada e racional a utilização de exames subsidiários.
Espera-se que o aluno consiga desenvolver atividades psicomotoras, atitudes éticas e psico-sociais adequadas para o atendimento ginecológico.

Achei interessante essas atividades psicomotoras. Estou tentando imaginar o que é, mas prefiro não fazer piadas a respeito.

Mas acho que vai ser BEM TENSA essa matéria, pois já estou imaginando 10 alunos numa sala e a paciente lá, coitada! Enfim, voltarei em breve para contar mais sobre essa matéria. Aliás, acho que no decorrer do semestre farei um post pra cada matéria pra ir falando mais sobre cada uma.

Ortopedia e Traumatologia

Olha, vou copiar tudo o que eles esceveram, mas nem leiam, ok? AHAHAHA

Objetivos Ao final do Programa o aluno deverá estar capacitado nos conhecimentos básicos de Ortopedia e Traumatologia e especificamente:
Glossário:
· Conhecer os termos médicos mais utilizados em ortopedia.
· Aplicar os termos de forma correta.
Tratamento Cirúrgico em Ortopedia:
· Ter noções gerais sobre a cirurgia ortopédica.
· Noções gerais de indicação de tratamento cirúrgico: eletivas e de urgência.
· Conhecer principais materiais de osteossíntese utilizados para tratamento de fraturas.
Semiologia do Aparelho Locomotor:
· Obter uma história dirigida do paciente ortopédico.
· Reconhecer sinais/ sintomas mais freqüentes.
· Ter noções gerais do exame físico ortopédico.
Princípios de Imobilizações:
· Saber o nome e as indicações gerais das imobilizações.
· Estar apto a realizar as imobilizações mais comuns.
· Conhecer as possíveis complicações das imobilizações.
· Na aula prática fazer enfaixamentos, goteiras gessadas e aparelhos gessados.
Complicações de Fraturas:
· Identificar e reconhecer os diversos tipos de complicações.
· Conhecer os tipos de tratamento mais utilizados.
Infecções Osteo-Articulares:
· Conhecer o quadro clínico de pacientes com osteomielite aguda, crônica e pioartrite.
· Saber os princípios gerias do tratamento destas patologias na urgência e durante a evolução.
Ombro e Cotovelo:
· Principais fraturas e noções de tratamento.
· Quadro clínico e tratamento das instabilidade de ombro.
· Quadro clínico e tratamento da síndrome do impacto e lesão do manguito rotador.
Medicina Esportiva:
· Reconhecer e diagnosticar as lesões esportivas mais comuns: ligamentos, tendões, músculos e fraturas.
· Saber os princípios de tratamento destas lesões.
Microcirurgia:
· Conceito de enxerto/retalho e seus tipos.
· Indicações dos enxertos e retalhos na prática ortopédica.
· Indicações e noções gerais dos reimplantes.
Punho e Mão:
· Principais fraturas e noções de tratamento.
· Tendinites de punho e mão/lesões tendíneas.
· Reconhecer as lesões por esforços repetitivos ou D.O.R.T.
· Síndrome compartimental. Saber reconhecer e instituir o tratamento precoce.
Trauma Raquimedular:
· Noções do plexo braquial e lombossacro.
· Exame físico do paciente com trauma raquimedular.
· Tratamento na urgência.
· Noções de reabilitação.
Coluna Vertebral:
· Quadro clínico e tratamento das lombalgias.
· Reconhecer sinais e sintomas das hérnias discais e seu tratamento.
· Reconhecer a síndrome da cauda eqüina.
· Diferenciar claudicação neurogênica da claudicação vascular.
· Principais fraturas da coluna e seu tratamento.
Ortopedia Pediátrica:
· Fisiologia do crescimento ósseo.
· Noções sobre displasia do desenvolvimento do quadril, doença de Perthes e epifisiolistese femoral proximal.
· Desenvolvimento postural normal dos membros inferiores e patologias que alterem este desenvolvimento.
Quadril:
· Fraturas do fêmur proximal e seu tratamento.
· Fraturas de bacia e acetábulo.
· Conhecer as principais fraturas e as orientações gerais do tratamento.
· Osteoartrose e osteonecrose do quadril
Ortopedia Geriátrica:
· Avaliação pré operatória e princípios de tratamento do paciente idoso em Ortopedia.
Joelho:
· Fraturas ao nível de joelho e seu tratamento.
· Lesões ligamentares e meniscais.
· Distúrbios femoro patelares.
· Osteoartrose de joelho.
Afecções Paralíticas:
· Reconhecer poliomielite, paralisia cerebral, mielomeningocele e suas deformidades.
· Princípios de tratamento destas patologias.
Tornozelo e Pé:
· Principais fraturas e luxações princípios do tratamento.
· Quadro clínico e tratamento das lesões ligamentares.
· Talalgias e metatarsalgias mais comuns.
· Reconhecer as principais patologias do pé na criança.
Tumores musculo-esqueléticos:
· Princípios de tumores.
· Principais tumores benignos e malignos.
· Noções de tratamento.
Reabilitação:
· Conhecer os princípios gerais de reabilitação.
· Meios físicos utilizados (calor superficial e profundo).
· Cinesioterapia (exercícios ativos e passivos).
Princípios de amputação e uso de próteses:
· Indicações das amputações.
· Tipos de amputação mais comuns dos membros inferiores e membros superiores.
· Noções básicas de protetização dos pacientes amputados.

Olha gente, não li nada também. HAHHHA mas a carga horário do curso é 60h, então termos 15 aulas pra aprender tudo isso. VAMO VER NÉ.

Mas acredito que vai ser interessante pelo menos, mas espero que não seja só marcenaria. Também tenho certeza que voltarei em breve aqui para escrever um post a respeito dessa matéria. Então não deixem de conferir!!

Você sabia que esse é o símbolo da Ortopedia?? nem eu kk

Cidadania e Medicina

Objetivos Transmitir ao aluno elementos e instrumentos para a sua formação como profissional médico e como cidadão da perspectiva de responsabilidade social na especificidade da prática do exercício da medicina na realidade brasileira atual.

Olha, vamos ter aulas de Medicina. E não só medicina, mas cidadania também. Já estou prevendo a piada que vai ser essa matéria, e minha indignação a respeito, porque vou te contar: alguém querendo mostrar a realidade brasileira atual para alguém é JOGO DURO. Eu sempre acho que ou a pessoa tem conhecimento dessa realidade ou ela é totalmente alienada, e nada no mundo, a não ser uma catarse, uma iluminação espiritual que a faça mudar. Não será uma matéria de 45h que vai fazer isso.

Atenção Primária à Saúde II

Objetivos 1) promover a interação do aluno junto a equipe multiprofissional, planejando e participando das atividades em grupo:2) capacitar o aluno a fazer um levantamento do perfil epidemiológico da região, listando os principais agravos, e discutindo propostas de resolução desses problemas;3) integrar as informações relativas ao perfil epidemiológico da região ao atendimento individual ou em grupo dentro do Programa de Saúde da Família;4) discutir um novo modelo de atendimento que inclui ações preventivas e de promoção da saúde;

Sim amigos, PARTE DOIS, o retorno. Cara, não quero NEM VER isso. Espero que seja o oposto da parte 1, porque senão eu desisto dessa vida de saúde coletiva, atenção primária e blá blá blá. Mas dizem que essa atenção primária é melhor que a do primeiro ano, entõa vamos torcer para que seja mesmo. E vamos dizer olá novamente para a UBS Boa Vista! 🙂

Medicina Sexual

Objetivos Geral:
Suprir a ausência de conhecimento do aluno de Graduação em aspectos de Medicina Sexual, correlatos às Disciplinas de Clínica Médica, Psiquiatria, Ginecologia, Urologia, Endocrinologia, Geriatria, Epidemiologia, Moléstias Infecciosas, entre outras.

Específicos:
Iniciar o aluno de Graduação:
no conhecimento do desenvolvimento sexual e do comportamento sexual saudável e adequado aos padrões culturais de nossa época;
no reconhecimento de quadros clínicos das disfunções sexuais femininas e masculinas, dos transtornos de preferência sexual e transtornos de identidade sexual;
no diagnóstico diferencial de distintas etiologias e no respectivo tratamento desses quadros;
no encaminhamento adequado para o especialista, quando o caso requerer.

Cara, não é piada. O nome da matéria é essa mesmo. Imagina a quantidade de bobagem que vai sair dela,  já que aluno é aluno e ninguém é maduro até que tenha o diploma nas mãos.

Espero ter aulas com a Marta Suplicy e Laura Muller (kkk a do Altas Horas), porque ai eu iria rir eternamente e minha vida seria feliz.

Futura Professora KKKKKKKK não.

BOM, é isso. Esse será meu semestre e minha vida dos próximos meses. Inscrevi-me numa matéria eletiva ai, mas ainda não saiu no sistema se eu fui aprovado ou não, mas caso seja, voltarei aqui para falar mais dela (suspense -uu)

Espero que seja um bom semestre, e que vocês venham comigo mais uma vez nessa aventura q… eu sempre insisto nesse bordão RUIM KK.

Enfim, obrigado pelos comentários gente! 🙂 Tento responder todos, mas nem sempre respondo imediatamente, então não fique triste porque responderei em algum momento! 😀

Até o próximo o/

Anúncios

3 comentários sobre “6° Semestre, ou algo assim..

  1. Em medicina sexual podemos não ter a Marta, mas temos a Carmelita Abdo que será sensacional. Prop Gineco só temos alunas praticas no LabHab, ou seja, a bu de borracha.. =.P PatoGastro é Tenso T_T

    Agora vou dormir são 02h29 e 8h tenho aula junto com você.

    Abraços,

    Andrey.

  2. Acompanho o seu blog a aproximadamente um ano. E até então nunca tive a iniciativa de fazer um comentário. Porém, ao reler meus posts preferidos ,não pude deixar de vir aqui e dizer o quanto o seu blog me anima e me deixa mais firme pra seguir meu objetivo. (Ok. Você já deve ter lido isso em outros comentários e eu me sinto uma mané repetindo isso, mas é realmente verdade) . Apesar dos posts estarem vindo com menor frequência, espero que você nunca deixe de escrever! Você é muito bom com as palavras. (Não sempre, mas na maior parte do tempo. rsrs). Bom , é isso! Abraços e sucesso. Ps: por favor, nunca mais escreva posts no estilo ” fim do contrato ou a real razão de você ter escolhido medicina” . Eles me deixaram triste e quase me fizeram chorar Hahaha. Eles são ótimos.

    • AHAHHAHA obrigado pelo não sempre! hahaha

      Ah, mto obrigado pelo comentário!
      Sempre tento voltar aqui o mais rápido possível, mas as vezes demoro um pouco mesmo 😦

      Beijos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s