49° COBEM e Centenário da FMUSP

Mudança de endereço: pessoas, mudei o endereço do blog! A partir de agora será: https://registromedico.wordpress.com. Todo o conteúdo desse aqui está lá também! Em breve esse será desativado!


E ai minha gente. Nesse feriado fui para o COBEM, Congresso Brasileiro de Educação Médica. Não sei se vocês se lembrar, mas ano passado fui para Goiânia neste mesmo congresso, e foi uma das viagens mais transcendentais que já fui. Esse ano em BH foi mais calma, porém com mais reflexão: por onde andam os pães de queijo de minas?

Vocês acreditam que eu comi apenas dois pães de queijo? Sou fã de pão de queijo há muitos anos, até pesquisei, antes de viajar, lugares com bons pães de queijo, mas não encontrei nenhum por lá. Só achei um no café de uma livraria, o qual era rotulado de Forno de Minas, e um outro no Mercado Central, o qual custava 1 real e 20 centavos, mas não estava excepcionalmente bom. Fiquei bastante frustrado com isso, mas para a tristeza geral, a frustração não se limitou apenas à gastronomia típica.

O Congresso, por si só, deve ter sido fantástico. Vou ser sincero logo de cara: não fui em quase nada do congresso. Pra começar, perdemos a Cerimônia de Abertura porque chegamos tarde em Belo Horizonte. Segundo que o hotel (ou o que quer que chamem aquele lugar em que dormimos) era absurdamente longe do local do Congresso, o campus da UFMG. E para ajudar, eles dispuseram apenas dois ônibus para ir para lá, em horários extremamente agradáveis como 7h e 8h da manhã. É pedir pra sofrer?

Cerimônia de Abertura do COBEM. Imagino o Padilha vendo isso e, com a sua negligência patológica aos fatos, lendo coisas do tipo: Parabéns, Ministro, vocês são 10! 20% de votos a mais para todos do governo, menos pra você que é ministro e não é eleito, infelizmente.

Mas, como provavelmente acharão o meu blog digitando COBEM no google, já que quase não se tem notícia sobre isso (sim, cobertura de imprensa pífia, deveriam divulgar melhor esse evento, anotem aí…), então vou ser brando nas críticas hahaha

A viagem foi tão tranquila comparada àquela a Goiânia. Apenas sei que foram horas e horas de amplitude térmica de sei lá, uns 30 graus dentro daquele ônibus, porque o ar condicionado estava absolutamente desregulado. Ou foi meu centro térmico, não sei… só sei que chegamos em BH e quase tive uma paralisia facial ao sair do ônibus e sentir aquele calor todo mineiro. (ok, não se compara ao calor de Goiás, mas pra um paulistano, qualquer calor fora de São Paulo é insuportável ahahaha)

Bom, no quesito turismo, a cidade é um pouco chata. Mas mesmo assim deu pra se divertir bastante. Com direito a duas idas ao shopping center, já que sou paulistano até morrer, e a duas ao mercado central, posso dizer que meus passeios foram interessantes hahaha

Agora, vou deixar registrado aqui o meu sentimento a respeito da Plenária final do Congresso com a Prof. Maria do Patrocínio Tenório Nunes, Patrô, a qual fui com grandes expectativas e voltei altamente frustrado (sim, não foi apenas o pão de queijo…) e que teria como temática a Política de Bonificação para as Provas de Residência no Programa de Valorização do Profissional da Atenção Primária à Saúde. Bom, tudo começou com a genialidade que só a experiência de levar muito toco ensinou à Professora: ela simplesmente disse “Aqui todos falarão e serão ouvidos” e foi absolutamente genial da parte dela para ela. Ou seja, ela conseguiu, sem gastar uma gota de sua energia, desarticular todo o movimento estudantil fazendo apenas com que os alunos falassem.

Foi aí que eu vi que movimento estudantil é balela MESMO. Um estudante contradizia o outro, apesar de ambos estarem do mesmo lado. Os mais velhos que estavam presentes, profissionais, médicos e representantes de órgãos importantes, deram um baile em todos. Percebi que nenhum dos alunos estava preparado para isso. Parecia mais uma briga entre pais e filhos, nos quais os filhos discutem sem razão e os pais tentam enfiar alguma coisa dentro da cabeça dos filhos.

Realmente, parecia conversa de adulto e crianças. Fiquei extremamente triste em ver tudo aquilo acontecendo,  envergonhado e constrangido de pertencer àquele mundo onde tudo estava virado ao contrário.

Mas o que eu achei simplesmente FABULOSO foi o discurso socialista presente ali. Alunos da DENEM, Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina, pregavam discursos apaixonados ao socialismo, amor e respeito ao povo, dignidade e melhor distribuição de renda e blá blá blá, tudo isso aplicado sob a óptica de um aluno de medicina, que no fundo está defendendo o seu interesse. E mais, achava lindo aquela mistura de sotaques, todos discursando que devemos pensar no povo, nos cortes de verba que o governo faz e isso e aquilo. Bom, quase um pouco antes de eu sair, um presidente de sindicato e coisas mais se levantou e começou a discursar. E pasmem: o mesmo discurso socialista. Igual, idêntico, o mesmo discurso, sic et simpliciter. Só que  a fabulosidade foi que ele aplicou sob a óptica do governo, ou seja lá o que ele quis representar, dizendo que os alunos devem SIM participar do programa e ponto final. Foi esplêndido ver como a mesma ideologia é tão versátil a ponto de ser maleável em extremos.

Bom, sai de lá dilacerado, com vergonha de mim. Sei lá o porquê da vergonha… talvez vergonha de não ter dado um grito lá no meio para parar toda aquela hipocrisia, aquela coisa ruim que estava acontecendo… um grito contra a passividade dos estudantes, outro contra o esquecimento, por parte dos médicos, de como é ser estudante. E mais um, por fim, para dizer que estava tudo errado, do início ao fim. Mas decidi ficar no meu canto, apenas observando o comportamento humano e fazendo minhas habituais notas mentais da minha experiência antropológica que é a medicina.

E aí ficou um pedaço de mim, nesse COBEM 2011. Não sei escrever, mas a desilusão bateu forte em BH.

Bom, como nem tudo é tristeza, ontem, dia 15 de novembro, houve a Cerimônia de Abertura do Centenário da Faculdade de Medicina da USP! Só sei que me senti muito feliz de ter feito parte dessa cerimônia e mais ainda de fazer parte dessa Faculdade.

Dá um orgulho tão grande, um amor inexplicável, que vi em cada rosto dos antigos alunos ali presentes. E confesso que emocionei na hora que a antiga aluna mais velha e o antigo aluno mais velho, Dra. Aida Bortolai Libonati e Dr. Arrigo Raia, receberam as homenagens. Me vi ali, daqui uns 70 anos ou mais, com a mesma paixão por esse lugar que conquistei. Aliás, acho extremamente curioso como nasce esse amor, vendo alunos de outros lugares e outros cursos. É impressionante como a gente é extremamente ligados à essa Faculdade!

Centenário da FMUSP – Sala São Paulo

A Cerimônia de Abertura aconteceu na Sala São Paulo, e foi muito legal mesmo! A globo estava lá filmando e tal, e fez uma matéria sobre isso, confiram:

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1697975-7823-COMECAM+AS+COMEMORACOES+DOS+ANOS+DA+FACULDADE+DE+MEDICINA+DA+USP,00.html

Enfim, fico triste porque ano que vem não estarei aqui para ver o Centenário acontecendo :/ mas mesmo assim estou feliz porque sei que o ano todo vai ser muito bom para os alunos e os antigos alunos também!

Tem uma matéria muito legal que recomendo a todos: http://www5.usp.br/encontro-de-geracoes-da-fmusp-reune-antigos-amigos-lembrancas-e-historias/

Bom, vou terminar o post por aqui! Mas antes de terminar vou convidá-los todos a lerem os comentários do meu post anterior. De verdade, vejam: https://deco97.wordpress.com/2011/11/09/reflexao-viagem-no-tempo/#comment-1031

Em breve voltarei! 😀 Obrigado pelas visitas e comentários!

Medicina USP | 1912 – 2012
Anúncios

7 comentários sobre “49° COBEM e Centenário da FMUSP

  1. Oi Deco, esse post foi muito bom.
    Não acredito que aconteceu aquilo no Cobem, não falaram praticamente nada sobre a bonificação para as provas de residência… : 0
    Amei a parte que você falou sobre a cerimônia de abertura do centenário, deu uma vontade de estar lá…
    Queria saber se você vai continuar com o blog mesmo estando lá nos States?

    Beijos
    Mari.

  2. “Segundo que o hotel (ou o que quer que chamem aquele lugar em que dormimos) era absurdamente longe do local do Congresso, o campus da UFMG. E para ajudar, eles dispuseram apenas dois ônibus para ir para lá, em horários extremamente agradáveis como 7h e 8h da manhã. É pedir pra sofrer?”

    Para quem foi em Goiânia, você parece não ter muita distinção entre um alojamento em um galpão e os hotéis e pousadas que foram ofertados. Além disso faz uma crítica ridícula a algo que foi disponibilizado pela primeira vez: transporte gratuito ao evento!

    Sobre o Bônus, atualize-se e perceba que ele foi suspenso.

    Sobre a DENEM, tenha certeza que eles não são a primazia do movimento estudantil: o discurso socialista deles é antiquado e incoerente. A entidade não é conhecida pelos seus representados. Eles sim são crianças pidonas: um dos componentes da sede nacional disse em um dos espaços ” os estudantes não têm que dar respostas e sim levantar questões”. por que não os dois?

    Vindo de quem não sabe achar pão de queijo em Minas, o post até pode ser dito ruim.

    • Oi moço, ou moça! Eu fui em Goiânia, e te juro que preferia aquele alojamento HAHAHA
      A pousadinha mineira não era um exemplo de hotel e pousada excelente. Aliás, acredito que você seja da organização. Infelizmente eu tinha preenchido o papel de avaliação, mas como fiquei na plenária da Patrô, não consegui entregar. Na avaliação coloquei que a desigualdade entre os “alojamentos” foi gritante, e, por incompetência da ABEM, a minha faculdade ficou num dos piores. Te convido a se hospedar lá um dia, mas evite o quarto andar hahaha
      Não fiz crítica ridícula, aliás, nem fiz crítica. Só comentei. Os horários de transporte eram ruins sim, e amigo, no CPEM do ano passado, no qual eu ajudei na organização, foi disponibilizado transporte do alojamento para a faculdade com muito mais opções de horários. Então pode ser a primeira vez pra vocês, mas para os outros não.
      E sobre o Bônus, atualize-se VOCÊ. Ele não foi suspenso. O que foi suspenso foi o bônus de 20%, o 10% continua sim, então chore UFMG e todas as outras, esse COBEM só serviu para expormos o ridículo sobre isso.
      E sim, a DENEM é indiscutivelmente indiscutível hahaha concordo com você. E amigo, a critiva de crianças e bla bla bla se estende a mim também. Questionei todos os meus deuses e santos naquela plenária, cheguei até ao ponto de achar que o bônus é bom. Mas a euforia do momento passou, graças a Deus.
      Bom, te convido a vir em São Paulo então, num feriado, ficar hospedado no centro de São Paulo e você achar um Virado a Paulista BOM. Porque eu achei muitos pães de queijo. Aliás, tinha um frito lá que nunca tinha visto em São Paulo hahaha Mas estava procurando uns pães de queijo diferenciados hahaha e não achei, infelizmente. Mas não entendi a relação entre o post ser dito ruim e eu não saber achar um pão de queijo em Minas.
      Se vocês quiserem conversar com calma sobre a organização do evento, podem me procurar, mas não precisa me atacar. Em nenhum momento meti o pau em vocês, e nem tive muitos motivos, as pessoas da organização que conheci lá foram muitos simpáticos e receptivos, e o seu comentário não me mudou a opinião sobre isso, vindo de uma pessoa que não sabe ler um post!
      Abraços

  3. aneeem não acredito que vc veio aki em BH. qria ter te visto poxa D:
    haushaushhsaush dexa qualquer dia vou la visitar a FMUSP.

  4. Encontrei o Blog de fato enquanto procurava sobre informações sobre o COBEM 2012 que será na USP. Apreciei o empenho dos organizadores no evento em BH, e espero que o de SP tbm seja um sucesso.

    Acho que eu já havia lido o blog em outros carnavais. Curiosamente julgo mto interessante a idéia de se escrever sobre a rotina da formação acadêmica em Medicina. Sempre tive curiosidades de tbm escrever ou ler mais sobre a temática. Acho q por isso q tenho acompanhado até os posts mais antigos do seu Diário. Parabéns!

    • Olá!
      O pessoal em SP já tá trabalhando a bastante tempo pra esse COBEM. Espero que dê tudo certo também 🙂 infelizmente não vou estar lá presente…
      Ah, escreva um também, então! 🙂
      Ou você pode participar desse: http://prontuariomedico.wordpress.com, que está um pouco abandonado, mas voltará em breve hahaha

      Obrigado pelo comentário! Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s