Brasil e Harvard

Mudança de endereço: pessoas, mudei o endereço do blog! A partir de agora será: https://registromedico.wordpress.com. Todo o conteúdo desse aqui está lá também! Em breve esse será desativado!


Bom, como muitos devem ter visto aí nos noticiários, a Presidente Dilma foi convidada pelas Presidentes de Harvard e do MIT para visitar as duas Universidades aqui em Boston/Cambridge. Por aqui, quase ninguém ficou sabendo, porque quase não foi divulgado na mídia, sabe-se lá porquê (aliás, foi criticado esse descaso americano com a visita da Presidente aqui nos Estados Unidos, apesar de ter sido dito que essa viagem não foi bem planejada, como vocês podem ler aqui http://www.estadao.com.br/noticias/suplementos,sem-pompa-nem-circunstancia,861134,0.htm). No mais, a Presidente veio, ficou aqui de boa, visitou as universidades, firmou acordos e etc.

Mas por que estou falando dela aqui em meu querido blog apartidário? Falo porque recebi um e-mail do nosso professor aqui de Harvard, com as seguintes palavras:

Baseado em nosso programa [de intercâmbio], Harvard tomou uma postura muito forte no programa brasileiro “Ciências sem Fronteiras”. Eu estou convencido de que o somatório de suas experiências e suas habilidades em expressá-las levaram a um longo caminho para estabelecer esse programa em benefício a todos os brasileiros e a seu país.

Legal, né? Podem nos agradecer depois quando estiverem aqui em Harvard (hahaha brincadeira). Mas achei legal ouvir isso, porque de certa forma fomos pioneiros em um programa de intercâmbio aqui em Harvard, e cada vez temos mais espaço na Universidade!

Isso me lembra quando a Presidente de Harvard, Drew Faust, foi lá na FMUSP ano passado! Dizem por aqui que ela descobriu do nosso projeto de intercâmbio e ficou muito interessada nele, tanto que durante essa visita ela se encontrou com os alunos que vieram para cá nos outros anos.

Presidente de Harvard na Sala da Congregação da Faculdade! O busto do Dr. Arnaldo ali do lado esquerdo 🙂

Enfim, estou há muitos dias para postar isso, mas o que importa é que as dificuldades financeiras para os estudantes brasileiros (não só graduação, mas doutorados, mestrados e pós-doutorados) irão diminuir bastante, pois haverá uma cooperação maior entre o Brasil e a Universidade de Harvard 🙂

Bom, no mais, para quem quiser saber mais, tem os seguintes links que são interessantes:

http://forum.iop.harvard.edu/content/public-address-president-brazil-dilma-rousseff (A palestra com a Dilma)

http://www.thecrimson.com/article/2012/4/11/brazilian-president-speaks-iop/ (The Crimson é o Jornal de Harvard)

http://news.harvard.edu/gazette/story/2012/04/president-of-brazil-comes-to-harvard/?utm_source=SilverpopMailing&utm_medium=email&utm_campaign=04.11.12%2520%281%29&utm_content (Harvard Gazette é a Revista de Harvard hahaha quase um jornal)

Outro ponto interessante para se ressaltar, que interessa a nós haha, é que nessa última fonte, foi citado do seguinte:

Additionally, the agreement calls for Brazil to support up to 75 Brazilian medical students during a year of study at the Harvard School of Public Health (HSPH).

Para os que não falam inglês: vão estudar inglês. HAHAH brincadeira. Diz aí que o Brasil vai dar suporte para 75 estudantes de medicina do país para um ano de estudos na HSPH! 🙂 Olhem só, mais brasileiros virão então! Vocês podem ser os próximos!

No mais, espero que esse acordo realmente traga muitos brasileiros para cá. Nós, que estamos aqui, trabalhamos bastante para manter nossa moral alta. Na HSPH, por exemplo, nós somos muito valorizados, e pode ser essa a razão para que 75 estudantes venham para cá no futuro!

Só espero que esse acordo não demore mil anos para ser posto em prática.

Anúncios

5 comentários sobre “Brasil e Harvard

  1. Oi! Tudo bem?
    Tenho acompanhado o seu blog há um tempinho já! Muito bom, parabéns =)
    Gostaria MUITO de tirar algumas dúvidas com você sobre Harvard!
    Você tem facebook ou algum e-mail em que possamos nos comunicar?
    Desculpe o abuso, faço medicina também e tenho pesquisado bastante sobre intercâmbios etc, e gostaria muito de conversar e tirar algumas dúvidas com alguém que esteja passando por esse processo .. Fico no aguardo! Boa sorte ai!
    Beijos!

  2. Oi boa tarde, boa noite, bom dia… Enfim não estou muito ligado ao seu fuso horário… hahaha
    Sou estudante de Nutrição da PUC Minas e gostaria de saber se você faz ideia de quanto mais ou menos por ano fica uma pós ai na HSPH???
    Aguardo retorno!!! Bons estudos e parabéns…

  3. André,

    Parabéns pelo post e por representar muito bem nosso programa e USP-Harvard Alumni junto a Escola de Saúde Pública e a Harvard.

    Mandou muito bem!

    Grande abraço,
    Lucas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s