Encontros

Mudança de endereço: pessoas, mudei o endereço do blog! A partir de agora será: https://registromedico.wordpress.com. Todo o conteúdo desse aqui está lá também! Em breve esse será desativado!


Um mês. Ou mais.

O tempo está passando depressa por aqui. Isso associado ao fato de quase não ter tempo para respirar, fiquei mais de um mês sem postar aqui.

Mas eis que voltei para encontrá-los mais uma vez. No mais, o encontro de hoje será breve, eu acho.

Ontem fui ao mercado e parei em um caixa eletrônico. Sol forte, e uma fila para entrar naquelas cabines em que você tem que colocar seu cartão para abrir a porta. Então ouço um “Uai” ao invés de “Why?”. Tá certo, Boston é a região com mais brasileiros fora do Brasil, mas ainda assim me espanto ao encontrar brasileiros assim ao acaso. Perguntei “Are you Brazilians?”, recebi um “Yes” como resposta e falei “Eu também”. É engraçado esse sentimento de alegria (chamo de alegria por não conseguir identificar melhor) que ocorre quando encontramos conterrâneos. Eu, que sempre gostei de conversar com pessoas do mundo todo, ando me encontrando com vários brasileiros, e gostando.

Um desses encontros foi um pouco diferente. Na realidade não foi um encontro casual, muito menos formal. Mas foi um encontro combinado. Marina Silva, a política, ambientalista e pessoa única, disse se interessar nos “cientistas” que estão em Boston. Cientistas entre aspas porque nós, estudantes de graduação, fomos incluídos nesse bolo também!

O assunto, em geral, foi inovação. E inovação é algo que ando ouvindo por demais por aqui. Não sei dizer se eu ignorava esse assunto no Brasil, ou se ele é realmente inexistente por lá. Por esses lados só se fala disso. Como inovar, não importa o quê, muito menos por quê.

No mais, o encontro com a  Marina foi muito bom. Ela contou um pouco da história dela, que é bem interessante, e dividiu um pouco dos seus pensamentos, políticos e sociais. Mas o mais legal foi que ela estava muito interessada na gente, no que a gente fazia, nas nossas ideias de como mudar a realidade brasileira. E aos poucos a gente daqui vai percebendo que temos um papel muito importante para o desenvolvimento do nosso país.

E, uns dias depois, tivemos um encontro com o Jorge Paulo Lemann (leia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jorge_Paulo_Lemann), que é um dos nossos patrocinadores. Foi na Harvard Business School, lugar onde ele se formou.

Harvard Business School

Foi bem interessante esse encontro. Na realidade foi uma “aula” sobre como criar e gerir uma ONG ou qualquer outro tipo de organização, com o intuito de trazer melhorias sociais e gerar um impacto grande na sociedade. Eu achei sensacional, mas teve uma hora tensa, que foi no final… eu estava viajando, porque estávamos lá há duas horas discutindo e discutindo, e aí meu cérebro entrou em standby e fiquei com aquela típica cara de conteúdo haha aí o palestrante viu, e falou “você deve estar pensando em algo interessante, então compartilhe conosco”. lol? Tive que inventar monte de coisa e blá blá blá. Em inglês. Foi duro hahaha mas deu para enganar, tanto que algumas pessoas vieram falar comigo depois perguntando mais sobre o que eu tinha falado hahaha (estou expert na arte do lero-lero aqui).

E depois desse encontro tivemos um “coffee-break”, e talvez um dos mais ricos que tive na vida haha só que como não somos fracos, a Presidente de Harvard veio conversar conosco, e estava toda interessada sobre nós. Foi bem estranho, porque não sabíamos muito o que dizer, porque fomos pegos desprevenidos haha bom, no mais, estamos ficando importantes (ou não hahaha)

E, por fim, encontrei grandes amigos brasileiros, ou não-brasileiros, por aqui! E o difícil é que são pessoas de lugares diferentes, e que no fim desse ano não vou encontrar mais… mas temos meio ano ainda pela frente e muitos tradicionais jantares lá em casa 🙂

Noite Brasileira no Traditional International Dinner at Haskell St.

Bom, de resto anda tudo bem e normal. No lab as coisas estão apertando. Cada dia aparece mais trabalho para fazer, os resultados dos experimentos estão saindo, finalmente, e vamos ver no que vai dar!

O verão começou antiontem, e tá difícil.

Tamo bem.

Não dá pra entender o clima desse país. Só sei que estou invejando o inverno aí do Brasil!

Por fim, voltarei em breve! E estou respondendo todos os comentários, então caso você tenha feito alguma pergunta, tente lembrar em qual post que fez e dá uma olhada lá (:

So, enjoy the Summer/Winter!

E, falando em Summer, como todos sabem, sou grande fã de Yellowcard, então deixo para vocês essa música que tem a palavra Summer e ok, não tem nada a ver, mas não posso deixar passar a oportunidade de divulgar essa boa música:

Yellowcard – Always Summer

See you soon!

32 comentários sobre “Encontros

  1. Ai que bom, mais um post! Eu adoro seu blog, sou de BH e todos os dias venho aqui dar uma olhada! Como não é novidade quero medicina tbm, mas as vezes eu fico pensando em desistir. Mas ver pessoas como vc sempre me animam.É porque eu acho que ja estou velha pra começar a estudar pra valer e passar em medicina(20 anos!!!) eu sei que tem gente bem mais velha tentando, mas eu to começando a estudar agora, pq minha escola era pessima. E mais um tanto de dificuldade, só que o importante é acreditar ne? Mas a cada dia tento me motivar mais, e seu blog está me ajudando muito! Tudo de bom ae! Beijoss

    • Oi Leila!
      Que velha o que!! Nunca é tarde para ir atrás do que se quer 🙂
      E que bom que o blog ajuda de alguma maneira!
      Logo mais é você que estará desse lado vivendo tudo isso aqui!!
      Tenha muita força e determinação!
      E qualquer coisa volte aqui para dar uma animada 🙂
      Boa sorte!!
      Beijos

  2. Olá deco!
    Queria saber se essa parceria com a hms é paga pela usp ou se são os estudantes que têm que arcar com as despesas. Ah! Não fique tanto tempo sem postar, esse blog faz falta XD

    • Oi Rodolfo!
      Na verdade a parceira é com a HSPH (Public Health), e temos a nossa tuition (anuidade) paga pela Fundação Lemann! Além disso temos uma bolsa dada pelo Santander Universidades, mas o resto é a gente que paga mesmo! :~

      Abraços

  3. Deco!!!

    Quanto tempo,hein?!No último mês eu vinha aqui frequentemente para saber de suas novidades, mas você estava muito ocupado… 😀
    Acabo de ler seu post e fico muito feliz em saber que o Brasil está sendo reconhecido nas pesquisas científicas e bem representado,né?Agora com a ida de seu grupo para a Harvard e consequentemente, com as Olimpíadas e a Copa no Brasil, espero que exportem mais pesquisadores aí para Boston…Não vejo a hora de chegar aí e tomar conta do laboratório..hahaha
    No meu último comentário(você não respondeu:D) eu havia falado que sou estudante de Medicina do primeiro semestre e conheci seu Blog através de uma indicação no Blog de um interno em medicina, e fiquei impressionada com a sua forma contagiante de escrever…PARABÉNS!
    Semestre que vem começarei a coletar amostras no hospitais para pesquisa, já que minha grade não me permite ficar no laboratório (20 hrs por semana é tenso no 2° semestre).Quero investir na Iniciação Científica e me exportar para Harvard também 😀
    Escreva mais!!
    Ah, apesar de sua saudade pelo Brasil já senti sua nostalgia de ter que voltar para cá…hahaha

    A música Yellowcard é a cara de Boston,né?

    Aguardo sua resposta Deco!!

    Muito sucesso!!!;D

    ps:desculpa o tamanho do comentário,desabafei..haha

    • Oi Monique!!
      Desculpa por não ter te respondido 😦
      Obrigado!!

      Ah, que legal! Iniciação Científica é bem interessante, e dá uma boa visão de como é a pesquisa!! E sim, continue focada que em breve você estará por aqui, com certeza 🙂

      Boa sorte para você! E volte sempre para falar como vai indo as pesquisas!

  4. Deco, eu leio suas postagens faz mó tempão, mas esse é meu primeiro comentário, graças ao medo de que você pare de postar, então, por favor, não nos abandone, ok?! Tudo de bom!

  5. Acho impressionante a sua arrogância!
    “E aos poucos a gente daqui vai percebendo que temos um papel muito importante para o desenvolvimento do nosso país.”
    Frase digna de alguém que se sente como o centro do universo… Não ficarei surpreso se, no futuro, você começar a se chamar de “messias da nova era” ou “O salvador do Brasil”…
    O que mais me entristece é pensar que você estuda medicina na melhor faculdade da América Latina. Talvez o que falte para os médicos (e estudantes de medicina) seja humildade, até mais do que a tão falada humanização…

    • Não ia responder isso, já que faz tanto tempo. Mas sei lá, me incomoda um pouco.
      Caso você fosse uma pessoa que me conhecesse, ou ao mínimo lesse mais meu blog, veria que eu sou totalmente contra arrogância em qualquer nível, lugar e situação.
      Antes de mais nada, eu disse a “gente daqui” como os alunos que saíram do Brasil e vieram dar a cara a tapa aqui no exterior, já que esse programa que faço parte e o CsF são recentes e com pouca estrutura ainda. Não me acho o rei por estar fora do país, mas graças a Deus tenho noção completa de que qualquer pessoa do mundo tem um papel importante no que está fazendo, desde que faça direito. E isso é o que eu faço aqui, estou representando nosso país, junto com mais de sei lá quantos mil outros brasileiros, no cenário da Ciência internacional.
      E pelo amor de Deus, se um dia eu me chamar de Salvador do Brasil é porque a situação vai estar bem ruim mesmo. Mas espero de coração que eu salve o meu país mesmo, pelo menos no que eu puder.
      Enfim, o que mais me entristece é pensar que tem gente que lê certas coisas que eu escreve e distorce muito a realidade. Talvez o que falte para essas pessoas seja julgar menos os outros, até mais do que o tão falado bom senso…

  6. Encontrei o seu blog hj e estou amando! Vou começar medicina na Puc do Paraná nesse segundo semestre! Já fiz psicologia mas sempre tive o sonho de fazer medicina. E tbm tenho o sonho de ir para fora do Brasil estudar! Esse programa de intercâmbio para Havard é apenas para os alunos da USP? Abraços Tayane

    • Oi Tayane!
      Parabéns 🙂 e boa sorte nesse começo! O curso de medicina é difícil, mas é apaixonante (:

      Sim, esse programa que temos aqui é um convênio entre a minha faculdade e Harvard!

      Abraços

    • Compra o álbum!!! Eles são pobres e precisam de ajuda hahahaha
      Mas brincadeira, também espero que chegue logo haha

      E achei ela uma pessoa incrível!

      Abraços

  7. 00:12 – Depois de dois dias (três, levando em conta que já é meia-noite) acabei de ler todo o seu blog ( :O Nem acredito, vc escreve pra caramba rsrsrs). Viajei desde quando vc viu seu nome na lista da FUVEST até Havard, foi sensacional, aumentou minha auto-estima, agora estou mais confiante 😀 (Estou 2º ano do ensino médio rs)…
    Enfim sem mais delongas (Não quero virar um “Deco-Clone” rsrs) Foi muito legal e muito inspirador ler o seu blog, obrigado por me inspirar indiretamente rsrs…

    (“Sem mais delongas” – eu escrevi quase nada kkkk’s).

  8. Olá deco!
    Queria te dizer que adoro ler seus posts, engraçado por que você não me conhece, mais parece que eu te conheço muito bem! Como muitos eu também tenho o sonho de fazer medicina, desde criança, e sei que nada me fará feliz se não seguir esse ramo, porém, tenho 17 anos e sei que ainda tenho uma longa jornada pra precorrer. haha Encontrei seu blog no google e não parei mais de ler, no começo achava você serio, então comecei a ler desde o primeiro post, e vi que você é descontraído, li tudo em mais ou menos um mês, eu imprimia e lia no ônibus, no metro e aqui no trabalho sempre que dava! hoje li sua última postagem, e lendo tudo assim de uma vez nem parece que foram 4 anos de historia né .. e é possível perceber o quanto você ficou diferente! Quero te dizer to fundo do coração que desejo que você seja muito feliz. Que sua carreira será um sucesso ninguém tem dúvida, seus pais devem ser orgulhar muito de você! adoraria te conhecer, quem sabe quando voltar ao Brasil! Boa Sorte ai, que tudo de certo!
    Beijo

    • Oi Pamella!
      Ah, sou sério sim hahaha mas é que nesses últimos posts não tive muitas coisas engraçadas para contar, então parece que sou sério demais. Mas não sou não haha
      Ahh, muito obrigado! Espero que você seja feliz também, e que realize esse sonho que compartilhamos de sermos médicos 🙂
      Muita sorte e força para você!
      Beijos

  9. Oi Deco! Meu, você não tem noção de como é bom, pra mim, ler esse blog haha quero muito ser médica e estou no terceiro ano, ralando que nem uma doida… haha mas conheço muita gente que já tá há uns bons anos fazendo cursinho e que não conseguem entrar em uma faculdade de medicina! Não cheguei a prestar vestibular ainda, nem como treinero, mas ouvir essas pessoas é assustador! Sério, elas me assustam hahahah to me esforçando, mas tenho medo de acabar fracassando sabe? É muito bom ver que esse sonho não é tão impossível quanto essas pessoas dizem! Obrigada por me dar um gás! Boa sorte aí com as suas pesquisas haha! beijos!

    • Olá Giovanna!
      Ahh, não se assuste e nem vá pelo papo dos outros! Cada um funciona de um jeito quando o assunto é vestibular, então o que você precisa dizer é encontrar o seu próprio jeito e ir em frente 🙂 com força e paciência que uma hora chega!
      E não é impossível!! É mais que possível (:
      Boa sorte e força!!
      BEijos

  10. Sério, sei que você está ocupado, mas você não faz ideia de como tuas postagens são importantes. Volte logo. Por favor. :/

  11. ooi Deco!
    Como muitas pessoas, achei seu blog no google, comecei a ler desde o início e não parei mais haha
    to no 3º ano e desde de pequena eu sempre quis fazer medicina mas de um tempo pra cá tinha ficado muito desanimada com todo mundo falando que quem faz medicina não pode ter vida nenhuma, não tem lazer nem tempo pra família e amigos e tudo mais.
    E é muito bom entrar no seu blog e conhecer um pouco mais da medicina.
    Obrigada por toda a força e motivação que vc dá através do seu blog.
    Boa sorte aí nos states e na sua carreira, que eu tenho certeza que vai ser super bem sucedida =) beijos

    • Oi Natália!
      Ah, imagina, isso é lenda haha temos vida sim, e bastante 🙂
      Obrigado você, e boa sorte nessa caminhada! Em breve estará desse lado também!
      Beijos

  12. Deco você é uma figura, obrigado pela resposta no ultimo post. Ah e FooFighters é ótimo também. Você irá gostar, ou não, hahaha. Abraço.

Deixe um comentário

