Quarto ano, Clínica, Turma 101

Mudança de endereço: pessoas, mudei o endereço do blog! A partir de agora será: https://registromedico.wordpress.com. Todo o conteúdo desse aqui está lá também! Em breve esse será desativado!


Primeiramente, bem-vinda Turma 101 🙂
Pelo que eu ouvi, alguns leitores são meus calouros agora!! Fico muito feliz em ver que pessoas que liam as minhas histórias de faculdade agora vão poder contar as próprias histórias! E, não só gente que passou aqui na Pinheiros, mas que passaram em outras faculdade: Parabéns! Boa sorte nesse começo de faculdade, e aproveitem muito porque esses 6 anos (ou mais) passam muito rápido!
Aliás, esse é meu quinto ano de faculdade. Impressionante, né? Passa muito rápido! E agora estão chegando os calouros de minha 4a geração haha estou bem velho mesmo.
Estou um pouco atrasado para fazer aquele post que sempre faço sobre as matérias que terei no semestre. Mas, não vai ser muito difícil de fazer porque só vou ter três: Clínica Médica, Clínica Cirúrgica e Bioética. Apesar de parecer pouco, é muito… faz duas semanas que estou em aula e parece que faz um ano já que voltei.
Enfim, vamos começar pela Clínica que está tomando todo o meu tempo nessas 10 semanas de aula:

Ao final do curso de Clínica Médica , o aluno deverá: saber fazer uma anamnese correta, examinar o doente, tecer hipóteses diagnósticas; Saber a fisiopatologia dos sinais e sintomas e das principais síndromes clínicas; conhecer o quadro clínico das principais patologias, síndromes e insuficiências. Estar apto para conduzir ao diagnóstico, fazer o diagnóstico diferencial, solicitar os exames necessários, sabendo interpretar os limites das informações contidas nesses exames, ter noções básicas de terapêutica correlacionadas à fisiopatologia. Ao final das 10 semanas de curso o aluno deverá estar apto a realizar a anamnese e o exame físico em 50-60 minutos, o que será treinado durante as aulas práticas.

(Fonte: https://uspdigital.usp.br/jupiterweb/obterDisciplina?sgldis=0510228)

Dei uma corrigida no português hahaha mas o que importa é que olhando assim, parece que é bem simples essa disciplina. Mas não é muito não…

Temos dez módulos de especialidades (Nefrologia, Reumatologia, Imunologia, Endrocrinologia, Hematologia, Geriatria, Cardiologia, Pneumologia, Oncologia, Gastroenterologia) e Clínica Geral, então teoricamente é quase uma semana para cada especilidade e Geral durante todo esse período.

Mas temos 4 especialidades por semana, além da Geral. E por isso é bem cansativo, porque são muitos assuntos diferentes, e a carga horário do curso é bem pesada, com poucos dias que saímos antes do meio-dia ou das 6 da tarde.

O curso é muito bom, e estou aprendendo muitas coisas! No próximo post escrevo um pouco mais das coisas que aconteceram até agora! 🙂

Bom, a próxima disciplina é de Cirurgia:

Ia copiar do Jupiter, mas não tem nada escrito lol só um milhão de coisas que vocês podem ler aqui, caso esteja muito entediados: https://uspdigital.usp.br/jupiterweb/obterDisciplina?sgldis=0510238

Não sei o que esperar, mas dizem que é legal. O curso também é dividido entre as especialidades: Cirurgia Urológica, Anestesiologia, Cirurgia Plástica, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Cirurgia Vascular e Endovascular, Cirurgia Torácica, Cirurgia Cardiovascular, Coloproctologia, Cirurgia do Aparelho Digestivo, Transplantes de Órgãos do Aparelho Digestivo, Cirurgia Pediátrica e Transplate Hepático. (Só espero que seja menos cansativo que Clínica. Não vejo a hora de chegar anestesio e ficar dormindo kkkkkkk… brincadeira. Ou não.)

E, por último, mas não menos importante, Bioética:

– A disciplina de Bioética, assim denominada a partir de 1998, anteriormente conhecida por Deontologia Médica e posteriormente por Ética Médica, mostra nítida evolução, pois essas denominações corresponderam a um desenvolvimento ideológico a respeito dessa disciplina não apenas uma mudança semântica; passou-se de uma compreensão moralista da ética médica para uma visão mais abrangente, autônoma, da atividade profissional atingindo-se uma visão da “ética” como reflexão sobre a vida. A Bioética tornou-se o espaço de reflexão e diálogo do conhecimento científico examinado “à luz dos valores e dos principios morais”. Em ética não existe o certo e o errado absoluto, mas será a articulação da moral social com os valores pessoais que dera o limite para a atuação ética. A disciplina propõe uma reflexão sobre os conflitos gerados a partir do desenvolvimento científico e a dificil aplicação ao ser humano.
– O objetivo desta disciplina é poder transmitir os conceitos propostos pela bioética aos alunos do 4º ano. Entendemos que a bioética somente pode ser apreendido através do diálogo com os alunos.

Como vocês viram, o pessoal da Humanas gostam de escrever haha muita discussão sobre transfusão sanguínea em Testemunhas de Jeová e aborto. Aguardem mais futuramente!

Por ora eu me vou, porque tem que estudar (finalmente, né? Uma hora esse dia ia chegar…). E prometo que não vou ficar reclamando do tanto que tenho que estudar e blá blá blá porque para isso já temos o Medicina da Depressão, né gente!! hahaha

Até a próxima,

André

Anúncios

33 comentários sobre “Quarto ano, Clínica, Turma 101

  1. Oi, Deco! Comecei a seguir seu blog só agora e acabei lendo ele todo em um dia. Achei muito boa sua idéia, assim eu consigo ter um parâmetro entre minha universidade e a USP. Confesso que enxerguei uma distância enorme entre elas.Queria lhe fazer um pedido: quando você for postar sobre suas matérias ao longo dos semestres, poderia colocar sua fonte de estudos, aquelas que são seguidas pelos professores daí. Não é toda universidade que tem um corpo docente qualificado, não raro, me vejo perdida nos diferentes autores e editoras, procurando uma alternativa melhor e confiável de estudo.
    No mais, adorei o blog, deu pra ver que é uma pessoa dedicada e responsável, tenho certeza que será um excelente médico.
    Poste sempre que puder!
    P.S.:Boa sorte com a Clínica

  2. Oi deco,
    já comentei no seu blog algumas vezes.. já li todos os seus posts haha
    então, como muitos aqui meu sonho sempre foi a medicina, e estou entrando agora no objetivo interlagos, porém, sempre que procuro algo relacionado na internet as pessoas dizem que para entrar na usp ou qualquer faculdade de medicina é necessario fazer anglo ou poliedro.. Me sinto indecisa. Você acredita que que com o objetivo seja possivel passar na usp por exemplo? Nem todos são tão inteligentes como você rsrs;
    desejo mais uma vez boa sorte, e sucesso!

    • Olá! Bom, eu fiz Objetivo, e conheço bastante gente que estudou lá também! O importante mesmo é ter determinação e foco nos estudos, independente do sistema de ensino que esteja usando! 🙂
      Boa sorte para você e força!!

  3. Oi Deco! Tudo bom ?
    Já faz mais de um ano que acompanho seu blog e ele é uma das bases que achei sobre o curso e a carreira de medicina após desejar segui-lá, assim como Grey’s Anatomy rsrsrs (brincadeira, greys nao serve de comparação para o que nos espera nos hospitais de verdade).
    Então, parabéns pela conclusão do intercâmbio e pela entrada no quarto ano de med.
    Pois é, esse ano vou tentar pra valer uma vaga em med, vou fazer o cursinho no objetivo lá da Av. Paulista, alguma dica de estudo?
    Curto muito seu blog, continue a postar!
    bjs

    • Tomara que nossas vidas não sejam como Grey’s hahaha é muita desgraça junta!
      Muito obrigado 🙂
      Eu estudei lá também, e achei muito bom! Indo em todas as aulas e seguindo o material todo é mais que suficiente!
      Boa sorte para você e força aí!!

  4. Deco, adorei o post! to acompanhando seu blog ja faz mais de 1 ano, e a cada dia me apaixonando mais por medicina! eu terminei o ensino medio ano passado e vou começar o cursinho esse ano… eu sei que nao tem nda a ver com o post, mas queria saber se vc fez cursinho, e qual huuhaehu beijao!

  5. ANDRÉ!! QUE BOM QUE VC POSTOU 🙂
    LEIO SEU BLOG HÁ ALGUM TEMPO E ESTAVA ANSIOSA PARA VER SEU RETORNO AOS ESTUDOS “PESADOS”. HAHAHA.
    Como vc acha que sua experiência em Boston está contribuindo agora, aqui no Brasil, para sua formação em Medicina?
    Gostaria de saber uma coisa..
    Acha que mesmo trabalhando, é possível passar em medicina, ou deveria abandonar tudo e só estudar?
    Tipo, sabe de histórias de pessoas que conseguiram passar em uma boa faculdade dividindo seu tempo entre estudos e trabalho?
    abraços.

    • Olá!
      Ah, acho que minha experiência em Boston me ajudou a ser mais crítico nas fontes de informação e ler mais rápido também haha mas por enquanto não tive oportunidade de usar as coisas que aprendi lá por aqui!
      Bom, acho que é mais difícil trabalhando, mas não é impossível! Realmente conheço pessoas que trabalhavam antes da faculdade e conseguiram passar no vestibular!
      Boa sorte para você e força 🙂

  6. Olá Deco, me chamo Bia e sou fisioterapeuta, porém tenho pensado em voltar pra universidade e tentar Medicina mesmo já estando com 32 anos.
    Adorei seu blog e vou acompanhar seu diário.
    O que você acha de voltar após os 30 anos? Será que dou conta?
    Gde Abç

  7. Oi Deco! Tudo bom? Ah.. parabéns pelo blog.. Visito faz um tempo e gostei de muita coisa que li e dos seus conselhos. Ter alguém que já passou por isso e conseguiu entrar na melhor faculdade de Medicina do país é muito bacana!
    Tomara que em 2014 eu esteja na Pinheiros e lá conhecer você! Parabéns mais uma vez. Beijos

  8. Entro nesse blog desde 2011 quando comecei a ter interesse pela área médica,dai em 2012 fiz cursinho para medicina, e enquanto voce estava fazendo pesquisa em Boston,eu estava fazendo cursinho aqui no Brasil.Prestei varios vestibulares,e para minha tristeza infelizmente(ou felizmente a depender do ponto de vista),nao fui aprovado.Mas,sabe com isso percebi que pra ser medico realmente tem que ser um verdadeiro sacerdote rsrs,e toda vez que entro nesse blog vejo que voce realmente tem essa vocação medica Deco,por isso cara desejo o melhor pra voce em sua carreira e nos estudos,pois voce serviu e serve de inspiração para jovens de todo Brasil.Parabéns,you deserve it!

    PS:Não desisti de Medicina,esse ano irei tentar novamente.

  9. Déco! Só uma duvida! Um pouco tonta… Mas… Essas duas materias que sao dividas em outras especialidades vc tem em aulas diferentes? Ou é uma aula só e aos poucos vc tem todas as especialidades?
    Beijo
    Ya

    • Oi Ya!
      É o mesmo curso e é dividido em geral e várias especialidades! E cada especialidade é dada pelo seu departamento, com suas aulas próprias! É meio confuso e tem pouco tempo para cada uma, mas no fim deu tudo certo hahaha
      Beijos

  10. Deco, me responde uma curiosidade minha.. como faz pra entrar na bateria da pinheiros e em que ano pode entrar? Abraços..

      • Ola!
        Tenho planos de estudar medicina, queria saber de vc que ja esta na area o que vc pensa a respeito de fazer o financiamento estudantil (Fies)?

        • Olá, Fernanda!
          Acho muito legal! Tem que aproveitar essas oportunidades para cursar, já que a mensalidade é muito cara. Mas sinceramente eu não sei como funciona perfeitamente o programa, tp, como paga depois de se formar e tal :/ mas se você tiver oportunidade, deve tentar sim!

  11. Deco, agora é oficial! Criei uma conta no facebook só pra comentar aqui. Estou com abstinência das publicações do seu blog. Escreve qualquer coisa cara, sei lá! Conta como foi o seu almoço na segunda-feira no bandejão ou como foi insuportável a palestra sobre fisiologia das membranas. Nós só queremos ler. Estou pedindo só 20 caracteres! Hahaha!

    • Hahahaha, destrui sua vida então! Facebook é a maior distração que existe.
      Desculpe a ausência! Mas eu voltei agora! Logo mais escrevo mais sobre a vida hahaha obrigado pelo comentário!

  12. nuuuh sensacional seu blog… Parabéns Deco… Você inspira as pessoas…Tenho 24 anos, 3 filhos e parece loucura néh? mais meu sonho é fazer medicina aq em Brasilia. E todos ao meu redor são contra… MINTO meu esposo me apoia, rsrs mais sera que dou conta? parece ser muito puxado.. comecei enfermagem mais num dá quero mesmo é medicina.. forte abraço!

    • Oi Priscila! Bom, se seu marido apóia, já é um grande começo 🙂 E claro que dá conta sim, basta querer! Tem que ter vontade e determinação!
      E vale muito a pena!
      Boa sorte e força!

  13. Ei Deco, tenho 16 anos, e estou no ultimo ano do ensino médio, sempre tive o grande sonho de fazer medicina e especializar em cirurgia pediatra, mesmo sendo nova, escuto as pessoas falar pra mim desistir, que é difícil entrar em uma faculdade de com usp, ou que estudar no máximo 11 anos, acaba uma faculdade beirando os 30 e “morrendo” de fome, pois não tem como trabalhar e se sustentar durante a faculdade, isso meio que me desanima, muito, acaba se tornando um sonho, mas bem distante

    • Olá!
      Nossa, quem te fala essas coisas é bem LEGAL. Não escute essas pessoas, siga seus sonhos e tudo se ajeita! Espero não morrer de fome também, mas se for o caso, morreremos felizes, né? 🙂
      Boa sorte aí e força!! Vale muito a pena!

  14. Olá Deco, ingressarei no Objetivo Interlagos nesse semestre, e gostaria de saber em qual unidade você cursava o pré-vestibular ? Quantos anos de cursinho você fez ? E quero parabeniza-lo pela qualidade e prestatividade do seu blog, é fantástico e motivador, para sonhadores como eu !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s