Cirurgia Geral – 6º Ano

Mudança de endereço: pessoas, mudei o endereço do blog! A partir de agora será: https://registromedico.wordpress.com. Todo o conteúdo desse aqui está lá também! Em breve esse será desativado!


Hoje vamos falar sobre o estágio de Cirurgia Geral do Hospital Universitário! Provavelmente eu citei por aqui que eu adorei os estágios de cirurgia do 5º ano, e até cogitei cirurgia como especialidade, visto que eu gosto muito de Técnica Cirúrgica. E aí veio este estágio, e mais um (que falarei muito em breve), para eu definir de vez minha especialidade.

Bom, este estágio é dividido em muitas partes: enfermaria, centro cirúrgico, Ortopedia e Pronto-Socorro.

(Clique em Leia Mais no canto direito)

1. Enfermaria

Bom, mais um estagio de enfermaria para a gente aprender um pouco mais a cuidar de um paciente internado. Em geral, nas enfermaria cirúrgicas, pacientes internam ou para operar ou porque já foram operados, e isso por si só as deixam um pouco mais simples do que as enfermarias de clínica médica. Se o paciente está grave, ele vai para a UTI, então não há muita dificuldade além de colocar o paciente em jejum na noite anterior da cirurgia e ir liberando a dieta dele aos poucos no pós-operatório.

Acabei de lembrar que já expliquei para vocês isso, mas vou transcrever aqui porque aula de Cirurgia nunca é demais, né:

Como cuidar de um paciente em Enfermaria Cirúrgica: jejum 12h antes da cirurgia, suspende alguns remédios que não podem, deixa dipirona/paracetamol de horário pro pós-operatório e tramadol se a dor tiver muito forte. Se for cirurgia aberta e paciente jovem: diclofenaco. Se for videolaparoscópica: dimeticona. Torcer pra não dar íleo paralítico do mal, e alta quando estiver comendo.

Agora todos vocês já podem trabalhar em uma!

Falando em trabalhar, enquanto eu estava lá trabalhando, um dia nosso ex-presidente Fernando Henrique Cardoso decidiu internar para experimentar um pouquinho do sistema público de saúde! Disseram até que fez cartão SUS. Será?

Gente, é mentira hahaha ele só foi visitar o HU porque ele é professor da USP.
Gente, é mentira hahaha ele só foi visitar o HU porque ele é professor da USP.

2. Centro Cirúrgico

Durante a parte na Enfermaria, nós temos que ir nas cirurgias dos nossos pacientes. Além disso, na parte do PS, que falarei mais pra frente, nós também temos que ir nas cirurgias de emergência. Então passamos bastante tempo no Centro Cirúrgico.

Até que eu gosto daqui!
Até que eu gosto daqui!

Bom, não tem muito o que dizer. Nós instrumentamos nas cirurgias e ficamos lá olhando e fingindo que tá entendendo tudo. Mas, nem tudo são flores, eventualmente (quase sempre) a cirurgia era videolaparoscópica, e esse é o pesadelo de qualquer interno. Primeiro porque se na cirurgias convencionais a gente já não faz nada, na videolaparoscópica, menos ainda. Segundo, que você tem que ficar segurando a câmera, e cansa depois de algumas horas. Terceiro, as tais horas se multiplicam porque, geralmente, o residente está aprendendo e então a cirurgia demora o dobro do tempo que demoraria normalmente. Ou seja, tragédia. Mas tudo bem.

3. Ortopedia

Esse ano, durante o estágio de Cirurgia, começamos a passar alguns dias com os residentes da Ortopedia no PS deles e foi legal! Apesar de 80% ser dor e algum lugar, sem fratura nenhuma, era legal engessar e cortar o gesso (marcenaria? hahaha)

Equipamentos de trabalho
Equipamentos de trabalho

Mas, eventualmente vinham alguma fraturas, e até uns pedacinhos de dedos faltando! Ortopedia é legal!

Faltando um pedacinho de osso.
Tem algo errado alí na pontinha.

4. Pronto-Socorro

Bom, lá vamos nós para o PS mais atribulado do HU. São tantas queixas de pacientes que você fica perdido. E o que tem de gente com pedra nos rins no mundo não é certo. Engraçado que eles já vem com uma listinha de remédios que não funcionam para tirar a dor: “Olha, só funciona tramadol 100mg na veia” ou “Morfina só se fizer 4mg, mas tem que fazer 10ml de soro depois” (sim, frases reais de leigos hahaha).

Bom, eventualmente chegam coisas super graves, que em outros lugares foram chamas de pedras nos rins, como conto nesta publicação que fiz uns meses atrás no Medium: https://medium.com/health-and-medicine/aneurisma-de-aorta-e-gratidão-2f517e44ee17

E, mais eventualmente ainda, alguns pacientes voltam no dia seguinte para dar presentes pra gente!

Esses chocolates salvaram nosso plantão :)
Esses chocolates salvaram nosso plantão 🙂

E, alguns dias depois, achei que ia ganhar uma Paroquia Cremosa, já que o paciente chega com isso na mão:

IMG_0050_2

No entanto, foi um presente de grego. O paciente tinha berne e trouxe os bichinhos para mostrar que era verdade……….

Imagem forte, só clique se quiser ver os bichinhos hahaha e eles ainda estavam se mexendo.

Mas a vida é assim mesmo! Um dia chocolates, noutro, berne! E, depois de tudo isso, apesar de divertido, decidi que não vou fazer cirurgia mesmo! Uma especialidade a menos. Será que eu decido logo?

Semana que vem eu volto para falar de Pediatria, o retorno. E só mais 32 dias para o fimmm! Dá pra acreditar?

Anúncios

14 comentários sobre “Cirurgia Geral – 6º Ano

  1. Primeiro: quase soltei fogos quando vi o post, kkkkkk
    Segundo (uma dúvida): estou no terceiro ano do ensino médio e tive a grande ideia de fazer medicina. Sou cristã e guardo o sábado, gostaria de saber como é a conduta com alunos sabatistas no curso de medicina da usp (se vc souber!)

    • Oi Évelyn! Bom, não temos muitas atividades de sábado até o internato. Muito raramente tem algumas provas, mas você poderia remarcar e fazer em outro dia. E no internato, você pode combinar com seus colegas de não fazer plantões no sábado, fazer somente nos domingos! Não vai ser muito difícil não 🙂

  2. 32 dias apenas??? Parece que foi ontem que comecei a ler seus posts… Aqui dos bastidores é tudo muito bacana rs.. mas a pressão do dia a dia (principalmente das provas) deve ser punk!!!
    Vamos que vamos, falta pouco, bem pouco, força, foco e fé!!!
    Abraço.

    • Oi Mikael! Eu nunca tive medo de sangue e agulhas, então não tive problemas. Mas muitas pessoas que eu conheço tinham e não tem mais! Você acaba acostumando!

  3. Poxa, teus posts são mto legais, mto mesmo, toda vez q bate aquele desanimo eu venho aqui para dar uma lida e fico imaginando quando eu estiver nesse mesmo lugar que vc, realmente é uma profissão mto foda, e que pretendo seguir 🙂
    Parabens pelos posts me motivam muito a continuar batalhando por isso …. (ta que ainda vai demora um pouco, maaaaas.kkk).

  4. Oi deco, parabéns pelo blog! Estou adorando! Então, eu estou no segundo ano do ensino médio, e eu estou querendo fazer etec de enfermagem, ajuda na faculdade? Eu tenho muita vontade de fazer cirurgia geral, mas eu estou numa dúvida enorme!! Eu queria saber qual especialização você faz

    • Olá Lorrane. Bom, sinceramente, não ajuda. Enfermagem e Medicina são coisas muito diferentes! Mas caso você queira já estar inserida no meio da saúde, pode ser interessante. Eu ainda não me formei, logo não faço especialização.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s