Obstetrícia HC e Ortopedia – 6º Ano

Mudança de endereço: pessoas, mudei o endereço do blog! A partir de agora será: https://registromedico.wordpress.com. Todo o conteúdo desse aqui está lá também! Em breve esse será desativado!


Última semana. Alguns de vocês me acompanham desde a primeira, lá em 2009. Vejam quanta coisa mudou de lá para cá!

Mas antes de começar o saudosismo e os textões de fim de faculdade (que preparem-se, serão colossais), vamos falar dos dois últimos estágios do internato: Obstetrícia e Ortopedia. E, pela primeira vez desde 2013, falarei de algo ao vivo, já que finalmente consegui colocar os posts em dia. Estou passando agora pelo estágio de Ortopedia, e meu último plantão (da graduação!!!) foi na segunda-feira! Então, vamos lá:

Obstetrícia HC: bom, o estágio de obstetrícia do HC é bem diferente do estágio do HU (leia aqui), pois aqui vamos aprender e acompanhar casos de gestação complicada, ou seja, que não é mais do escopo do médico geral. E aqui tem uma infinidade de doenças possíveis, mas também temos casos não patológicos, como gestação de gêmeos!

11866435_10153151963878087_2702757007020769252_n
Clínica Obstétrica do HC, recém reformada e muito bacana ❤

Mas, como a memória de todo estudante de medicina é ruim, também revisamos toda a obstetrícia do quinto ano, o que é ótimo, já que eu não lembrava nem mais o que era um feto.

O estágio é dividido em Enfermaria, Pronto-Socorro Obstétrico, Centro Obstétrico e Pré-Natal, igual ao HU.

1. Enfermaria: bom, essa foi a última enfermaria da graduação, o que foi um alívio hahaha nada contra acordar todo dia muito cedo para ir lá acordar as gestantes pra perguntar como elas estão e examinar. Mas não é tão legal assim depois de 5 dias fazendo a mesma coisa. De qualquer forma, estávamos todos lá logo cedo para evoluir as gravidinhas e ouvir os batimentos do coração do bebê ❤ e também víamos as já mamães que desciam do Centro Obstétrico depois do parto trazendo seus bebês deixando aquele cheiro de lavanda e leite no ar.

11953060_10153175146278087_6274965577554365417_n
Nenens ❤

2. Pronto-Socorro Obstétrico: como o HC é um hospital referenciado, o PSO era bem mais “consciente” do que o do HU, já que só iam pra lá as gestantes já matriculadas no HC por ter gestação de alto risco ou, eventualmente, alguma grávida que estava passando na rua do hospital e passou mal. Era bem legal lá porque os residentes deixavam a gente fazer o Ultrassom 😀

IMG_1683

E também voltava a assombração da Dinâmica Uterina. Leitores assíduos talvez se lembrem do episódio que narrei sobre isso no ano passado. Mas aos que chegaram agora, a Dinâmica Uterina consiste em um processo altamente tecnológico em que você precisa de um relógio, de suas mãos e uma cadeira se for esperto. Quando a gestante chega em trabalho de parto, a gente tem que colocar a mão na barriga dela e ficar com ela lá por 10min contando quantas contrações têm e quanto tempo duram. É como uma paracentese (que também já narrei aqui), e temos os questões chaves para puxar papo como: “é menino ou menina?”, “já tem nome?”, “e aí, tá ansiosa?”. O bom é que quando o assunto morre e fica o silêncio constrangedor, vem uma contração para acabar o climão.

3. Centro Obstétrico: que lugar bom. Primeiramente, temos uma copa com open de café e pão. Segundo é que a equipe é super bem treinada e as salas novas são ótimas para deixar as gestantes em trabalho de parto confortáveis. Nosso papel lá é bem menor do que no HU, já que as gestações são de alto risco, mas dá para acompanhar tudo de perto. Inclusive, foi lá que presenciei um dos momentos mais marcantes da minha graduação, que vocês pode ler aqui, e que, definitivamente, definiu minha escolha de especialidade! (SIM, escolhi!! Revelarei em breve, não percam!) E também vi partos normais de gêmeos, que é bem desesperador, na minha humilde opinião hahaha enfim, tenho um carinho especial pela Obstetrícia ❤

4. Pré-Natal: e, por fim, o pré-natal é a última atividade que temos no estágio. Como o HC é referenciado (pela décima vez digo isso) e as gestações são de alto risco, esse pré-natal é um pouquinho mais tenso que o de baixo risco, porque as mães em geral são muito preocupadas e sempre tem aquele climão no ar. Mas é legal mesmo assim!

Ortopedia: e enfim o último estágio! Há quem diga que a Ortopedia é a marcenaria da Medicina, e tem seu fundo de verdade, embora seja uma arte e uma das especialidades mais antigas da nobre arte de Hipócrates.

O Instituto de Ortopedia e Traumatologia é um dos mais antigos do Complexo HC! Foto de 1951 (não fui eu que tirei)
O Instituto de Ortopedia e Traumatologia é um dos mais antigos do Complexo HC! Foto de 1951 (não fui eu que tirei)

Bom, o estágio é inteiramente em Pronto-Socorro, e lá vemos de tudo, desde dor nas costas (tipo 90% das idas ao PS) até fraturas expostas e mil coisas estranhas envolvendo osso e músculo. E, como a vida de PS não é fácil, tem uma tradição lá na Ortopedia que é o Teste de Funcionalidade do seu Pâncreas, mais conhecido como Pâncreas Test, no qual os assistentes e residentes compram sorvete, nutella, chocolate, bis, paçoca, e tudo que existe de bom no mercado para a gente comer num copinho ❤ como não amar o estágio?

IMG_2152
❤ ❤ ❤

Mas, não somente pelo sorvete que o estágio é bom. Podemos participar das cirurgias de fixação de fraturas, que é bem legal, apesar de ter que usar aqueles coletes de chumbo porque fazem raio-x durante a cirurgia. Furei uma tíbia para colocar o fixador e foi muito radical e já me acho apto a fazer furos para pendurar os quadros aqui de casa.

E, há 2 dias atrás, durante esse estágio, realizei o meu último plantão da graduação! Foi segunda a noite, e a sensação de ter corrido a São Silvestre depois que ele terminou foi indescritível. O dia nasceu até mais belo:

IMG_2331
Exceto pela névoa e nuvens, o sol brilhou até mais forte.

ENFIM AMIGOS, chegamos ao fim, certo? Narrei para vocês TODA a Faculdade de Medicina. Foi um caminho longo e cheio de altos e baixos, mas com muitos momentos inesquecíveis. E, deu para perceber a minha alegria de chegar ao fim pelo tanto de ❤ registrado nesse post, mas confesso que meu coração está um pouco apertado de dizer adeus daqui alguns dias.

Volto em breve para os textões. 🙂

8 comentários sobre “Obstetrícia HC e Ortopedia – 6º Ano

  1. Decoo…. não acredita que acabou😭😭… para nós que nao estávamos passando por isso tudo parece ter sido rápido…. mas para você deve ter sido uma eternidade, mas uma eternidade ótima de passar😃😃 Parabéns pelo o seu blog que me ajuda muito( sou seu fan kkkk) e por você estar se formando.

    • Olá! Obrigado pelo comentário! E obrigado pelos parabéns. É, foi uma eternidade hahaha mas foi muito bom. Só não peça para eu fazer tudo de novo porque estou cansado hahaha

  2. Tenho quase certeza que vc escolheu obstetrícia uhahuauh…
    Pooow Cara não vai parar de publicar aqui no blog néh? Espero Noticias Abraços…

  3. ♡♡♡♡♡♡♡♡♡
    De mais de mais de mais!!!
    Não acompanhe o desde o início, mas adorei o pouco que vi desta série!

  4. Deeeeco , não acredito que está acabando… e a gente vai ficar sem posts , sem rumo , sem conselhos :((( ahahahaah , adorei Deco . Parabéns e tenho certeza que será um ótimo profissional :))))

  5. Decoooooooooo, meus parabéns e que voce consiga desenvolver com muito amor esta linda profissão!!! Estou em lagrimas… boa sorte!!!!!! ❤

Deixe um comentário

