Quem escreve?

Nasci dia 12 de janeiro de 1990. Alguns anos atrás… minha mãe com rubéola no fim da gestação fez com que eu nascesse antes do tempo. No fim tudo deu certo e agora estou aqui, firme e forte, com uma saúde razoavelmente boa, e imunizado contra a Rubella virus. (17 anos depois veio a catapora… continue lendo)

Nascido e criado em São Paulo, condomínio. Nada de árvores e rios. Mas nem por isso minha infância foi triste. Sempre vivi aqui, estudei aqui, e conheci meus melhores amigos aqui. Estudei no Colégio Renovação a vida toda, e lá foi onde vivi praticamente todos os melhores momentos da minha vida até a formatura. Encontrei pessoas incríveis lá, que eu carrego pra sempre comigo, e sou muito agradecido de ter estudado nesse colégio, pois é mais que fato que isso me ajudou a estar onde estou hoje!

Fiz dois anos de cursinho no Objetivo na Paulista. Meu primeiro ano (2007) foi bem ruim, não sabia estudar, não tinha saco para estudar e estava totalmente desmotivado a estudar! Mas estudei, não tanto quanto precisava. Foi um ano de transição pra mim! Saí da minha escola e passei a me relacionar com pessoas diferentes pela primeira vez na vida. Foi bem difícil a adaptação.

Bom, quando achei que tudo estava certo para o vestibular, eis que o me acontece algo interessante. Numa festa infantil que fui, uma criança estava com febre, e eu fiquei perto dela! Uma semana depois, quase no final de novembro, me aparece uma vesícula (bolha, dermatologia diz oi) no braço, que coçava muito, e depois fiquei com febre e dor de cabeça. Quatro dias depois, véspera dos vestibulares, diagnóstico confirmado: Varicela (= Catapora). Nunca fiquei tão doente na vida. Passei muito mal, foram duas semanas horríveis… não dormia, não comia.. e não consegui fazer as provas direito! No fim não passei naquele ano, em nada.

O ano seguinte (2008) começou, e decidi mudar de vida. Voltei ao Objetivo e finalmente estudei! Tive ajuda de uma amiga muito especial lá.. que me incentivava a estudar e a não desistir, e para tanto, dedico um cantinho do blog só pra homenageá-la, mais um vez! 🙂

Tente outra vez! 🙂

Claro que todos meus amigos me ajudaram muito, e eu sei que sem eles eu não conseguiria jamais!

E ai enfim, consegui! Fui aprovado nas duas faculdades públicas de medicina aqui de São Paulo, e agora estou realizando meu sonho de ser médico, e tento transcrever aqui nesse blog um pouco do meu dia-a-dia, para que daqui uns anos eu passe aqui e reveja toda minha empolgação e alegria de estar onde estou!

E, quatro anos depois, realizei outro sonho. Estudei fora do país, finalmente aprendi inglês de verdade e vivi uma outra realidade. Perdido em Boston, passei um ano pesquisando nos laboratórios da Universidade de Harvard. Foi uma das experiências mais legais que tive até hoje, e com certeza pretendo voltar lá um dia!

Quem sabe o que mais vem pela frente… mas quando olho pra trás, vejo que tudo realmente valeu a pena!

324 comentários sobre “Quem escreve?

  1. Olá André! Meu nome é Rodolfo e venho acompanhando seu blog a um tempo (desde o antigo, no blogger). Estou no 1º ano e desejo muito cursar medicina na USP. Seus posts me motivaram muito a estudar pra realizar esse sonho. Gostaria de saber se vc pode me dar alguma dica, como em quais matérias focar. Você estudou quantas horas por dia antes de entrar? Obrigado!

    • Oi Rodolfo! 🙂
      Ahh, brigado por me ler sempre uahuaah
      Bom, que bom que você está decidido desde cedo então!
      E fico mais contente ainda em saber que de alguma forma te motivo nessa luta!
      Bom.. tem milhares de dicas que eu poderia dar.. mas acho que a mais importante é: estude tudo que der, só o quanto der! Não passe da conta.. e não esqueça de viver também 🙂 ensino médio é a melhor época da nossa vida (acho que tem um post meu que conta como foi essas coisas minhas, quantas horas eu estudava e tal!)
      Enfim, qualquer coisa só falar!
      Abraaço

      • andre estou muito triste pois queria muito cursar medicina mas vejo que isso é só um sonho num tenho esperanças pois como posso saber se tenho capacidade para isso adorooo porem num adianta gosta tem que ter capacidade agora estou perdida porque num sei o que fazer
        a unica coisa que tinha em mente é medicina mas como saber se realemnte tenho capacidade ?

        • Oi Julia!
          Não tem essa de ter capacidade ou não. O que tem que ter é determinação e vontade. Isso sim que determina a capacidade!
          Ninguém nasce pra ser médico, engenheiro, advogado.. todos nascem iguais.. e nossas escolhas que determinam o que seremos no futuro 😉

      • Olá Déco, sou um estudante do segundo ano e sempre pensei em fazer medicina. Me interessei bastante pelo seu blog. Eu irei fazer cursinho depois de terminar o terceiro ano, mas queria sua ajuda. Queria antecipar os estudos antes de chegar no cursinho, mas estou desesperado sobre o que estudar, você não poderia ser um amigo e me ajudar? Se você tiver tempo, é claro, me mande um email ou me contate pelo face: giovaniname@hotmail.com
        Procure no face como Giovanni Mota de Oliveira

        Abraços, e obrigado desde já!!

  2. Ai Déco você é uma inspiração para mim! IUAEHIUAEIU Sério, escreve um livro quando crescer!! IHAIAEUEAIU
    beijos

    ps: é a … do Rafinha (os três pontinhos são a incógnita devido a não sabermos o que somos!!! mas você entendeu… IUAEHIUEA)
    =**

  3. Oi Deco, td bom?! Conheci seu blog ao acaso e a.do.ro!
    Sou formada pela UFU em Administracão e pós graduada pela FGV. Fiz 3 anos tbm de Computação e 6 meses de Economia tbm na UFU. E 3 anos de Jornalismo pela UFMA, sendo q 6 meses na UFU.
    Atéeeee qqqq…. um belo dia, aos 32 anos, com 2 filhas e um marido, surtei, larguei tudo e entrei no cursinho. Pra q? Prestar medicina!!!
    =))) É meu sonho. Enrolei, me auto-embromei, mas cansei. Bora ser feliz, né!?!
    Bem, é isso daí. Vamos ver qtos anos de cursinho vão agora… qdo eu passar te dou um “alô!”, rs.
    Abração pro’cê! Inté!

  4. Oi Deco, td bom?! Conheci seu blog ao acaso e a.do.ro!Sou formada pela UFU em Administracão e pós graduada pela FGV. Fiz 3 anos tbm de Computação e 6 meses de Economia tbm na UFU. E 3 anos de Jornalismo pela UFMA, sendo q 6 meses na UFU.Atéeeee qqqq…. um belo dia, aos 32 anos, com 2 filhas e um marido, surtei, larguei tudo e entrei no cursinho. Pra q? Prestar medicina!!!=))) É meu sonho. Enrolei, me auto-embromei, mas cansei. Bora ser feliz, né!?!Bem, é isso daí. Vamos ver qtos anos de cursinho vão agora… qdo eu passar te dou um “alô!”, rs.Abração pro’cê! Inté!
    +1

    • Oii 🙂
      Tudo bem e você?
      Ahh, que legaal hahaha e mais legal ainda vc não desistir e ir atrás do seu sonho! 😀
      Qualquer coisam desabafos, xingamentos, etc etc, é só passar por aqui de novo e deixar um comentário!
      Boa sorte na sua jornada!
      Beijo

  5. Nossa que linda sua historia, Sabe vou te contar um segredo meu sonho também e fazer medicina ( Neurocirugia) ha! mas, creio que vou fazer. Acabei de me formar no ensino medio, e vou estudar, fazer vestibular, fazer e fazer até passar. ainda contarei a minha historia também. vc vai ver, fico algre de encontrar pessoas como vc que compartilha este sonho realizado. Nao é porq nao se tem dinheiro que desiste de um sonho.

    ” Um sonho que se sonha só é só um sonho, mas um sonho que sonha com deus nao e um sonho é uma realidade” Eu creio.

  6. Encontrei seu blog ontem, ^tô a madrugada lendo ele, Até
    mesmo pq tô com insônia, hasuhauhsuahu! Curso medicina na UFMG, vou
    para meu 2° ano e está sendo interessante saber das suas
    experiências aí na USP!

  7. Nossa kraa… veio eu viagei lendo teu blog minha história é meio grande se fosse contar aki nem ia dar… mas estou deixando esse coment p te parebenizar pelo blog, pois com fé em Deus tbm vou passar em Medicina na USP e agora no fim de 2011 😀 e teu blog tá sendo pra mim a “água q mata a sede no deserto” muita coisa q eu tinha curiosidade e tal sobre a facul e etc.. mas é isso gostaria q se possivel vc me add no meu msn ou então me deixe uma msgm no twitter (@Fernandodrogh)p que agente pudesse se cominucar.
    Obs: tua história é muito interessante… virei teu fã huahsuahs!!
    abrass!!

  8. Nossa, encontrei teu blog pelo twitter de uma amiga e li TUDO! Sim, passei dias, pescoço e vista doendo, mas valeu a pena! Parabéns pelo teu blog e pela tua conquista, medicina na melhor do país não é para qualquer um! Tenho (tinha, terei, nem sei mais) esse mesmo sonho. Acabo de passar para odontologia em uma federal, e ando pensando bastante no que fazer agora… Mas medicina é, sem dúvida, uma profissão linda, apaixonante e muito difícil, claro. Parabéns e continue contanto tua história para nós, sonhadores.

    • Ahh, obrigado! 🙂

      Bom, espero que você se encontra então! E caso decida por medicina mesmo espero encontrá-la por ai então! 😀 Não desista de ir atrás dos seus sonhos!

      Beijos

  9. Mew..sendo sincera,acho lindo a historia de vcs.Faço engenharia ambiental,fiz 3 anos de cursinho, faço na Ufscar e faço uma particular de civil.estou no 3° ano,mas realmente não tenho a menor aptidão para nenhuma das duas.Admiro a coragek de largar tudo e tentar. Tenho 23 anos, me acho velha pra começar a fazer medicina.Todo mundo diz o contrario.Mas acho dificil começar de novo.

    • Aaah, espero que você consiga ser feliz então! Mas se vc juntar forças, não desista do seu sonho! 🙂
      Não é velha mesmo, tem muita gente na minha turma que é bem mais velho que você, e tá aqui! 😀
      Você pode também!

      Mas enfim, qualquer coisa é só falar por aqui! 😀

      Beijos

  10. Oi Deco, ultimamente estou acompanhando o seu blog e cada post seu me motiva mais a lutar pelo meu sonho. Tenho 20 anos já passei em Obstetrícia na USP (Each) mas preferi nem me matricular, pois para mim seria frustante não tentar mais uma vez medicina. Esse ano estou motivada e quero muito que dessa vez eu consiga meu Objetivo que é a Pinheiros. Meu primeiro ano de vestibular foi ano passado, pois comecei a trabalhar muito cedo, e nunca consegui me deditcar ao cursinho como deveria, esse ano tirei especialmente para isso, e estou confiante!
    Não pare de escrever nunca, por favor! rsrs, vc nos motiva muito, pois o curso muitas vezes parece ser tão irreal que quando presenciamos, mesmo que virtualmente, uma pessoa que acreditou e executa esse sonho, conseguimos perceber que nosso ideal está ali, é só batalhar e correr atraz que é possivel!
    Obrigada por essa iniciativa!
    beijos!!!

    • Ahh, obrigado pelo comentário! 🙂 De verdade!

      Então boa sorte pra você! Muita força e paciência! :DD
      Espero vê-la por aqui ano que vem então!

      Bjs

  11. Olá! Gostaria de te parabenizar pelo blog, é muito bom!!! Eu acabei de terminar o terceiro ano do ensino médio e pretendo cursar medicina. Um amigo meu me falou do seu blog e eu quis conferir e gostei muito! Então estarei sempre por aqui lendo seus posts… E te vejo em breve!!!
    beijinhos…

  12. Excelente o Blog! Sou vestibulanda ainda, tô na luta. Mas é muito bom ler sobre alguém que já tá estudando, dá até um ânimo pra continuar na luta, hahah. Parabéns! E claro, vejo você em breve, lá na fmusp! =D

  13. Oi, adoreiii o blog!!!
    Vou prestar o vestibular esse anoo (pelaa primeiraa vez), sei que ainda virão outras vezes..hehehe mas conhecer a sua história e também o dia a dia na facul de medicina (ainda mais sendo a USP), dá muito mais ânimo!!!!

    bjs

  14. Olá! Bom, não sei o motivo do qual estou aqui. Apenas entrei!!! Estava procurando algo sobre medicina e encontrei… sou comissário de voo e estou trancado em um quarto de hotel me lamentando sobre algumas coisas. Estou passando por uma fase dificil: decidindo o meu futuro! Não sou adolecente, mas como todo ser humano estou atrás de um objetivo. Se poder, gostaria de falar contigo via e-mail. Enfim, espero q possa me dar um Help. As vezes uma palavra vale mais q muitas coisas. Abraço!! haha adorei seu diário!

  15. Oi Déco! Eu ainda to no 2º ano do ensino médio, tenho só 16 aninhos.. Sempre leio o seu blog, achei ele meio que por acaso, rs.
    O meu grande sonho é conseguir fazer medicina na USP, assim como você. No colégio eu sou meio preguiçosa, mas quando eu quero consigo ir bem nas provas. Você concorda com o que dizem, que só aqueles que são alunos “nota 10”, conseguem fazer USP ?
    Enfim.. Parabéns, seu blog é muito legal, e uma grande inspiração!
    Bjs

    • Oi Beatriz! 🙂
      Ahh, tá cedo ainda, mas é bom já ir se preparando mesmo hahaha
      Ah, não tem nada a ver isso de alunos nota 10.. tem que ter esforço e dedicação, mas não é só isso que determina! Tem vários fatores envolvidos.. e mesmo vc nao sendo uma ótima aluna na escola, não faz grandes diferenças na hora do vestibular!
      Enfim, boa sorte pra vc nessa caminhada! 😀
      E obrigado pelo comentário!

      Beijos

  16. Olá Deco!
    Amei seu diário!Meu sonho também é fazer Medicina.Estou enfrentando meu segundo ano de cursinho com muito esforço.Estou determinada e vou tentar até conseguir,minha família tem me apoiado muito.Tudo o que você escreve serve de inspiração.
    bjo

  17. Oi,
    Tenho 16 anos e estou no 3º ano do ensino medio.Eu quero cursar medicina, e a algum tempo ando procurando algum livro ou blog que conte o dia a dia de um estudante de medicina, e achei o seu blog por acidente…
    Adorei, amei ver como você conta em detalhes o que você vive, e por isso vou sempre vir e ver novidades no seu blog.

    Parabéns.

  18. Muito bom o seu blog, parabéns!
    Parabéns também por ter conseguido entrar pra Medicina na Univ. de São Paulo!!!

    Veja só, estou cursando Engenharia, mas quero mesmo é Medicina. Tenho procurado conversar com muitos médicos e estudantes de Medicina pra saber mais sobre o curso e sobre a profissão em si. Tenho muitas perguntas que gostaria de lhe fazer, então vc pode me passar seu e-mail pra que eu te envie essas perguntas?

    Obrigado, e tudo de bom, e muito sucesso na [fabulosa] Medicina!!!

  19. Oi Deco, tudo bem?
    Bem eu Tenho 18 anos e to no 3ª ano do Ensino Médio, confesso que no começo desse ano eu estava meio desmotivada para passar em Medicina que é meu sonho tambem, mais depois de ler seu Blog fiquei mais animada é bom saber que existe pessoas que tambem lutaram pela mesma coisa em epocas diferentes e conseguiram realizar
    eu Confio no DEUS que eu sirvo e sei que vc tambem confio nele. Por isso obrigada por compartilhar suas esperiencias e ensentivas quem precisa.
    Abraços.

  20. Estava procurando umas imagens da Pinheiros para imprimir e colar no meu quarto como incentivo (hahaha) e acabei encontrando seu blog! Achei super legal mesmo! Mas o melhor é que em ano de cursinho, em que você estuda o dia todo e ainda acha que não foi o suficiente, percebe que a matemática que você achava difícil é mais complicada ainda, um incentivo é sempre bom! E ver alguém que passou por isso também e hoje alcançou seu objetivo é realmente motivador! Espero que ano que vem, eu faça parte da turma 100 (:
    Obrigada por partilhar suas experiências! Sucesso! ;D

  21. Oi Deco,estou lendo seu blog a algum tempo e adoro muito, estou no 3 EM, e meu sonho é fazer medicina, seu blog me motiva muito, espero que voce continue escrevendo até quando estiver na residencia. rsrs
    to te seguindo no twitter, segue de volta? (@baahviiana)
    bjs !

  22. DÚVIIIIIIIIIIIDA , ME AJUDA ? :/
    estou cursando o terceiro ano do ensino médio e quero prestar vestibular p/ area da saúde só que todos dizem q medicina e muito dificl , sei que e muito concorrido o curso , mais eu ammmmo criançaaas e sempre tive o sonho de ser PEDIATRA ao mesmo tempo tenho receio de nao gostar muito de biologia ou então não saber lidar com os pacientes , minha pergunta e se um estudante de medicina como voce tem vida social ?? da p sair um FDS com amigos , familia essas coisas sabe ? e 1 ano de cursinho dá p passar em medicina ? Obg desde já e sucesso ! beijos

    • Oi! 🙂
      Bom, não temos MUITA biologia na faculdade. Pelo menos não igual à do Ensino Médio, que é realmente um saco!

      E claro qu enós temos vida social hahaha é mito essa coisa de que não vivemos e blá blá blá hahaha só se você não quiser mesmo!
      E a área da saúde não é só Medicina. Tem outras profissões também que são muito interessantes. E não pense que medicina é a elite e etc… as outras profissões tb são muito boas e tal 🙂
      E enfim, os anos de cursinho dependem só de você! Mas com 1 ano dá sim.. e passando direto também!

      Beijos 🙂

  23. Acompanhando o blog pra saber como é o dia – a -dia do estudante de Medicina e ler sobre meu sonho “MEdicina” ajuda a ter mais força de vontade e não desistir!
    🙂

  24. Olá, Deco!(?)haha

    Bem, primeiro, adorei seu blog, e segundo, obrigada por compartilhar sua vida através deste!:D

    Bem, eu estou naquele dilema sabe… Cara, o que eu faço da vida?…etc e tal. Bom, eu realmente SOOONHO em cursar medicina, mas como a maioria, não possuo recursos financeiros= vestibular ou nada.

    Tenho facilidade com linguística e afins( Meu plano B é Direito Internacional ), mas não adianta, a medicina me chamaaaa! ahuhshuahs

    Como todos, passar em medicina parece mais um sonho impossível. Mas dizem que eu sou sim, inteligente pra tal façanha, porém meio preguiçosa às vezes…
    Pensa, eu faço teste de QI e me dá uma média de 135.. nossa, fiquei super feliz mais… ai me dou conta de que é preciso mais do que QI, é preciso paixão e determinação pra estudar medicina.
    E mais uma vez, me dou conta de que eu ainda não estou resolvida comigo mesma, como se aquela chamasinha tivesse morrido, e esse sonho, tivesse sido frustrado pra sempre. (Poxa, sou dramática escrevendo, mas quem me vê falando dá risada! hahaha )
    Talvez esse seu blog tenha ressuscitado meu sonho, o meu plano A! 😀

    bj

  25. Muitoo obrigado tá ? na verdade sempre quis medicina ser pediatra eu q fico me desestimulando voce me deu um grande incentivo , muiiiito obrigado! beijos

  26. Parabéns pelo blog…
    Deixa eu contar… fiz quatro anos de curso Técnico em Química concomitante com o ensino médio(CEFET_PA). Me apaixonei pela industria, fiz então Eng. Química(UFPA) estou no meio do 3º ano. Eis que uma alergia grave que tenho a remedios voltou a se manifestar depois de sete anos adormecida . Só que ela veio bem mais violenta: urticarias gravissímas, falta de ar com qualquer cheiro forte e assim veio o médico semana passada dizendo que nunca eu poderei trabalhar na industria, na área de produção. Gosto mais da química que dos cálculos e das físicas . Mas eis que ela não é possivel, sempre admirei a medicina, o fato de vc poder ajudar alguem, a vida daquela pessoa, cuidar de pessoas.
    Vou fazer vestibulinho daqui a quinze dias…

    Volto e digo o resultado….
    Abraços

  27. caraamba Deco mtooo legal seu blog!! tb faço medicina, estou um semestre atras de vc, mas é super poder ver como a realidade dos estudantes mesmo em faculdades diferentes é tao parecida (materias quando sao chatas sao chatas em qualquer lugar kkk ) !!!
    todos ralamos pra entrar na facul, ralamos pra passar nas materias (ir com nota alta tb já é demais hahhaha brinks), nos decepcionamos com algumas coisas que vemos, nos divertimos, rimos e choramos, fazemos amigos, ajudamos eles, brigamos com eles, queremos matar alguns professores enfim…. mas continuamos apaixonados por essa arte e esperando sempre que possamos fazer algo melhor!!
    continue escrevendo, pq vc é um estimulo para muitos (me incluo) e um alento (alegria) para minhas aulas chatas (entenda-se planejamento e gestao em saude) … hhahahha p.s.: espero que vc nao seja processado tb hahha
    parabeens!!!

    • Ahh, obrigado pelo comentário!

      E eu rezo todo dia para não ser processado hahahaha

      E como sempre digo: sofremos todos juntos! 🙂

      Beijos

  28. Oi André! Amei o blog.
    Bom eu estou no 3º ano e sempre sonhei em cursar medicina, e últimamente, ando meio que maníaca por tudo o que diz respeito a estudantes de medicina e vida em república.
    Acho que estou de alguma forma me convencer de que vai ser mais fácil do que as pessoas tem me dito, ou que serei mais capaz do que as pessoas tem acreditado… Enfim, adorei sua história e amei os post, vou passar a acompanhar a partir de agora.
    Sucesso!
    Beijinhos.

  29. olá deco, adorei seu blog!!
    acabei achando seu blog, em razao de uma super duvida q entrou na minha este ano, em largar 3 semestres de direito pra fazer medicina!!

    naoo sei oq faço!
    keria saber.. a partir de q semestre vc começa a fazer estagio.. se sao bem remunerados e se tem muita carga horaria pra atrapalhar os estudos da faculdade!
    abraço!!

    • Oi!
      Não existe estágio remunerado em medicina hahaha :/
      Nossa grade horária não permite um estágio oficial, mas sempre dá pra achar uns bicos e tal. Mas eu não faço nenhum, então não sou a melhor pessoa pra te responder! :/

      Bom, espero que você consiga se decidir 🙂 Boa sorte na escolha!

  30. Olá Deco, tudo bem? Estou cursando o primeiro ano do ensino médio na ETESP, que por sinal é uma escola técnica concorrida. Estava pesquisando sobre requisitos relacionados ao curso de medicina, como preços de livros, estatisticas, e me deparei com o seu blog! Aliás, adorei sua história, tive uma praticamente semelhante, porém quanto ao meu sonho de estudar num colégio de nome com o qual estou. Hoje uma das minhas maiores metas é encontrar a profissão certa e descobrir se realmente será medicina. No entanto, por questão de falta de seriedade quanto às minhas decisões, meus pais e meu irmão mais velho não estão em acordo. Eles argumentam que os livros são de custo muito alto e que seja apenas mais um sonho tolo meu. Eu até tento argumentar o quanto acho interessante e a minha visão sobre seus propósitos, suas práticas, mas ainda assim não parece ser o suficiente. Gostaria de saber, como você conseguiu o apoio dos seus pais? Sendo que é uma profissão árdua de exercer mais especificamente em certas áreas? Foi muito difícil?
    Espero retorno e parabéns pelo seu sucesso! Você merece! Abraço.

    • Oi! 🙂
      Não precisa comprar livros para fazer medicina. Temos milhares de bibliotecas e livro é o que não falta.
      E ah, não sei :/ meus pais sempre apoiaram minhas decisões, porque eles sabiam que eu era responsável e tinha a cabeça no lugar hahah quem sabe daqui uns anos eles entenderão 🙂
      Boa sorte pra você 🙂

      Beijos

  31. Ola acompanho seu blog e amo ler a cada dia…
    mas acontece que sempre que leio fico meio deprimido.
    Tenho um sonho desde criança em ser médico, mas sempre fui um aluno mediano nunca fui o melhor da sala, decidi que esse ano vou fazer Biologia no vestibular pois preciso ter uma aprovação pelos meus pais. Tenho 17 anos e realmente sonho em um dia ser médico, porem não tenho quem me incentive, sempre aparece alguém falando que vai ser tempo perdido em cursinho, que não sou capaz, que nunca vou conseguir e isso realmente me deixa deprimido gostaria que você me ajudasse e me contasse se isso também aconteceu com você. Tem como me ajudar pelo e-mail? obrigado!

    • Ah, não fique deprimido lendo aqui! :~
      Não precisa ser excepcional pra fazer medicina. Tem que ter foco, só isso. Saber como é o vestibular e se preparar para ele.
      Não ouça o que os outros falam, tenha fé em si mesmo! 🙂

      Vou enviar esse comentário por email também!
      Não desista!

      Abraços, Deco

  32. Olá André,

    Parabéns pelo Blog.
    Sou formada na USP em Ciência da Computação e agora estou decidida a cursar Medicina.

    Podemos conversar?
    Você pode me passar seu e-mail?

    Obrigada!!!

    Beijos,
    Cássia Ferreira.

  33. Ola Andre! Primeiramente quero agradecer pelo seu blog. Eu o encontrei no google ha dois dias atras durante minha pesquisa sobre a USP e passei os ultimos dois dias lendo seus posts. Eu estava a procura de um relato, do ponto de visto de um estudante, sobre a USP e as instituicoes medicas associadas com o curso de Medicina de voces. Alem de conseguir as informacoes desejadas ainda me diverti muito, foram mesmo muitas risadas. Entao, estou cursando medicina no Kings College em Londres e vou comecar o quarto ano na proxima segunda e no final do nosso quarto ano, antes de comecar o quinto e ultimo ano (o curso de graduacao de medicina daqui eh de 5 anos) nos fazemos um estagio eletivo em outra instituicao, normalmente em outro pais. Quando soube desse estagio ja sabia que tentaria ir faze-lo ai nos hospitais da USP. Quando eu ainda morava la no interior de Sao Paulo, Itajobi, bem pertinho de Bebedouro, eu sonhava em fazer medicina na USP mas nao passei no vestibular na primeira tentativa e desisiti. Entao, minha historia e bem longo e depois te conto. MUITOS anos depois estou estudando medicina aqui. Esse estagio acontecera nos meses de Agosto e Setembro do ano que vem e dura 8 semanas. Para mim sera uma otima oportunidade para aprender mais sobre a situacao atual da medicina no Brasil e conhecer uma Universidade e hospital que sempre admirei. Gostaria de saber se posso te encher o saco pedindo mais informacoes no decorrer dos proximos meses quando vou estar montando um portfolio sobre o planejamento do estagio, que eh a primeria parte do projeto. Tambem seria muito legal trocar ideais e ja ter uma amigo ai antes de chegar. Meu email e messenger eh vagneradriano@hotmail.com. Mais uma vez obrigado e parabens pelo blog.
    Abraco
    Vagner

    • Olá Vagner! Desculpa a demora em responder!
      Nossa, que chato isso, você estudo no Kings College… poxa vida. HAHAHAH nossa, que muito massa, cara! Meu sonho é viver em Londer um dia, vamos trocar então hahaha
      Que legal, conheço Itajobi por nome só, vendo as placas durante a viagem para Bebedouro!
      Quero saber como foi sua trajetória sim!
      Então, eu posso te ajudar sim, mas pra isso preciso de mais detalhes sobre como é esse estágio! Vou te mandar um e-mail então porque é mais fácil de conversarmos!

      Obrigado pelo comentário e espero que possa te ajudar!

      Abraços

  34. Olá! Descobri teu blog ontem de madrugada. Gotei muito, e acho que vou tomar liberdade para acompanhar de vez em quando, rsrsrsr.
    Sou graduado em Enfermagem pela Unisa, e exerço a profissão numa USF (a área que você “adora”: atenção primária! rsrsrsrs) em Cerqueira César, uma pequena cidade do interior de São Paulo. Gosto do que faço, mas desejo SIM estudar medicina, mesmo porque a profissão em que me formei me trás algumas frustrações… sei que o médico também sofre com algumas questões chatas, principalmente quesões políticas; mas a Enfermagem, meu amigo, rsrsrs: Só por Deus! kkkkk
    Então, somados Sonho+Desejo+objetivo = aqui vou eu em busca de uma nova formação.
    Teu blog me aguça o desejo, e me dá ânimo para não desistir. Estou partindo para meu primeiro vestibular, mas ainda não me vejo preparado – naturalmente. Mas estou disposto a buscar o que me falta até conseguir minha aprovação.
    Tenho 23 anos… não diga que sou velho, ok? Tentarei durante 6 anos. Depois disso, acho que estarei velho mesmo, rsrsrsrs.
    Muito obrigado por compartilhar tuas experiências conosco. Continuarei acompanhando.
    Abraço!
    Muito sucesso!

    • Oi Paulo!
      Obrigado pelo comentário! 🙂
      Que bom que esse blog te ajuda de alguma maneira!
      E sim, pelo que vejo a enfermagem é bem complicada. E ainda tem gente que acha que é fácil…
      E claro que não está velho, de jeito nenhum! Não desista nunca. Caso você possa, lute até conseguir!
      E passe por aqui sempre pra me dizer como vai indo! 🙂

      Abraços, e toda sorte do mundo pra você nessa nova luta 😀

  35. oiii Deco …achei seu blog por acaso aqui e adoreiii …ja faz um tempo q tou lendo e e cada coisa mais legal q as outras vou acompanhar todos os posts agora ….
    vou fazer psicologia ano q vem e acho q vc é um exemplo para todas as pessoas q tem um sonho de fazer uma faculdade e acham q naum consegue…….abraços

  36. Eu li alguns posts seu, faço cursinho no obj da paulista, queria saber se vc já estudava na época de colégio, se venho com uma base boa p/ o cursinho, e se não foi ruim fazer outro ano no mesmo cursinho (apesar de vc ter passado, rsrs), pq estou pensando em mudar de cursinho para não cair na “rotina sabe”, de me acomodar e começar a cabular aulas (como vejo uma galera fazendo).
    Obrigado pelo blog, e boa sorte! ;D

    • Oi Yago!
      Ah, eu gostei de ter feito objetivo de novo porque eu já conhecia o método, sabia usar o material direito, conhecia já os professores (sabia em qual aula dava pra faltar e tal hahaha).. enfim, achei que foi bom! Mas mudar também pode ser bom, desde que você pegue pesado!
      E não, eu não estudava na época do colégio hahaha era muito tranquilo, tirava notas razoáveis hahaha

      Boa sorte para você também! 🙂

  37. ooi, entreei por acaso no seu bloog e ameei.
    Sabe desde criança tenho o sonho de ser Pediatra, tinha desistido porque achava muito pra mim.
    Maais meu sonho reviveu, quero muuito fazer medicina!

  38. ola Deco.meu nome é Gabriel e tenho muita vontade em me formar em medicina ainda mais depois q eu li seu blog,terminei em 2010 o ensino medio
    vc pode me dar algumas dicas de como estudar?… tenho 18 anos. abraço.

    • Olá!
      Já dei algumas dicas por aqui em uns posts antigos! 🙂 Digita lá na busca termos como “cursinho, estudar” que você vai achar! 🙂

      Abraços!

  39. Oi André!

    Acabei de fazer minha inscrição para Medicina, acho que essa é a maior loucura que vou fazer na minha vida, tendo em vista que sou formanda em Nutrição e meu pai nem sonha sobre minhas intenções huahuahaua mas vamos ver no que vai dar…

    E, pesquisando na internet, encontrei os seus artigos. E adorei o seu blog, você escreve muito bem!

    Beijos e sucesso,
    Priscila

    • Oi Priscila!
      Obrigado 🙂
      Ah, tomara que dê tudo certo então! Aprecio muito a coragem daqueles que vão atrás dos sonhos 🙂

      Boa sorte para você!

      Beijos

  40. Olá, Deco!

    Sou estudante e penso em fazer Medicina. Gosto muito da área de Psiquiatria. Gostaria de saber se o curso é muito difícil, com nomes estranhos e difíceis para decorar, como são as aulas, preciso saber todos os nomes de ossos, orgãos e suas funções? É que adoro Psiquiatria.

    • Olá!
      Acho que te respondi por e-mail, né?
      Ah, os nomes são estranhos e difíceis. Mas depois de um tempo fica MUITO normal. Sério. É impressionante como a gente adere fácil o vocabulário médico. E sim, precisa saber o nome de tudo mesmo hahaha mas depois pode esquecer, dependendo do que você for fazer ahahah

  41. Olá Deco, meu nome é Jessica e moro no RJ, alguns minutos atrás eu estava chorando aqui desesperada pois não passei no vestibular da UFF, então vim em busca de algum incentivo aqui e vi o seu blog. Apesar de ter ido bem no ENEM, não sei se é o suficiente para passar em medicina e eu não tenho outra opção de curso pois isso é o que amo. Talvez eu realmente tenha cometido uma falha de estudos esse ano, moro com meus tios e desde então quando me mudei não fiz muitos amigos devido ao tempo dedicado aos livros e sinto falta deles, ou seja, de incentivo, de ajuda pra poder estudar. A ideia de tentar mais um ano já me assombra pois sei quanto é difícil, porém não quero desistir; um conselho?

    • Não desista! Se você tiver condições de continuar estudando e lutando, então continue! Esse é o melhor conselho que posso te dar. Tenho certeza que quando você passar e começar o curso vai perceber que toda a luta valeu a pena! 🙂

  42. Oi meu digníssimo venho o acompanhando por longos tempos e é meio estranho escrever para uma pessoa que não conheço e que ao mesmo tempo sinto que participo da vida de longe * estranho isso* culpa sua que escreve tudo . Enfim
    já faço faculdade me formo daqui um ano e meio e hoje tive tempo para escrever algo ( risos) (engraçados e não maléficos ) . Parabéns pelo seu blog me divirto lendo cada coisa .. nossa lembro a primeira vez que passei no vestibular e me jogaram tinta de TECIDO ROSA … ( Maldade que me custou meus tênis Adidas 😦 ). Continue assim escrevendo me divertindo e me lembrando que a motivação não some … Obrigada meu anjo por noites má dormida ( lendo seu blog) 🙂 Fica com Deus .. .. ..
    Nina Aires

    • Coragem!
      Hahaha brincadeira.
      Ah, não sei.. no meu primeiro dia de aula já tive muita matéria e tal ahhaah então é bom levar um caderno e caneta! A menos que você não queira anotar nada haha
      Quanto a bisturi e estetoscópio…….. bom, deixa pro segundo ano hahaha

  43. Olá Deco!!!
    Isso que vc faz, de escrever seu dia-a-dia na FMUSP é muito motivador e interessante, e eu queria saber que horas começa e que horas termina seu dia lá, na faculdade.
    Obrigado.

    • Ah, as aulas são das 8h ao 12h, e das 14h as 18h.. mas a gente sempre fica mais tempo lá nas atividades extra-curriculares, que são milhares! Então geralmente saímos umas 20h, ou as vezes mais tarde, ou as vezes nem saímos hahah já ficamos pro dia seguinte 🙂

  44. Oi André

    É a primeira vez que entro no seu blog e li quase tudo nele… (kkk)
    Eu terminei medicina em 2006 e hoje sou Médica Legista, mas quem pensa que paramos de estudar… Hum quem me dera sempre nos atualizamos.
    Bom, a minha história começou mesmo quando eu tinha 17 anos já terminando o 3°ano, o que me inspirou foi a saúde de minha avó com 65 anos, prometi a ela que ela nunca ficaria doente… menina boba eu era!
    Comecei a estudar pro vestibular no mesmo ano que estava terminando, fiz cursinhos e diabos a quatro, trabalhava só pra pagar meus estudos, tempo pra namorar, curtir a vida, que nada meu tempo na minha cabeça era não deixar minha avó ficar nunca doente. (kkk)
    Quando terminei a escola, cursei o vestibular, estudei e como estudei, trabalhei e como trabalhei, quando consegui entrar no mundo da medicina já estava com 20 anos.
    Consegui e dediquei isso a minha avó que acreditou em mim.
    Na USP fui bem recebida, mas ainda assim me sentia uma estranha no ninho, aquele universo não era pra mim… e as vezes pensava em desistir, mas, o que me dava forças era aquela velhinha sorridente pra mim, toda vez que chegava em casa.
    Quando consegui passar pro segundo ano de medicina… Minha avó ficou muito doente… e, eu entrei num desespero… eu quero cuidar dela, saiam da frente! ela teve derrame cerebral e o que eu mais queria era ficar do lado dela, cuidando dela, mas os médicos mais experientes que eu… me dizia, vai pra casa, qualquer coisa a gente te liga, te avisa e etc e tal.
    Por muito tempo fiquei desolada e cansada, pensei muitas vezes em desistir de tudo, mas quando ela voltou pra casa, eu fiquei aliviada outra vez, porém a vida sempre nos dá uma rasteira, conversei com o meu professor, porque eu me sentia uma estranha fora do ninho… Porque nunca, nunca desabafava com ninguém, era fechada num planeta chamada eu. (kkkk)
    Meu professor escutou com muita paciência os meus problemas, que eram muitos (kkk), que eu me lembre até o abracei e chorava e chorava.
    Ele me deu muitos conselhos, sobre a vida, a morte, os estudos, sobre tudo o que eu teria que buscar.
    Uma delas era: Ter Amigos.
    E mudei um pouco meu jeito de ser, apesar de não participar de festas e nem viagens, consegui fazer amigos e tenho eles até hoje.
    Eu aprendi a lidar com novas situações, minha avó não está mais comigo, ela faleceu quando eu ainda estava no 2º ano, ao lembrar da minha história, hoje tenho orgulho de mim, porque creio que ela também se orgulha de mim.
    Eu Não Desiste.
    Minha Avó foi minha mãe e meu pai.
    E devo tudo a ela.
    Por isso, estou compartilhando com você uma parte de mim…

    Me desculpe se quase escrevi um livro…
    eu gostei do seu blog.

    Boa Sorte Menino!!!

    • Oi Sheila! 🙂
      Obrigado pelo comentário, e não se desculpe, sua história de vida é muito bonita!
      É ótimo termos um motivo para fazer medicina, e não fazer simplesmente por fazer… as coisas ficam mais fáceis de suportar. E claro, como você disse, os amigos são indispensáveis. E as amizades que fazemos numa faculdade de medicina são únicas né, afinal, é uma vida que passamos dentro da faculdade. convivemos mais com os amigos do que com os nossos parentes!
      Enfim, com certeza ela se orgulha de você 🙂

      Obrigado pela sorte hahaha vou precisar, cada dia fica mais complicado!

      Beijos

  45. OI Deco!

    Por fim cheguei ao terceiro ano do ensino médio ! Estou muito, muito motivado a conseguir pinheiros,é um grande sonho, nem cogito outras faculdades hahaha Então, queria saber se vc conhece o caso de alguém que tenha passado direto do terceiro, queria saber como é o ritmo de estudo de alguém assim. Mais uma vez, parabéns pelo blog, sempre me incentivou muito!! Ah, boa sorte nesse ano em Harvard!

    • Oi Rodolfo!
      Boa sorte aí no terceiro ano 🙂 só cuidado pra não enlouquecer hahaha
      Então, tem MUITA gente que passa direto do terceiro ano. Como eu não fui um deles hahah não sei dizer como é o ritmo de estudos. Mas acredito que não seja nada muito diferente do comum… estudar TUDO ahhaha enfim, cursinho ajuda também, mas não sei mais sobre isso :/

      Obrigado pela sorte hahaha vou precisar!

      Abraços e espero vê-lo ano que vem, então! 😀

  46. Oi Deco, estou gostando muito do seu blog!

    Desde criança quis fazer medicina, mas cresci ouvindo que era muito dificil, que temos que estudar muito, abdicar de algumas coisas e tal e acabei deixando a ideia de lado… Passei no PEP, fiz um curso na área de turismo e depois ganhei bolsa para Relações Internacionais .. Aacabei fazendo um período, mas o desejo de criança voltou e aqui estou eu! Tranquei a facul e vou começar o cursinho, e – se Deus quiser – vou ser médica!

    Mais uma vez , parabéns pelo Blog e sucesso!

    • Olá! Muito obrigado! (:
      Ah, que legal! Parabéns pela coragem e determinação!
      Com certeza você vai ser muito mais feliz seguindo os seus sonhos!
      Boa sorte e muita força por ai!

  47. Olá Deco, achei seu blog por acaso e também to na luta pela vaga de medicina. Ano passado não consegui (primeiro ano de cursinho) não sabia estudar e também não tinha animo, mas esse ano tá diferente, to mais disposta. Gostaria de saber como você entrou para Harvard, tem um post falando disso? Grata

    • Olá! (:
      Que bom, tomara que esse ano dê tudo certo! Força aí!
      É um programa de intercâmbio da minha faculdade! Acho que escrevi em algum lugar hahaha mas enfim, é convênio e tal! Não tivemos que prestar Harvard nem nada, tanto porque é bem diferente por aqui… não são vestibulares e tal.

  48. Oi André !

    Meu nome é Lucas e eu moro em Goiânia , comecei esse ano de 2012 com dificeis decisões a serem tomadas!!!! a vida não é fácil mesmo !!!, após um terceirão bem corrido eu consegui a aprovação em Medicina na Faculdade Federal do Ceará (UFC) através do ENEM. Apesar de ter passado no curso que é meu sonho, Fortaleza é um tanto quanto longe de Goiânia haha e a distância assusta um pouco. Meu sonho desde o começo era fazer medicina na UNICAMP , mas o vestibular do ano passado caiu no mesmo dia da federal aqui de Goiás ( que sorte a minha ) , mas tudo bem ,porque a ufg era minha segunda opção mesmo, só que na vespera do vestibular eu passei muito mal , não consegui dormir e não fiz a prova bem, mas mesmo assim faltou pouco. É claro que isso foi um baque e tanto , ninguém planeja passar mal durante o vestibular ! Confesso que isso me desmotivou , mas decidi tentar de novo , mesmo baqueado fiz a prova da FUVEST e não passei , mas sabia que as provas de São Paulo exigiam uma preparação especial. Meu plano ( se é que ele existe haha) é fazer pelo menos um semestre na UFC porque após conversar com meus pais e professores chegamos a conclusão que uma vaga em medicina não pode ser desconsiderada, o que você acha ??. Acho que o que torna a vida interressante é a vontade de vencer , superar o impossível ! após ler seu blog vislumbrei um mundo gigantesco e muito interessante !! suas vitórias me animaram muito , especialmente sua ida a HARVARD , um sonho meu também , o que pode ser considerado impossível para muitos é o que me encoraja ! Desde já agradeço !

    • Oi Lucas!
      Desculpa a demora em responder!
      Então, acho muito difícil desistir de uma faculdade depois de começá-la. Primeiro porque qualquer uma é apaixonante. Fora que você vai fazer várias amizades. Segundo porque é uma escolha difícil: ah, vou perder minha vaga aqui, por algo incerto!
      Então, são decisões difíceis. Mas acho que você vai se dar bem, independente de qual rumo tomar! 🙂
      AH, que bom, espero que continue te dando incentivo a conquistar as coisas por ai! (:
      Nada é impossível, nada mesmo!
      Eu que agradeço pelas palavras!

      Boa sorte por ai, e volte mais vezes pra contar como vai indo!

      Abraços

  49. Oi Deco!
    Estou escrevendo para parabenizar a influência positiva que você passa através deste Blog!
    Já tentei vestibular em universidades públicas durante alguns anos e não obtive aprovação.
    Todas as carreiras que eu tentei foram na área de engenharia.
    Quando criança, eu possuía um lado filantropo que me fez optar pela carreira médica. Mas depois que cresci, algumas circunstâncias me fizeram desacreditar da tão sonhada vaga na faculdade de medicina.
    Nesse começo de ano, quero retomar os estudos intensamente e tentar a vaga na UFES. Porém existe um problema! Não tenho condições nenhuma de pagar um cursinho e nem muito tempo de entrar em um cursinho comunitário.
    A concorrência de uma UFES nem se compara com a concorrência de uma USP, UNICAMP… Mas sabe como é né? Vestibular é sempre vestibular! E pra medicina, sem um cursinho, o sonho se torna ainda mais distante…
    Eu tenho disposição para estudar e material de um curso pré vestibular que fiz há uns anos atrás, além de uns livros de ensino médio…
    Será que se eu manter o foco e a disciplina necessária com ajuda de vídeo aulas pela internet e com muito estudo e resolução de exercícios, eu alcançarei meu objetivo??
    Agradeço a você pelo ótimo blog e incentivo dado aos sofridos vestibulandos de medicina espalhados em nosso país!

    • Olá!
      Obrigado (:
      Ah, acredito que sim! Há muitas pessoas que conseguem dessa maneira! O importante é se dedicar bastante! Espero que você consiga realizar esse sonho!
      Abraços

  50. Oi Deco!

    Me formei em Medicina ano passado na UFRN e passei agora para Residência em Cirurgia Geral na USP. Procurando saber um pouco mais sobre a instituição, me deparei com seu blog no Google e vou confessar: já li alguns meses de posts kkkkkkk

    Parabéns pelo blog! Muito bem feito, layout bonito e textos bem elaborados, que seguram nossa atenção e despertam nosso interesse a querer saber mais.

    Espero ver mais posts sobre Harvard! Estou achando tudo muito interessante! 🙂

    Grande abraço,
    Carol

    • Oi Carol!
      Muito obrigado!

      E parabéns! :DD Seja bem-vinda! Espero encontrá-la ano que vem no R2, então! 🙂 Estarei passando pela clínica, mas acredito que tenha cirurgia no segundo semestre hahaha quem sabe você não seja minha “professora”!
      Espero que sua residência seja muito boa 🙂 boa sorte!

      E você é do Medico Nerd? :O

      Beijos

  51. Pois é … nos encontraremos no HC!
    E quando eu tiver no R3 ou R4 você será interno e eu serei boazinha com os internos pq meus residentes eram bonzinhos cmg! kkkkkk

    Você teve mta coragem de atrasar um ano do curso (já é tããão longo!), mas Harvard realmente vale a pena: deve ser uma experiência única.
    Vou continuar acompanhando seu blog para saber mais! 🙂

    AH! Sou do Médico Nerd sim!
    Não me pergunte como, mas consegui estudar, trabalhar, manter um blog e passar na residência! XD
    Tomara que esse ano eu consiga manter o blog atualizado pq R1 de Cirurgia é escravidão!

    Boa sorte aí nos EUA!
    Abraços,
    Carol

  52. Oláa!! poxa encontrei seu blog por acaso, e adoreiiiii mesmo
    pois sei que assim como eu tem muita gente desesperada por informações sobre a faculdade de medicina.
    poxa estou com algumas dúvidas… tenho 22 anos e não tive uma base muito boa de colegial… então já tentei até fazer o vestibular uff e nada
    então resolvi optar pela particular e tentar tambem conseguir um financiamento, deco é um sonho muito louco esse meu, sou completamente apaixonada mesmo pela medicina, e como não tenho condiçoes para entrar em uma pública
    gostaria da sua opinião sobre a privada:?!

    um grande beijooooo e parabéns pelo blog!

    • Olá!
      Muito obrigado por ler!
      Espero que você consiga realizar seu sonhos sim, não desista!
      Existem faculdade boas e ruins, e não particulares e públicas. Um conceito não se mistura com o outro. Então pesquise bem a faculdade que você está interessada, veja se ela é realmente boa, e invista nisso! Não existe preconceito para quem faz faculdade particular, desde que seja uma boa pessoa e um bom estudante! E quem vier com discurso de que pública é melhor, diga para ela pesquisar melhor que tem muita pública dando vexame por ai! 🙂

      Beijos e boa sorte!

      • Muito obrigada por responder
        e principalmente pela força
        pois tem sido muito dificil um apoio!!

        grande beijoooo e sucessooo que Deus abençoe sua carreiraaa!!
        🙂
        :*

  53. Nossa sua história é linda, eu também sonho muito em fazer medicina seu exemplo me deu força para continuar a estudar.

  54. Bom achei super interessante tudo que você escreve aqui. achei duas coisas em comum entre nos também nasci antes do tempo a gravidez da minha mãe era de alto risco e eu nasci de 6 meses.E quando completei 17 anos também peguei catapora do meu primo.terminei o ensino médio ano passado e foi uma loucura estudando pro vestibular ,colégio e para dois cursos de línguas resumindo 1 mês antes da prova do vestibular da UNB eu fiquei com depressão não conseguir fazer a prova direito e não passei.to aqui na luta de novo estudando pra passar no vestibular espero que quando eu passar possa falar como você, apessar de tudo valeu a pena. um abraço

    • Ah, você nasceu antes de mim hahaha e catapora depois de velho é muito sofrida! 😦
      Bom, não desista! O caminho pode ser árduo, pode parecer distante, mas realmente vale muito a pena! E com certeza você vai dizer isso também! 🙂
      Força!

  55. Parabens !!! Medicina é um sonho. Fico feliz por você ter chegado onde está gostaria de fazer mim perguntas e imagina como é bom fazer o que você faz. Tenho orgulho de todos que estao nessa profissão.

    • Ah, obrigado! 🙂
      Imagina, tem muita gente nessa profissão que faz coisas erradas, infelizmente 😦 mas estamos na luta para uma saúde melhor no Brasil!

  56. Eu tenho que te agradecer, eternamente, foi atreves do blog que eu criei esse amor pela medicina.Por agora eu faço cursinho pro vestibular da UNB do ano que vem veja só kkkkk, mas com fé em Deus e muito esforço eu passo (yn) mas minha eterna gratidão por compartilhar um pouquinho que seja disso aqui . : D

  57. adoreei o seu blog.. Eu tenho 19 anos estou no meu 1° ano de cursinho..confeso que ainda não estou no “ritmo” de estudo que preciso..mais estou me esforcando mt pra mudar isso. Fico chatiada quado me perguntam o que vou prestar no vestubular, quando respondo Medicina a pessoa ja joga um balde de agua fria.. “a e muito dificil, muito concorrido conheço uma pessoa que faz cursinho a 4 anos e não consegue passa”..(ta certo que quando me matriculei no cursinho eu sabia que não ia ser facil mais ouvir esses tipos de conversa é complicado) :/ ainda mais quando você ouve isso de pessoas que você gosta por ex: meus amigos,Namorado ate mesmo minha propria familia. como se eu não tivesse capacidade para passar! mais lendo seu blog me deu ainda mais esperança.. Obrigada!

    • Olá!
      Muito obrigado! 🙂
      Sim, é sempre esse papo de que é muito difícil e blá blá blá. Mas o importante é se manter focado nos seus objetivos 🙂 e as vezes as pessoas falam isso por preocupação, para que não nos fustremos muito durante o caminho!
      Enfim, muita força para você! Logo mais você estará desse lado também!

      Beijos

  58. Hehehe o que nao encontramos so a procura de algo sobre de esquindilese lol … Bem, passo para ler melhor o blog noutra altura… tenho que estudar agora kkk. Mas tambem tou a fazer medicina, sou Moçambicana (eh, procure nO mapa d Africa! o.O) e acho que serei visitante assidua do blog hehehe … Eh interessante. 🙂 E eh isso aeh

    • Hahahaha sabia! Esquindilese é o atrativo desse blog!
      Que legal, conheço Moçambique, por nome só haha mas somos todos unidos pelo português 🙂
      Obrigado pelo comentário!

      Beijos

  59. Olá Deco..
    encontrei seu blog por acaso.. e adoreii.. achei um maximo.. realmente muiito bom !!
    agora estarei sempre por aqui.. fazendo visitinhas a vc !!
    Achei muito interessante sua historia .
    Sabe .. sempre quis sem médica.. mais meus sonhos foram meio sufocados..e agora não sei mais se tenho essa motivação para estudar .. e nem sei se tenho a capacidade de enfrentar tantas pessoas melhores do que eu !! mais depois que li seu post.. percebi que não adianta ficar pensando assim..pois se não acreditarmos em nos mesmos .. quem é que vai acreditar ( não éh ?!)
    então darei a cara a tapa msm .. e estudarei até dizer chega kkkk….
    Bj

  60. Olá Deco!
    Encontrei seu blog atravé de outro blog: internatomedico.blogspot, que é o diário de um interno de medicina.
    Fascinante sua trajetória e conquistas…E o blog traz tantas novidades….Adorei, muito incentivador…Vou frequentar!
    Sou estudante do primeiro ano de Medicina, e também vou dar uma passsadinha aí em Harvard daqui uns anos…rsrs

    Muito sucesso!!

    • Oi Monique!
      Obrigado 🙂
      Pois é, o Interno já é Doutor hahaha e meu blog ia ser o novo Diário de Interno, mas agora adiei por mais um ano!

      Muito obrigado!
      Beijos

  61. Olá André, estou no 2º ano do ensino médio, estudando muito desde o 1º ano por ter o sonho desde pequena de estudar em Harvard. Além disso sou fascinada pela ideia de estudar medicina, que é a minha cara.
    Eu amei muito o seu blog, me deixou muito motivada a continuar estudando. Eu queria saber melhor como foi que você ingressou da USP para Harvard. Espero ser sua caloura em breve.

    Obrigada!

    • Olá!
      Obrigado! 🙂
      É um convênio entre a minha Faculdade e Harvard! Então é, teoricamente, fechada para alunos de fora. Mas dizem por ai que Harvard está se abrindo aos poucos para alunos em geral do Brasil! 🙂 Vamos ter fé hahaha
      Beijos

  62. Ola Deco,minha filha vai prestar MED USP e está no 1º ano do ensino médio. Minha dúvida é que ela quer fazer 6 meses de high school nos EUA no ano que vem (agosto a dezembro), ela perderá um semestre do segundo ano do ensino médio aqui. Você acha que isso vai atrapalhar a preparação para o vestibular? Você aconselharia ela a fazer ou não o intercambio agora? Obrigado e parabéns pelo blog.

    • Olá Gabriel!
      Eu acho que é uma boa oportunidade de vida, já que intercâmbio só traz coisas boas pra gente. Bom, como sempre dizem pra mim, a gente não tá perdendo um ano ou semestre por aqui. Estamos ganhando (:
      Talvez se aplique para o Ensino Médio também! E bom, a respeito do vestibular, posso dizer que isso depende muito… vestibular é multifatorial, então não apenas estudo é suficiente, mas ter um bom preparo que é essencial. Então o intercâmbio pode ser útil para ajudar a sua filha a ter uma maturidade maior no final do terceiro ano!

      E intercâmbio de high school é bem diferente de intercâmbios como o meu, de ensino superior. Eu acho uma boa oportunidade, e me arrependo um pouco de não ter feito!

      Espero ter ajudado de alguma forma!
      Abraços

  63. Olá gente!
    Amo tudo relacionado a MEDICINA, sendo assim, estou aq no teu blog..
    Adoro..
    Bom! Terminei meu 2° ano e entrei no mundo dos vestibulares…. Medicina sempre foi meu sonho, mas minha vida se destraviou a outros rumos, hoje sou formado em Tec. Segurança do Trabalho e faço facul de Redes de computadores [19anos]. Ufa nda a ve néh?! Pois é! hÁ 10 DIAS ERA MINHA prova p vestibular deMedicina, mas do dia de viajar p cidade da prova meu pai surtou e naum deixou eu ir, eu pirei claro, fiquei puto rsrs,Tudo por motivos q naum consigo entender ainda. mas final do ano nem q eu vá escondido eu vou fazer essa prova e vou fazer MEDICINA… Você é meu exemplo cara.. Flw.. Abração…!!!

    Por: Wemerson Braun

    • Olá!
      Ahh, obrigado! Mas que isso, tem mta gente melhor para ser exemplo!!
      E vá com determinação que logo mais você está por aqui também! 🙂
      Boa sorte, e força!

      Abraços

  64. Comentando também nesse post aqui, cara.. rs

    Muita sorte, MUITA MESMO!, em todos os momentos de tua vida. Sabe, ver alguém dedicar-se à vida sua, ao curso, com toda vida que tem dentro de si, seja qual for o curso, é a coisa mais viva que se pode presenciar.

    E no meio dessa luta toda que começou com o Rubella Virus rs, você vive. E, pelo que vejo, vive feliz.

    Falar tanto em vida num comentário, num texto pequeno, não é redundância ou ser prolixo, mas, diante dessas histórias que contas, é realidade, é mais que necessário.

    Vive bem aí nos EUA e seja feliz. Sempre! =)

    Emmanuel Rodrigues

  65. oi deco!adorei seu blog!recentemente passei numa federal pra medicina,mas meu sonho é estudar na usp
    realmente nao sei o que fazer,minha familia diz que nao posso perder essa chance afinal,poucos conseguem passar pra medicina na federal

    acho que vou tentar conciliar o curso e estudar pro vestibular,se voce puder me dar algum conselho…
    abraço !

    • Oi Heloisa!
      Bom, acho complicado.. porque é bem difícil você não se apaixonar pela faculdade que você entrou! Mas caso seja seu sonho mesmo, e você continue com esse desejo de fazer medicina por aqui, continue tentando! 🙂
      Mas, sinceramente, vai ser um pouco difícil conciliar tudo 😦
      Boa sorte e força! (:

  66. cara…eu trabalho o dia todo…meu pai é doente e isso me obriga a ter que trabalhar…somos três pessoas lá em casa. Quero ser médico e as vezes eu passo horas de sono para conseguir tal feito, mas eu me sinto inseguro, já estou a três anos tentando e nada…já pensei em suicídio, mas sou tão covarde que não o fiz…essa situação e essa pressão para conseguir conciliar as duas coisas tem me desgastado muito, eu preciso de ajuda e não sei com quem contar…eu moro no segundo estado mais miserável do país, Maranhão, desculpa pelo desabafo, sou um ano mais velho que você 21/11/1989.

    • Oi Caio! Imagina. Você não é covarde, não pense assim! Continue lutando, que por mais difícil que seja, quando você conseguir vai olhar para trás e ver que tudo valeu a pena!
      Boa sorte para você!!

  67. André,uma perguntinha: quando entrou pro Ciências sem fronteiras vc era bolsista de IC pelo caps?
    (parabens pelo blog e td mais)

  68. continui sempre assim dando valor aos seus estudos, quem sabe no futuro vc tenha algo melhor, sua me comoveu, nunca deixarei meus estudos de lado,

  69. Oi , Deco adorei o seu blog, ele realmente conseguiu me ajudar a decidir que Medicina é o meu caminho…
    Estou no terceiro ano do ensino médio, tenho 18 anos, sou do estado do Amazonas…
    Estava pesquisando sobre medicina e me deparei com o seu blog, que realmente é fantástico .
    Lhe agradeço pelas informações expostas neste blog, que foi de grande ajuda nesse momento de decisão .
    E que você consiga tudo que deseja…
    Obrigada !
    beijo;;; e sucesso.

  70. Oláá!
    O seu blog é muito bom, parabéns!!
    Tive a felicidade de passar de primeira em Medicina, ainda com 17 anos! Agora estou cursando o segundo semestre, tenho muitaaaas dúvidas sobre como conseguir me envolver num projeto de pesquisa fora do Brasil mais pra frente…
    Sei q vc n não participa, mas acha o Ciência Sem Fronteiras uma boa opção??
    Como vc conseguiu?
    heuheuahea
    PARABÉÉNS e mtas felicidades!!
    Continue postando!!

    • Olá!
      Muio obrigado!
      Parabéns 🙂
      CsF é a melhor opção hahaha é uma mamata, muito bem estruturado e ec! 🙂 Caso você consiga, não pense duas vezes em ir! Costumo dizer que CsF na realidade é Turismo sem Fronteiras hahaha mas é brincadeira para zuar meus amigos que são CsF!
      E como eu consegui o q?
      Abraços

  71. ei!! estou no ultimo ano do ensino medio, mas estou querendo logo entrar na faculdade ano que vem, seria uma boa??? ccom quantos anos vc entrou no curso de medicina??

  72. Oi, Deco. Muito bonita sua jornada até conseguir o que tanto almejou. E mais ainda, sua ambição em querer mais! É sempre bom ler histórias de pessoas assim: determinadas e com um objetivo na vida.
    Sou do Rio de Janeiro, acabo o ensino médio esse ano e pretendo prestar vestibular pra medicina. Sei que a concorrência é forte (aliás, o que eu to fazendo aqui? deveria estar estudando! rs) mas mesmo assim vou tentar! Não posso desistir do meu sonho por medo de não conseguir. Um dia eu sei que chego lá!
    Obrigada por compartilhar sua história conosco.
    Felicidade. 😉

    • Olá!
      Obrigado 🙂
      Isso mesmo, já está muito a frente só de pensar assim! Continue com essa determinação e força que em breve você estará desse lado também!
      Boa sorte! Qualquer coisa passe aqui se precisar de uma força! (:

  73. Oi. Você disse que não sabia estudar, que não tinha saco. O que você fez pra mudar isso? Preciso muito da sua resposta. Um abração.

    • Olá!
      Ah, fui me acostumando aos poucos. Ainda não tenho muito saco para estudar, mas é necessário hahah então tem que sentar e tentar mesmo! Aos poucos você vai se acostumando a passar horas sentado estudando, aprendendo e praticando! O importante é ter paciência e foco no seu objetivo 🙂
      Espero que te ajude! Boa sorte!!

  74. Olá André! Estou no 2º semestre de Medicina e gostaria de saber como você conseguiu entrar num projeto de pesquisa em Harvard após o término do curso? Obrigado e parabéns pelo blog!

    • Olá!
      Na realidade não terminei o curso. Aliás, tô meio longe disso ainda hahaha estou na metade!
      Bom, existe um programa de intercâmbio entre minha Faculdade e Harvard, então só precisei me inscrever e consegui!
      Mas dizem por ai que em breve vai abrir para CsF! Vamos ter fé 🙂

      Abraços!

  75. Deco, ainda espero por um comentário seu.Poxa, não que eu o esteja fazendo de bússola ou astrolábio, rs, mas seria tããão legal saber sua opinião.
    Escrevi ha uma semana.

      • Oiii tudo bem? Em primeiro lugar queria te parabenizar por td! Esforço, dedicação e por onde vc tá hj! Mto legal mesmo teu blog, descobri por acaso e ja li varios e varios posts hj!! Acabei o ensino medio esse ano, o vestiba vai ser domingo (daqui 3 dias) e botei pra nutriçao mas no fundo eu quero medicina.. Vou fazer esse vestiba por experiencia e ano q vem tentar med, vou fazer cursinho e fim do ano vejo no q da!! Queria tirar umas duvidas ctgo sobre o curso, se vc puder me adc no face ou manda um alo ali no email? Nao achei o seu aquii! Bom, parabens meesmo!!! Bjos

      • CAdê? UAHsuHAUs… venho aqui religiosamente e, embora contente com o seu contato, não vi o esperado ‘comentário’ sobre a ‘minha história’. Será que vc apagou ou n lembra mais? Awnn…

  76. Olá, eu tenho 15 anos e gostaria de fazer faculdade de medicina. É preciso ser muito bom em quimica para fazer medicina? Voce acha que se eu começar a estudar um pouco sobre medicina ja agora, isso me ajudaria quando chegar o vestibular? O que exatamente eu devo estudar para o vestibular?

    • Oi Érika!
      Bom, tem que ser bom em tudo para passar no vestibular :~
      E não, não cai medicina no vestibular! Então não ocupe a cabeça com isso agora 🙂
      Bom, pro vestibular caem todos os tópicos abordados no ensino médio! Nos editais dos vestibulares têm as matérias exatas que caem!
      Boa sorte!!

  77. Rapaz, blog interessante. Já vi que muitos te pedem conselhos e vou fazer o mesmo: tenho 41 anos, sou policial federal, filhos, etc… acabei de ser chamado para matricula em medicina na UFAM, ainda decorrente da nota ENEM/2011. Sonho de menino, vibrei muito. Vou continuar trabalhando pois nao posso me dar ao luxo de só estudar. Escala de plantão, 24h no trabalho e 72 de folga, na faculdade. O plantao é tranquilo mas mesmo assim vou perder aulas. Será que dá? Abraços e parabens pela iniciativa.

    • Oi Alexandre!

      Parabéns! 🙂
      Bom, dependendo do caso dá para faltar sim! E depende muito do professor e de cada matéria! Ai você vai ter que conversar com eles logo no começo do curso, ou até conversar com o Departamento de Graduação pra ver se eles podem fazer alguma coisa!

      Muita boa sorte para você 🙂
      E paciência! O começo do curso é meio penoso, mas logo mais melhora!
      Abraços

      • Obrigado amigo, estou tentando e conversando com quem eu posso. Pode me dar dicas de livro? Anato: Moore ou Gray? e atlas: Netter ou Sobotta?

        • Bom, eu gostei mais do Moore, e tenho o Sobotta. Mas sinceramente… tanto faz hahaha veja na biblioteca o que você acha melhor e que se adeque melhor a você, e aí compre! Ou então nem compre!! As vezes nem é preciso ter todos os livros, desde que eles estejam disponíveis nas bibliotecas! 🙂

          • Valeu Deco. O curso está a mil e nunca estive tão realizado, mesmo dormindo 4h por noite invariavelmente. Rumo ao sonho!!!

  78. Olá , meu nome é Aline e eu não passei no vestibular para medicina ,estou muito triste e desmotivada , pois a única pessoa que acreditava que eu iria passar e que me motivava era meu pai que, infelizmente, faleceu a 1 ano. Minha mãe não me apoia e diz que eu não tenho vocação. Estou muito triste e desorientada, não queria desistir do meu sonho mas não aguento mais. O que devo fazer?
    Obrigada!!!

    • Oi Aline!
      Sei como é esse momento ruim 😦 o desânimo é normal mesmo, e a falta de esperança também. Mas o importante agora é você determinar para si mesma o que é importante para você e o que você quer fazer da sua vida futuramente!
      Essa coisa de vocação é muito relativa. Eu não acredito muito nisso, e acho que mais importante mesmo é ter dedicação e vontade!

      Boa sorte para você! E muita força!

      Abraços

  79. Deco, tenho 18 anos e sou vestibulanda de medicina, mas não tá fácil. Quando não passo, dá uma vontade imensa de desistir, mas aí leio seu blog e vejo tantas coisas boas que posso alcançar. Abraços

    • Olá!
      Ai, difícil pergunta hahah você tem que ver qual profissão se adequa melhor a você! E elas são extremamente diferentes, então não vai ser tão difícil de decidir 🙂

  80. Oi Deco, tudo bem ?
    Meu nome é Carol, tenho 16 anos, moro na Bahia, estou cursando o terceiro ano..
    Meu maior sonho é cursar Medicina, tudo o que eu mais quero Deco.Quando leio, vejo, assisto alguma matéria sobre o curso, minha vontade de ser Médica aumenta, eu sou extremamente fascinada por essa profissão, mais aí vem o meu problema monstro: Meus pais não tem condições de pagar uma faculdade para mim, e minha única saída foi o Fies, mais o curso de medicina aqui, como em todas as cidades é muiitiissimo concorrido, e eu me sinto despreparada para Federal, mais eu irei tentar.
    Só conseguir passar em Enfermagem numa faculdade particular daqui pelo Fies, mais não é isso que eu Quero Deco, eu irei cursar, vou me empenhar ao máximo para ser uma ótima profissional, mais se eu te disser que estou completamente feliz, não estou não… 😦 Mais eu pretendo assim que eu concluir o curso de Enfermagem, trabalhar e começar a pagar Meu Curso de Medicina *—* Não quero e não vou desistir do meu sonho nunca Deco.
    O que eu faço Deco? Você acha correto eu fazer o curso de enfermagem ? Mee ajudee por favor.
    Desde já muito obrigada!
    Beijos

    • Oi Carol!
      Bom, acho complicado eu opinar numa decisão tão importante para a sua vida. Como você disse, já que não está completamente feliz, deve repensar se vale a pena isso mesmo, ou se é capaz de viver dessa maneira! (:
      Independente de sua decisão, espero que você tenha boa sorte e que consiga ser completamente feliz mesmo 🙂
      Beijos

      • Oii, Deco! Já andei comentando aqui no seu blog antes… Mas hoje eu gostaria de te fazer umas perguntas! Sei que já tem tempo que você prestou vestibular (certo?) mas mesmo assim, como você conseguiu e se dispôs a compartilhar conosco suas experiências na Medicina, eu acho válido perguntar! Rsrs
        Pois bem: que dicas você dá pra quem vai prestar o vestibular esse ano em relação a estudo mesmo?
        É porque eu quero aproveitar o máximo de tempo que tenho pra estudar mas sei que só vai me acrescentar se eu tiver utilizado bem esse tempo, sabe?! Em outras palavras: estudado certo!
        Eu sei que pra Medicina não é um exagero e nem uma mentira quando te dizem que você tem que se dedicar mesmo, sacrificar muitas coisas da sua vida em função disso, e mesmo assim eu estou disposta a tudo! Mas quero ter certeza de que estou fazendo isso da forma correta. Estudando o que vale a pena, o que é pra estudar. Você acha que quem quer prestar vestibular pra Medicina deve começar a estudar as matérias que possui dificuldade ou as matérias específicas (bio e química) que caem nos vestibulares? Dicas assim eu gostaria de ouvir de quem já está lá dentro, como você!
        Digo isso, porque ultimamente, quando eu manifestei em público meu desejo de ser médica, só tenho ouvido “dicas” que mais parecem me deixar pra baixo do que estimular, sabe?!
        Então é isso, gostaria mesmo de umas dicas suas pra quem quer começar a estudar do zero!
        E obrigada mais uma vez, Deco! Espero vir te importunar mais vezes com os temíveis questionamentos inseguros de um vestibulando de medicina! Rsrs
        Abraço 😊

        • Oi Isabela!
          Bom, realmente já faz algum tempo que fiz vestibular, então talvez eu nem seja mais a pessoa mais indicado a te dar dicas atuais. Bom, sinceramente a gente tem que saber tudo, ou quase tudo, para ficar tranquilo no vestibular! Então estamos todos em vantagem porque ninguém sabe tudo hahaha mas acho que é bom se dedicar igualmente a todas as matérias para passar na primeira fase, e ai depois dar uma raça nas específicas! E redação é bastante importante também.
          Muito boa sorte para você! Tenha muita força e determinação ai!
          Beijos

      • Cara, gosto muito das tuas palavras: me mostram um cara humilde….
        Minha dedicaçao começou desde o 1 ano do EM -Graças a Deus… Quando passei pro 3 ano resolvir encarar ao mesmo tempo um cursinho- dedicaçao total e apoio dos meus pais….
        Desde o inicio do Ens Medio me apaixonei pela Biologia…. Disse que queria me formar nessa profissao… Passei no vestibular na minha primeira tentativa no curso que eu queria e na univer. Tambem (UFPA)… Pensei que eu fosse ficar super empolgado, mas nao, bateu a reflexao e percebi que eu gostava de PARTE da biologia …mas nao sentia a maior vontade de estudar plantas, animais e acima de tudo evoluçao…. Eu gosto mesmo eh de bioquimica, citologia, fisiologia, enfim muito a ver com a medicina… O PROBLEMA EH: me sinto mal quando vou tirar sangue … Da pra encarar medicina mesmo assim?… To quase convicto de nem me inscrever no curso de biologia… Da pra vencer esse medo dentro do curso de medicina ou eh loucura?

        • Olá!
          As vezes o problema é só com o seu sangue hahaha mas caso seja sangue em geral, acredito que dá para se acostumar sim! Pode ser difícil, mas na hora H você não vai mais se preocupar muito com isso haha
          Abraços

  81. Nossa Deco,amei esté seu blog. Perfeito, bom ! 2013 faço vestibular para medicina, sou de SANTA CATARINA,CIDADE TUBARÃO… as vezes me dar um frilzinho na bariga, penso que “NÃO” vou passar no vestibular. Vai ser muito díficil para mim, pasar. Lendo o seu blog, me deu mais força,para lutar pelo o que eu quero. Bom ! você fez para uma faculdade pública, muito concorrida, eu irei presta vestibular para UFSC, É UNISUL. É pretendo passar para UNISUL… adoraria te-lo você no meu MSN, trocar figurinhas, você é todos que pretende fazer a faculdade de medicina, querendo ou NÃO, somos todos amigos “MÉDICOS”… 😀 vitorfariasmedeiros@hotmail.com esté e-mail é MSN,é facebook, todos estarão bem-vindos a minha rede social…

  82. Olá Deco, tudo bem?

    Conheci seu site sem querer pesquisando no google e simplesmente fiquei feliz pela sua histporia e pelo seu empenho! =) Nasci em Fevereiro de 1990, temos a mesma idade praticamente e no primeiro ano que prestei o vestibular peguei uma dessas doenças que a gente normalmente pega quando era criança…rs fiquei com Caxumba, fiquei muito ruim mesmo e não passei no vestibular da USP naquele ano de 2007…achei engraçado quando li seu post porque foi igual ao que aconteceu comigo….rsrs
    Queria te pedir uma ajuda porque eu já comecei diversos cursos como Economia, Analise de Sistemas e o ultimo agora foi de Letras e sempre tranco o curso porque sinto lá dentro do meu coração que nasci pra cursar medicina. Hoje vou fazer 23 anos e não sei se ainda daria tempo de prestar o vestibular e queria saber o que voce acha? Outra questão que me precoupa muito é a financeira porque já estou “velha” pra ficar seis anos sem ganhar dinheiro, fico preocupada em largar meu trabalho pra ficar só estudando aos 23 anos e queria saber quanto tempo demora para um estudante de medicina poder ter algum retorno financeiro? Sei que a profissão é além do dinheiro, pois envolve dedicação e amor ao próximo mas te pergunto isso por uma questão de como me manter fazendo medicina e será que fiquei velha demais pra isso? rs
    Agradeço muito se você puder me dar um conselho, uma ajuda! =) Muito obrigada Deco!

    Parabéns!!!

    Beijos

    • Oi Jéssica!
      Bom, eu acho que você deve seguir seus sonhos! É meio clichê, mas é a verdade!
      E retorno financeiro a gente só tem depois de se formar mesmo 😦 mas existem algumas bolsas de pesquisa ou de apoio financeiro também!
      Boa sorte para você, independentemente da escolha que seguir 🙂
      Beijos

      • Oii, Deco!! Bom, eu tenho estudado muito desde que me certifiquei de que a medicina era o que eu queria. Tenho 16 anos, acabei o ensino médio e prestei vestibular ano passado mas como ainda nã tinha certeza do que queria, optei por fazer o cursinho esse ano e me certificar do que queria. Na verdade, eu sempre gostei da ideia de ser médica, apesar de todo o lado complicado da carreira. Mas, resumindo… Hoje em dia eu tô certa do que quero e tô me dedicando mesmo pra isso, até me desliguei das redes sociais (só uso a internet pra tirar duvidas e venho tv no seu blog) saídas, televisão e tb minhas queridas e longas horas de sono (que pra ser sincera, é o que eu mais sinto falta rs), só que nos meus momentos de estudo eu tenho ficado muito desanimada por um motivo: eu não consigo entender química! Isso vem me deixando tão triste… Eu consigo entender todas as outras matérias e inclusive amo biologia, mas a química não entra! Já cheguei a virar noites num mesmo assunto de química, já alternei livros didáticos com esperança da minha deficiência em química ser um problema de adaptação com o autor ou algo do tipo mas foi em vão! Eu fico triste porque simplesmente não vejo um futuro de um médico que não gosta de química. Ou será que é possível? Eu amo biologia, entendo numa boa mas tb já me certifiquei de que não quero ser bióloga ou algo do tipo. O que você acha que eu devo fazer? Desistir da medicina (o que eu não consigo parar de pensar dia e noite) ou encontrar algum outro meio possível de me relacionar com a química?
        Sua opiniao é muito valida pra mim! Parabéns por td que conquistou em sua vida e espero que consiga muito mais! Obrigada pela atenção c seus leitores!!! Bjs =)

  83. Eu faço curso de enfermagem, mas decidi que quero medicina, mas infelizmente de todos os resultados até agora que sairam não consegui passar em nenhuma,nem Unesp, nem Unifesp, só me resta Unicamp, mas do jeito que vão as coisas não tenho esperanças,
    Isso está me desanimando queria ao menos passar em uma , apenas uma nem que fosse de quinta chamada.

  84. ola sou mae de uma menina fascinada por Medicina.
    No entanto, ela gostaria de estudar na USP ou UNESP em Botucatu.

    Gostaria de saber como ficam os gastos de um aluno de Medicina fora de casa. Vi que o aluguel em BOtucatu não é tão caro, porém não sei quais serão os gastos com livros de Medicina e os demais materiais.

    Será que vc poderia me dar algumas dicas sobre isso?
    Eu moro em curitiba e disse a ela para prestar na UFPR, daí ficaria mais facile e nao gastaria com cmida, aluguel, enfim., mas ela quer UNESP porque considera ser melhor.

    Um abraço e parabens pelo blog. Excelente ideia!

    • Olá!
      O custo de vida em São Paulo é bem mais alto que em Botucatu. Bom, quantos aos livros, afirmo que é possível passar pelo curso de medicina sem comprar um livro sequer, desde que a biblioteca da faculdade seja boa! Materiais mesmo que precisamos é avental, estetoscópio (geralmente é mais utilizado a partir do segundo ano) e alguns outros aparelho para o internato (estágio do quinto e sexto anos).

  85. Olá Deco! Primeiro parabéns pelo blog, tá mt massa. Pois bem, me formei em Nutrição há 2 anos e desde então venho trabalhando na área. Amo minha profissão e sempre fui uma estudante e uma profissional dedicada, contudo nos últimos meses venho sentindo um certo “vazio”, às vezes acho que poderia ser algo “mais” e tenho me encantado aos poucos pela Medicina. De cara fiquei um pouco angustiada pois parecia que todo meu esforço havia sido em vão, mas agora venho amadurecendo minhas idéias. O ambiente hospitalar me fascina e não consigo me sentir bem em outro trabalho que não seja na área clínica. Outra coisa que tem contribuído para isso é a desunião da minha classe e em alguns casos a falta de reconhecimento financeiro/profissional.Ainda tenho dúvidas sobre o que fazer?
    *PS: somos “vizinhos” aniversário – sou de 11/01/1990 haha

    • Olá! Muito obrigado!
      Acho que li um outro comentário seu por aqui, então vou responder nesse aqui também!
      Bom, espero que você consiga encontrar seu foco e ir na direção certa dos seus sonhos 🙂
      E veja só, você é um dia mais velha que eu, já formada há dois anos, e eu aqui ainda na metade do caminho hahaha
      Boa sorte para você na sua decisão e força na sua escolha!

  86. ola Deco, adorei seu blog tbm. me ajudou muito a esclarecer algumas duvidas q eu tinha.
    eu morro de vontade de fazer medicina, desde q eu me conheço por gente penso em ser médica, mais acontece q eu tenho medo de não conseguir ir ate o fim.
    a medicina é uma das faculdades mais complicadas tenho muito medo de começar e não aguentar ir ate o fim.

  87. Tu sempre foi muito inteligente? Pois tenho um sonho de ir para Harvard, mas eu muito inteligente, so me toquei que tinha de estudar na setima serie e minhas notas nao eram 10 (o maximo de 10 que consegui no boletim foi 6) e o meu colegio nao possui muitas coisas extracurriculares, so possui aquelas baboseiras de esportes e que eu odeio… 😐

    • Olá! Bom, não hahaha e sétima série e mais que cedo! Só me toquei que tinha que estudar tp ontem hahaha
      Bom, tente extracurriculares em outros locais, como ONGs e Fundações! 🙂

  88. Olá, Deco, achei seu blog hoje, e me interessei bastante, mesmo. Termino o ensino médio esse ano, então já deve imaginar como está sendo para minha cabeça, conciliar o cursinho com ás atividades da escola, ainda mais trabalhos. Vou fazer vestibular em todas faculdades possíveis que tenha um bom ensino de medicina aqui em São Paulo, mais de fato, o meu foco como o de qualquer pessoa que queira fazer medicina, e que se preze, é a USP e a Unifesp… Estou maluca, mesmo, e desesperada, porque ninguém me dá um auxilio, que seja, e nem nada. Você poderia me dar algumas dicas sobre o que estudar? Especificamente, para a Fuvest. Desde já obrigada, e um abração!

    • Oi Luane!
      Bom, como já respondi em alguns (muitos hahaha) comentários, eu não já não sou mais o melhor indicado para dar dicas de estudos, já que faz tanto tempo que prestei o vestibular (5 anos!!!) e eles mudaram muito de lá para cá. Mas o importante mesmo é ter perseverança e dedicação, e manter a cabeça sã também, para conseguir fazer a prova direito no fim do ano!
      No mais, tá cedo ainda! Não precisa se desesperar, porque não são todos os que passam direto do ensino médio (aliás, nem a maioria). Espero que dê tudo certo por ai! Boa sorte e força 🙂
      Abraços

  89. Olá André! Adorei ler a sua trajetoria! Meu pai é médico, e quando entrei no colegial (agora estou no terceiro ano) queria fazer alguma coisa relacionada com a saúde e a biologia. Sempre fui muito dedicada para tudo, porém não conseguia refletir isso nas provas… Esse ano acho que estou indo melhor, mas não acho que é o bastante para passar em medicina! Tenho medo de fazer muitos anos de cursinho e não conseguir!! Estou muito preocupada…

  90. Olá Deco!!!
    Eu amei seu blog!Muito legal mesmo!!!
    Contando um pouquinho da minha história…Tenho 24 anos, sou enfermeira da UTI cirúrgica do Incor faz um ano e desde que terminei a faculdade e especialização e comecei a trabalhar percebi que gosto mesmo é de fazer o que o médico faz! E depois de meses pensando…decidi!Vou voltar para o cursinho no meio do ano e tentar medicina!!Tentar e conseguir se Deus quiser!!!
    Meu noivo se surpreendeu!Ele sempre achou q eu amava (e realmente eu tbm achava no início!)…mas está me apoiando muito! E detalhe…ele se formou na usp, é da turma 90 e acabou de terminar radiologia no Inrad. E ele sem dúvidas é meu maior exemplo de dedicação!
    É isso…amei seu blog e ler os comentários me ajudou mto!!!E espero alcançar meu objetivo!!!

  91. Oi Deco, tudo bem? Acabei de conhecer o seu blog e o achei muitíssimo interessante. Enfim, não querendo abusar da sua boa vontade mas já abusando… =) Sou vestibulando e curso o 3º EM, já estou decidido que vou prestar medicina e já estou empenhado nos estudos. Fico das 7:00 as 13:00 na escola (o colégio adota aquele sistema no qual o 3º é 90% de revisão) e estudo em média 6~8 horas em casa. Esse estudo domiciliar é feito com um material a parte (coleção “Os Intocáveis” do Objetivo, acredito que conheça) e eu estava focando nas matérias específicas de medicina (Química, Física e Biologia). Dessa forma, as 12 aulas semanais (só pra você entender melhor, são 12 aulas com o material a parte e faço uma revisão diária de 2:30 do que foi passado de manhã no colégio) são divididas em 4 aulas de 1:30 para cada uma dessas matérias. Minha dúvida é a seguinte: você acha melhor eu diminuir essa carga de 12 aulas focadas nas específicas para 6 e dividir as outras 6 em História, Português e Geografia ou continuar focando apenas nas específicas? Muitíssimo obrigado, agradeço pelo ótimo trabalho que pratica no blog, mesmo que, até agora, eu tenha visto apenas superficialmente. Até mais!
    Ps: Não sei se pode influenciar na sua resposta, mas meu objetivo é cursar medicina na Usp, Unicamp, Unesp ou Unifesp.

    • Oi Victor!
      Que bom que você está bem empenhado! É meio caminho andado já!
      Bom, eu definitivamente não sou mais a pessoa indicada para falar sobre vestibular porque ele mudou bastante desde a minha época. Mas acredito que tem que estudar tudo, porque a primeira fase cai tudo com peso igual, né!
      Boa sorte ai, e força!
      Espero encontrá-lo ano que vem!
      Abraços

  92. Oi!! meu nome é Eliene, tenho 21 anos e o meu sonho é fazer medicina. Desde muito nova eu já sabia que eu queria trabalhar na área de saúde. Só estou em dúvida em qual especialização vou escolher. Mas, como ainda terei 6 anos de faculdade pela frente, ainda dá tempo de pensar bem.

    Adorei o seu blog, parabéns.

  93. Fala Deco! Muito legal o seu blog. Parabéns por toda sua dedicação e conquistas.

    Eu ingressei no cursinho esse ano. Me formei em administração na FGV mas estou seriamente frustrado com minha decisão. Decidi resgatar meu velho sonho de cursar medicina.
    Seus posts me ajudaram a ver que a medicina é realmente o que eu quero fazer da vida, apesar de estar um pouco mais velho que o usual (tenho 23 anos agora) Espero ser seu calouro no ano que vem!

    Grande abraço

  94. Olá Deco tudo bem? Me chamo Bruno, sou bombeiro militar e tenho 23 anos. Estou terminando o curso de educação física, mas não me sinto nada realizado com isso. Tenho muita vontade de cursar medicina, mas para isso teria que abrir mão de muitas atribuições e me dedicar inteiramente a isso. Tenho certeza que valerá à pena. Não postei aqui para pedir conselho ou afim, Só para parabenizar pela página e dizer que se Deus quiser nos encontraremos em algum hospital por aí. AbraçO!

  95. Olá! Conheci seu blog hoje e pretendo lê-lo para tirar minhas dúvidas quanto ao curso. Não tenho certeza se quero cursar medicina, porque na maioria das vezes que penso sobre o assunto me sinto dividido em relação a áreas de humanas.
    Queria saber quando você teve certeza de que queria se médico e de onde ela veio.
    Obrigado por escrever o blog! Com certeza já deve ter ajudado muita gente! 🙂

    • Oi! Obrigado (:
      Bom, certeza certeza nunca tive! Não sou daqueles que nasceu pensando em fazer medicina. Mas acho que quando fui na faculdade pela primeira vez, percebi que era aquilo mesmo que eu queria!

  96. Olá André, gostaria de tirar umas dúvidas sobre morar em Boston tens skype ? Sou a Cris de Joinville/ Santa Catarina Abraço

  97. Oii deco.
    Estou no ensino medio e sonho mutio em fazer medicina na USP,UFPR,UFSC etc. caso nao de mesmo vou fazer em uma particular até passar, mas fiquei muito curioso pra saber como voce fez pra ir pra havard, voce pego uma bolsa,paga o intercambio como foi ? a e suas notas devem ser muito boas né,presica de notas bem altas para ir pra lá ?
    Abraçao
    e voce ta de parabens por tudo que ja conseguiu um dia quero ser igual voce

    • Oi Leonardo!
      Bom, meu intercâmbio pra Harvard foi pela minha faculdade! Tive bolsa do Santander Universidades e da Fundação Lemann. Bom, as notas são importantes, mas não são a parte mais fundamental para a seleção. Participar de projetos de pesquisa na faculdade e outras atividades extra-curriculares é que são realmente importante!
      Ahhh, que isso hahaha espero que um dia você seja é muito mais que eu 🙂 boa sorte e força ai!
      Abraços

  98. Deco parabéns pelo blog.Querido eu estou muito ansiosa, minha filha faz o 6º período de medicina e vejo que ela está com muitas notas baixas e ficará para exame em 7 matérias, sei que será difícil de conseguir cumprir esses exames,
    mas tento encorajá-la,me preocupo pois sei que se ela perder esse período ficará desmotivada a contunua.Sabes de casos como esse e que deu certo?O que devo fazer se ela não conseguir?Achas que é vergonhoso reprovar?

    • Olá! Obrigado!
      Bom, 7 matérias não sei não, porque depende muito da faculdade. Algumas são mais rígidas que outras, e por aqui o sistema é mais brando, então não vejo ninguém ficar de tantas matérias. Mas não acho que seja impossível! Talvez ela não se forme em 6 anos, e sim em 7, o que não é nada absurdo e errado! E não é vergonhoso de maneira nenhuma! Notas não querem dizer nada além do desempenho numa prova, e não mede a capacidade das pessoas de serem boas médicas ou não! Tudo depende da vontade, e sua filha tem que se dedicar bastante para conseguir superar essa!
      Boa sorte para ela e que ela tenha calma 🙂 não é o fim do mundo!

  99. Obrigada querido, as suas palavras são motivadoras e é muito bom ter pessoas como vc para nos acalmar em momentos de ansiedade.Parabéns mais uma vez pelo seu blog.Sucesso Deco.

  100. Olá Deco, tudo bem? Meu nome é Mariana, sempre acompanho seus posts e adoro o blog. As vezes penso em fazer medicina fora, meus pais já me deram a ideia de ir para Portugal, você sabe como funciona? Tem alguém para me indicar? Acha que vale a pena? Agradeço desde já!Beijão

  101. Olá, tudo bem? Chamo-me Beatriz, estou cursando o segundo ano do ensino médio e tenho o sonho de cursar medicina. Sinto-me constantemente pressionada (por mim mesma), sofro de ansiedade, me cobro muito e tenho problemas em aceitar meus erros, principalmente quando dou o máximo de mim e nao recebo uma nota máxima, por exemplo. Logo essas coisas acabam me atrapalhando na hora dos vestibulares. Possuo condiçoes de me manter apenas durante um ano no cursinho, e isso faz com que a pressao de passar no vestibular aumente. Gostaria de algumas dicas que me ajudassem e me tranquilizassem um pouco mais. Obrigada desde já!

    • Bom, o segredo pra passar no vestibular é a tranquilidade mesmo. Tem que ter confiança em si mesmo para conseguir ter um rendimento máximo no vestibular. Sinceramente não sei o que você poderia fazer para conseguir ficar mais tranquila. Talvez começando a se cobrar menos e aceitar que erros existem e servem para a gente aprender a melhorar. E também tentar distrair um pouco a cabeça!
      Espero que dê tudo certo por aí!

  102. Ola Andre, tudo bem? Também sou estudante de Medicina. Como foi essa sua experiência em Boston? Como vc conseguiu esse 1 ano estudando lá? Bolsa, estágio…? Tem como vc explicar? Obrigada desde já e parabéns por toda sua história de vida e determinação!

    • Oi Laise!
      Minha experiência foi muito boa. Eu gostei muito e recomendo bastante um intercâmbio de pesquisa!
      Bom, a gente consegue esse intercâmbio aqui através de um programa de intercâmbio da minha faculdade com a Escola de Saúde Pública de Harvard, e aí ganhamos bolsa e tudo mais dentro desse programa.
      Obrigado pelo comentário! 🙂

  103. É verdade que a USP foca na formação acadêmica e não na formação profissional? Pra mim, que quero atuar como médico, quais faculdades com foco na formação profissional são recomendadas? Quero saber as melhores mesmo!

    • Oi Leonardo. Não entendi muito bem sua pergunta, mas acho que a formação acadêmica está intimamente ligada à formação profissional. Se por formação acadêmica você diz pesquisa científica e incentivo à continuar na Academia, bom, nós tesmo muito disso aqui, mas não sobrepõe a “formação profissional”, já que antes de tudo são formados médicos.

  104. Oi.. Me chamo Thátila..
    Meu sonho sempre foi fazer medicina e me especializar na área de pediatria.. + acho q estou um pouco desmotivada pelo fato de não ter uma boa condição econômica e pela concorrência.. Por favor..
    Fale-me algo para me motivar.. Please.. Aguardo resposta..

    • Oi Thátila. Bom, você deve ser focar no que realmente quer e criar forças para lutar pelos seus sonhos! Se isso foi seu maior desejo, pense no quão realizada e feliz você vai se sentir em conquistá-lo!
      Espero que dê tudo certo por aí! Força e boa sorte!

  105. Andre bom dia
    quero uma força sua cara, eu estou apaixonado por medicina mais nao sei se vou ter capacidade de fazer por eu ser não uma pessoa inteligente.
    o que vc faria se tivesse no meu lugar agora ?
    estou depressivo por causa disso, sou daquelas pessoa que tem que pensar 1000 vezes para fazer o certo.
    eu me arisco numa faculdade publica ou uma privada se eu conseguir uma bolsa

    • Oi Guilherme!
      Bom, não precisa ser inteligente para prestar medicina! Tem que se esforçar bastante e pegar o jeito do vestibular! Se você fizer um cursinho bom, estudar bastante e se dedicar integralmente, suas chances aumentam muito! Tem que ter muita força de vontade!
      Espero que você consiga realizar esse sonho logo!
      Abraços e boa sorte!

  106. EEi André! sou um fã desse site, e estou sempre acompanhando. Também sou estudante de medicina e tenho o sonho de ter uma experiencia academica fora do Brasil como voce fez..voce poderia me passar algumas informacoes? como voce fez para ir pra Harvard ? ABraçooo

    • Oi André!
      É um Programa de Intercâmbio que existe entre a minha faculdade e Harvard, então é exclusivo para alunos da FMUSP.
      Hoje em dia o Ciências sem Fronteiras é o melhor jeito de sair do país! Acho que você devia investir nisso, então, se estiver interessado em estudar fora!
      Se tiver mais alguma pergunta, manda um email pra mim (andre.saijo@gmail.com).

  107. Oi Deco tudo bem? Bom eu espero que sim!
    Sabe quando desde sempre você quer ser pediatra? Bom sou eu, apaixonada por crianças me formei em professora esse ano , bom mais esse não é o meu maior sonho, então prestei vestibular (sei que não passei, porque não me preparei) então ano que vem vamos que vamos!
    Andando pelo google encontro o seu blog estou simplesmente amando ler!! Meus parabéns por todas as suas vitórias!! Ah! Muito obrigada por compartilha a sua historia .
    Bjs “)

  108. Olá André ! Eu vou começar o cursinho esse ano, pois decidi fazer medicina. Eu vou tentar a usp, mas estou em dúvida se coloco em São Paulo, ou Ribeirão Preto. Então, queria saber sua opinião sobre como é morar aí, vantagens e desvantagens, enfim, a rotina. E também qual as vantagens de escolher a USP São Paulo. Obrigada, e tudo de bom (:

    • Oi, Danieli! Escrevi isso aqui em um grupo de vestibulandos de medicina com as mesmas dúvidas que você:
      “[A escolha da Universidade] Depende um pouco do seu perfil! A escolha da cidade para viver por 6 anos, no mínimo, é bem importante na decisão de qual é melhor para você. Não acredito nessas coisas de ranking e qual é melhor que qual. Acho mais importante buscar qualidade no ensino (que em medicina qualidade e tamanho do hospital é fator para se pensar) e oportunidades, somando com seus interesses para o futuro. As duas tem muita qualidade e hospitais excelentes. Os critérios objetivos eu não sei em detalhes, mas dizem que a formação de Ribeirão é mais “humana” (entre aspas porque esse é um tema bem difícil), e a de Pinheiros é mais científica, mas acho que isso não é tãão sério assim. Ribeirão tem um ciclo básico melhor que Pinheiros (pelo menos no meu tempo de ciclo básico), mas dizem que internato na Pinheiros é mais forte. Sei lá, é muito mais boataria que dados objetivos, já que ninguém cursou as duas faculdades inteiras pra poder comparar.
      É um pouco difícil pensar em todas essas coisas nessa fase de vestibular, mas se a dúvida entre qual das duas escolher for tão grande, tente levar tudo isso em consideração.”
      E também:
      “Nos primeiros dois anos a maioria das aulas são na Cidade Universitária, então é comum os mais novos morarem lá pelo Butantã nesse começo de curso, mas é mais aconselhável morar pela região das Clínicas pelo todo resto que não são as aulas (e são muitas coisas). Mas durante o internato também frequentamos o HU que fica na CU.
      A moradia da USP que tem nas Clínicas é para alunos de baixa renda. É feito um processo seletivo que avalia renda familiar, cidade de origem, idade, etc, e aí os que são aceitos podem morar lá (na Casa do Estudante de Medicina – CEM) pelos 6 anos de curso.
      Bom, locomoção em Sao Paulo é um caos, mas pra ir da CU até a Faculdade tem que usar o transporte público mesmo ou carona, se não tiver carro. A Faculdade fica localizada na Av. Dr. Arnaldo, e a Cidade Universitária fica a uns 10km de distância.
      De dificuldades… ah, acho que são as mesmas de qualquer outra estudante de medicina: se acostumar ao ritmo da faculdade, ter aulas em período integral, adaptação, essas coisas mesmo.”
      Bom, se tiver mais alguma dúvida específica, pode perguntar!

  109. Oi Deco! Sou o Rodolfo do primeiro comentário, vim te avisar que vamos ser colegas de profissão, mas n de faculdade haha Passei em Med na UFMG. Queria agradecer muito pelo seu blog, era uma motivação fenomenal. E quem sabe nos vemos na residência da pinheiros? Afinal, um pedaço do meu coração está aí na USP haha

    • Rodolfo!! Que legal!
      Fiquei muito contente por você! Parabéns!!
      Espero que essa nova fase seja excelente e você possa aprender muito!
      Aproveite bastante porque passa muito rápido!
      Boa sorte por aí!! E obrigado por ter vindo avisar, fiquei muito feliz em saber!
      Abraços

  110. Oi, tudo bem? Bom estou cursando o 3° ano do Ensino Médio e sempre sonhei em ser Médica! Mas ando meio perdida, por onde começar a estudar, e essas coisas, estou querendo fazer um cursinho no Objetivo ( no qual dizem ser muito bom ) Mas como eu trabalho e Estudo, não tenho tempo para fazer, estou pretendendo sair do Serviço em Agosto e fazer um cursinho Pré – Extensivo no Ojetivo, que vai de Agosto á Dezembro, você acha que é pouco tempo para estudar? Obrigada!

    • Olá! Bom, depende muito. O importante é se dedicar e não desistir! O tempo de cursinho/estudos varia bastante de pessoa para pessoa! Espero que dê tudo certo por aí 🙂 boa sorte e força!!

  111. oi, eu ainda estou no 2 ano do ensino médio, mas já quero começar a estudar para o vestibular, já tenho o material básico como os livros de amábis, feltre, Sonia lopes entre outros, mas não sei por onde começar, como dividir meu tempo de estudo etc. Se puder me ajudar agradeço muito!!!

    • oi, eu ainda estou no 2 ano do ensino médio, mas já quero começar a estudar para o vestibular, já tenho o material básico como os livros de amábis, feltre, Sonia lopes entre outros, mas não sei por onde começar, como dividir meu tempo de estudo etc. Se puder me ajudar agradeço muito!!!

      • Olá, Heitor! Eu sou a pessoa menos indicada mesmo para ajudar nesse quesito. O que eu fazia era ir ao cursinho e estudar a matéria do dia, sem hora pra começar ou terminar 😦 o importante mesmo é estudar tudo!
        Tem uns grupos no facebook de vestibulandos que tem mais dicas do que eu posso dar!
        Desculpa!

  112. Deco, encontrei seu blog recentemente e tô lendo desde o primeiro post até o último!

    Queria saber a sua opinião sobre o que estou passando agora: Eu passei em Medicina numa estadual daqui da Bahia, a UNEB, e fiquei por pouco (12 pessoas, mais precisamente) na universidade que sempre sonhei, a UFBA!
    Na UNEB, o curso de Med é recente, de 2012, e não tem nenhuma turma formada, além de ter enfrentado uma greve no ano passado. A estrutura está ótima e melhor do que a da UFBA, na verdade. Mas o meu receio é o nome da faculdade no currículo, penso que um médico da UNEB está aquém do que o da UFBA… E então, Deco, o que você me aconselha a fazer? Cursar na UNEB ou prestar mais uma vez a UFBA?

    • Cícero, vou ser bem sincero, o nome da faculdade conta sim, mas não é tudo. Aliás, é pouco. O máximo que vai ser é: ele veio do lugar X, mas é bom. Ou então: ele veio do lugar Y, mas é ruim. Não passa muito disso! O importante mesmo é a residência, que se faz depois de formado!
      Bom, essa é minha opinião hahaha
      Claro que há muito mais que currículo, né! Há oportunidades, estrutura, como você falou, professores, materiais, etc. etc.
      Espero que você tenha sucesso, independente da decisão que tomar!

  113. Oi DECO!
    Gostei muito da sua história de vida. Eu sou acadêmico de Enfermagem da Estácio/FAL, bolsista do PROUNI , gosto muito da área, mas o que realmente amo é MEDICINA, termino enfermagem com 22 anos, e gostaria muito de começar Medicina com 23(logo após terminar enfermagem), mas estou me sentindo velho para começar Medicina com 23 anos 😦

    • Olá Augusto! Obrigado! (:
      Não é velho! Nunca é tarde para realizar um sonho! Tem gente de todas as idades nas faculdades por aí!
      Não desiste por causa disso!
      Abraços e boa sorte!

  114. Olá Deco, sou estudante de fonoaudiologia de uma grane universidade Federal do NE.
    Volta e meia venho no teu blog em busca de encorajamento para lutar pela medicina!
    Eu não tenho medo de estudar, nem de vestibular,meu medo pode-se concentra-se numa fobia específica a ferimentos de alto grau e muito sangue.
    É possível se curar disso?
    Na faculdade teremos de enfrentar muitas situações envolvendo ferimentos,incisões,drenagens…estas coisas??

    Obrigada desde já por todos os pensamentos otimistas que tem me proporcionado.

    • Oi, Alinne! Que bom saber que isso aqui ajuda um pouco na sua luta!
      Bom, pra falar a verdade, vi muito pouco desses ferimentos. Mas como sempre falo, quando você está do outro lado, sabendo o que fazer, entendendo o que está acontecendo, com supervisão, e as vezes com colegas, fica muuuuuito mais fácil de lidar com essa situação! E no fim a gente vai acostumando! Tem muita gente que também tem esses medos, mas que superam com o passar do tempo!
      Espero que dê tudo certo por aí!
      Boa sorte!!

  115. Olá Deco, sou estudante de fonoaudiologia de uma grande universidade Federal do NE.
    Volta e meia venho no teu blog em busca de encorajamento para lutar pela medicina!
    Eu não tenho medo de estudar, nem de vestibular,meu medoconcentra-se numa fobia específica a ferimentos de alto grau e muito sangue.
    É possível se curar disso?
    Na faculdade teremos de enfrentar muitas situações envolvendo ferimentos,incisões,drenagens…estas coisas??

    Obrigada desde já por todos os pensamentos otimistas que tens me proporcionado.

    **este sim com correções**

  116. Deco, encontrei esse seu cantinho aqui hoje no meio das minhas inúmeras pesquisas precoces e estou lendo desde os primeiros posts.
    Bom, tenho 13 anos e faço o 9° ano do Fund. II. Sei que é bastante cedo, mas sempre foi meu sonho ser médica. Tenho algumas opções para o ano que vem: entro no IFPB (como você é de São Paulo seria IFSP); se termino o ensino médio em meu colégio normal e foco em passar no ENEM; se estudo no Via Medicina (que é um colégio de ensino médio que também é como um cursinho de medicina) o que você escolheria? Penso também em passar um semestre nos Estados Unidos ou Austrália. Você já foi para o EUA com um bom inglês ou fez algum curso lá mesmo? E MEU DEUS! como você foi parar em Harvard? Você sempre quis fazer medicina?
    Desculpe pela euforia das perguntas rs 😀

    • Oi Ana!
      Bom, não sei, pra falar a verdade. Gostei muito de ter feito um colégio convencional, e aproveitei bastante meu ensino médio. Decidi fazer medicina na época da inscrição para os vestibulares, então não me preparei muito bem. Mas corri atrás do prejuízo no cursinho. Bom, depende um pouco da suas prioridades.
      Eu fui com inglês mais ou menos hahaha achei que sabia inglês, mas cheguei lá e vi que não é bem assim hahahaha mas no fim deu tudo certo, demora uns dias para se habituar!
      Consegui ir pra Harvard por um programa de intercâmbio da minha faculdade!
      Espero ter respondido tudo hahaha

  117. O comentário ficou mto grande, então dividi ele em dois, um é um pouco dispensável, o outro é mais objetivo

    Introdução –>
    Oi André, primeiro preciso dizer que venho acompanhando o seu blog a algum tempo, ele é muito legal, parabéns
    Há um tempo atrás decidi que vou ser médico, como você, não nasci dizendo que seria doutor.
    Ah uns tempos atrás, quando entrei no ensino médio e consegui bolsa em uma escola legal esse sonho está cada vez mais presente em mim.
    E, uma coisa engraçada aconteceu
    Todo dia almoço no restaurante do ICB, a historia é longa, mas enfim, a dona é mãe da minha irmã, e então eu almoço lá pq em casa todo mundo almoça no trabalho (e a comida é grátis kkkkkk)
    Um dia estava almoçando lá e conheci uma aluna de medicina que tinha estudado na mesma escola que eu, a conversa foi bem interessante, quando disse que o meu sonho era fazer medicina e ser médico ela mesmo disse para eu pensar melhor, que medicina é vocação, etc.
    Depois dessa conversa ela deu uma ótima ideia, ir assistir uma aula de medicina lá na Dr Arnado, eu fui e ai que me apaixonei mesmo, a aula foi de patologia geral do segundo ano, com uma professora na sala e um professor no laboratório (teve necropsia, experiencia no minimo diferente de se assistir)
    E desde então estou muito entusiasmado, estudando bastante para a fuvest (primeiro ano, será que estudando desde agr dá pra passar sem cursinho? vamos ver, quem sabe entro na turma 105 :D)

    Fatos (na vdd não) –>
    Com esse entusiasmo fui buscar mais temas sobre medicina, fiquei com a frase: “Pense melhor, medicina é vocação” na cabeça
    E uma coisa que me intriga é esse debate sobre o médico e o paciente.
    Uma das coisas que me faz querer ser médico é tratar com o ser humano, aliviar e até mesmo curar a dor de alguém que sofre

    Mas percebo que muitos médico tem uma visão um pouco fria sobre isso, principalmente os mais experientes (vide exemplo: http://www.cientistaqueviroumae.com.br/2013/10/cura-onde-precisa-haver-cura-cuidado.html)
    Achei esse texto bastante interessante, alguns fatos tem sentido, outros acho que poderiam ser um pouco diferentes
    Acompanhando o seu blog dá pra perceber um médico em formação, desde quando é o vestibulando mais feliz do mundo quando passa em medicina, até o estudante cansado e sonolento, e também um interno aprendendo bastante na pediatria
    Agora você está no quinto ano — fiquei sabendo que vc foi ”passear” em Havard, parabéns!
    Muita coisa muda desde quando você é um calouro até quando você está no internato? Com o tempo as coisas se tornam normais?
    Me lembro que ultima vez que você falou sobre o assunto foi neste post: https://deco97.wordpress.com/2011/04/03/tributo-a-um-paciente/
    E isso foi em 2011, antes do internato
    Acho que esse seria um assunto interessante para um futuro post

    Enfim, é isso! Parabéns e continue os seus relatos
    Estou ansioso por novos posts, sou um leitor de carteirinha do seu blog!
    Até mais
    Obrigado

    • Oscar! Bom, essa coisa de medicina ser vocação é controversa. Eu não acredito nisso. Então, daí já temos opiniões muito diferentes, mas espero que você consiga entender o que eu vou transmitir:
      Estou há 6 anos nesse mundo e não sei dizer qual o perfil exato para um bom médico. Mas dá para saber que o principal de tudo é alguém paciente e determinado, em geral teimoso, pra conseguir passar por toda a faculdade de medicina e a vida como médico. Fora isso, pessoas de qualquer tipo de personalidade podem e devem fazer medicina, porque quanto mais diversidade melhor!
      Não acho que existam pessoas que você olhe e fale: “hum, nasceu para ser médico”. E acredito que quem pense desse maneira (a graaaande maioria das pessoas) não consegue aceitar o fato de que médicos/estudantes de medicina são seres humanos como qualquer outros, não super-heróis que devem aguentar tudo e serem sacerdotes. E mais, a carreira Médica deve ser encarada como uma profissão qualquer, e seus profissionais devem ser cobrados de acordo com os preceitos éticos e de qualidade possível dentro dos serviços médicos os quais estão inseridos. Talvez venha daí os grandes problemas de relação médico-paciente que vemos por aí, porque a própria sociedade coloca-se em patamar diferente dos profissionais da saúde, criando um relacionamento desigual.
      Não li o texto todo que você mandou, mas parece ser bem racional nas questões da formação de médicos “não humanos”. Mas pelo pouco que li faltou algo que, para mim, é o mais importante nessa questão: é IMPOSSÍVEL ser 100% humano com ca carga horária que temos, com os abusos morais, com a quantidade de pacientes e coisas que temos que ver. E daí pra pior! Odeio ficar martirizando o estudante de medicina (e meu blog todo serve para provar que não somos sofredores), mas infelizmente é verdade.
      Bom, TUDO muda da época de calouro até o internato. Acho que o principal é a responsabilidade. Eu estou considerando maldade falar que o Internato faz parte da Faculdade. Não somos alunos no internato. Somos trabalhadores, estagiários. Então durante o internato não existe a possibilidade de faltar na “aula” porque está cansado, ou então deixar de estudar uma coisa importante para o seu paciente, etc. etc. Mas claro que ainda somos alunos, nos divertimos bastante nessa vida e temos tempo para fazer outras coisas!
      Enfim, obrigado pela sugestão! Gostei e vou ver de escrever em breve!
      Espero ter te ajudado de alguma maneira!
      Obrigado por acompanhar meu blog!
      Abraços

  118. Opa, muito parabéns pelo blog. Bem, já faço medicina numa federal. Terminando o segundo ano, e ainda esperando o curso melhorar – dificuldade com professores, calendário, de fazer pesquisa etc. Até que pensei em talvez voltar para o cursinho e tentar algo melhor. Tenho uma base forte em exatas,port,ing,bio Razão pela qual me acho capaz de passar em outro lugar.Porém, fiz 25 anos.Penso se realmente vale a pena buscar por uma graduação melhor, haja vista que medicina depende da graduação e da pós (especialização). O que você acha? A idade do calouros geralmente fica nos seus 19-20 anos?

    • Oi Daniel! Não entendi muito bem a suas perguntas.
      Bom, eu acho que se você está em dúvida, realmente deve pensar bem, porque o curso fica melhor e mais legal para quem gosta, e fica cada vez pior para quem não gosta muito (porque aumenta muito a carga horária, aumenta o trabalho, aumenta as responsabilidades, etc, etc). A idade dos calouros em outras faculdade eu não sei, mas acho que não deve ser muito diferente de Medicina.
      Enfim, talvez valha muito a pena você trocar de curso agora do que esperar mais tempo e desistir mais pra frente! Pensei mais em como você se vê pro resto da sua vida, ao invés de levar mais em consideração como é o curso atualmente!
      Espero ter ajudado de alguma forma!

  119. Nossa que legal sua história!!! Eu fiz 3 anos de cursinho e não passei na federal na qual queria.. mas hj estou cursando medicina em uma particular fora do Brasil e estou amando e tendo cada vez mais certeza de que fiz a escolha certa.. mesmo não realizando um grande desejo de uma federal, sei que esta é minha vocação e independente de onde estou cursando me empenho para ser uma excelente MÉDICA!! top seu blog

  120. Olá Deco.
    Bem, já li alguns textos aqui há algum tempo e hoje voltei a ler depoimentos sobre Harvard e estudos no exterior.Eu tive a oportunidade de visitar algumas universidades americanas em um intercâmbio que ganhei em um programada da Embaixada Americana e fiquei mais apaixonado ainda por aquilo, a vontade de estudar lá aumentou.
    Por dificuldades financeiras e até mesmo falta de apoio ou informação eu não me atentei para uma tentativa de graduação lá – o processo é longo até o fim do curso de medicina, pelo menos eu achei – e por isso estou pensando em tentar fazer pelo menos a residência médica fora, após uma graduação aqui mesmo no Brasil. Você acredita que a universidade em que eu me graduar aqui no Brasil influenciaria muito em uma futura seleção? E tem alguma dica que acredita que pode de ajudar nesse objetivo?
    Desde já, agradeço.

    • Oi, Rodrigo!
      Sim, para fazer residência médica lá você tem que estudar em universidades do Brasil que sejam reconhecidas lá. Não sei onde encontrar essa lista de universidades, mas a maioria das Brasileiras são reconhecidas (exceto algumas muito novas). E claro, uma boa universidade vai te preparar melhor para a concorrência de lá, e também te dará uma base melhor para o USMLE (que é o Revalida Americano).
      Bom, minha dica então é desde o início da faculdade você se focar nesse objetivo, estudando em inglês, dando atenção às matérias básicas (que lá conta muito mais que aqui), e já procurando um estágio por lá, nem que seja de férias (e nisso, universidades boas poderão ajudar com programas de intercâmbio).
      Bom, espero ter ajudado! Se tiver mais alguma dúvida é só perguntar!

  121. Olá Deco,
    Gostaria da sua opinião pois estou no 3º ano do ensino médio e não sei bem que curso escolher, porém quero algo que futuramente possa ajudar as pessoas e vejo medicina como o curso perfeito para isto, mas tenho medo de futuras decepções como não saber lidar com o estudo do corpo humano e também com a morte, que aparenta ser normal para médicos.Então Deco o que você me indicaria optar ou não por medicina?

    • Olá. Quanto eu estava decidindo o curso, eu também pensava que queria ajudar os outros e por isso medicina seria o curso certo. E aí um amigo me disse que você pode ajudar os outros em QUALQUER profissão, o que muda é a forma que você vai ajudar. E isso é verdade! Você não deve se preocupar com isso. É normal a gente achar que não é capaz. Mas temos que aprender a superar esses medos!

  122. Parabéns Deco!
    Só pelas suas narrativas já sabe-se que você será (ou já é neh), um excelente profissional! Por seus registros percebe-se que você é uma pessoa dedicada, determinada, persistente, bem-humorada, otimista e principalmente muito humana!
    Sua família deve ter muiiiito orgulho de você!
    Deus te abençoe muiiito!

  123. Oi, tudo bem, sempre leio seu blog e acho bem legal. Tenho 26 anos, recém formado em farmácia, mas meu sonho mesmo é cursar medicina. Não realizei ainda por questões financeiras e de tempo. Gostaria da sua opinião se é possível conciliar a minha atual profissão com um curso de medicina e se estou um pouco velho para entrar novamente em uma graduação. Obrigado!!!

    • Oi Carlos. É difícil porque a faculdade é integral. Caso você tenha um emprego com horário que se encaixe com os horários da faculdade, aí é possível sim. E você vai conseguir eliminar muitas disciplinas do Básico. E não, você não está velho! Não existe idade para realizar os seus sonhos 🙂
      Boa sorte por aí!!

  124. Oi Bom dia, sonho em fazer medicina e depois virar pediatra..Porém tenho medo de não conseguir, pois não tenho condições financeiras de pagar uma faculdade como essa tão cara,mas eu sei que tenho chances de conseguir uma bolsa de estudo.Bom queria saber algumas dicas pra eu conseguir entrar em uma federal ou conseguir pelo menos uma bolsa.Seria vantagem eu financiar a faculdade pelo fies? Por favor me ajudem rsrs..
    PS: ADOREI o blog 😀

  125. Uma perguntar.Bem,no começo quando você foi se matricular pediu o que?,
    Foi difícil entra na escola havard?

    • Oi Jessé. Não entendi a sua primeira pergunta.
      E para ir para Harvard, precisei participar do processo seletivo para o Programa de Intercâmbio.

  126. Oi Deco, então, acabei de fazer 18, terminei o ensino médio aos 16, tentei o vestibular da UnB duas vezes e agr finalmente consegui. Seu blog me inspirou muito, até então nem sabia o que eu queria fazer, lendo seu blog eu descobri que eu precisava salvar vidas rs.. Meu noivo me apoia totalmente, namoro com ele desde os 14 nos casaremos no final do ano, porém eu sei que a faculdade de medicina é integral e exige muito estudo.. queria saber se vc tem algum conselho a me dar, pois, não sei se vou saber como dividir o tempo entre meu marido e a faculdade. Como você faz para dividir seu tempo?

    • Oi Maryana! Parabéns! É possível sim, tem algumas pessoas que são casadas e conseguem viver bem. O importante é que vocês tenham uma boa convivência e ele seja compreensível com seus horários (que nos primeiros quatro anos de faculdade nem são tããão complicados assim). O horário integral é como se fosse um emprego, você entra de manhã e sai no fim da tarde. Não é impossível conciliar com uma vida de alguém que não faça medicina também! Boa sorte por aí 🙂

  127. Olá, Deco, tudo bem? Primeiramente, parabéns pelo blog!

    Tentei um ano de vestibular pra medicina sem muito compromisso e, claro, não passei. Por alguma razão do destino, hoje me encontro no penúltimo ano do curso de Direito. Faço estágio na área e até gosto do meu curso, mas vi que realmente não é bem o que eu pensava (ele é essencialmente teórico e a prática mesmo você vê pouquíssimo, e eu acho isso um saco). Honestamente, tô farto dessa rotina entendiante e sem gosto nenhum pra continuar estudando… sabe quando falta alguma coisa? Então, é o que eu comecei a pensar sobre fazer medicina e resgatar aquele “sonho” que eu tinha quando prestei vestibular. Tenho 24 anos, me formei no ensino médio em 2007, não tenho como fazer cursinho agora mas creio que eu tenha disciplina pra estudar sozinho (até porque depois de estudar Direito, parece que MUITA coisa fica mais simples, hahaha).

    Sinceramente, com um ano de estudos a finco, ainda que sem cursinho, você acha que seria possível passar no ENEM? A nota de corte no meu estado nem é tão alta (fica na média de 780, e eu espero fazer mais que isso), e pelo que eu vejo, ocorreu uma mudança no perfil avaliativo dessa prova. E sobre a idade? Vale a pena trocar de profissão indo pros 25 anos?

    Obrigado desde já pelas tuas opiniões!

    • Oi Felipe, tudo bem! Desculpa a demora em responder.
      Realmente, depois de fazer outra faculdade fica bem mais fácil de sentar na cadeira e estudar! Acho que você sai na frente só com isso!
      Bom, primeiramente, vale sempre a pena ir atrás dos sonhos! Posso dizer que vale muuuuuuito a pena! Não tem idade para isso não!
      Espero que você consiga (provavelmente já até foi a data de inscrição do ENEM, desculpa a demora haha).
      Depois volte e diga o que que deu!
      Boa sorte!!

  128. Eu estou amando seu blog absurdamente. Comecei a ler por curiosidade, pois estou fazendo cursinho para tentar Medicina. Muito legal saber que você conseguiu com apenas 2 anos entrar em duas universidades públicas, eu quase acho que nem em uma particular eu entro esse ano.
    Parabéns pelo blog, que esta me inspirando bastante para não desistir!

  129. Oi,achei aqui seu blog…super interessante! Faltam duas semanas para o meu veatibular, ja é o meu quinto ano de cursinho e se Deus quiser o último…Em breve serei caloura aqui na UFMG. Fiquei mto feliz mesmo de ver suas histórias e as histórias das pessoas aqui tbm,dão mto gás pra mim. Continue assim…vai longe! Um grande abraço!

    • Oi Gabriel!
      Pois é, aconteceram tantas coisas nesse internato, mas tive muito pouco tempo para escrever e confesso que estava sem inspiração também. Mas estou tentando voltar!!

  130. Muito bom o blog, espero que entre as várias pessoas que comentaram a maior parte realize esse sonho, pois medicina é o sonho de muitos e a realização de poucos, infelizmente! Sonhei ou ainda sonho em um dia ser médica dermatologista, mesmo a vida tendo me levar a ser estudante de biomedicina! Lembro que quando eu era criança achava que os médicos eram super heróis, pois eles chegavam com sua “capas” brancas e incrivelmente faziam a dor sumir! Mas, acho que é necessário coragem pra seguir esse caminho, por que nem sempre pode se salvar vidas, esse é o meu obstaculo, por que pessoas boas morrem? E isso é tão patético, desistir de um sonho por isso?

    • Não é não! Mas definitivamente isso não pode ser um obstáculo para você. E ainda mais se for fazer Dermatologia, dificilmente você vai encarar esse tipo de situação 🙂
      Espero que dê tudo certo por aí!!

  131. Oi Deco,
    Comecei a ler o seu blog e estou adorando! Ele me ajudou muito a decidir se medicina era realmente o curso que eu queria.
    Finalmente eu PASSEI!! Vou começar a estudar na FMUSP esse ano e estou muito ansiosa! Alguma dica? ^^

    • Priscilla!! Parabéns!! Mil anos depois. Você já é quase Interna e eu estou te respondendo agora!
      Que bom que aqui te ajudou de alguma forma! Agora espero que você esteja vivenciando todas essas coisas maravilhosas que eu vivenciei! Espero que esteja indo tudo bem. E caso precise de algo, me avise! Mais uma vez, parabéns!! 😀

  132. Bom dia Deco,
    Passei na USP (!!!) e queria saber dicas de livros, cursos, oportunidades que a universidade oferece, etc… Se puder, me mande um e-mail. Muito obrigado e parabéns pelo blog!

    • Bom dia!! Que legal, parabéns!! 🙂
      Desculpa a demora em responder. Mas espero que esteja indo tudo bem!! Acredito que agora você já tenha todos os livros e dicas que precisava!
      Espero que esteja curtindo! Mais uma vez, parabéns!

  133. Boa tarde!
    Tenho 17 anos e estou no último ano do ensino médio, meu sonho sempre foi ser médica, e a cada dia que passa tenho mais certeza disso. Esse ano vou revisar toda a matéria do ensino médio, e ano que vem vou entrar no cursinho, achei melhor assim não sei se fiz a escolha certa. Sou uma pessoa muito ansiosa, e com isso penso muito no futuro, como as coisas vão estar, e acabo ficando louca!
    Qual dica você pode me dar para que eu consiga enfrentar esses anos de tanto estudo?
    Desde de já agradeço, abraços.

    • Boa tarde!!
      Bom, tem que ter suas válvulas de escape durante o cursinho. Mas é importante manter-se focada! Procure fontes de lazer, amigos e coisas que te tragam bem! Acredito que assim fique mais fácil! 🙂
      Boa sorte!!

  134. Oi André,
    Eu me formei no ensino médio em 2014 e não cheguei nem perto das notas de corte para medicina. Um primo meu está fazendo medicina na Argentina e tentará transferência para cá depois do primeiro ano. Eu gostaria de saber se você conhece alguém que fez um ano lá ou a faculdade inteira e conseguiu a transferência ou a revalidação do diploma.
    Agradeço desde já.

    • Olá. Nao conheço ninguém de lá que veio pra cá. Conheço poucas pessoas que estudam lá e pretendem voltar ao Brasil e prestar o Revalida. Então não posso te ajudar muito 😦

      • Andei pesquisando e também não achei ninguém que voltou para tentar o revalida. Vou continuar tentando nas faculdades daqui mesmo…
        Obrigada!

  135. Oi, Deco, tudo bem?
    Sou super fã do seu blog! : )
    Queria muito uma opinião sua.
    Então, 2014 foi meu ano de término do ensino médio e de primeira tentativa para vestibulares de medicina. Moro em Curitiba, e aqui consegui obter êxito em particulares. Mas públicas, não consegui nenhuma. Já preparada para mais quantos anos fossem necessários de cursinho, surge uma possibilidade de vaga na Unicamp. Estou na posição 170, a segunda chamada foi até a 156; mas, usualmente, a lista da unicamp roda muito. Se ela se comportar igualmente aos anos passados, conseguirei a vaga. Está parecendo tudo legal até agora hahaha mas é que eu quero a Pinheiros!!! Eu desejo muitissimamente muito estudar na Pinheiros. Só que esse ano nem passei pra segunda fase, faltaram três, e olha que eu estudei… : (
    Você acha que vale a pena desistir dessa possível vaga, para tentar mais uma vez a fuvest? Será que consigo estudar firme para o vestibular e tocar a faculdade junto?
    A família já ficou “de cara” de eu não querer a particular, iriam fazer até financiamento para pagar.
    Eu realmente não sei o que fazer. Haha :’ (
    (vai que eu não consiga ir para a segunda fase de novo e tenha desistido?) ai, é muito o que considerar.
    Mas a USP é, com certeza, o lugar onde eu mais gostaria de estar.
    Deco, que acha que devo fazer? (se é que vou conseguir a vaga hahaha mas é provável que de certo)
    Obrigada! ; )

    • Oi Allana. Estou super atrasado com você. Me desculpa!! Estou respondendo seus comentários na ordem inversa haha no fim você já decidiu! Enfim, espero que você consiga escolher e tome a melhor decisão para você! 🙂

  136. Estou curiosa! Já decidiu qual residência vai fazer?!? Muita boa sorte!
    Ah, e parabéns, não só por compartilhar suas experiências com a gente, mas por ser legal assim (você parece tratar as pessoas de um modo muito especial, com zelo). Haha Espero que se/quando eu conseguir ser/estar médica, eu seja um pouco tal como você.
    : ))))

  137. Nossa sua historia é surpreendente, e realmente muito motivacional, nesse momento estou lendo seu blog todo ;D, porque eu estou muito perdido (medo) com o que eu vou fazer da vida,eu acabei de completar a escola e tenho vontade de fazer faculdade de medicina,mas quando eu coloco no papel os prós e contras pra cursar a medicina eu praticamente valorizo só os contras e isso me deixa super pra baixo, porque além de medicina eu não sei o que posso fazer =/. Mas enfim seu blog é otimo O/

    • Olá! Mas o objetivo de colocar em papel prós e contras é justamente ver se tem mais contras do que prós, e não ver qual é mais importante que o outro!! Espero que você consiga se decidir! Seja qual for a decisão, boa sorte 🙂

  138. Deco, bom dia. Meu sonho sempre foi terminar a faculdade cedo. Então aos 17 anos passei na faculdade de odontologia sendo que meu sonho sempre foi cursar medicina. Pensei em trancar a faculdade e fazer mais um ano de pré – vestibular para tentar medicina, mas acabei desistindo pelo fato de ter que perder mais um ano. Já minha mãe acha que eu devo estudar mais e tentar medicina ,ela conversou com algumas colegas dela que são medicas e elas deram a maior força. mas o meu medo é de perder esse tempo todo e no fim não conseguir passar. O que você acha que devo fazer? bjs! amei seu blog.

    • Olá. Você tem que fazer o que te faz feliz! Tem que ver se seu sonho maior é terminar faculdade cedo ou fazer medicina. Ai quando você decidir qual é maior, vai ficar mais fácil de escolher o que fazer! 🙂
      Boa sorte!!

  139. Olá! Achei super legal seu blog, também sou estudante de medicina e escrevo uma espécie de blog diário 😀
    Gostaria de saber informações sobre seu intercâmbio, tirar algumas dúvidas pois tenho pensado muito em tentar estudar um tempo fora. Se puder entre em contato comigo! Um abraço

  140. Olá, tenho apenas quatorze anos, porém desde já começo a interessar-me em ir a fundo em cada detalhe da faculdade de medicina. Moro no Ceará, sou Pernambucana, mas tenho família em São Paulo e pelo que já ouvi falar, a USP é uma ótima faculdade, por isso tenho o desejo de fazer o vestibular por aí. Parece ser tudo bem complicado e sinto de vez em quando que isso é inatingível para mim, já que não sou uma aluna que fecha todas as provas. Qual sua opinião? Parabéns por ter chegado onde está! É um sonho de muitos, assim como eu. Visitarei sempre seu site para saber de “new dicas”, HAHA. Um grande beijo, me deseje boa sorte. ❤

  141. Oi
    Meu nome é Jamile, tenho 17 anos e de uns tempos pra cá sinto-me muito atraída pela medicina e por poder ajudar o próximo. Sempre gostei de biologia mas tenho insegurança em investir muito nesse sonho e depois perceber que não era isso que queria. Quando vejo sangue em excesso, fico um pouco nervosa e não sei se isso atrapalharia. Além disso, meus familiares desaconselham-me a seguir esta profissão, pois entendem que ela requer muitas habilidades e que um erro pode ser fatal. Invisto ou não nessa profissão?

    • Olá. Você deve escolher esse profissão caso você tenha realmente vontade de fazê-la! Se estiver determinada, tenha certeza que sangue e outras coisas não serão problemas para você!
      Boa sorte aí na escolha!!

  142. Olá Deco ler seu blog foi inspirador…estou no terceiro ano e já tomei uma bomba pq trabalhava a noite e faltava Mto a aula…desde criança meu sonho sempre foi ser medica..e pretendo me especializar em oncologia..mesmo tendo desleixado um pouco dos estudos vc acha q ainda da tempo de correr atrás? E vc recomenda quantas hras de estudo por dia? Obg bjs

    • Olá Danielle! Nunca é tarde para começar 🙂
      Olha, o quanto de tempo para estudar depende mesmo de você e do seu ritmo de estudos. Com o tempo você vai moldando o melhor jeito de estudar! Boa sorte e espero que dê tudo certo por aí!

  143. Oi, Deco! Tudo bem?
    Queria te perguntar sobre as oportunidades que a fmusp oferece. Há muita atividade extracurricular? Como são os dois primeiros anos? Vocês tem quanto tempo para aprender os ossos? (eu tive aqui uns 6 dias ><) Há alguma aula interessante, que faça você ter vontade de ir pra faculdade? hahaha
    As "peças" que vocês usam para aprender anatomia são muito velhas e destruídas?
    Você acha que se sentir realizado, por estar na faculdade que sempre desejou estar, faz diferença? haha
    Acha que com 21 anos é tarde demais para começar a fazer medicina?
    hahaha Deixa eu perguntar: você trocaria se formar com 23 anos na unicamp por voltar a fazer vestibular para tentar até passar na Pinheiros (chuto que por volta dos 21 eu conseguiria haha)?
    (eu sou a mesma pessoa que perguntou se devia vir pra Unicamp, e aqui estou, começando a me arrepender de ter vindo haha)

    • Oi Lana! Sim, há milhares de atividades extracurriculares. Há quem diga que tem até demais. Os dois primeiros anos são do Ciclo Básico, com matérias mais gerais de todos os cursos da Saúde. A maioria deles é feito lá na Cidade Universitária. Bom, não lembro perfeitamente quanto tempo tive ossos hahah mas acredito que algumas semanas. As peças aqui era muito ruins, muito mesmo, mas vão melhorando conforme as anatomias ficam mais específicas (tipo neuro, cardio, etc).
      No começo, em TODAS as faculdades, é tudo muito chato. É difícil de estudar, a gente não vai bem nas provas, não conseguimos nos adaptar muito bem aos horários e algumas matérias são bizarramente desestimulantes (bioquímica, oi) que faz a gente repensar se escolheu a coisa certa. Mas essa fase passa, e logo depois fica incrível!
      Olha, eu, pessoalmente, não trocaria uma faculdade por outra, mas você tem que pesar o que é seu maior sonho. Talvez você deveria dar mais tempo para pensar melhor, conversar com veteranos daí pra ver como é a vida deles… Enfim, não tome decisões precipitadas 🙂 Tenho amigos formados aí na UNICAMP que amaram a faculdade, e sei que eles são ótimos médicos (muito bons mesmo!!).
      Espero que você consiga tomar a melhor decisão para você!

  144. Olá Deco, achei seu site maravilhoso e inspirador, tenho 35 anos e um sonho de fazer medicina, você acha que da para fazer medicina e trabalhar, trabalho 30 horas por semana meu horário de trabalho é a noite, você estudava toda noite e finais de semana? Um abraço.

  145. Olá tudo bem ? Gostaria muito de tirar algumas duvidas , vou prestar o vestibular em janeiro será que você poderia me passar seu email ?

  146. Deco, Comecei a ler seu blog e achei muito bom e esclarecedor. estou decidindo ainda para qual curso irei prestar o vestibular(ENEM), gostaria de saber do curso de medicina referente a química, se cai muito e se predomina a parte de calculo… Valeu, Grande Abraço!

  147. eu estudo muito desde o primeiro colegial, e agr no terceiro estou tendo muito apoio do meu namorado q esta cursando eng civil na usp de Sao Carlos(me ajuda demais em exatas HAHA). Foi muito bom ler o seu blog para dar aquela animada hehe já que não ta fácil não… vc é muito inteligente e quero seguir os seus passos!!:) boa sorte e muita felicidades

  148. Olá Deco,

    Seu blog é fantástico e me motiva pessoas como você. Sou fisioterapeuta intensivista, especialista pela Unifesp. Mas meu sonho é, e sempre foi, ser médica. Quando terminei o ensino médio em 2007 fiz dois anos de cursinho no objetivo, mas nem cheguei perto de Med, então fiz fisio. Tenho 26 anos, dois anos de fisioterapeuta, casada e dou plantão em quatro hospitais, mas estou determinada em abrir mão de três hospitais para voltar para o cursinho. Meu marido me apoia, mas está me batendo insegurança, me acho velha.

    Você acha que devo voltar para o cursinho? Devo retomar mesmo esse Sonho?

    Bjs

    • Oi Priscilla! Eu acho que se você tiver condições e incentivo, deve sim correr atrás dos seus sonhos 🙂 nada se compara à sensação de realização de um sonho! Espero que dê tudo certo por aí!! Boa sorte e força!!

  149. olá!
    Meu sonho,como o dos demais é passar em Medicina, por isso cruzei com seu blog, mas queria muito um conselho…
    Estudo em escola estadual, estou no terceiro ano e sei que para entrar em uma federal vou ter que “ralar” muito ainda… Mas como não deixar de acreditar em nós mesmos? Sempre tive muita fé, mas ouvir da boca das pessoas que isso é impossível é duro demais…
    Devemos utilizar esses comentários negativos a nosso favor, para termos mais força de vontade certo? de um dia provar que somos capazes… Mas como por isso em prática?

  150. Olá Deco! Tenho 14 anos e sonho muito me tornar uma médica! Porém, enquanto não completo o Ensino Médio, queria saber se existe alguma forma de ir estudando coisas básicas… Porque ai, até o fim do 3° ano, já estarei mais aprofundada no assunto, pronta de forma mais privilegiada para um vestibular. Poderia me ajudar? Agradeço desde já!

    • Olá. Acho que o ideal é estudar as matérias do vestibular, que são as coisas ensinadas no ensino médio. Os editais dos vestibulares têm todos os tópicos que são cobrados em cada prova. Você pode consegui-los nos sites dos próprios vestibulares. Boa sorte!!

  151. Olá Deco,
    Meu nome é Fernanda e começarei agora a cursar medicina na UFG, mas desde já planejo me preparar para estudar em Harvard pelo Ciências Sem Fronteiras. Eu queria saber mais sobre como foi sua aplicação, os documentos necessários que você utilizou, ou seja, como foi o processo de admissão. Seu blog é fantástico e bastante motivante! Continue assim XD

    • Oi Fernanda! Parabéns!! Aproveite bastante a faculdade porque é ótimo e passa muito rápido (ou nem tanto hahaha)
      Bom, não sei se Harvard aceita CsF. No meu tempo não aceitava. O que é possível é fazer o estágio de verão lá, caso você consiga uma vaga.
      Eu não fui pelo CsF, então não sei como é o processo de seleção 😔 desculpe não poder ajudar muito!

  152. Bela história, Deco! Parabéns pelo seu esforço e dedicação! Admiro muito pessoas como você!!
    Eu estou no Ensino Fundamental II e sempre quis fazer medicina, mesmo não tendo a mínima noção do que era. Agora estou no 9º ano, antiga 8ª série, e muitas dúvidas começaram a surgir. Meu anseio pela medicina ainda perdura e creio que isso não mudará. Mas eis a questão: não sei quando realmente devo começar a estudar para o vestibular. É uma situação estranha, até. Minha família diz que eu já devo começar a fazer as provas, com um ritmo de verdadeiro vestibulando. Já os professores dizem que apenas devo fazer um EFII com um ótima base e começar a me preocupar apenas no Ensino Médio. E por fim, vem minha confusão: não sei se meus estudos cotidianos exclusivos à escola são suficientes para conseguir lidar com vestibulares de tamanha dificuldade.
    O que eu devo fazer? Começo a estudar desde já para o vestibular, ou continuo a estudar com afinco apenas para a escola? Caso eu deva começar desde agora, como faço?
    Perdoe-me pelos erros na escrita e muito obrigado pela atenção e compreensão,
    Abraão.

    • Oi Abraão! Bom, eu sou da mesma opinião que seus professores. E logo mais você começará o ensino médio, então não precisa de tanta pressa. Além disso, os conteúdos cobrados no vestibular são de matérias do ensino médio, então não faz muito sentido querer antecipar isso. Fazendo um bom ensino médio, se dedicando e resolvendo provas antigas de vestibulares, acredito que em três anos você esteja bem para quando chegar a sua vez!
      Boa sorte!! Abraços

  153. Bela história, muito interessante kkk … Acho que seu relato de vida é uma motivação pra muita gente. Próximo ano vou terminar o 3 ano do EM e sinceramente não decidi se vou fazer medicina, pois tenho muito medo de não conseguir, dedicar muitos anos da minha vida e acabar não alcançando o meu objetivo,é um medo inexplicável. Enfim, boa sorte!!

  154. Muito bacana sua história, Desde criança sempre tive o sonho de fazer medicina, mas nunca me vi passando em um vestibular público. Não me acho capaz disso. Mas vou começar a estudar, vai que o milagre acontece rs.

  155. Olá. Seu blog é muito legal me ajudou em umas dúvidas, eu queria perguntas umas coisas a você. Muito bom seu blog já salvei nos favoritos kkk

  156. Olá André, adorei o seu blog, além da motivação que nós proporciona, deixa um pouco do dia a dia pra sabermos como funciona tudo por dentro da Medicina. Sai do Ensino Médio em 2012, desde antes queria cursar MED, porém as condições financeiras não foram a favor (pagar um cursinho, manter sozinho, etc.), fiquei um ano tentando e não consegui, ai por pressão psicológica dos meus pais eu acabei indo fazer Biologia (que é uma ciência que admiro muito) na Federal de Alfenas, porém não estou satisfeito. Hoje no 5º Período do curso vejo que tudo foi em vão, que apesar da experiência incrível que tive, de sair de casa e ir estudar, nada se resume a não conseguir estudar direito, ou pensar em outra coisa a não ser, Ser Médico. Enfim, fiz uma escolha e estou lidando com as consequência, porém estou tendo a possibilidade de consertar isso, voltando pro cursinho, ou estudando por fora pra tentar Medicina, Gostaria de saber se tem algum conselho que possa me dar, por onde começar, se vale mesmo a pena, sei lá, to bem confuso e preciso de pontos de vistas, então fico agradecido se puder me ajudar.
    Gratidão!

    • Oi Matheus! Obrigado pelo comentário 🙂
      Bom, você já passou por um vestibular então já tem uma certa experiência nisso. Não tem muito segredo além de estudar e estudar! O cursinho ajuda a guiar bastante, e resolver os exercícios te prepara bem! E tem que tentar manter a cabeça sã para não surtar e ter calma na hora das provas! Infelizmente eu não tenho dicas muito extraordinárias para dar 😦
      Espero que dê tudo certo por aí! Força e boa sorte! Não desista dos seus sonhos!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s