Glossário

Complexo HC

HC = Hospital das Clínicas

Desenho do Complexo do HC (sem o Icesp ;_;)

IC = Instituto Central

Instituto Central

IPq = Instituto de Psiquiatria

Instituto de Psiquiatria

ICr = Instituto da Criança

Instituto da Criança

InCor = Instituto do Coração

Instituto do Coração

InRad = Instituto de Radiologia

Instituto de Radiologia

IOT = Instituto de Ortopedia e Traumatologia

Instituto de Ortopedia e Traumatologia

ICESP = Instituto do Câncer doEstado de São Paulo

Instituto do Câncer

PAmb = Prédio dos Ambulatórios

Prédio dos Ambulatórios

LIM = Laboratórios de Investigação Médica

LIM

Cidade Universitária

CU = Cidade Universitária

Cidade Universitária

IQ = Instituto de Química

Instituto de Química

ICB = Instituto de Ciências Biomédicas

Instituto de Ciências Biomédicas

IB = Instituto de Biociências

Instituto de Biociências

HU = Hospital Universitário da USP

Hospital Universitário da USP
Anúncios

63 comentários sobre “Glossário

    • ola, deco. Sou de Natal e estou me preparando para o vest de medicina. Uma grande preocução que tenho é que todos dizem que médico só vive para medicina. Gosto MUITO de viajar e gostaria de saber se um estudante de medicina/medico tem tempo para viajar para o exterior . OBS: Meus maiores sonhor são ser médico e conhecer vários países! da para intercalar os dois? Obrigado .

      • Nossa, não mesmo.
        Dá, óbvio! Não caia no papinho de estudante de medicina bitolado de fica de mimimi que medicina é sacrifício e que você não vai viver nunca mais. É mentira isso.
        Não se preocupe com isso 🙂 cada um vive do jeito que quer!

  1. Sou estudante de medicina tbm…
    conheci sua universidade recentemente e realmente é td isso e mais um pouco do que falam, a FMUSP é a melhor do Brasil!
    Parabéns por fazer parte disso td =)

    mandei e-mail p/ q possamos trocar experiências

    abracos

  2. Sou estudante de medicina tbm…conheci sua universidade recentemente e realmente é td isso e mais um pouco do que falam, a FMUSP é a melhor do Brasil!Parabéns por fazer parte disso td =)
    +1

  3. Estou no primeiro ano de medicina, e gostaria de saber se você têm algum livro de bioquímica e tratado de clínica médica em pdf.

    AJUDA POR FAVOR, VOCÊ SABE COMO ESSAS PROVAS FINAIS SÃO FODAS!

  4. OI deco, tenho um grande interesse em estudar medicina, qero conseguir bolsa pelo Enem..mas fora o valor da faculdade..livros..alguns materiais sao muito caros?

    • Olá!
      Bom, não é extremamente necessário ter livros, já que eles estão disponíveis nas bibliotecas das faculdades! E não é preciso muitas coisas extras! A maiorias das Universidades possuem programas de auxílio financeiro, então procure conhecer sobre eles antes de prestar para as faculdades 🙂
      Beijos

  5. olá Deco tudo bem?
    Gostaria de saber o que você acha de estudar por conta para o vestibular de medicina com objetivo de passar na USP. É possível?
    Obrigado !!!Ótimo ano novo

  6. Oi tenho 14 anos , ja tenho em mente decidido que quero atuar na area da medica ,mas não sei qual ai ! :/
    Gostaria de saber vc tem alguma dica para min , oque posso fazer com essa idade ? Como posso saber mais !

    • Olá!
      Você ainda não precisa decidir qual área você quer trabalhar! Tem muitos anos ainda para isso! Primeiro você precisa decidir qual curso você que fazer, já que existem diversas profissões da saúde, cada uma muito diferente da outra!
      Existe medicina, enfermagem, fonoaudiologia, fisioterapia, psicologia, etc etc!

  7. Adorei seu blog! Muito informativo. O que você acha de cursar medicina em uma faculdade particular com um financiamento através do FIES?

    • Oi! Obrigado!
      Acho uma boa opção 🙂 desde que a faculdade seja bem conceituada e te dê as condições necessárias para ter uma boa formação!

  8. Olá, meu nome é Nicoly e eu tenho 15 ( quase 16, faltam exatamente 26 dias – kkk ).
    Adorei o seu blog, super inspirador.
    Eu quero muito fazer faculdade para medicina, e sou uma aluna que nunca teve nota abaixo de 8 no boletim huahuaha, a CDF e nerd da turma.
    Um dia eu estava procurando saber mais sobre o curso de medicina; procurei no google muitas vezes, mas os sites não são nada esclarecedores.Então eu achei o seu blog e foi tipo: uhull, finalmenteee HAUHAUAHAU
    Adoro ler suas postagens porque esclarece muitas coisas que eu queria saber.Obrigado por ter esta ideia brilhante de escrever um blog =D
    Ah, a proposito, eu pretendo fazer vestibular na UFSC e passar concerteza, e quanto a área específica que eu pretendo seguir seria pediatria.
    Obrigado novamente e me deseje sorte ano que vem, quando eu for fazer a prova eu posto um comentário =)

  9. Olá!
    Estou penssando em prestar vestibular pra medicina, me identifiquei com o curso porém tenho um certo medo de cirurgias rsrs quero me especializar em dermatologia que não vai precisar mexer muito com isso…mas tenho duvidas quanto ao ‘internato’, será que voce poderia me esclarecer melhor ? tipo em relação a cirurgias como é ? só acompanha, auxilia, ou ja nessa parte os alunos realizam algumas cirurgias, suturas ? se sim, quais ?
    obg! 🙂

    • Olá!
      No internato passamos duas vezes pela Cirurgia. Teoricamente a gente não faz nenhuma cirurgia, mas não sei bem como é na prática. Acredito que dependendo do interesse do aluno, o cirurgião deve permitir que ele faça mais coisas. Mas temos que aprender os princípios básicos de cirurgia e instrumentação. Mas na maior parte do tempo acompanhamos as cirurgias, ou ficamos no PS!

  10. Olá! Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo seu site, adorei as informações expostas aqui.
    Eu tenho 16 anos, estou cursando o terceiro ano do ensino médio e irei prestar vestibular este ano. Sempre sonhei em fazer o curso de medicina, não consigo me imaginar trabalhando em nenhuma outra área no futuro, porém ultimamente venho pensando se é isso mesmo que eu quero, mas não sei como avaliar isto… Queria saber como e porque você escolheu fazer medicina? E além disso, você visitou Harvard? Desde mais nova é um grande sonho meu conhecer esta universidade, mas não sei muito bem como alcançar este objetivo.

    Aguardo sua resposta,
    Desde já grata!

    • Olá! Muito obrigado!
      Bom, eu expliquei aqui no blog como decidi por medicina. Mas tive que pensar bastante antes de decidir. (Mas decidi durante o terceiro ano)
      Bom, eu estudei em Harvard por um ano hahaha

      Desculpe a demora em responder! Eu tinha respondido pelo celular faz muitos anos, mas pelo visto deu erro 😦 haha desculpa mesmo!
      Abraços

      • Olá, eu tenho apenas 13 anos e eu to meio em dúvida do que cursar mas to gostando da ideia de cursar medicina. Meu sonho é estudar fora. Como você consegu estudar em Havard?

  11. Oi tudo bem?
    Sou a Caroline tenho 17 anos e estou no ultimo ano do ensino médio, estudo numa das piores escolas de ribeirão preto e gostaria de saber o que eu desde já posso fazer para ter alguma chance de passar numa faculdade de medicina publica(Usp), o que estudar?

    • Oi Caroline!
      Bom, acho que é essencial fazer um cursinho pré-vestibular! Lá eles te orientarão muito bem como conseguir passar no vestibular!
      Boa sorte e força ai!

  12. Deco, meu nome é Jamilah e estou no segundo ano do Ensino Médio. Meu sonho é ser médica, e quero fazer o vestibular da USP, porém estou com muito medo de não passar, queria algumas dicas de como você conseguiu passar. Também queria saber como é o processo de ensino, tenho muitas duvidas, se você me ajudasse ficaria muito grata.

    • Oi Jamilah. Bom, eu consegui passar pelo vestibular fazendo cursinho, e acho que a única dica que eu tenho é de se dedicar bastante e tentar estudar TODO o material.
      Eu não entendi muito bem a sua última pergunta, quando diz sobre processo de ensino. O que você quis dizer?

  13. ola gostaria de saber se você já se formou na USP (medicina) , se sim como esta sendo sua vida agora como medico , se não como você~e se vê formado como medico.

    • Olá. Não, sou estudante ainda! Bom, não sei como me vejo como médico haha realmente não parei para pensar nisso porque tem tanta coisa agora que não tive tempo de imaginar essas coisas!

  14. Ual, adorei o seu blog. Estou no terceiro ano do Ensino Médio e estou em dúvida entre Psicologia e Medicina, mas depois de ler um pouco do seu blog, estou cada vez mais encantada pelo curso de Medicina. Vai ser um desafio, pois eu costumo ficar tonta até na aula de Biologia. Ver o corpo humano em uma mesa todo para eu estudar vai ser complicado, mas não vou desistir. O que me levou na verdade a escolher Medicina foi a vontade de fazer mestrado em Neurociências.
    Acho a USP o máximo, mas vou optar pela UFRJ, porque eu não me imagino morando em SP. Enfim, to falando demais, eu não converso sobre isso com ninguém, porque vão dizer que eu sou louca.: já fui das exatas, humanas e agora desisti de tudo e quero Medicina. Bem bipolar.
    Parabéns pelo seu blog.

    • Olá, Milla.
      É possível fazer Mestrado em Neurociências através de outros cursos, inclusive Psicologia, mas também Biologia, Biomedicina, Farmácia, etc, etc. Bom, espero que você se decida e escolha a melhor opção para você (:
      Boa sorte aí na escolha!!

  15. Olá Deco !
    Gostaria de saber sua opinião sobre faculdade de medicina particular, peloo FIES , oque vc acha sobre isso ? Todas as faculdades de medicina são boas ou tem exceções ?

    • Oi Geovanna! Bom, acho que o FIES é uma ótima opção, apesar de eu não saber todos os detalhes sobre ele.
      Nem todas as faculdade de medicina são boas, incluindo as públicas. Então o importante é pesquisar quais faculdades aceitam o FIES e que são bem avaliadas!

  16. Olá Deco! Meu nome é Marcelo, moro em BH, tenho 39 anos e descobri o seu blog por acaso. Estava fazendo uma pesquisa sobre a idade média dos alunos de medicina e de repente o seu endereço caiu aqui no meu site de pesquisa! (risos). É meio complicado descrever isso aqui, mas acho que descobri uma área que realmente gosto. Presto serviço para uma empresa de treinamentos a uns cinco anos e foi lá nessa empresa que tive contato com a área da saúde, acompanhando os outros instrutores nos treinamentos de primeiros socorros, participando de palestras e outros eventos e treinamentos. Olha só que louco: nos primeiros treinamentos de que participei, comecei a ter uma curiosidade muito grande em aprofundar no assunto. Aí comecei a pesquisar e conversar com pessoas da área que me indicaram um monte de material via internet. Mas o ponto inicial foi quando adquiri o PHTLS (Pré Hospitalar Trauma Life Suport) Foi exatamente aí que a coisa se concretizou. Fiquei doido com tanta informação de anatomia e fisiologia do corpo e o seu funcionamento afetado depois de um trauma. O livro é muuuuuuuito bacana. Com essa vontade que não passava, adquiri mais um livro chamado: Emergências Clínicas (Disciplina de emergências clínicas Hospital das clínicas da FMUSP) que fiquei mais louco ainda por que o nível subiu e eu percebi a imensidão da área que simplesmente é fascinante. Não sei se é coisa da minha cabeça mas acho que pela minha idade, é meio tarde para começar um curso de medicina porque acho que a cabeça não vai aguentar! (risos). Tenho vários outros relatos que aconteceram comigo nesse período, como a internação do meu sogro que retirou um liposarcoma maligno do abdômen, um tumor de 8 kg (tenho o laudo que comprova o peso) e que pela minha “facilidade” na área, tive que acompanha-lo no hospital como cuidador. Nossa! Aprendi muita coisa viu! Acho que peguei gosto pela área um pouco tarde na minha vida, mas enfim, acho que falei demais! Quando começo não consigo mais parar(risos). Um grande abraço e parabéns pelo seu blog. Tem muita informação legal e interessante.

    • Oi Marcelo!
      Que legal seu interesse! É uma área muito bem estudada e cada dia mais aperfeiçoada, porque por mais que a tecnologia avance, os acidentes e traumas continuarão acontecendo! Bom, nunca é tarde para começar uma faculdade, inclusive de medicina. O caminho é um pouco árduo até a aprovação no vestibular, e a faculdade também é bem puxada, mas é possível sim!
      Mas há outras possibilidades para se trabalhar no Resgate, dê uma pesquisada sobre isso!
      Espero que dê tudo certo por aí e você consiga realizar seus sonhos!
      Abraços!

  17. Olá Deco! Primeiramente gostaria de dizer que teu blog é fantástico. Estava aqui pesquisando mais sobre Medicina e por acaso o encontrei, e me apaixonei mais ainda pelo curso. Desde pequena sou fascinada por tudo que é relacionado ao corpo humano e sinceramente não me vejo em outra área, porém eu sei o quanto é difícil passar nesse vestibular devido à concorrência e tudo mais.
    Quero muito ser aprovada no vestibular de Medicina, mas nem sei por onde começar. No próximo ano farei um cursinho para ter uma preparação melhor e se Deus quiser, ser aprovada o mais rápido possível, pois tenho medo de fazer vários e vários vestibulares e no final não conseguir e eu ter perdido tempo (risos) Você passou no primeiro vestibular que fez? Se não, fez quantos?
    Ah, ia me esquecendo já, que experiência incrível de ter estudado em Harvard!!! Gostaria muito de ter uma experiência como essa, só não sei como fazer para consegui-la rs. Bom, mais uma vez parabéns pelo blog incrível! E quando tiver um tempinho, que por sinal deve estar bem curtinho com a faculdade, você poderia escrever mais sobre Harvard? haha.
    Muito obrigada, e tudo de bom. Beijão.

    • Oi Giovanna. Não, precisei fazer cursinho! Em geral a maioria das pessoas não passa logo na primeira vez.
      Obrigado pelo comentário! Boa sorte aí na luta (:

  18. Oi, tudo bem?

    Tenho interesse em cirurgia (considero que essa seria uma área mais prática para mim), e não me vejo “clinicando”, pois não sou uma pessoa “de muitas palavras”. Você acha que isso pode me prejudicar na faculdade?
    A USP tem aversão a pessoas de outro estado (sou do RS)?
    Como é o relacionamento entre colegas? Há “grupinhos”?
    A neurocirurgia da USP é boa? E cardiologia cirúrgica?

    • Olá. Acho que não. Tem gente de todos os tipos fazendo Medicina! Desde que você seja boa profissional, não encontrará problemas!
      Não há aversão não, de jeito nenhum.
      Ah, tem muitos grupinhos sim. Mas em geral a convivência é pacífica haha
      É sim, talvez as melhores do país!!
      Boa sorte aí na caminhada!

      • Oi Deco

        E existe discriminação por classe social ou algo do gênero?
        Os colegas tem boas “relações científicas”? Por exemplo, eu posso conversar sobre determinada disciplina com eles ou existe um clima de competitividade?

        Mais uma vez, parabéns por sua escrita e seu blog!!

  19. Oi….Meu nome é Murillo….
    Amei o blog…
    Estou no primeiro período de medicina… e gostaria de saber ser você tem algumas dicas para fixar os nomes da parte de anatomia na minha cabeça….
    Estou ficando louco….
    Obrigado….

    • Oi Murillo. Bom, infelizmente não tenho porque eu mesmo não fixei muita coisa, e o pouco que fixei já esqueci hahahaha mas o básico e mais importante você consegue decorar sim. Boa sorte aí, logo mais passa esse sufoco!

  20. Olá,
    Eu adorei seu site, simplesmente incrível!
    Espero realizar meu sono de também cursar medicina na FMUSP, tenho 17 anos, e tenho ainda um ano de escola e começarei o cursinho.
    Passei por um momento muito complicado da minha vida, vivi 6 longos meses no ICESP e vi o trabalho incrivel de ser medico. Então me apaixonei.

    Se puder um dia conversar e me passar algumas experiencias sobre vestibular.
    Grata,
    Gabi

  21. Olá, primeiramente amei o blog, e está me ajudando muito!
    Esses dias surgiu uma dúvida na minha cabeça e resolvi vim te perguntar rs
    Eu pretendo fazer medicina e no futuro ir para a área de pesquisas.. E a minha duvida é se mesmo eu querendo ir pro ramo de pesquisas vou precisar fazer a residencia ou se existe outro “estágio” relacionado a laboratórios ou algo do tipo.
    Muito obrigada! Bom trabalho

    • Olá. Não, não precisa fazer residência! Você pode fazer mestrado e doutorado. Ou você pode cursar alguma universidade que tenha um programa de dupla titulação, como a UFRGS, onde você termina a faculdade em 7 anos e, se não me engano, com um pouco mais de tempo você já consegue um doutorado. Dá uma pesquisada nessas oportunidades 🙂

  22. Meu nome é Yuri, eu tenho medo de ver um corpo, não sei como seria minha reação, como foi a sua primeira vez ? E na disscecção ? De tirar peles essas coisas. Como foi ?

    • Olá! Um corpo na aula de anatomia certamente não é igual um corpo num cemitério. O contexto é outro, então acho que você não vai ter medo na hora. Não consigo me lembrar perfeitamente, mas talvez eu tenho escrito nos primeiros posts daqui! 🙂

  23. Oi Deco, sou estudante de biomedicina e gostaria de saber se um biomédico pode se dar bem em uma graduação de medicina, se diferencia muito dos ciclos da medicina.
    Ainda sonho em cursar medicina.
    Obrigado!

    • Olá. Não conheço muito bem o curso de Biomedicina 😦
      Mas acredito que deva ter muitas coisa parecidas, então deve dar pra cortar muitas matérias, principalmente do ciclo básico!

  24. OII….NOSSA LENDO O SEU DIÁRIO AUMENTOU MUITO MAIS MEU SONHO EM SER MEDICA ….
    ESPERO DAQUI 2 ANOS ESTAR ESTUDANDO AI…. 🙂

  25. olá, meu nome é joão, quero fazer vestibular pra medicina esse ano já fiz varios outros cursos tipo: petroleo e gas,adm etc, resolvi fazer um vestibular pra medicina pois é uma area que me identifico mas não sei por onde começar a estudar. Gostaria de uma dica sua, obrigado e amei seu blog.

  26. Ola! Eu amei o seu blog,parabéns! Queria saber se minhas chances de passar em medicina são altas,pois comecei a estudar esse mês,estou no 3 ano! Sera que conseguiria passar direto,pelo enem????

  27. Deco, parabéns pelo blog. Desde criança imaginava que queria fazer Arquitetura e enfim, entrei no curso. Não estás endo com eu imaginava e comecei a me interessar muito por Medicina. Acho fantástica a forma como podemos ajudar tanto outro ser humano. Sim, eu sinto MEDO do que posso presenciar na faculdade, como os ‘cadáveres’.. rs. Você acha que seria uma boa opção tentar?

    • Olá Dani! Bom, se você realmente quiser, acho que seria uma boa opção. Temos que correr atrás dos nossos sonhos! E sobre cadáveres, vemos muito pouco durante a graduação, então pode ficar tranquila 🙂

  28. Bom dia Deco, tudo bem com você? Espero que sim.

    Eu sempre quis cursar medicina porém, trabalhava de noite e e estudava de manhã, isso desde os 14 anos até os 21 anos (estudar foi até os 18, quando conclui o ensino médio com 1 ano de atraso porquê faço aniversario no fim do ano e na época não podia entrar com 6 anos 😦 ). Enfim, agora tenho 22 anos e trabalho em período integral. Será que trabalhando e fazendo cursinho eu obterei sucesso no vestibular? Será que não demorarei muito tempo para passar no vestibular? Não sei, mas irei tentar da mesma forma.
    A área que eu quero é a neurologia, amo o “cerberus” como costumo brincar com a palavra. Gosto da área e gosto de ajudar as pessoas, principalmente os lugares com dificuldades em ter um médico para cuidar das pessoas.
    Seria muito velho se eu passar com 23 ~ 25 anos no vestibular? A questão que imponho em questão de “ser muito velho” é no caso nos hospitais tanto privado quanto público teria algum tipo de “rejeição” a médicos com recém formados com uma idade maior do que na média?
    Gosto da área da saúde, e também penso em prestar nesse primeiro ano como segunda opção enfermagem, sei que são diferentes, mas enquanto não sou aprovado em medicina, seria uma boa fazer outro curso relacionado a saúde?

    Parabéns pelo blog, não tive a oportunidade de revisa-lo completamente, mas o irei fazer.

    Atenciosamente,

    Vinicius de Freitas

    • Olá Vinicius. Primeiramente, idade não é impedimento! Não há preconceito com idade. Tem muitas pessoas mais velhas cursando medicina.
      Bom, caso você consiga estudar e se dedicar, acho que consegue sim!!
      Eu não acho boa ideia fazer outro curso porque depois vai ser mais uma coisa para se preocupar e pode te desviar do foco principal.
      Boa sorte e força!!

  29. Oi Deco, tenho 16 anos e desde muito nova( antes do primário)quero ser médica, me especializar em neuro cirurgia ou/e oncologia. Tento estudar muito para conquistar esse meu sonho, minha família não me apóia e acham que é só um sonho mesmo, e contra tudo e todos eu não tiro está idéia da cabeça. Nos últimos anos andei pesquisando muito sobre o que alunos que estão cursando ou que desistiram da faculdade dizem sobre o curso, e caramba só falam mal, que é cansativo e chato, que não aguentam a rotina, que precisa ter dinheiro, enfim, seu blog -♡- me deixou muito entusiasmada, e lendo esses seus comentários dizendo que não é tudo tão ruim assim então, me motivou ainda mais ! Muito obrigada, e meus parabéns. Falta só um mês para você se formar, não consigo imaginar tamanha alegria!

    • Olá! Definitivamente não é tudo tão ruim assim. Pelo contrário, é ótimo 🙂
      Boa sorte para você e força! Espero que dê tudo certo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s