Medicina

Há quem diga que nasce sabendo que quer fazer medicina. Há também aqueles que escolhem no último ano de escola. Mas mesmo aqueles que nascem sabendo que serão médicos desconhecem o Curso de Medicina e pouco sabem da realidade do estudante de medicina.

Desde 2009 eu escrevo contando um pouco mais do dia-a-dia de um estudante de medicina, tentando, de certa forma, matar a curiosidade e informar os que estão tentando fazer esse curso, um dos mais concorridos do Ensino Superior no Brasil.

Como faço Medicina na USP (Universidade de São Paulo) acredito que a minha visão de como é o curso é um pouco diferenciada de outras faculdades do país. Contamos com o maior Complexo Hospitalar da América Latina e com o maior pólo de pesquisas universitárias e corpo docente altamente especializado. Mas como isso pouco importa para aqueles que querem primeiro entrar e depois saber um pouco mais da faculdade, vou começar desde o início: o vestibular.

  • Vestibular

Para ingressar na Universidade de São Paulo é necessário primeiro vencer a Fuvest, o vestibular mais concorrido do país.

No meu tempo, a prova da Fuvest era composta de uma primeira fase com 90 questões objetivas e uma segunda fase com quatro provas discursivas, sendo que para o curso de medicina elas eram de português, biologia, química e física, com 10 questões cada. Atualmente a segunda fase mudou, com 3 provas discursivas, sendo elas de português, conhecimentos gerais do Ensino Médio e a última de conhecimentos específicos, como física, química e biologia.

A prova é bem difícil, e, por conta da concorrência alta, tem nota de corte muito alta. A primeira fase acontece no fim de novembro, e a segunda no início de janeiro. A primeira chamada para matrícula é no começo de fevereiro.

Ver o nome na lista é um momento indescritível e inesquecível, e uma semana depois sua vida já muda totalmente.

  • Matrícula e Semana de Recepção
Centro Acadêmico

Na nossa faculdade, temos o costume de receber bem os calouros (e não bixos). Temos aqui a campanha de apadrinhamento, em que os alunos do segundo ano, ou os mais velhos também, escolhem um calouro para ser seu afilhado, dando orientações, materiais, etc., além de levá-lo para conhecer a faculdade e ao Porão, o subsolo da Faculdade, onde é o Centro de Vivência dos alunos.

DC

No porão estão os stands das instituições, como o Centro Acadêmico (CAOC), o Departamento Científico (DC), a Atlética (AAAOC) e outras. Lá, os calouros recebem milhares de papéis e envelopes com informações sobre todas as atividades do curso e podem comprar as tradicionais camisetas da faculdade.

Atlética

A Semana de Recepção é um monte de eventos que nós alunos organizamos para que os calouros possam conhecer melhor a faculdade e interagirem entre si e com os veteranos. É uma semana muito legal, porque os calouros são mimados dia e noite pelos mais velhos, e tem muitas festas também!

  • Ciclo Básico

O Curso de Medicina é dividido em três ciclos: o Básico, composto pelos dois primeiros anos; o Clínico, sendo os terceiro e quarto anos; o Internato, compreendendo os dois últimos anos. A duração de cada ciclo é variável em cada faculdade, mas todas seguem o mesmo esquema.

No Ciclo Básico, temos as matérias mais teóricas de todo o curso. Exemplos como bioquímica, fisiologia e anatomia dão muitas dores de cabeças para os iniciantes na medicina. É aqui que aprendemos como funciona o corpo humano no seu estado normal, sem doenças.

Decorar mil nomes pode ser uma grande dificuldade no início, mas após alguns meses todos já estão habituados a memorizar todos os termos necessários para sobreviver ao Ciclo Básico.

Entremeadas nessas matérias teóricas temos algumas matérias que têm por objetivo humanizar o currículo médico. Discussões de casos e comportamento médico, visitas a postos de saúde e um pouco de antropologia compõem essas tentativas de humanização na medicina.

  • Ciclo Clínico

No Ciclo Clínico, nós aprendemos a como nos portar na frente de um paciente. Aprendemos mais sobre as doenças e porque elas acontecem, e finalmente, lá pelo fim desse ciclo, descobrimos como tratá-las. Passamos a frequentar mais o hospital e aqui finalmente usamos nossos estetoscópios!

Aqui nós descobrimos as técnicas de exames físicos, as alterações que encontramos em pacientes doentes e os sinais que estes podem apresentar, indicando doenças diversas. Desenvolvemos nossas maneiras de lidar com os pacientes, a conversar com eles e tentar descobrir tudo que interfere na qualidade de vida deles.

O ciclo tem nome clínico, mas nós temos muitas matérias cirúrgicas também, como Técnica Cirúrgia e Propedêutica Cirúrgica. Somos apresentados diretamente às especialidades médicas, mas aprendemos o máximo possível de todas, para então usarmos esse conhecimento no próximo ciclo, o internato.

  • Internato

O Internato é como se fosse o Estágio dos outros cursos. Passamos o dia todo no hospital, fazemos plantões e escalas em enfermarias de todas as especialidades. Aprendemos muito sobre cirurgia e instrumentamos os cirurgiões frequentemente. Fazemos partos e plantões no pronto-socorro.

A rotina dos Internos é bem puxada, pois, além das aulas, eles têm que atender pacientes, acompanhar a evolução dos internados e fazer os plantões noturnos.

Aqui a medicina é exercida na prática e tudo que aprendemos nos quatro anos anteriores são aplicados tratando e cuidando dos pacientes!

E aí então acaba o Curso de Medicina e todos saem com o título de Médico Generalista! Depois vem a residência, mas isso eu deixo para escrever daqui a uns anos! 🙂

 

97ª Turma da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, a minha turma 🙂
Anúncios

852 comentários sobre “Medicina

  1. Cara, eu estou fascinada com teu blog, sério!
    Parabéns, você tem uma desenvoltura absurda para escrever, o faz muito bem!
    Além do que não posta textos cansativos, sabe? As pessoas não ficam entediadas quando lêem seus posts… Parabéns mesmo viu?
    Espero que um dia eu possa estar fazendo o mesmo, relatando minhas experiências como estudante do mesmo curso que você faz, porque é um grande sonho que tenho…
    Beijos e boa sorte (continuarei acompanhando-te!)

    ;*

      • Gostei muito do que você falou sobre como é estudar medicina, sempre tive essa curiosidade , sempre quis estudar medicina, achava que era algo impossível e agora vi que não é que é só questão de esforço de correr atrás , eu estudo Direito mas estou querendo trocar o curso para Medicina e esse seu texto me incentivou muito obrigada

    • OI. tenho 16 anos . desde 6 anos tenho sonho de ser médico, pediatra. como uma criança vai ter um sonho tao assim né srsrsrs. pois é ……..sempre fui diferente na sala de aula , sempre sube dizer oq ia fazer . e respondia MEDICINA . mas sempre meu pai falava. esquece isso a faculdade é muito cara 5000 por mes nao temos condiçoes …. ento começei a me dedicar no 1 ano, ano passado. para o vestibular. tenho desejo de passar na usp , unifesp , unicamp uel ou uem . eu sei q é muito dificil. quando entramos no site dessas escola e vemos a demanda 110/vaga 100/vaga . da aquele sentimento TENHO Q ESTUDAR MAIS . entao hj estou no 2° ano do ensino médio e ja faço cursinho . estudo bastante e espero que passe no vestibular pois esse sonho carrega comigo desde infançia . Para vcs ter uma ideia eu preferi ganhar um estetoscópio . preferia ganhar livros. ate um almanaque de primeiros socorros eu tenho. so tenho medo de ter sonhado tanto . e nao conseguir passar no vestibular.

          • Antes de tudo, você deveria se focar bastante em estudos da Língua portuguesa, pois você comete erros absurdos que são inadmissíveis para um vestibulando de medicina. Com muito estudo e dedicação, você conseguirá sanar todos eles. Sugiro que você crie o hábito de fazer redações frequentes e se atente aos erros ortográficos nelas para que assim possa melhorar. Muita leitura também é recomendado, mesmo que não seja assunto relacionado ao vestibular, pois amplia o conhecimento na língua mãe.

    • Olá Deco, meu sonho é cursar medicina, porém, sou casada, tenho 24 anos e um filho de 8 meses. Tenho muito medo de não conseguir conciliar tudo, será que da??

      • Oi Barbara! Dá, dá sim!! Vai ser difícil, mas posso afirmar que é recompensador! 🙂
        Espero que você consiga organizar tudo por aí! Boa sorte!!

      • Bárbara Abreu

        Tenho 41 anos de idade e vou para o 3º período de medicina, na Unigranrio.
        Pois fui goleiro de futsal durante 15 anos e morei em várias partes do Brasil e do mundo (Espanha, Itália, Inglaterra e Azerbaijão).
        Mas a medicina sempre foi o meu sonho é guardei dinheiro todos esses anos para cursar, pois pretendo ajudar a Cruz Vermelha por esse mundo afora.

        Logo, se eu com 41 posso, imagine vc com apenas 24 anos.

        Além disso, já vi pessoas se formarem com 50 anos.

        Vá em frente

        • Nossa, Vinícius, foi muito bom ler seu relato. Tenho 26 anos e já sou formada, mas voltei para as cadeiras de cursinho há 2 anos e meio. Estou tentando medicina, mas a primeira coisa que veio em minha cabeça, foi me achar “velha demais” para fazer outra faculdade. Obrigada. :))
          Quando você começou a tentar, não se achou estranho? Estou falando isso, pois me ajeitei demais no início (ainda me cobro um pouquinho hoje). :/ Fala um pouquinho mais, se puder (claro).

    • Olá, eu queria saber, se pra cursar medicina, eu preciso ter os 18 anos, ou eu posso sair do ensino médio e já começar com 17

    • Ola deco, meu nome e dhalila e desde de pequena sempre gostei de animais de toda especie. Tenho 16 anos e ja fiz um curso tecno de auxiliar de medicina veterinaria e fiquei ainda mais apaixonada. Gostei demais do seu blog me ajudou muito! Parabens, medicina nao e pra qualquer um nao hahahaha

  2. Olá, Deco!
    Acompanho teu blog faz um bom tempo. Tá bom, nunca havia deixado um comentário, mas lia sempre as reclamações, as dificuldades e a parte boa do curso. =)
    Ler teu blog me ajudou a fazer uma escolha certa, sem a utopia de que tudo seria perfeito na faculdade de Medicina.
    Pois não é que deu certo? auhhuauha
    Comecei a cursar na Federal da minha terrinha, o Ceará.
    Espero que o teu blog continue incentivando, fazendo brilhar os olhinhos de quem quer entrar na Faculdade.
    Obrigada.
    Abraço.;)

    • ola Deco ! tenho 18 anos e meu sonho e um dia ter o privilegio de ingressar na carreira medica, embora tenha esse sonho, sei que não e fácil entrar em uma faculdade de medicina, estou pensando em entrar para uma faculdade privada, e continuar estudando para passar para federal qual sua opniao, e qual a melhor faculdade para o curso de medicina ?

      • Olá. Acho muito difícil entrar num curso e continuar estudando para outra. Talvez seja melhor você se focar no que realmente quer! Espero que dê tudo certo por aí!!

  3. Olá, Deco!
    Acompanho teu blog faz um bom tempo. Tá, nunca havia deixado um comentário, mas lia sempre as reclamações, as dificuldades e a parte boa do curso, que voê relata aqui.
    Ler teu blog me ajudou a fazer uma escolha certa, sem a utopia de que tudo seria perfeito.
    Pois não é que deu certo? auhhuauha
    Comecei a cursar Medicina na Federal da minha terrinha, o Ceará. 🙂
    Espero que o teu blog continue incentivando, fazendo brilhar os olhinhos de quem sonha em ser um estudante de Medicina.
    Obrigada.
    Abraço.;)

  4. Deco, nossa eu amei o seu blog.. é mt realista e mostra realmente o que é a medicina e o quanto é puxado, você consegue expressar mt bem os lados tão ruins quanto bons da faculdade. Estou no segundo ano do ensino médio e tenho muita vontade de fazer faculdade de medicina, acho fascinante e fiquei ainda com mais vontade de fazer depois de ler seus posts. Muuuito sucesso, e que você se torne um exelente médico. Vou continuar lendo tudo,e booooa sorte !

  5. Deco, eu jah venho acompanhando o blog a há algumm tempo e qro te parabenizar porque eh realmente mtu bom… me ajuda muito nos momentos em q eu estou desanimada me dá um up… eu faço o cursinho do MedEnsina… entrei esse ano e pretendo sair esse ano tbm… Turma 100 me espere! rsrsrsrs… Se cuida… Beijooooo

  6. olá Deco, estou em dúvida em fazer faculdade de medicina, aprecio muito esta profissão, o lado de cuidar do ser humano, dar atenção, e tratar de PESSOAS, não de pedaços de carne como já vi muitos aos cuidados de médicos, principalmente se a pessoa for pobre.Isso é uma realidade!o lado salvar vidas,ter uma grande utilidade para a sociedade me faz ter vontade de se médica, já fiz um curso de educação fisica que tem anatomia,percebi que tem que estudar muito, me sai bem em anatomia, mais lógico estudei muitooo, sei que não é nem perto do que vcs estudam em medicina, no começo não conseguia lidar com as peças anatomicas, mais depois me acostumei um pouco, mas mesmo assim não foi facil para mim,tenho receio em não conseguir lidar com isso, peças anatomicas, sangue, e tal, não sei como me sairei, este é o meu medo, se vc puder me ajudar, agradeço.
    abraço!

    • Aaah, fique tranquila! 🙂
      A anatomia da med não é TÃO diferente assim das outras! E também no fim a gente acostuma… e isso é bem verdade, depois de um tempo fica natural!
      Se você realmente quer medicina, vai tranquila 🙂 não se preocupe com isso porque você vai lidar bem sim, tenho certeza!

    • Que cedo! 🙂
      Mas que bom que você já está decidido! Então é só se preparar bem para o vestibular!
      Espero que não mude de ideia ahahah

      Abraços

      • ola eu tenho 14 anos e pretendo fazer medicina só queria saber uma coisa qual é a diferença entre fazer medicina graduação e em fazer mestrado e doutorado? obg espero sua resposta

        • Olá!
          Mestrado e Doutorado é pós-graduação! Ou seja, você precisa ter cursado uma faculdade antes para poder fazer estes cursos. E acredito que não haja mestrado e doutorado em medicina, em geral, já que esses cursos são mais específicos. Mas, obviamente, há muito doutorado em mestrado dentro da área de medicina 🙂

          • Parabéns pelo blog; vim aqui buscar informações para orientar minha filha que é vestibulanda de medicina.Gostaria de contribuir para a pergunta da Luana: o mestrado e doutorado em medicina eu não conheço mas existe algumas linhas de pesquisas em ciências da saúde que qualquer profissional graduado pode cursar( por exemplo , pode -se cursar biologia, fazer 2 anos de mestrado e mais 4(pode ser menos)de doutorado e ser uma bióloga doutora.Espero ter ajudado.

      • Tenho 26 anos e gostaria muito de usar Medicina. Mas, eu acho que já estou velha demais, e isso me faz querer desistir 😦 . Tem idade certa para cursar Medicina?

  7. Primeiramente, parabéns pelo maravilhoso blog!!
    Como metade da população tenho o sonho de fazer medicina, sei que é um curso puxado e que necessita de dedicação absoluta, nesse ponto estou disposta a me entregar..
    Medicina não é um curso onde temos muitas informações, muitos dizem que voce tem que se acostumar com a cena de acidentes horríveis
    e cenas ‘sanguinéria’.
    Gostaria de saber sobre isso. É realmente assim ou o povo exagera?
    Obrigada!!

    • Oi! Obrigado pelo comentário! 🙂
      O povo realmente exagera hahaha não é bem assim. Tem muita gente que faz medicina sabendo que não quer trabalhar na área de emergência. Obviamente a gente tem que ver alguns casos no hospital, e cabe a você se acostumar ou não a essas situações. Mas dá para sobreviver ao curso de medicina sem gostar de ver sangue, por exemplo. Aliás, é muito comum!

      Espero ter te respondido! 🙂

      Beijos

      • olá,gostei mto do site é muito realista,define a medicina sem assustar as pessoas e sem tirar o sonho delas se tornarem dotoures no futuro! erica souza.

  8. Olá Parabéns pelo blog. Adoooooro!!!!
    Me chamo Danny e tenho 32 anos estou estudando para o vestibular de Medicina, estranho não? 32 anos. já recebi muitas críticas pela decisão e vc o que acha? a idade impede alguma coisa?

    • Oi!
      Obrigado pelo comentário 🙂
      Eu acho excelente, desde que seja seu sonho cursar medicina!
      A idade não deve impedir ninguém de ir atrás do que realmente quer, e você está de parabéns por lutar por isso!
      Boa sorte pra você nessa fase da vida 🙂

      • Muito obrigada! e só pra esclarecer é um sonho sim. Até agora aconteceram muitos empecilhos que fizeram com que não fosse possível realizá-lo, porém SONHO agente não deve desistir nunca, mesmo que pareça difícil, mas não é impossível. ah… só uma dúvida: Você que já passou por isso é verdade que estudante de Medicina não tem tempo para sua vida pessoal?(nunhum tempinho?)
        detalhe: sou casada e tenho um filho de 6 anos, quero tentar conciliar com tudo que sou e que tenho,será que dá? so tentando né? rsrsrs mas não vou desistir.!!!!!
        Passarei aqui pra te contar da aprovação….rsrsrs
        Valeu pela atenção!!!

        • Parabéns pelo seu blog. Você é muito humano, qualidade, aliás, essencial num bom médico, pensou eu. A questão é: sou advogado e tenho 32 anos. Amo o que faço, mas coloquei na cabeça que vou realizar meu sonho em fazer medicina. Fiz um projeto para três anos, ou seja, pretendo ingressar na casa dos 35/36 anos. Estou “velho” para entrar nesse sonho?
          Um forte abraço!!

          • Vai em frente! Meu esposo começou com 35 e daqui a seis meses se forma! Depois de 15 anos de projeto e preparação, isso mesmo! 15 anos, pois tivemos que montar uma estrutura para que eu pudesse trabalhar e sustentar a casa e a faculdade que é particular….eu estou estudando e fazendo já provas de vestibular, pois assim que ele começar a trabalhar quem vai voltar a estudar sou eu (39 anos). É a segunda graduação dele e minha terceira. Vá em frente!!!

        • Não estas sozinha, eu tenho 32 anos e to estudando para vestibular de medicina, sou oficial do Exército, ganho bem financeiramente e pretendo larga a carreira pra fazer medicina. Se eu quero isso eu posso. Isso é o que vale

          • Parabéns!!! Pessoas determinadas sempre colhem bons resultados! Tenho 34 anos e no final deste ano concluirei minha segunda graduação. Meu sonho? Estudar medicina! Estou pensando seriamente em deixar meu trabalho no próximo ano e ingressar na faculdade de medicina!

          • Meus parabéns!! Fiquei empolgado vendo tantas pessoas decididas em ingressar no curso de Medicina. Tenho 26 anos, formado em Matemática e sou inspetor penitenciário no Estado no RJ. Estas postagens e comentários nos ajuda a seguir com nossos sonhos.. Pessoas que não desanimaram e que lutam por algo melhor nos motiva a cada dia.. Muito bom!!

            • Eu acredito que vale a pena encarar essa mudança. Até pq sendo médica posso fazer muito mais pelo próximo. Gostaria de continuar a ser militar mas seria inviável e instituição não permite. Então vou largar mesmo

    • Olá Danny
      Não consigo ver a data em que postou esse comentário. Vc. já fez o vestibular para medicina? Pergunto porque tenho 35 anos e pretendo fazer o vestibular para medicina. Confesso que estou receiosa, será que não é muito tarde? Abçs.

      • Olá, Christiane! Tenho 38 anos e estou no 5º período de Medicina na UFMA. Estou amando cada minuto do curso, pois finalmente estou realizando um sonho. Vale muito a pena lutar pelo que se quer. Espero que você consiga passar!!!

  9. Olá Deco !!
    Estou essa hora da madrugada, olhado sites sobre vestibular , tive que deixar um comentário para elogiar o teu blog. Muito Bom!
    Sou Bacharel em Quiropraxia , mas sempre tive sonho de fazer medicina.
    E nos últimos meses estou pensando em me preparar para o vestibular
    novamente .Isso é um desafio pra mim além um grande sonho!!
    Pelas circunstâncias acabei fazendo outra faculdade a qual gostei muito.
    Tenho 32 anos, se conseguir me formar com uns 40 anos já estou no lucro.
    Valeu pelo blog
    Abraço

    • Oi Marcelo!
      Ah, obrigado pelo comentário! 🙂
      Bom, te apóio a correr atrás do seu sonho!
      E nunca é tarde, basta querer de verdade!

      Abraços e dps volte e me conte como as coisas andam!

  10. Olá Deco!!! adoro seu blog, ele tem me tirado muitas dúvidas a respeito do curso, porém tem umas que ainda guardo sem respostas e gostaria de saber de vc se possível, claro.
    Eu quero muito fazer medicina, já estou decida quanto a isso, mas tem coisas que agente quer saber, tipo: já ouvi muito falar que o estudante de medicina não tem tempo pra nada, além de estudar, estudar isso é verdade? E… as aulas de anatomia são muito chocantes ou dá pra encarar?
    Me chamo Renata tenho 17 anos sou de Londrina.

    • Oi! 🙂
      Obrigado pelo comentário!
      Bom, nada a ver isso de quem faz medicina não tem tempo de viver. Sério, isso é um preconceito bobo. Como qualquer outra coisa na vida, você que tem que saber dosar o tempo que vai dispor. Claro que tem que se dedicar à faculdade, mas dá pra sobreviver e viver muito bem! 🙂
      E acredite, aulas de anatomia serão as coisas menos chocantes que você vai ver hahahaha mas fica tranquila que tudo dá pra levar numa boa!

      Beijos

  11. Parabéns pelo blog..
    Decidi a alguns meses que queria medicina, depois de começar muitos cursos..
    Acabei de trancar administração e comecei a estudar para o vestibular de medicina..
    E lendo seu blog eu tive mais certeza que é isso que eu realmente quero.
    Obrigada ;D

    • OI!
      Depois de mil anos esto respondendo :~ desculpa hahaha

      Enfim, que legal! 😀 Espero que você consiga realizar o seu sonho!
      Volte sempre aqui e me conte como vai o andamento das coisas!

      Beijos

  12. Olá, tudo bem?
    Primeiramente gostaria de lhe parabenizar pelo blog. Está EXCELENTE! E era exatamente tudo que eu queria… Sempre quis sber como era a vida do estudante de Medicina, visto que pretendo ser uma a partir deste ano de 2012.
    XD

    Tentarei o Vestibular neste final do ano e estou MUITOOOOOOOOOO preocupada, pois tenho muito medo de não passar! Sempre quis fazer Medicina…Como diz no início do seu Post, desde quando nasci já sabia o que eu queria. Mas ainda assim, tenho medo de não conseguir realizar o meu sonho.

    Moro em Salvador e só existem 3 faculdades de Medicina aqui na cidade. Elas são: FTC (que é particular e nem disponibiliza bolsa pelo prouni já que a mensalidade é 3.000,00), Faculdade Bahiana de Medicina (que também é particular e também não dispobiliza bolsa pelo prouni, mensalidade 2.800,00) e a UFBA que é Federal e a prova é super difícil, com uma concorrência muito acirrada, além da questão da segunda fase que pega muito em física, química e biologia (e eu não sou muito boa em física). Agora saiu uma notícia na mídia que a UNEB que também é pública entra esse ano de 2012 com o novo curso de Medicina, e já que a prova é muito mais fácil que a da UFBA é a minha esperança para esse ano.
    Estou com tanto medo… rsrsr

    Tenha certeza que serei frequentadora assidua do seu Blog. =)
    Se vc puder também me add no msn, ficarei muito feliz.
    jeuzinha.oliveira@hotmail.com

    Mais uma vez, parabéns pelo Blog!!
    Até breve!

    Abraços e boa sorte Doutor! =D
    hehehe

    • Olá! 🙂
      Obrigado pelo comentário!

      Espero que você consiga realizar esse sonho!
      Mas não se atenha muito a essa coisa de concorrência e dificuldade. Mantenha o foco que você consegue o que quiser 🙂

      Volte mais vezes e vai me contando como andam as coisa 🙂

      beijos

  13. Olá,
    Gostei muito do seu blog, parabens!
    Eu estou me preparando para a Unifesp.
    Estou ansiosa, é fascinante o conhecimento que a área da saúde abrange!
    Espero obter umas dicas^^
    klly_soad@hotmail.com
    Beijos e boa sorte

    • Oi!
      Unifesp é a concorrente, você está no blog errado.
      HAHAHAHA brincadeira!

      Boa sorte nos vestibulares. Aqui no blog eu dou umas dicas de vez em quando, então dá uma lida nos posts antigos que você acha 🙂

      Beijos

  14. Parabéns pelo seu blog e tbm por todo o seu esforço e dedicação. Dividir conosco toda à sua trajetória de vida, desde o início até o momento atual, nos fortalece, principalmente aqueles, que assim como eu, buscam concretizar os seus sonhos. Gostaria muito de saber de vc, se existe na sua turma, pessoas acima dos 35 anos de idade, e se a turma é mesclada na idade, ou não. Será que para quem se forma em medicina com mais de 40 anos existe muito preconceito? Na verdade infelizmente preconceito existe e é algo mto triste !!

    Muito obrigada por compartilhar esse blog, sucesso pra vc sempre e que vc seja um excelente Médico e quem sabe um dia, talvez, possamos trabalhar juntos. Grande abraço !!

    • Olá!
      Existe sim, apesar de não ser muito comum. Mas tem sim!
      Não existe preconceito nãoo!! Pelo contrário, os mais velhos as vezes são olhados com mais confiança por parte dos pacientes hahaha

      Espero que vocês consiga realizar seu sonhos de estudar medicina 😉

      Beijos

      • Já faz um tempinho,hehe… desculpe por não ter respondido antes. Agradeço pela sua atenção e vou seguir em busca dos meus sonhos, sabendo da longa caminhada que tenho pela frente, mas hj mto feliz por saber que existem no mundo, pessoas assim como vc, que com muito carinho divide conosco neste maravilhoso blog, “o fascinante e curioso mundo da medicina”.
        Muito obrigada e que vc seja sempre mto feliz !!!
        Bjs

    • Eliane, tenho 39 anos, dois filhos pequenos e estou pensando em fazer medicina também. Sou muito parecida contigo pelo comentário que postou aqui, também tinha vontade de saber dos preconceitos. De qualquer forma, tendo ou não preconceitos, não vou desistir de fazer medicina. Obrigada por escrever tudo aquilo que eu gostaria de saber e parabéns ao doutor Deco que é muito atencioso…rrss

      • Olha só, não se preocupe com preconceitos. Meu nome é Walfran, sou de BH, tenho 37 anos e acabei de ingressar no curso de medicina na Universidade Federal de Ouro Preto. Estou me sentindo um adolescente de novo! Esqueça esse lance de idade, sonhos são sempre importantes, não importa o quanto demora pra alcançá-los. Devo me formar aos 42 e nem ligo. Estou feliz e isso é o que importa.
        Abraços.

        • Walfran, gostaria de fazer uma pergunta a você que é professor de quimica: Sonho em cursar medicina, porém esbarro num problema: não sou bom em química e física. Em biologia sou mediano, e até gosto. Pergunto: Você acha que conseguirei fazer medicina, sendo ruim em química ? Além de não ser bom não gosto de química, mas será que isso obstacula eu cursar medicina? Terei de re-aprender o que não aprendi no Ensino Médio para eu poder passar nas disciplinas que exijam muita química? Como você vê isso? Essas disciplinas, exigem MUITA química, ou uma parte dela que é possível aprender para se sair bem nas provas da faculdade?
          Agradeço sua atençao
          José Luciano

  15. simplesmente adorei o seu blog..vc é um cara muito determinado….eu vou acompanhar seu blog e ler todos os posts apesar q começei a ler agora….vou começar fazer psicologia ano q vem …..abraçoo ate +

  16. Oi Déco! Já faz algum tempo que eu acompanho o seu blog, e sinceramente, é uma verdadeira inspiração. Eu estou terminando o 2º ano do ensino médio, e vou começar a fazer cursinho no ETAPA ano que vem, junto do colégio. Você acha que é muito forçado? E outra coisa, quando voce ainda estava no colégio e tudo mais, era um “aluno exemplar”, daqueles que nunca ficou de recuperação e sempre ia bem em tudo? haha.
    Enfim, parabéns pelo blog e pelo seu início de carreira!
    Beijos.

  17. Cara,seu blog caiu como uma luva
    tava justamente atras de um estudante que desse as dicas
    de como é realmente o curso,alguem “de dentro” vamos dizer assim
    que falasse sobre o curso,eu tava na duvida em relação ao curso
    pois achava que nunca iria aprender tantos termos,mas agora vejo que não é um bicho de 7 cabeças.
    Decidi de uma vez por todas:Quero Medicina.
    Brigadão cara,sucessos!!!

  18. Oi 🙂
    Eu tenho 16 amos e quero muito fazer medicina só que estou com medo.
    Minha amiga falou que eu não vou ter vida pessoal, que ninguém consegue ter uma…que é muito dificil e que um medico não consegue nem ter uma familia direito.

    • Oi Camila!
      Bom,s e você ler meu blog vai ver que minha vida pessoal é mais avançada que minha vida médica!
      E sobre família, não sei dizer pq não tenho ainda hahahaha mas vejo vários exemplos de médicos que têm famílias e vivem super bem 🙂

  19. Muito, muito, muito parabéns!
    Você faz medicina, e ainda tem tempo de escrever no blog!!!
    Eu tenho 15 anos, e desde os 10 pretendo ser médico, ler as suas postagens me faz sentir mais perto da faculdade; é incrível. Continue assim, e em breve espero que te encontre sendo um ótimo Doutor!!!
    Parabéns.

    • Obrigado, Hector! 🙂
      Bom, boa sorte pra você que está começando essa epopéia que é o vestibular!
      Volte em breve para contar como está indo as coisas ai!
      Abraços

  20. boa noite, caro tenho 31 anos e não sei da onde meu surgiu esta vontade de cursar medicina, por favor me diga oque você diz disso é possivel, já conheceu algum calouro nesta faixa etaria de idade? fico no aguardo
    Claudio

    • Claudio, tenho 37 anos e sou calouro de medicina da UFOP ( Universidade Federal de Ouro Preto ) Estou feliz demais e totalmente despreocupado com esse lance de idade. Estou vivendo um sonho e isso é o que interessa. Vai fundo.
      Abraços

      • Walfran,
        Beleza? Cara, vc poderia me ajudar com algumas questões em relação a fazer medicina depois dos 30? Eu tenho 32, estou estudando para o vestibular e tenho várias dúvidas. Se vc puder respondê-las, me manda um email? rtedesco@gmail.com
        Valeu, abs!

      • Parabéns Walfran, que sonho lindo…tenho 27 anos e estou me matando para conseguir passar no vestibular para medicina, é meu sonho desde os 12 anos. Mas não tenho como pagar um cursinho bom então estou estudando sozinha. Será que é possível passar assim? Como você se preparou?

  21. Deco descuclpa meu comentario sobre “não sei de onde surgiu esta ideia de cursar medicina” na verdade é o meio mais propicio para ajudar a todos e é claro que estou totalmente feliz com este desafio, eu sempre quis fazer algo para ajudar meus irmãos mais não sabia como. vai ver por saber que este curso é muito dificil desde o vestibular ate seu termino que nunca pensei mais agora com uma certa vivencia vi que com fé e esforço tudo é possivel.

    • OI, imagina!
      Tem bastante gente na casa dos 30 na faculdade!
      Nunca é tarde para realizar um sonho 🙂
      Não desanime, e continue lutando, você vai ver que é muito gratificante!

      Abraços

  22. Olá, tudo bem?
    Bem, estava no segundo ano quando descobri o seu blog e realmente me esclareceu muito sobre a Medicina e a FMUSP, principalmente adorei o “mapinha” do complexo HC >.<
    Por muito tempo, estava procurando por um veterano de Med para entender o vestibular e a faculdade, mas depois de ler seus posts, posso considerar dispensável.

    Espero que mesmo longe daqui, você continue com seu blog.

    Obg *-*

  23. Oii.Tudo bom ?
    Primeiramente gostaria de parabeniza-lo.Parabéns pelo blog,parabéns pela dedicação.
    Bom, Tenho 15 anos, apesar de todas as influencias da minha família, que me empurravam para outras carreiras, sempre tive a certeza de que queria medicina.
    Esse ano, irei cursar o segundo ano do ensino médio.Estudo em período integral em uma escola que ganhei bolsa 100%.Durante as férias, li os livros pedidos na fuvest, fiz simulados, e estudo, até conteúdos que ainda não foram dados na escola (uma média de 4 horas de estudos além do horário escolar). Temo não estar fazendo o suficiente.Não tenho condições de pagar um bom cursinho, por isso me esforço o máximo que posso sozinha.
    A medicina se tornou mais presente na minha vida por causa do meu pai, que a pouco tempo atras fazia quimioterapia para tratar um câncer. A medicina sempre foi meu maior sonho. Pretendo, futuramente, fazer parte do “Médicos sem Fronteiras”.
    Apesar dos diversos programas universitários, sei que optei pelo curso mais concorrido do país, tendo conciliar estudos e vida social, mas sei que daqui pra frente isso se tornara cada vez mais complicado. Várias pessoas reclamam por eu estudar dessa maneira. Como único objetivo.

    *Fiz ENEM esse ano e tirei 800 na redação e 705 de média geral, pra uma aluna de primeiro ano, é uma nota boa ?

    Apesar de tudo, estou disposta a enfrentar os desafios e consequências,tenho consciência do caminho que escolhi,e agradeço por poder entender melhor essa realidade através do blog.Obg.

    • Olá!
      Obrigado!!
      Bom, parabéns pela força e determinação 🙂 não pense que não está fazendo o suficiente!! Você está dando muito de si, e isso é o bastante! Infelizmente vestibular não depende apenas de nós, então as vezes pode ser mais difícil do que a gente espera.
      Sobre cursinho, quase todos oferecem muito desconto para os alunos, através das provas de bolsa! Só que ainda está cedo para pensar nisso!
      Bom, espero que você consiga realizar esse sonho o mais breve possível 🙂

      Enfim, quanto ao enem, eu não faço ideia mais 😦 no meu tempo eram 63 questões.. então não sei mais como funciona esse novo enem!

      Enfim, continue comentando aqui para me contar como andam as coisas 🙂

      Beijos

  24. Oie de novoo =)
    Descobri seu blog a pouco tempo, todos os dias entro para ler os posts mais antigos. Obrigada por poder me ajudar a ter cada vez mais certeza do eu quero.

    *É possível ingressar em uma universidade federal (de preferencia USP) sem fazer cursinho ?
    Atualmente grande parte dos alunos que querem uma boa faculdade optam pelo cursinho, ainda mais sendo Medicina…
    *No período de internato..Tem idéia de quanto tempo os alunos passam na faculdade/hospital ?

    Obg =)

    • Olá!
      Respondi seu outro comentário quase agora!

      Então, muita gente entra sem cursinho sim. Mas a maioria fez cursinho!
      Ah, quando ao internato, depende muito do aluno. Tem aqueles que vivem 24h no hospital (quase literalmente hahaha).. mas em geral você passará uma boa parte do seu tempo lá.. não sei quantificar. Mas é impossível trabalhar, por exemplo.. (um emprego regular, com horários certinhos e tal.. mas se for um emprego mais flexível até dá)

      Beijos

  25. Olá, amei o seu blog, de verdade, tenho 17 anos, vou começar o 3ª ano do ensino médio agora e tenho pensado muito em fazer medicina, se eu não passar em federal devo ir para a particular, mais o meu maior medo mesmo é de não aguentar ver certas cenas. Não tenho nojo nem passo mal ao ver sangue, mais fico com uma sensação estranha, tenho medo de ficar espantada ao ver grande quantidade de sangue, mais o pior mesmo é ver abrindo um corpo, cadáver ou não, já vi varias fotos de corpos abertos, mais meu problema mesmo é abrindo e não sei se vou dar conta disso tudo pessoalmente, e o que eu queria mesmo é saber disso por alguem que passou por isso ! Muito obrigada

    • Olá!
      Obrigado pelo comentário!
      Ah, mas essas cenas são impressionantes mesmo.. só os mais insensíveis não se abalam vendo esse tipo de coisa!
      A gente não precisa nascer forte para ver sangue, cortes e etc.. é uma coisa que vai sendo adquirida!
      Mas mesmo assim, estou há 4 anos vendo essas coisas, e ainda sim fico impressionado com algumas coisas. A gente acostuma, mas não o suficiente para não sentir nada quando vê essas coisas!
      E dá conta sim 🙂 no fim todos damos!! Fica tranquila com isso!

      Boa sorte ai!

      Beijos

  26. Olá! Tenho entrado ultimamente no seu blog e ele tem me ajudado bastaste, sanando algumas de minhas dúvidas.. E como pretendo prestar medicina no fim do ano, e vou começar o cursinho este ano gostaria de te perguntar umas coisas.
    Em média, você estudava quanto tempo por dia e você fazia algo de diferente que ajudasse nos estudos?
    O curso em si é realmente muito difícil? A USP é muito puxada?
    E só mais uma coisinha, o ‘intercâmbio’ que você conseguiu para Harvard é muito difícil de se conseguir? E você acha ele compensador para todas as áreas médicas ou algumas específicas?
    Desculpa o questionário e ficar te atrapalhando assim!haushaushaus
    Obrigada..

    • Olá!
      Muito obrigado!
      Ah, postei sobre os estudos uns anos atrás! Digita “cursinho” na busca, que você acha detalhadamente! 🙂
      Mas não fazia nada de diferente não!
      O curso é difícil, mas dá para levar até que facilmente 🙂 a USP é igual a qualquer outra nesse sentido. As vezes acho que é até mais tranquila, quando comparo com amigos de outras faculdades!
      O intercâmbio é pela faculdade, tem um processo seletivo e tudo o mais! Não é tããããão difícil, mas tem que ter uma boa base 🙂
      E é de pesquisa, então não tem tanta utilidade na clínica.. mas é obm para a vida hahaha

      Beijos

  27. Ahh, aqui estou eu de novo.. Hahaha.. Ler os seus posts me incentiva tanto ainda mais quando estou naquelas crises de achar que tudo é possível.. Sei lá, você relata tudo com tanta vontade de mostrar o quanto gosta de tudo que faz, que isso contagia demais..
    E tenha certeza que tudo o que você transmite é muito positivo não só para você mas para nós leitores também! Obrigada 😀
    beijos

  28. Olá! Descobri hoje seu blog e já me apaixonei! Você escreve com muita paixão, nota-se que você ama a profissão que escolheu. Tentei vestibular p/ medicina logo quando terminei o ensino médio, não passei e não tive condições de continuar tentando pois precisava trabalhar e ganhar dinheiro, tive uma infância pobre. Passei no concurso de um banco e estou há 10 anos num emprego que não gosto, por conta disso desenvolvi síndrome do pânico e agora estou com diagnóstico F31.3. Tenho muita dificuldade em conciliar o emprego com os estudos, e ainda tem a questão da tonelada de remédios que tomo que me dão uma sonolência danada! Apesar de atualmente estar cursando Nutrição, ainda sonho em ser médica. Enquanto não realizo meu sonho, vou curtindo e admirando meu marido que é médico. Parabéns pelo blog e sucesso em sua carreira!

    • Ahh, obrigado!
      Amo mesmo, apesar dos pesares hahaha e ainda falta um pouco para ser médico mesmo, mas o caminho até lá está se mostrando muito divertido e gratificante!
      Que bom que você decidiu voltar a estudar, então! É um primeiro passo para realizar um grande sonho! (: O importante mesmo é não desistir, tentar realizar esse sonho e ser feliz!
      Volte sempre para me dizer como vão indo as coisas!
      Força! 🙂
      Beijos

  29. Oi…bom dia.Estou querendo fazer medicina.Mas sei que não vai ser fácil,então me fala como era sua rotina.Se vc era um aluno nota 1000 no E.Médio e qual foi sua média pra ser aprovado.Bjs

  30. por gentileza me tire uma duvida apos seis anos de curso vc é graduado “clinico geral” com a cerimonia de formatura e apos vc apenas faz sua especialização na area que vc quér atuar?fico no aguardo.

    • Olá!
      Não, após os 6 anos de graduação somos Médicos Generalistas. O título de Clínico Geral vem depois da Residência (especialização) em Clínica Geral!

  31. Que Blog legal esse aqui, Deco.
    Você descreve sua rotina de uma forma bem gostosa.
    Estou pela segunda vez lutando pelo sonho de entrar na Universidade de Medicina. Sou do ES onde só existe uma federal e quatro particulares. =/
    Suas respostas ao comentários são animadoras e otimistas.
    Tenho 17 anos, terminei o ensino médio em 2011 e estou pensando seriamente em entrar numa faculdade particular aderindo o FIES. Qual sua opinião sobre as particulares? Considera válido essa ideia de começar a pagar o curso após a formação?

    Desde já agradeço
    😀

    • Olá! 🙂
      Obrigado!!
      Existem faculdades boas e ruins, e não particulares e públicas! Existe esse mito de que particular é ruim e pública é boa, mas não é verdade!! Então procure pesquisar sobre a faculdade, através do ENADE, por exemplo (não que seja um ótimo parâmetro).
      Enfim, o FIES é um programa ótimo!

      Beijos!

  32. Ola!Deco .Bom meu nome é Ed Rodrigues quando tinha á idade de 10 para os 11 eu tive que passar pela medicina que me deixou uma marca, tive que operar do Apêndice que quase me levou nessa época ,mas graças a Deus e a Medicina fui curado dessa.
    Então hoje com 31 anos sou casado e tenho um filho, consegui uma bolsa de estudo a 2 anos atrás e cursei neste período Engenharia Civil, mas tranquei pois não é bem o que eu quero posso estar errado mas gostaria muito de fazer já que mesmo não tendo nenhuma ligação ,mas sei que é quase impossível devido que preciso trabalho , e tenho família, será que teria alguma chance , gostaria que vc responde-me e seja sincero é muito importante para mim.Obrigado e até mais !!

    • Olá!
      Bom, realente seu caso é difícil 😦 não tem como ter um emprego regular cursando Medicina. A carga horária é muito pesada.. mas têm muitas pessoas que trabalham durante a noite e nos fins de semana.
      Enfim, não sei até que ponto a USP colabora nesses assuntos, mas acredito que seja possível estudar lá e viver no Conjunto Residencial da Universidade. E acho que o mesmo deve ter em outras universidades públicas.
      Enfim, dê uma pesquisada no google sobre isso 🙂
      Desculpa não poder ajudar mais 😦

    • Ed Rodrigues da Silva,
      Tenho 37 anos e estou no primeiro período do curso de medicina da UFOP em MG. Sou professor de Química, dou aula à noite e faço o curso durante o dia. É difícil , mas perfeitamente possível.
      Vai fundo que dá
      Abraços

  33. Nossa adorei seu blog , me tirou muitas duvidas . Ainda estou no ensino medio mais ja resolvi a muito tempo a faculdade que vo cursa .So aquele tipo que ja nasceu querendo fazer medicina
    Bjos e parabens pelo seu blog

    • Oi Larissa!
      Obrigado por lê-lo hahaha
      Que bom que você já sabe o que quer! Então, muita força e foco porque logo mais você está do lado de cá 🙂

      Beijos

  34. Oi! meu nome é lucas e a medicina é meu objetivo de vida. Sou do Paraná e sonho em cursar na UEM (Univ. Estadual de Maringá), mas aqui é muito concorrido(Chega a 300 p/ vaga). Sei que não vou desistir ;0. Tenho 17 anos e estou na 3-EM.Descobri o seu blog em um momento de desânimo, dificuldades e suas palavras vêm me fortalecendo. Obrigado…

    • Oi Lucas!
      Sim, UEM é crueldade hahaha fora que o vestibular dai é extremamente complicado :~ haha mas boa sorte nesse sonho! Não desista mesmo (: e qualquer coisa pode vir aqui mais vezes!
      Boa sorte e força!

  35. olaa, seu blog eh ótimooo estou tirando minhas dúvidas! hehe mas enfim penso em fazer medicina faz um bom tempo, tb me fascino pelo direito e tenho vontade de fazer um intercambio, estou no ultimo ano do ensino médio e preciso decidir já!! hehe me de sua opinião sincera. Obrigadaaa

    • Ahh, não tenho como dizer para você fazer isso ou aquilo! Hahaha
      Nem seria certo. Também tive minhas dúvidas no terceiro ano, e no fim decidi por medicina… você vai fazer a decisão certa 🙂 só pensar bem e com cuidado!

  36. Deco, realmente você é um cara de princípios e acho que muitos deveriam seguir seu exemplo. Parabéns pelo blog, achei por acaso e quando procurei saber mais sobre o mesmo fiquei fascinado na sua história, lutas e conquistas, tanto é que abri um me espelhando em você (consigo desenvolver melhor minhas redações digitando). É sonho de qualquer estudante chegar onde você chegou, não só passar no vestibular para uma boa faculdade, como ser uma renomada USP ou HARVARD. Medicina é meu grande propósito, não totalmente pela grana ou status, mas é uma profissão que me atrai, gostaria muito de algumas dicas suas sobre como estudar, ter determinação, embora eu saiba que medicina é dedicação completa, ainda não adquiri a maturidade suficiente para estudar como você provavelmente fez. Então gostaria de alguns conselhos de alguém que realmente tem noção do que é estudar, desde já agradecido e parabéns mais uma vez pela conquista.

    • Oi!
      Muito obrigado!
      Ahh, essa maturidade vem com o tempo! Tem que ter a cabeça focada no que quer…
      Como falei aqui algum tempo atrás, já faz tanto tempo que fiz o vestibular, que essa época da minha vida parece que tá muito distante, e dá aquela sensação de que foi fácil, foi bom até. Mas eu lembro que é muito difícil, embora já não tenha mais tão bons conselhos sobre isso! 😦
      O que posso dizer é que você tem que manter em mente que tem que se focar, tem que saber bem o que quer e não desistir!
      Espero que meu blog te ajude de alguma maneira a conquistar esses sonhos 🙂
      Abraços!

      • Cara, valeu demais. Seu blog é maneiríssimo e ajuda bastantes alunos. Ajudou o bastante apenas respondendo, vou fazer isso com mais intensidade agora, quando passar não esquecerei de avisar.

        Fortíssimo abraço, boa sorte na faculdade.

  37. Deco tem 18anoss quero fazer mdicina quais os asuntos que damos no segundo simestre pq quero ta por dentro de tudo doprimeiro ja sei mim passa o segundo para eu ir mim preparando q começo o segundo simestre emjulho mim ajuda por favor. so basta citar as materias como anotomia . obrigado

  38. Olá!
    Estou pensando muito em prestar medicina. Já pesquisei muito sobre o curso, a carreira, o cotidiano e tudo mais…
    Sei que o curso é bem puxado, mas gostaria de saber, na prática, o quão puxado é – todos dizem que quem faz medicina “não tem vida”, imagino que isso não seja completamente verdade. Dá pra conciliar o curso com uma vida social (umas horinhas pra sair no sábado à noite já são suficientes..).
    Muito obrigada pela ajuda! 🙂

  39. Desculpa, a última frase acima foi uma pergunta!
    “Dá pra conciliar o curso com uma vida social (umas horinhas pra sair no sábado à noite já são suficientes) ?”
    Muito obrigada, mais uma vez!

    • Claro que dá 🙂
      É lenda de que estudante de medicina não tem tempo pra nada! Quem diz isso é pq não quer sair para se divertir mesmo! hahaha
      Mas claro que temos que nos dedicar também, mas não 24h por dia!

      Beijos

  40. Olá tudo bem,gostaria de saber se mesmo não sendo muito boa em física e química posso fazer medicina é meu maior sonho,mas por não ser muito boa nestas matérias,Na faculdade (não no vestibular) posso me prejudicar ?

    • Olá!
      Ah, até que não! O esquema da faculdade é bem diferente da escola e vestibular! Claro que usamos alguns conceitos da física e química, mas nada mto complexo! Temos outras coisas para nos deixar tristes, como anatomia, fisiologia e etc hahaha
      Beijos

  41. Olá Deco, adorei seu blog, fiquei mto fascinada pela sua conquista, voce mereceu muito. Tenho 15 anos, e estou no primeiro ano do ensino médio..ou seja, ja começa a ter pressao para escolher uma profissao. Sou mto boa em biologia, mas nao sou boa em química, Química conta muito na hora do vestibular e no curso? Beijos!

    • Oi Luiza!
      Obrigado!
      Ah, química, pelo menos na fuvest, é uma das matérias específicas da segunda fase! Então conta bastante.. já no curso, bom… não muito hahaha
      Mas vai indo com calma que logo mais você pega química 🙂
      Boa sorte!!

  42. André, escrevo um blog desafiador onde buscamos apenas Boas Notícias do SUS! Gostei muito do seu blog. Se quiser, veja: boasnoticiasdosus.blogspot.com.
    Parabéns!
    Socorro Machado e Lúcia Giordani

  43. Olá, Deco!

    Muito bom o blog!

    =)

    Não tenho mais os 17 ou 18 anos da saída do colégio de alguém que quis fazer medicina desde sempre, embora eu o quisesse em épocas passadas… mas tenho a maturidade dos 22 de alguém que termina um curso superior. Termino esse ano a graduação em Letras Português/Inglês. É isso que me faz um possível atípico concorrente rs.

    Eu posso, por causa de meus artigos e apresentações em muitos congressos, tentar mestrado. Mas na crise de fim de curso, quando a gente não encontra terra debaixo dos pés e não sabe o que fazer depois, veio de volta o sonho de Medicina e o desafio de mudar de área, levando os conhecimentos de humanidades que tenho para a prática da área da saúde! Agora é ir a um cursinho pra rever os assuntos e encarar o vestibular. E tempo. (será que já não passei da idade de fazer tudo isso? rs)

    Engraçado é que não faria Medicina por dinheiro ou status, mas pelo desafio da pesquisa e pelo amor à causa. Me interessa a prática médica, mas muito mais a pesquisa e descoberta de coisas novas para o fim primordial da coisa toda, como o Dráuzio Varela fala: “A finalidade primordial de nossa profissão é aliviar o sofrimento humano.”

    É como se o mundo da crítica e teoria literária e da linguística ainda tivesse muito a me dar, mas como já conheço o básico, ou o intermediário, da área, ir pra outros conhecimentos, que desde que eu me entendo por gente sempre me fascinaram, fosse um caminho talvez até não de segurança, mas de brilho de dentro de si para o resto do mundo. Aprender coisas novas e dedicar-me com ainda mais afinco a elas é instigante a mim.

    Obrigado pelas valiosas informações que você dá por aqui. Elas ajudam muito a entendermos todo o processo. Obrigado!

    Emmanuel Rodrigues

    • Olá Emmanuel!

      Muito obrigado!
      Adorei seu comentário, e espero que você consiga alcançar esses objetivos! E realmente, acho bem interessante quem tenha outro curso superior fazendo medicina, porque pode juntar os conhecimentos de diferentes áreas para inovações e descobertas!
      Espero que você tenha muito sucesso, e que chegue em breve. (:

    • Adorei seu comentário, pois estou mais ou menos na mesma situação que a sua. Estou me graduando este ano em Ciências Biológicas e como você estou sem chão, sem saber o que fazer… e foi neste conflito de fim de curso que me veio a antiga e talvez esquecida vontade de fazer medicina, mas aquela vontade amadurecida, de alguém que já fez um outro curso na vida… mas estou com muito, mas muito medo de não passar no vestibular, ou de conseguir uma boa nota no ENEM pois estou desatualizada de outras áreas, como física, literatura, gramática, história, essas áreas que não se foca tanto em biológicas, sabe? Acabamos nos tornando uns ignorantes especializados, essa é a verdade…

  44. Oi tudo bem ?
    Eu sou a Franciele tenho 17 anos e estou no ultimo ano do ensino médio,eu gostaria muito de fazer faculdade de medicina,é meu sonho des de pequena ! mais asvezes fico em duvidas se devo ou não,tenho medo de chega lá e não conseguir enfrentar algumas coisas,tipo chega acidentes horriveis,coisas beim feias e não consegui ver,estou com medo de enfrentar pensei até em fazer outras coisas mais meu coração esta pedindo pra não dezistir do meu sonho,poque tudo que envolve o corpo humano eu me enteresso muito pego alguns livros sobre o corpo humano e não me canso de ler e reler eu sou muito dedicada aos estudos e nas coisa que eu gosto e isso é um sonho acho que vou me entregar totalmente aos estudos !

    • Olá!
      Bom, sobre essas coisas posso te afirmar que no fim a gente se acostuma. Claro que acostumar não é igual gostar ou tratar com indiferença! Mas na hora mesmo a gente consegue manter a calma e fazer o que tem que fazer 🙂

  45. OLA TUDO BEM DECO? BOA NOITE! MEU NOME É YURY E TENHO 17 ANOS, VENHO AQUI PEDIR UMA OPINIAO SUA , POIS GOSTEI MUITO DO SEU BLOG,SOU DEFICIENTE FISICO, UMAS DAS MAOS TEVE PERDA PARCIAL POREM CONSIGUO FAZER TUDO COMO OUTRA PESSOA, DIRIJO ,PRATICO ESPORTES, FAÇO MUSCULAÇAO ,ESSE ANO PRETENDIA TENTAR MEDICINA AQUI NA MINHA CIDADE ,MAIS NAO CEI SERIA ACEITO NO CURSO PELA MINHA DEFICIENCIA: PELO SEU CONHECIMENTO PODERIA MI DIZER CI POSSO MI FORMAR COMO MEDICO ? E QUAL ESPECIALIDADE SERIA MELHOR INDICADA EU MI ESPECIALIZAR JÁ QUE TERIA QUE USAR DO BOM SENSO NÉ ,POIS CIRURGIAO SERIA IMPOSSIVEL NÉ RSRSRS ,BEM BRIGADO PELA ATENÇAO E DESCLUPE PELO INCOMODO QUALQUER!

    • Oi Yuri! Tudo bem, e você?
      Bom, para ser sincero não tenho certeza sobre isso. Mas acho que isso não o impede de cursar medicina! Você só teria dificuldade em algumas disciplinas da faculdade que exigem o uso das duas mãos, como técnica cirúrgica. Realmente não sei te informar com precisão, desculpa!!
      Mas espero que você consiga 🙂
      Abraços!

  46. oi,sou estudante do 2°ano do ensino medio,qeero fazer medicina,e qeria saber se medicina cai muitas materias dde biologia

  47. oi eu Sou DudaspowerBuangi… Sou finalista no curso de petroquimica… e quero muito fazer medica.. e queria saber como é as inscrição… como é feito o teste de vestibular e tanto mais

    • Olá!
      Vestibular é uma prova que varia de faculdade para faculdade! Procure os editais das faculdades que vocês quer prestar e veja como é cada um 🙂

  48. Olá, tenho 22 anos e desde criança sempre desejei seguir essa prifissão, mas sempre com o pensamento que isso não me pertencia, por estudar em escola publica e ter que trabalhar. Desde os 18 anos trabalho em clinica medica e a vontade e a curiosidade so aumentam. Eu porem ja iniciei 2 faculdades particulares, e as tranquei, por não gostar do curso sempre relacionado a exatas. E hoje estou disposta a estudar, mesmo que para isso eu tenha que deixar o trabalho para me dedicar a esse sonho. As vezes fico triste, me sinto insegura, uma pessoa que não sabe o que quer. Sei que é uma escolha dificl. Mas tenho um exemplo na família de muita persistencia, meu primo se formou na UFC (Ceára) e faz residenca em cardiologia o mesmo tinha menos recursos do que eu. To pensand o em fazer cursinho intensivo pra não ficar parada e ano que vem fazer o extensivo. To pesquisando alguns cursinhos disponiveis para intensivo indica algum ?

    • Olá!
      Que bom, nunca é tarde para ir atrás dos seus sonhos 🙂
      Bom, cada região tem seu cursinho, e como você não disse onde está, não sei se posso ser útil! Em São Paulo tem os 4 famosos, Anglo, Etapa, Objetivo e Poliedro!

      Boa sorte para você e força!

  49. Deco como você soube que não era hora de desistir, porque já são tantas tentativas que to quase partindo pra uma particular mesmo. Valeu 😉

    • Olá!
      Bom, particulares não são sinônimos de faculdade inferiores ou ruins!! E realmente não sei como eu sabia que não deveria desisti… apenas não desisti! Mas tinha um plano B caso tudo desse errado, mais para manter a calma na hora do vestibular, porque sinceramente não sei se seguiria esse plano! Hahaha
      Mas enfim, tenha força!! 🙂 Sei que é difícil, mas tem que acreditar!

  50. Oii deco, suas informações são fantásticas e têm me motivado bastante, obrigada.
    Eu tenho 17 anos e fiz cursinho esse ano, mas eu desanimei. Ano que vem vou fazer cursinho novamente e pretendo me dedicar ao máximo, pois pretendo passar na USP eu não quero outra, sou fascinada por essa universidade, mas eu fico me perguntando será que todos realmente tem chance de entrar? Tipo, as pessoas não nascem com inteligencias diferentes? hahaha pessoas com mais facilidades de aprender… O que você tem a dizer sobre isso e sobre pessoas que estudam, estudam e estudam, mas não consegue passar?

    • Olá!
      Muito obrigado!
      Ah, eu não acredito nisso. Claro que existem pessoas que têm mais facilidade para aprender e memorizar as coisas, mas isso não quer dizer que quem tem essa habilidade passa no vestibular e quem não tem não passa! No fim vestibular é paciência e treino! 🙂
      Não desista, tenha força e se dedique ao máximo! Com certeza em breve você estará desse lado também!
      Beijos

  51. É normal uma pessoa que pensa em fazer medicina ter um pouco de receio?Tipo,pensar coisas como:Será que me sairei bem ou conseguirei aprender todas as matérias (que sei que é muita)?Eu quero desde criança fazer medicina,inclusive vou tentar o vestibular esse ano,eu sei que é isso que eu quero,mas mesmo assim eu me sinto um pouco receiosa ou a palavra certa,insegura.Na aulas teóricas eu sei que me sairia bem,mas eu penso quando chegar na prática,que é onde a coisa muda de figura.Eu queria saber se você já passou por isso.Se isso é normal,com o tempo durante os estudos essa situação muda?
    OBS:Muito legal você ter feito esse blog,pois ajuda muito pessoas que como a mim querem saber mais sobre a faculdade por alguém que já passou por isso.

    • Olá!
      Ah, com certeza. Acho que é normal ter insegurança em frente a desafios que a gente enfrenta na nossa carreira. Não sei se tem como medir isso e dizer em qual ano você se sente confiante o suficiente para exercer bem a medicina, mas acho que é um processo natural e que vem com a maturidade! 🙂

  52. Cara, eu to no primeiro ano do EM. Meu sonho é passar em Medicina, mas o vestibular vem chegando, e vejo meu sonho indo embora! Minhas notas nunca foram EXCELENTES, mas também NUNCA fiquei de recuperação. Mantenho a média 8, porém com alguns 7 e 10, sabe? Será que eu tenho chance? Não quero ficar 5 anos fazendo cursinho! (nada contra) hahahaha

    • Olá!
      Ah, claro que tem. É preciso se focar e ter determinação 🙂
      E não acho que seja ruim fazer 5 anos de cursinho, porque a recompensa é muito gratificante!
      Mas aproveite que ainda é novo e se prepare desde já!
      Boa sorte e força por ai!
      Abraços

  53. Olá DECO, gostei muito de tudo que vc falou sobre medicina. Quero muito ser médico, mas me formei em um curso que não é minha vocação nem meu sonho, agora estou correndo atrás de medicina que é o que eu sinto vocação e é meu sonho, mas estou com 26 anos e ainda vou ter que entrar em um cursinho pra estudar tudo de novo pro vestibular, você acha que já é tarde pra eu fazer medicina ? Vc acha que começando com essa idade vou ter chances de ter uma excelente carreira como médico ?

    • Olá!
      Não acho. Existem muitas pessoas mais velhas que você cursando medicina. Eu acho que nunca é tarde para fazer o que realmente gosta 🙂
      E a medicina não é tão preconceituosa em relação a idade. Mas lembre daquela tia que sempre fala “ai, mas aquele médico que atendeu ontem era tão novinho, não deve saber muito”… então você está com vantangem hahaha

      Abraços

      • Olá Deco, muito obrigado pela resposta. Está certo mesmo !!! Mais uma dúvida. Durante o curso de medicina, tem alguma possibilidade de antes de se formar já começar a ganhar algum dinheiro para próprio sustento, ou de fato vou ter que ainda depender de alguém financeiramente durante todo o curso ?
        Obrigado, Abraços !!!

  54. Olá Deco,
    Eu estou em dúvida sobre qual curso optar a fazer na faculdade e sobre o curso de medicina tenho algumas dúvidas.
    Eu gosto muito de ajudar as pessoas, mas meu maior medo no curso de medicina é que quando vejo alguém ensaguentado me sinto um pouco mal, não chego a passar mal, mas me sinto mal. E também ao ver as pessoas abrindo os cadáveres.
    Com o andar do curso a pessoa acostuma-se? Quero ajudar as pessoas.

    Valeu Deco, excelente artigo.

    • Olá!
      Acho que você me mandou um e-mail hoje, não? Vou responder por aqui e por lá então!
      Ah, como já respondi algumas vezes, isso é o de menos. A gente não tem o costume de ver cadáveres sendo abertos, e ninguém é obrigado a isso!
      Quanto ao sangue, bom… não sei. Eu acho que quando você estiver no PS e ver um paciente chegando ensanguentado, provavelmente você vai pensar de uma maneira bem diferente de como você pensaria caso não fosse estudante de medicina ou médico, já que vai ter sido treinado para isso e tudo o mais 🙂
      Mas enfim, se for ponderar, curso de medicina é 30% livros, 50% pessoas, 20% coisas que podem vir a ter sangue no meio hahaha

      Abraços

  55. Olá Deco. Sou estudante ainda colegial, tinha um grande sonho em ser pediatra, só que foi morrendo ao decorrer em que meu interesse escolar também foi rebaixado. Voltou atona este sonho, só que, sou péssima em química, muito mesmo. Você como cursa medicina qual seria seu conselho? preciso estudar muita química? pois química de colegial é muito chato, mais eu gosto da parte de genética, tenho facilidade em biologia. Obrigado por ajudar! te seguindo no twitter.

    • Oi!
      Então, temos que ter em mente que a matéria de faculdade é totalmente diferente do colegial. No fim o que a gente aprende no colegial é só para o vestibular. E muito pouco de química é usada na faculdade.. mas é essencial para o vestibular! 🙂

  56. Amei,que td.Sou irrevogavelmente apaixonada pela medicina. Assim que possível post mais do seu dia a dia. Abraços, Valdelaine!

    • Obrigado!
      Bom, antigamente eu postava com mais frequência, e era mais detalhista. Hoje em dia mudei um pouco o estilo do blog, mas vou tentar narrar um pouco mais sobre o cotidiano!

      • Olá Deco
        Seu blog me devolveu as esperanças em relação a Medicina.
        Acha q tenho chances? Tenho 19 anos, porém terminei o ensino medio em 2010,no mesmo periodo tive o diagnostico de Esclerose Multipla, desde então parei tudo, sempre fui otimo aluno, tenho medalhas e tudo.
        Como estou 2 anos parado esqueci certas materias, mas nada q um cursinho não resolva.
        Da EM, não tenho seqüelas, o q facilita rá meu sonho. Adoro ajudar as pessoas, sei verificar pressão arterial com aparelho analógico, interpreto alguns exames de sangue, e aplico injeções. Sei muitas coisas em relação a Hemodialise, pois meu tio e tia fazem esse tratamento a dez anos, eu cuido deles em casa,claro q não sei nem 50% q um nefrologista sabe em relação a dialise, mas pesquiso muito sobre isso, é a área q eu quero me especializar, só tenho uma dúvida e antes de seguir adiante nesse grande sonho é saber: Um nefro, precisa fazer cirurgias, lhe dar com muitos ferimentos além de ter q passar cateteres?
        Por favor, me ajude, me responda.
        Mt obrigado!

        • Oi Josias!
          Bom, no internato (estágio obrigatório do curso de Medicina) você precisa fazer algumas dessas coisas. Mas isso não quer dizer que você vai sair operando e passando catéter central em todo mundo! E claro que você terá um preparo muito bom antes de fazer isso 🙂 então mantenha a calma e siga seu sonho!! Boa sorte para você!

          • Existem diversos suntuoso de esclerose múltipla! Algumas delas podem ter sumiço dos sintomas por completo, o que deve ser o caso dele 🙂

  57. Parabéns! REalmente seu blog é otimo.
    Bom eu nunca gostei da medicina, por conta que eu n me sinto bem em ver assidentes, sangue. Essas coisas e tals..
    mas agora irei trabalhar em um hospital como recepcionista. quem sabe essa n seja mais um obstaculoa ser vencido.. quero muito me acostumar e n me sentir mal com essas senas.. pois admiro muito os profissionasi da área. Quem sabe um dia n mude de iédia e siga o mesmo caminho que muitos medicina..
    vc é realmente incrivel! tem uma inteligencia absurda, uma simpatia, e humildade que que se desatca entre muitos.. um grande abraço e sucesso sempre..

    • Olá!
      Acho que é difícil não se sentir mal nessas situações. Só tem que saber controlar as emoções e fazer o trabalho como qualquer outro! (Digo mais na parte de emergências de pronto-socorro, claro)
      Ah, obrigado, mas não é bem assim hahaha
      Boa sorte no seu novo trabalho 🙂 em breve você vai estar bem habituado mesmo, e espero que tenha boas histórias para contar!
      Abraços

  58. Meeu grandee sonhoo é me ingressar em uma Faculdade de Medicina na Federal e se Deus quiser conseguirei.E adoreei o seu Blog.Bjs obg!

  59. Oi Deco. Estou cursando o 1º ano do Ensino Médio, e o meu sonho é ser Médica. E dizem que para ser médica(o) precisa ter notas boas, ser inteligente e etc… Infelizmente as minhas notas não são tão boas. De uns tempos pra cá, ela vem caindo ;/ … Quando eu digo para minha mãe que um dia eu ainda vou ser uma médica, ela diz ” do jeito que você tá na escola, você vai conseguir ser uma médica mesmo” ;/ Você acha que pra ser médica realmente precisa ter notas boas na escola e ser muito inteligente??? Eu devo me esforçar mais? Me indica algo que você fez para prestar o vestibular que eu poça fazer também? Por favor, me indica algo ;/… Obrigada desde já.

    • Oi Nathália!
      Bom, o povo diz muita coisa hahaha mas o importante mesmo é querer! E aí se preparar para isso! Notas não dizem muita coisa, mas tem que estudar mesmo, já que infelizmente o vestibular é o único método de entrada para uma faculdade!
      Bom, força por ai, não desista facilmente dos seus sonhos 🙂 é difícil mas não é impossível! E é muito gratificante!

    • Olá!
      Depende! Se for muito grande, atrapalha sim! O importante é saber controlar a timidez e se preparar para falar em público. É bem difícil mesmo (claro que existem pessoas talentosas e sem-vergonhas haha), mas com o tempo vai acostumando 🙂

  60. Deco, você não IMAGINA o dilema em que vivo. E o mais impressionante: ‘acho’ seu blog num momento de ”crise”. Tentarei resumir, sempre fui um aluno exitoso na escola, apesar de NADA esforçado. Passei assim pelo Ensino Médio. Gostava de Física e era tido como ”inteligente”. Sempre pensei que minha profissão estaria ligada à saúde, e assim as coisas começaram a se desenhar. Entrei em Enfermagem, mas não me sentia motivado, frustrado. Passei apenas um ano. ”Migrei” para Odontologia, tbm na UF, e, novamente, a frustração me perseguia – especialmente qdo via os alunos de MED. Enfim, DECIDI encarar o vest… mas o fiz ”marcado” pela concepção de que eu era inteligente ¬¬. Levei pau! E estava vendo a ”vida passar”. Então, após a reforma universitária, pude ”redirecionar” a minha média do Vestibular para cursos que não tivessem preenchido suas vagas. Havia lugar em Engenharia, pensei: ”vou para o que eu tenho facilidade”. Ledo engano. Passei um ano e meio lutando com aquelas matérias horrorosas. DESISTI. Nesta altura, namorava com uma menina que cursava LETRAS e às vezes, qdo ia buscá-la, assistia aula – e participava. Não sei se pela companhia dela, ou se pela excelente receptividade que as minhas intervenções tinham, refleti: ”É isto, minha vocação está nas HUMANAS!!”. Analisei superficialmente os cursos e escolhi DIREITO. Passei no vest sem maiores problemas (sem estudar, até). E, agora, no quinto período, venho levando o curso me apegando a algumas matérias, aos professores e a turma. Confesso: SEM NENHUMA PAIXÃO. E está chegando o momento de começar a se preparar p concursos publicos, OAB, estágios… ou seja, de enveredar definitivamente no mundo jurídico. E SEMPRE, SEMPRE, me vejo assaltado por contextos relacionados à Medicina. Penso ser um ‘sinal divino’. É muito angustiante. Agora mesmo, no Google, havia pesquisado depoimentos de pessoas que conseguiram ser felizes NÃO tendo seguido sua vocações; deparei-me com seu Blog e reparei na atenção dada aos leitores. Enfim, é esta a minha situação. E meus familiares já não têm confiança em mim – dizem que eu n quero nada da vida, a idade já pesa (25), vejo meus ex-colegas formados… o que vc acha?
    Herbert, Fortaleza

    • Oi Hebert!! Desculpe pela demora!
      Vish, você andou bastante, hein? hahaha
      Ah, a minha opinião é que se você está “descontente” (acho muito dramática essa palavra) com a sua vida atual, você deve sim tentar mudar DE NOVO! Admiro sua coragem em tentar achar o que realmente gosta, e não ser um profissional frustrado, e você está de parabéns por suas atitudes! Imagino como deve ser difícil largar uma faculdade, não importa qual curso seja!
      Você tem que se decidir sobre o que quer fazer! E então vá em frente 🙂 e a idade não é um fator de maior importância nesse caso. O importante é ter maturidade, foco e determinação! Provavelmente você tem todas essas qualidades!
      No mais, boa sorte para você, independentemente de qual caminho seguir!
      Se precisar de mais força, volte mais vezes!!

      E uma curiosidade: o que você digitou no google para aparecer meu blog? hahaha

      Abraços!

      • Eu realmente n lembro exatamente do que digitei no google, certamente foi algo do tipo ”Desistencia da Medicina” – digo isso pq lembro de ter aberto vários dos resultados da pesquisa e um deles falava da dificuldade dos que ainda n entraram (GuiaDoEstudante). Enfim, obg pela atenção. E é verdade, não é fácil mesmo largar um curso, três, então, é inimaginável.
        Realmente n me vejo em condições de anunciar algo dessa natureza NOVAMENTE.
        Tentarei seguir o executado por alguns colegas: passar num concurso de tec adm da própria UF, ter, com isso, ao menos uma pouca dignidade, e, se ja tiver terminado Direito e tiver infeliz, vou atrás do ”sonho Médico”.
        Mas não sei. Sei só que n deixo de pensar que eu sou covarde etc etc

        • Covarde. Covarde por me ver apegado às poucas disciplinas legais, à turma (sim, é verdade, sei que depois da formatura, assim como no colegial, pouquíssimos permanecerão) e por fim, a comodidade de já estar na faculdade (foi TRISTE permanecer sem fazer nada qdo deixei os outros caminhos). Entendo a efemeridade destas alegações.
          Queria ir assistir aula durante uma semana numa faculdade de Medicina, aí teria logo certeza, rs, mas acho que isso seja pouco provável que aconteça.
          Eu teria o apoio do irmão do meu padrasto, quase um tio, que é Cardiologista – ofereceu ajuda etc, meu pai enfartaria e minha mãe confirmaria a descrença q tem em mim, rs.
          Tô aqui te alugando e não sei especificamente a razão disso. Pois é. Sei não.
          Abs.

  61. Deco, em primeiro lugar quero parabeniza-lo pelo seu blog e dedicação a todos .Navegando no google por um acaso vi seu blog e algo me levou a ele, fiquei feliz por ver que vários comentários identifica comigo. Eu sou ex aluna de ciência da computação, mas por ironia do destino ou não, desistir, por não ta feliz com o curso e isso tava me deixando entediada com tudo e todos. Hoje vejo que fiz a coisa certa, mas tenho um grande problema, gosto de várias matérias como:física, química, bilogia , matemática, enfim todas. Gosto de desafios isso é a verdade. Quando estudava pensava em fazer odonto, mas não o fiz,depois tive vontade de fazer direito assistir algumas aulas mas vi que não era o que queria e depois de analisar muito vi que quero medicina, mas vejo que ta muito concorrido, o que fazer pra ter dedicação e passar pois estou desmotivada, por não ter escolhido o curso certo. Obrigada e continua com seu carinho com todos.

    • Oi Juliana!
      Obrigado 🙂
      Bom, tem que pôr o foco em mente e ir atrás dele! É difícil mesmo no começo, mas com o tempo vai se acostumando e levando mais fácil! E já que gosta de desafios, vai ser bom pra você então esse que é da Medicina!
      Muita boa sorte para você! E força também!

  62. Oi Deco, muito obrigado por nos mostrar esse mundo tão fascinante que é a Medicina, escolhe essa profissão quando conheci uma aluna de Medicina e ela começou a contar suas dificuldades e realizações no curso. Acabei de prestar o Enem 2012, estou na esperança de conseguir uma vaga, só prestei o Enem porque aqui no Piauí só existe ele como forma de ingresso na rede pública, mesmo eu quero o ProUni que também é pelo Enem. Boa Sorte em sua jornada e continui assim: humilde e simpático, essa é uma grande qualidade de um médico. 😀

  63. Estamos usando você e seu blog descaradamente para desabafar. Eu, por exemplo, simplismente escrevi o comentário acima com toda a conviccão de que você o leria com atenção e carinho, querendo contar resumidamente todas as minhas expectativas e tal sem um motivo específico, mas eu escrevi e não me arrependo. Voltando a repetir: meus parabéns e obrigado pela força que dá agente e aos nossos sonhos, você tem todos os motivos para não olhar para nós meros sonhadores, mas está ai, nos ajudando e acreditando junto com agente!!! Thank You

    • Oi Junior!
      Ah, imagina! Eu não me esqueço nuca de como é estar nesse momento de vestibular ou quando a medicina é só in sonho! É muito difícil e eu contei com o apoio de muitos amigos e da minha família. Acho que o mínimo que eu posso fazer é tentar retribuir isso de alguma maneira!
      Eu acho a medicina totalmente gratificante, e por isso incentivo a todos que tem esse sonho, porque é inexplicável esse sentimento de fazer algo que gosta!

      Volte mais vezes para contar como está indo!!

      Abraços

  64. Olaa. vou contar aqui minha preucupaçao. pesso sua ajuda para me aconselhar noque eu posso fazer.tenho 17 anos. quero e vou fazer medicina. mais tenho meus medos. eu tenho uma namorada. e é serio. gosto muito dela. mais sei q se eu fazer medicina nao vou poder trabalhar nesses 6 anos, so estudar. e depois fazer recidenia ai fica a pergunta. TEM COMO NAMORAR E FAZER A FACULDADE ? E A RESIDENCIA ? TEM COMO EU ME CASAR NO FINAL DA GRADUAÇAO ? pois nmao quero ficar namorando 7 anos ne kkkkk

  65. queria fazer uma pergunta. depois que termina a graduaçao é dificil sem residencia ir pro mercado de trabalho ? e se for qual o salario ? tem como casar no fim da graduaçao ?

    • Oi!
      Não é não! Após a faculdade de medicina você sai formada como médico generalista, que tem habilidade em trabalhar em qualquer área (claro que ninguém faz neurocirurgias sem ter feito residência hahaha)
      Não sei dizer sobre o salário 😦 mas varia bastante de acordo com a região do país!
      E dá pra casar sim hahaha claro!

  66. Oi Deco tudo bem? Quero só parabenizar o seu blog e pedir para continuar assim, humilde e simpatico, você vem nos ajudando muito, mostrando muito mais que a maravilha de um curso idealizado por muitos, mas seus desafios e também as conquistas! Obrigado de verdade, torça por mim acabei de entrar de férias, fiz o Enem que aqui no Piauí é a unica forma de ingresso nas públicas espero daqui a alguns meses lhe postar minha vitória. Abraços

    • Há, sabia que já tinha lido um comentário seu, mas não tinha respondido ainda!

      Muita sorte e força para você 🙂 depois me conta como tá indo!

      Abraços

  67. Olá, Deco!
    Você não sabe como foi bom eu encontrar esse seu site nessa fase que estou. Eu estou finalizando meu primeiro ano de cursinho esse ano, e não tive sucesso nos vestibulares. Embora tenha ido muito bem, não consegui alcançar as notas de corte. O sonho da minha vida é chegar aí na USP e ir para Harvard fazer pesquisas. Sou muito interessado nessa área
    È, eu estou meio triste por não ter conseguido esse ano. Você tem alguma dica para passar? O que você considerou importante para ir bem na fuvest?

    Obrigado!

    • Oi Manoel!
      Bom, o importante é não desistir e se manter focado no que realmente quer! Tem que ter paciência e confiança, só assim fica mais “fácil”!
      Boa sorte e muita força ai pra você!
      Abraços

  68. Oi Andre, parabenns pelo blog, achei ótimo!
    Esse ano foi meu 3º de cursinho, depois do ensino medio. Tive de mudar de cidade no meio desse ano por alguns imprevistos (voltei a morar com meus pais no litoral, fazia cursinho em sp)
    Mas esse ano não passei, nem para segunda fase. De novo.
    Eu tenho muita, muita vontade mesmo de conseguir esse sonho, mas muitas vezes eu desanimo e acabo relaxando um pouco.. apesar de ter melhorado bastante minhas notas durante essa ‘jornada’. Mas as vezes até penso: se eu estou assim e ainda nem entrei na faculdade, então não deve ser pra mim.. Eu arranjo forças não sei da onde para chegar em outro ano e falar a mim mesma: Vou tentar outra vez. O que mais complica é manter essa rotina e ver vááriaaas² vezes os mesmos assuntos. Minha família fica preocupada porque vê minha vida passando e eu ainda nem entrei em uma faculdade, acham que vou acabar me frustrando. Cansa muito.
    Enfim, gostaria de saber, quando você estava no cursinho, o que pensava pra se motivar, fazia alguma coisa que gostava durante o ano ou se jogou nos livros apenas? quais eram suas maiores dificuldades? Sua família sempre te apoiou e concordou com a escolha?
    obs.: meu sonho é entrar na Pinheiros ! 😀

    até!

    • Olá Jéssica!
      Bom, o que me motivava era a vontade de cursar medicina mesmo! Não me via fazendo outra coisa, e tentava não pensar muito em não dar certo e me focar mais em conseguir mesmo!
      Minha família me apoiou bastante, e meus amigos também. Foi mais isso que me deu forças!

      Bom, boa sorte para você e muita força!

  69. ola! voçe acha dificil uma pessoa passar num vestibular da usp, unifesp, puc ou qualquer outra federal sem cursinho? so estudando em casa com suas proprias apostilas e livros :O ?

  70. Nossa cara, boa desenvoltura na escrita parabens pelo pagina tbm..
    tenho uma duvida amigo, e dessa eh de mtos amigos.. tem idade maxima para se entrar na usp? tipo, tenho 20 anos e nao passei esse ano na fuvest, e penso se vale a pena fazer mais um ano pra fazer facul na usp. Quanto tempo ficou pra entrar?

    • Oi Douglas!
      Muito obrigado!
      Que isso, não tem essa de idade não! Nunca é tarde, e você está bem novo ainda pela média dos alunos da faculdade 🙂

      Abraços

      • Mas tenho uma duvida, curiosidade na verdade, em que área da medicina você seguiu? Prestei vestibular e não passei, foi em Biologia, você sabe dizer se no ramo da medicina eu teria um leque de variedades e possibilidades maior do que eu biologia no que se diz respeito na área da genética? Ou será que me foco em passar em medicina mesmo?

        Abraço.

  71. amigo, seu blog já está nos meus favoritos. tenho 41 (isso mesmo) sou policial federal e comecei agora o curso de medicina na ufam. Plantao 24 por 72. é assim que estou cursando. será? sonho de vida… muito esforço. Vou tentar… espero antes dos 50. Quero sua opiniao. A mais sincera, se for dolorida, que venha. Abs!

    • Caraca que da hora que não desistiu ou teve esse sonho, acho que comentario como esse me incentiva a fazer medicina sei la kkkk

    • Alexandre, tenho 37 anos e sou calouro de medicina da UFOP, em MG, sou professor de química; dou aula à noite e faço o curso de dia. É difícil, mas possível.
      Não desista!

  72. Oi, vou para o terceiro ano do ensino médio e a pouco tempo venho pensando sobre a medicina…jogo basquete e terei que parar por que meu time acabou…com isso venho pensando já que terei agora todo um ano só para estudar, pensei em medicina especializada na área esportiva…a minha pergunta é: eu vou fazer 17, tenho um ano para estudar sendo que sempre estudei em escola pública só agora consegui entrar na rede privada e é isso que motiva querer medicina por que agora aprendendo realmente alguma coisa eu vejo que talvez eu tenha uma chance…será que é tarde?
    obrigada, bjs

  73. Olá Deco, primeiro parabéns pelo blog tem me ajudado bastante, mas acho que vou fazer uma pergunta que muitos ja fizeram, eu realmente amo medicina, sempre quis fazer, eu não passo mal ao ver sangue ou coisas do tipo, mas eu assisto Grey’s Anatomy e tem coisas chocantes la que eu não sei se aguentaria, eu teria mal estar fácil com situações como aquelas, será que tem como se acostumar mesmo?

    • Oi Rafaella!
      Obrigado 🙂
      Bom, com o tempo vai se habituando a isso mesmo… mas não é tão comum ver cenas chocantes! E não é todo mundo que “aguenta”. Mas na hora vai! Não posso dizer muito porque até agora não passei por muitas dessas situações! Mas não esquente muito com isso! 🙂

  74. Oi Deco, eu tenho 16 anos e tenho muito vontade de ser médica, só que eu tenho algumas dúvidas com relação a como é tudo em geral. Primeiro eu queria saber como é quando agente escolhe fazer medicina, por exemplo eu vou fazer vestibular para medicina, mas no caso eu tenho que escolher alguma área? E em quais matérias eu preciso tirar boas notas para que eu passe na prova?
    Fico agradecida se me responder. obg, beijos’

    • Olá Larissa!
      Não, você escolhe a especialidade só no fim da faculdade!
      Bom, sinceramente tem que tirar boas notas em todas as matérias no vestibular hahaha como é muito conorrido, tem que tentar ir bem em tudo!
      Beijos 🙂

  75. Que maravilha o seu blog! A cada vez que leio mais sobre o curso de medicina, a minha vontade aflora mais ainda. A arte do cuidar do outro me encanta, poder ter uma contribuição justa, tão humana a sociedade é o meu maior motivo por escolher medicina, Tenho 14 anos e estou decidida de que este será o meu novo caminho daqui a 4 anos!

  76. Olá, primeiramente quero te parabenizar pelo blog! Eu me chamo Amanda e tenho 15 anos, meu maior sonho é ser médica sera que com essas idade posso fazer cursos tecnicos que possam me ajudar futuramente ?

    Desde já agradeço…

    Forte abraço.

    • Olá!
      Bom, meu conselho é você aproveitar o seu tempo livre agora para fazer coisas que goste! Logo mais você vai ter muitas coisas para fazer durante o curso de medicina haha
      Boa sorte desde já 🙂
      Beijos

  77. Oi, acabo de terminar o terceiro ano do ensino médio e pretendo fazer medicina. A questão que me mantinha assustada era a questão de lidar com casos como acidentes e tudo isso, sou voluntária em um hospital e não consigo me acostumar com determinadas cenas. Porém lendo os comentários e tudo mais percebo que não é lá esse bicho de sete cabeças que eu pintava, acabei de conhecer o blog e nos primeiros 5 minutos ele já me ajudou muito. Obrigada mesmo;

  78. Olá Boa noite!!!
    Gostei muito do seu blog! Tem apenas seis meses que terminei o curso de biologia, porém andei pensando em fazer medicina, atualmente estou tentando entrar em um mestrado na USP na área de Imunologia de tanto gostar dessa área da saúde. Quero saber se com minha formação há a possibilidade de o curso ser mais fácil ou até mais suportável?

    • Oi Deise!
      Acho que você consegue equivalência em algumas matérias do ciclo básico, como biologia molecular, biologia celular, genética, etc!
      Boa sorte para você, independente do caminho que seguir (:

  79. Eu me chamo Olivia e tenho só quatorze anos, meu sonho é prestar Faculdade em Medicina e não sabia direito o que era um curso de Medicina, agora que pude compreender um pouco mais, fiquei fascinada. Vou estudar muito para conseguir alcançar meu sonho. Gostaria muito que você respondesse o meu comentário. Obrigada

  80. Olá Deco,parabéns pelo seu blog,gostei demais rs .
    Eu descobri que quero fazer medicina em uma universidade federal,porém o curso é período integral e na minha cidade nao tem,e eu teria que trabalhar para conseguir me “bancar ” longe da minha família,pois nao temos condiçoes .Mas como eu disse o curso é periodo integral ,eu tenho chances de me tornar medica?As universidades federais oferecem moradia? eu aguentaria estudar o dia inteiro e trabalhar a noite? Obrigada Deco

    • Olá!
      Algumas universidades oferecem apoio financeiro e de moradia sim!
      Bom, é difícil, mas não é impossível trabalhar durante a noite. Vai ser bem cansativo, mas acho que se for pelo que você quer, vale a pena 🙂
      Beijos

  81. Achei beeem legal o seu blog. Na verdade, sou mãe de um já calouro em medicina em outras universidades, mas esperando o resultado final da usp. Ele foi bem de boa, meio sem expectativas e acertou 91% da primeira fase. Eu só gostaria de saber, qual a nota final para a aprovação, você sabe mais ou menos?

    • Olá!
      Bom, eu era do tempo que a fuvest era diferente, então já não sei mais como funcionam as notas :/
      E parabéns para seu filho e para você também 🙂 e quem sabe não o encontro daqui uns dias!

      • Demorou um ano a mais, mas deu certo! Meu filho já é seu calouro e soube que vocês já conversaram via twitter e facebook!
        Espero que vocês sejam bons amigos! 🙂

        • Que bom, Alessandra! Tudo vem no tempo certo! Tenha certeza de que ele está no melhor lugar possível e tem todos os meios de ser o melhor profissional que ele quiser ser! Já conversei com ele mesmo, e espero encontrá-lo em breve para dar parabéns pessoalmente. Parabéns para você também, afinal grande parte dessa conquista é dos nossos pais também! 🙂

  82. Olá Deco!!!Parabéns pelo apoio grandioso que vc tem dado a todos que tem esse sonho de ser medico..
    Gostaria de uma opinião sua, sincera como sempre…Tenho 38 anos e tenho um grande sonho de cursar medicina, se possível na USP…Pelo SISU (que utiliza notas do ENEM ) fui selecionado em segunda opção para o curso de Bacharelado em Biotecnologia e estou aguardando as listas da minha 1ª opção que é medicina…Estava pensando em me matricular nesse de 2ª opção, e continuar aguardando a seleção para o de 1ª (Medicina)…Caso não seja selecionado para medicina vc acha loucura tentar fazer biotecnologia e ao mesmo tempo me preparar para os proximos vestibulares para medicina…por favor me de sua opinião…Obrigado pela ãtenção
    Abraços, Junior

    • Oi Junior!
      Bom, não acho tão loucura assim haha mas definitivamente vai ser mais complicado! E vai saber você se apaixone pela biotecnologia (que por sinal é bem legal mesmo haha)
      Bom, boa sorte para você e depois venha me contar como vai indo!
      Abraços

  83. Olá, tenho 24 anos e quero cursar medicina porém, ,trabalho e tenho pouco tempo para me preparar para o vestibular e minha família é humilde ,mas tenho fé que conseguirei ( mesmo após os 30).

    • Olá!
      Bom, sinceramente não sei haha sei que a UEL é PBL, um sistema de ensino diferente (caso você não conheça, pesquise porque isso pode ser essencial na sua escolha). Realmente não conheço a UFSC, então não sei o que dizer sobre ela!

  84. Gostei muito do seu blog, está de parabéns. Eu gostaria de te fazer uma pergunta a respeito de cursar medicina em alguma faculdade da rede privada. Com o financiamento da faculdade, você acha que dá para quitar a dívida sem grandes problemas?
    Agradeço!

    • Olá!
      Acho que dá sim! Não conheço muito bem como funcionam os financiamentos, mas acredito que eles são feitos de maneira que é viável quitá-los sem ter que vender a alma e etc haha

  85. Ual!!!!!!! Oi Deco acabei de encontrar seu blog e não consigo parar de ler os post e os cometários…….
    Tenho um amor platônico pela medicina, digo platônico porque atropelei o tempo e casei com 18 anos, fui mãe aos 19, 26 e 28 rs. Estou com 30 e já estava me acostumando com a vida de “amélia” quando resolvi sacudir a poeira…
    Não tenho coragem de falar para as pessoas desse meu sonho, sempre me pareceu algo tão distante da minha realidade, então resolvi depois de muito pensar, fazer psicologia (início agora em 2013).
    Entretanto Deco, lendo suas respostas percebi que meu próprio preconceito com relação à principio (adolescência) classe social, e agora (madura e estruturada economicamente) a idade me afastam do meu sonho.
    Continue postando, estarei sempre lendo e quando possível comentando.
    Um grande abraço.
    Fran.

    • Oi Francine , meu nome é Irene , sabe estive lendo seu comentário e me encontro em situação parecida , com 30 e dois filhos pequenos , penso no tempo na idade , as pessoas desde a adolescência me diziam ser um sonho maluco distante para mim , porém até hoje sinto que não posso passar pela vida sem concretiza-lo , não sei como mas vou tenho fé , pois já tive oportunidade de fazer outros cursos , mas , sabe não era o que eu queria .
      Bom , boa noite , foi bom ler seu comentári e saber que voçê está seguindo em frente .
      um abraço,
      Irene.

    • Francine, tenho 37 anos e acabei de entrar no curso de medicina da UFOP em MG. Esqueça esse lance de idade e vá em frente, eu estou radiante!!
      Abraços

  86. Oi Deco, meu nome é Mariana, estou cursando esse ano o terceiro colegial, é verdade que nunca fui uma excelente aluna, tenho alguns problemas com as matérias de exatas, e tenho medo que por não ter sido uma aluna nota dez até hoje , eu não consiga entrar na universidade. Meu sonho é fazer USP também, fui em um evento que mostrou toda a estrutura, me apaixonei! Meu sonho é acabar nos médicos sem fronteiras, já tentei ver se gosto de outra coisa, mas não tenho segunda opção, parece que a medicina tomou conta do meu coração haha, mas fico com receio, pois muitas são as barreiras.Moro em uma cidade próxima de São Paulo, porém gostaria de arrumar uma moradia perto da faculdade, é muito caro? qual é o custo de vida para se manter em SP? Republicas são uma boa ideia? A partir de que ano do curso você consegue ter um estabilidade financeira? Abraços, Mari! Parabéns pelo blog, é apaixonante ver alguém que venceu e continua vencendo.

    • Olá!
      Bom, a região da faculdade é uma das mais caras de São Paulo, então apartamentos por lá são caros. Mas dividir apartamento é uma boa opção. Bom, custo de vida não sei dizer quantitativamente, mas é caro mesmo :~
      Bom, teoricamente a gente não trabalha remuneradamente em nenhum momento da faculdade, então infelizmente não temos essa estabilidade financeira até se formar 😦
      Boa sorte para você 🙂 e que em breve você esteja desse lado também!

  87. Olá, me diz algo, você entrou em medicina com quantos anos? esta com quantos agora? no curso de medicina eu teria grande foco na área da genética? Gosto de genética mas não sei se faço biologia ou medicina :s
    Você se especializou em qual área na medicina?
    abraço.

    • Olá!
      Aqui na minha faculdade não temos um curso em que realmente vamos ver os mortos e examiná-los. Isso seria Medicina Legal ou Patologia. Nas nossas aulas de Patologia nós vemos um professor fazendo uma autópsia, mas não fazemos isso por nós mesmos! Aliás, se você não quiser, acho que nunca vai precisar examinar um morto, nem quando se formar!
      Mas em anatomia nós usamos corpos para aprender as estruturas e órgãos, desde o primeiro ano!

  88. Olá Deco! Primeiramente, parabéns por sua iniciativa de compartilhar conosco a realidade em seu curso superior. Além do desejo pela Medicina temos outra semelhança fazemos aniversário quase no mesmo dia (sou de 11/01/1990). Pois bem, na verdade ainda estou em dúvida se presto o vestibular ou não. Me formei em Nutrição no fim de 2010 e venho atuando na área desde então. Sou apaixonada pela área clínica e o contato maior com o hospital fez nascer (e crescer) em mim um desejo de fazer Medicina. Sem conta que não sinto que minha profissão seja reconhecida (e não digo isso só pelo lado financeiro). Enfim, tenho buscado informações cada vez mais e pedido a Deus q me auxilie a tomar esta decisão.
    Mais uma vez parabéns!
    Continuarei de olho nos seus posts.
    Até a próxima!!

  89. MENINO DE OURO VC EM !!!
    DECO TAMBÉM ESTOU NA LUTA ,GRAÇAS A DEUS HOJE NÓS TEMOS CURSINHOS PRÉ-VESTIBULARES, ENEM,FIES,MUITOS CAMINHOS PARA VIABILIZAR NOSSO SONHO,MAS O QUE AINDA ME DEIXA ASSUSTADA É QUE TODO MUNDO FALA SOBRE OS FAMOSOS LIVROS CAROS QUE OS ALUNOS PRECISAM COMPRAR ISSO E REALMENTE VERDADE OU É MITO ? OUVI DIZER QUE O ALUNO NÃO VAI DEIXAR DE FAZER FACULDADE SE NÃO COMPRAR LIVROS, E QUE OS LIVROS SERIA PARA ADQUIRIR INFORMAÇÕES MAIS RELACIONADAS A ESPECIALIDADE, NO CURSO ELES TIRAM XEROX E DISPONIBILIZAM MATERIAL NA BIBLIOTECA OU TEMOS QUE NOS VIRAR E BANCAR REALMENTE OS LIVROS ?

    • Olá!
      Muito origado!
      Bom, essas histórias de que somos obrigados a comprar livros não são reais. É possível passar pela faculdade de medicina sem comprar um livro sequer, desde que sua biblioteca seja boa! Fora que hoje em dia existem diversas versões online, então desde que tenha acesso a um computador, você tem acesso aos livros! 🙂

      • Olá, adorei seu blog, parabéns !
        Meu sonho é fazer medicina, mas eu trabalho e está difícil estudar, mas ler seu blog me deu motivação, as vezes eu fico assistindo aqueles seriados de médicos e fico encantada, espero um dia realizar meu sonho. Adoro ler suas histórias. Beijo !

  90. Oi, eu só muito nova .. tenho 15 anos, e vou fazer 16 anos, estou no 2° colegial da Etec Amim Jundi no interior de São Paulo, cidade Osvaldo Cruz.. E eu to com Medicina na cabeça desda da 8° série, mais eu nunca fui uma boa aluna na escola, no sentido de pegar livros pra estudar.. A preguiça sempre era maior, mais esse ano eu coloquei na cabeça que eu vou estudar muito, eu sei que já é pouco tarde pra falar isso, mais eu vou tentar.. Quero muito medicina, de verdade.. mais tenho medo de fazer o vestibular e não passar na federal, e eu quero muito passar em uma faculdade federal boa.. Não precisa ser na USP .. mais eu vou tentar passar lá, porque é um sonho passar lá! Vou tentar outras, tipo a UEM e outras.. Esse ano vou começar a cursa técnico em química la na minha escola.. E esse curso conta bastante em medicina ? ele é bom pra quem quer fazer medicina ? E eu adoro o seu blog, ta de parabéns .. me de dicas, de livros, de coisas pra eu poder ler.. pesquisar, enquanto sou nova e estou no ensino médio.. Por favor! beijos :*

    • Olá!
      Meu pai é da sua cidade haha
      Bom, o importante é não desistir!
      E ah, eu fiz técnico em eletrônica, e bom, não influencia em nada, eu acho hahaha
      Boa sorte! Beijos

  91. Olá, passei em medicina na UFJF (Juiz de Fora) e na UFRJ, nas duas entre os primeiros colocados, mas sempre quis fazer USP, principalmente desde que descobri que ela tem programa de intercâmbio com Duke e Harvard. Sei que o vestibular é bem concorrido, mas sei que no máximo em dois anos eu passaria se tentasse. O problema do fator tempo é que tenho 23 anos, então entraria com 25. O que você acha, eu deveria tentar? A USP é tão boa assim? Você acha que vale a pena gastar mais dois anos para conseguir a USP?
    Agradeço por qualquer ajuda, Deco!!

    • Oi Francisco! Eu tinha respondido seu comentário pelo meu celular há algum tempo atrás, mas pelo visto deu erro e só vi agora! DEsculpa!
      Bom, nunca é tarde para começar! Nunca mesmo!!
      E ah, sei lá hhaha sou suspeito para falar porque estudo lá e amo a minha faculdade, e portanto vou achá-la boa 🙂 mas essas duas são ótimas! Acho que já passou muito tempo e você já deve ter tomado a sua decisão, e independente de qual tenha sido: boa sorte 🙂
      Abraços

  92. pessoal me ajude quero faser medicina principalmente ortopeddia mas nao sei nm por onde começar a estudar para vestibulares . uma dicisao por motivos que aconteceram comigo com 24 anos duas cirurgias no ombro e me enerecei no mesmo nao paro de pençar como faser e o que estuda .
    me mande alguma coisa no email por favor me a judem quero muito conselhos
    meu email e andremikei@r7.com.br

  93. Primeiramente parabéns por informações tão esclarecedoras .
    Tenho 31 anos desde que me entendo por gente quero fazer medicina .Quero sua opinião sou casada tenho 2 filhos 9 e 6 anos , voçê já soube de alguma mãe e dona de casa que estivesse nesse curso , acha que eu conseguiria ?

  94. Oi deco , me chamo raquel, já faz uns 10anos q terminei o ensino médio, e desse tempo pra cá ñ fiz mais nada, to pensando em fazer cursinho no objetivo esse ano, vc acha que com 1ano de cursinho da pra passar na usp ?

    • Oi Raquel! Já tinha respondido seu comentário pelo celular há muito tempo, mas deu erro, pelo visto! Desculpa!
      Bom, com 1 ano, desde que você se esforce, dá sim! Mas não é garantia absoluta! O importante é ter força de vontade! 🙂
      Boa sorte!
      Abraços

  95. Fala DECO, Bem Cara Eu Passei minha vida toda dissendo que eu nunca iria ser um médico, pois eu sou muito nervoso, tipo eu me sinto mal quando vejo algumas cirurgias e fico bem mal, mais tipo cara eu queria saber se eu posso perde esse medo (nervosismo) no decorrer do curso? eu te fiz esse pergunta por que penso que vai que tu estuda com alguem que era igual a me. Valeu ai, e parabéns pelo belo trabalho no Blog.

    • Oi Lucas!
      Existem muitas pessoas que sentem isso também, mas com o tempo passa! Na hora H todo mundo consegue haha não se preocupe com isso! (:
      Obrigado! Abraços

  96. Olá,estava pesquisando umas coisas aki e achei o seu blog e adorei.
    Eu acabei de passar pelo sisu em ciências biológicas na UESPI,o problema é que eu queria medicina só que minhas notas foram horríveis e não deu…o curso é de licenciatura e eu queria saber que se mesmo eu me dedicar esse ano inteiro eu posso no fim do ano pedir uma transferência de curso?
    SE puder me responder obrigada desde já!
    Thainan

    • Olá! Não sei como funcionam as transferências, e cada universidade tem as suas regras! Pesquise junto ao Serviço de Graduação que eles podem te informar melhor!

    • Oi Thainan.
      Eu tinha respondido seu comentário há muito tempo pelo celular, mas pelo visto não foi. Desculpe!
      Bom, tem que ver como são as regras de transferência na sua universidade! Mas provavelmente você terá que prestar uma prova de transferência!
      Beijos

  97. Olá Deco! Tenho 29 anos e sou fonoaudióloga há 2 anos e meio, mas confesso que meu sonho mesmo sempre foi a medicina.
    Logo q conclui o ensino médio em 2001, fiz alguns cursos preparatórios para o vestibular desta, mas não obtive êxito e entrei em desespero por estar ficando mais velha…rsrs…resolvi então fazer o curso de fonoaudiogia e, para a minha surpresa, me apaixonei pela area. Só que neste ano, senti que deveria tomar uma decisão…me especializar e cair de cabeça na minha area de formação ou me dedicar inteiramente a retomada de estudos p o vestibular do tão sonhado e idealizado curso, resolvi lutar pelo o sonho de anos e já estou estudando. Acontece q estava tão pensativa e me perguntando: será q não mto é tarde para um curso tão demorado?? Será que por já ser casada, ao passar no vest, vou conseguir conciliar o sonho de ser mãe e me formar?? Nooooossa são tantos questionamentos…mas para a minha surpresa hj lendo suas postagens e suas respostas de encorajamento, SINTO QUE POSSO SIM E QUE DEVO NÃO DESISTIR!!! Obrigada!!! Deus fez eu encontrar o seu blog, o que encheu o meu coração de alegria e esperança para correr atrás do que verdadeiramente quero p a minha vida. O Senhor te continue te abençoando grandemente!!! 😉

    • Oi Deise!
      Muito obrigado!
      Fico muito contente que você tenha criado forças para lutar pelo seu sonho!
      Espero que tudo dê certo logo!
      Boa sorte para você! (:

  98. Deco, Eu sou muito boa em Biologia, Física, Química, Redação. Eu curso o 9º ano(ainda) , Fundamental II. Me esforço muito, aprecio muito a Medicina. Há muito tempo eu tenho vontade de fazer Medicina. Será que, como sou muito esforçada, e só tiro 10 nas matérias específicas, eu tenho chance de passar em um Vest?

  99. Ola, tenho 17 anos ,Ja conclui o ensino medio, tenho muita vontade de fazer medicina, posso dizer ate que é mais do que um sonho meu, mas fico espantada com a concorrencia no Brasil, o quao alto sao os valores das faculdades particulares ai!
    Bom irei iniciar o cursinho de pre-vest do Darwin, mas to com anceio de escolher medicina, ja que tenho um pouco de dificuldade em quimica e biologia, quero lhe pedir sua opiniao, voce acha que consigo aprender o suficiente nas duas materia e na favuldade nao me enrrolar?
    Esse é o meu medo.
    Grata.

  100. Ola, tenho 17 anos ,Ja conclui o ensino medio, tenho muita vontade de fazer medicina, posso dizer ate que é mais do que um sonho meu, mas fico espantada com a concorrencia no Brasil, o quao alto sao os valores das faculdades particulares ai!
    Bom irei iniciar o cursinho de pre-vest do Darwin, mas to com anceio de escolher medicina, ja que tenho um pouco de dificuldade em quimica e biologia, quero lhe pedir sua opiniao, voce acha que consigo aprender o suficiente nas duas materia e na favuldade nao me enrrolar?
    Esse é o meu medo.
    Grata. Boa noite.

  101. Ola Deco !
    Primeiramente passei para te dizer que o seu blog esta de parabens !
    Minha duvida e ,conclui o segundo grau a 10 anos atras e estou pensando em fazer medicina nao tenho preparacao nenhuma ainda e tenho 28 anos , voce acha que esta tarde, para este curso?
    Um abraco!

  102. olá Deco achei muito boas as sua explicações…
    Eu queria saber uma coisa, já reprovei 3 anos dois no fundamental e 1 no médio, mas meu sonho e cursar medicina aqui na ufs, será que eu consigo ? desde já agradeço.

  103. Olá! Seu blog é muito bacana, eu gostei muito!
    Sou Bacharel em Farmácia Generalista e tenho 25 anos. Apesar de amar a minha profissão, nunca esqueci do sonho e do desejo de fazer Medicina. Trabalho na minha área a 2 anos e não me sinto completa. Estou com planos de tentar novamente, trabalhar apenas um turno, fazer cursinho e me dedicar ao máximo para consegui ingressar na Universidade mais uma vez. Acredito que não é tarde, não é mesmo? Pelo o que você conhece sobre o curso, acha que eu eliminaria matérias ou a carga horária é muito superior em relação aos demais cursos?
    Obrigada.

    • Oi Lenina!
      Não é tarde não (: e certamente você eliminará matérias como Farmacologia haha e bioquímica, essas coisas! (Sorte a sua, porque são as piores do curso haha)
      Boa sorte ai na sua nova caminhada (:

  104. Seu blog é incrível Deco 😀 Esclareceu muita coisa, mas também nos fez temer bastante rs Parece ser bem puxado, mas enfim… Nada é insuperável quando há persistência. Tenho 15 anos, ano que vem concluo o Ensino Médio e encaro a tão temida e magnífica faculdade de medicina e mais uns 2 anos de especialização (pediatria). Se Deus quiser! Continue postando, tem sido ótimo saber sobre suas experiências, bj.

  105. Nossa adorei este blog ,cada vez sinto mais curiosidade sobre o mundo da medicina já que pretendo cursa-lá ,falta só mais dois anos e estarei no meio hehe tiive muitas duvidas exclarecidas muito obrigada amei o blog e agora vai se tornar rotina viim dar uma espiadinha kk ….

  106. OLÁ DECO!!! ADORO SUAS PUBLICAÇÕES E SONHO EM FAZER MEDICINA TAMBÉM. TENHO 22 ANOS E SOU POLICIAL MILITAR DO ESTADO DE MINAS GERAIS A UM ANO E MEIO E DEPENDO DO SALÁRIO PARA ME MANTER. QUERIA MUITO COMEÇAR A FAZER A FACULDADE DE MEDICINA ANO QUE VEM, TRABALHANDO A NOITE DE 19H ÀS 07( DIA SIM, DIA NÃO), PELO MENOS CONCILIANDO ASSIM NOS TRES PRIMEIROS ANOS, PARA PODER JUNTAR UM DINHEIRO, PARA DEPOIS PODER ME MANTER, MAS VÁRIAS PESSOAS QUE PERGUNTO SE É POSSIVEL ESSA CONCILIAÇÃO, DIZEM QUE É IMPOSSIVEL, POIS TEM AULAS A NOITE TAMBÉM. ENTÃO PRECISAVA QUE VC ME ESCLARECESSE E ME FALASSE SINCERAMENTE SE ACHA IMPOSSIVEL QUE EU CONCILIE MEU TRABALHO COM A FACULDADE. ABS E MUITO OBRIGADA ANTECIPADAMENTE. PATRICIA.

    • Oi Patricia!
      Bom, na maioria das faculdades não tem atividades noturnas obrigatórias nos 4 primeiros anos! Não acho que seja impossível!
      Espero que dê tudo certo ai!
      Boa sorte!!

  107. Oi Deco
    Estou no ultimo ano do ensino médio e to estudando para entrar na USP, mas fiquei sabendo que a pessoa que mora em São Paulo ela é mandada para outra universidade, em outro estado, isso é verdade ?

  108. Tenho assistido alguns vídeos falando sobre a profissão e a rotina desta,queria saber se é necessário ser expert em inglês assim que se inicia a faculdade,ou dá pra acompanhar a faculdade com cursinho intermediário?

    • Olá!
      É bom ter uma noção de inglês, mas não é obrigatório! Quem tem inglês tem mais vantagem em algumas coisas, como para ler textos em ingles, conseguir intercâmbios e tal! (:

  109. Parabéns pelo site, sou médico formado em Minas. Fiquei impressionado ao ler seu texto. Exatamente como ocorreu comigo. Com algumas variações creio que você elucidou bem o curso. Mas faltou dizer que a residencia você “rala” mil vezes mais do que na graduação. Abracão e parabéns pelo site…

    • Oi Bruno!
      Obrigado! A gente sofre tudo igual hahaha
      Bom, não sei dizer sobre a residência porque ainda me faltam alguns anos até lá! Mas não tenho dúvidas disso, já que residente leva muito mais toco que aluno hahaha
      Abraços

  110. ola boa noite deco vc entro pra faculdade de medicina com quantos anos? eu faço quimica so q minha familia nao apoia eu larga a faculdade pra fazer cursim e fka tentando medicina vc conhece muitos alunos de medicina q sao formados em outra coisa e que entraram na facul depois de 25 anos?

    • Oi Fernando!
      Entrei com 19, mas tem muita gente que veio de outros cursos! Muitas até mesmo se formaram e trabalharam durante um tempo! Então nunca é tarde!

  111. Olá Deco, eu possuo dezoito anos de existência e como você deve imaginar, sou fascinado pela Medicina. Nasci e resido em Goiânia – Goiás e pretendo muito cursar Medicina, mas confesso que estou perdido. Não por motivação pessoal, mas pelo fato de que minha família não há pessoas formadas, ninguém sabe o que eu preciso passar para ingressar efetivamente numa universidade Federal. E sendo assim, queria algumas dicas suas, como estudar ? Como me preparar, me ajude por favor. Sei que isso é relativo e quando se está cursando Medicina seus pensamentos mudam, mas admiro muito a Dermatologia. Pretendo ser Dermatólogo e o meu primeiro passar, entretanto, é o vestibular. Garanto que com algumas palavrinhas suas, serei um aprovado pela Universidade Federal do Estado de Goiás(UFG). Abraços e aguardo uma resposta sua.

    • Oi Eleázar!
      Bom, cada vestibular tem suas peculiaridades, e um bom cursinho ajuda muito nesse caminho! O importante é estudar muito haha mas tem que manter a mente sã!
      Espero que tudo dê certo!
      Boa sorte (:

  112. Olá, gostei muito da tua ideia de fazer um blog falando do seu dia-a-dia da faculdade de medicina. Meu sonho desde criança é o de fazer medicina, mais agora que está chegando a hora de fazer o vest do super nervosa e com muitas duvidas, se eu vou me dar bem nesta profissão se é realmente o que eu quero para a minha vida, acho que estas duvidas surgiram com ajuda de algumas pessoas que começa a falar muito na minha cabeça, eu não conseguiria, medico não tem vida própria, tem que gostar muito de estudar e outras do tipo que são muito comum, antes essas opiniões não me afetavam mais agora sim, não sei o por que mais estão me fazendo ficar com medo de me arrepender depois ou sei la perder tempo! Por favor me de uma luz um conselho, acho que nada melhor que uma pessoa que esta vivendo a vida que eu espero viver para me ajudar. ‘-‘

    • Olá!
      Bom, primeiramente você tem que pensar que quem vai estudar, cursar e ter essa profissão é você! Então os outros não precisam ficar falando, e muito menos do que não sabem!
      Em qualquer profissão existem as pessoas que não tem vida pessoal e as que tem, é tudo questão de escolha (:
      Vá em frente nos seus sonhos e não desista porque algumas pessoas falam demais!
      Beijos

  113. Bom dia! DECO tenho 26 para 27,resolvi estudar para fazer medicina esse ano.com base a minha idade vou me formar com 32 anos fora residencia que somar 2 no total de 34 anos..Não vou esta muito velho pra exercer minha profissão..

  114. Gostei muito do seu blog, acho muito linda a profissão, eu mesma tinha muita vontade de cursar medicina mas fiquei com medo de nao ter estomango pra ver sangue etc….. entao resolvi tentar Biomedicina hahaha mas aqui em Manaus não Biomedicina e instituição pública então prestei vestibular pra Biotecnologia e passei na Estadual ….. mas confesso que ainda penso em Medicina hehehe
    seu blog é 1000000

  115. Odorei seu Site, muito bom mesmo pra quem vai iniciar como eu, só q estou com um pouco de medo tenho muita vontade, mais medo de não dar conta na hora da pratica sangue, cortes essas coisas me encabulo com tudo, será se vou ter dificuldades com isso ou me acostumo rápido, me dê uma dica por favor, é só esse meu medo. abraço!

    • Olá!
      Ih, isso ai acostuma sim! Não é que não ficamos impressionados quando vemos algo desse tipo, mas na hora do vamo ver, as coisas funcionam 🙂

  116. Olá Deco!
    sempre sonhei em cursar medicina e especializar em pediatria! estou no 3 ano do ensino médio e estou me preparando para o vestibular! Se Deus quiser irei passar e entrar na faculdade federal do meu estado!

  117. Olá, sou aluna do curso de design de produto, e estou no meu ultimo ano. Como tema do meu TCC, escolhi a humanização da medicina…. sempre me interessei muito pela area, e comecei a pesquisar a evolução da medicina e seu caminhar histórico pra entender pq hj se fala tanto em humanizar! Me deparei um dia com a seguinte frase: a medicina tem que parar de assustar as pessoas! Como designer minha intenção era fazer com q os produtos da medicina, não sejam percebidos com medo, angustia, ou apreensão… queria q alguem que os usase tivesse prazer em usar aquilo, nãos e sentisse constrangido com seu problema etc. tenho que escolher um tipo de doença, ou problema e encontrar algum produto que estes usários precisam usar constantemente, e então trazer uma nova proposta! Como a humanização poderá contribuir para que os produtos da medicina deixem de assutar os usuários?

    • Olá Desiree!
      Achei sua proposta muito interessante, mas não sei se um dia chegaremos ao ponto de que a medicina não assustará tanto, já que na doença as pessoas ficam muito frágeis e inseguras. Talvez na pediatria isso ajude bastante, porque as crianças não tem total entendimento de saúde e doença, e um produto mais “bonito” ajuda a distrair a criança e deixá-la menos assustada!
      Enfim, existem diversas doenças, mas acho que na pediatria é mais fácil de você encontrar algo efetivo! 🙂

      • Realmente o tema é interessante mas ao mesmo tempo tras varias duvidas! Acho que ja tenho uma direção…a Pediatria! Muitíssmo Obrigada!

  118. sabe tenho 16 anos.. ja terminei o médio + n tenho identidade ainda e provalvelmente vou perder o enem desse ano.. mais nao vou desistir.. quero muito cursar medicina.. goso muito de cuidar das pessoas.. so tenho um medo.. de tipo.. n suporto ver osso quebrado tipo a pessoa com o braço ou perna torta com muita dor.. mais o resto axo q me dou bem.. tipo parto.. operação na cabeça axo fascinante kkk sera q essa minha repulsa por ossos quebrados irá me atrapalhar no curso??

    • Olá!
      Você não tem identidade ou CPF? Vá fazer o mais rápido possível hahaha
      Ah, acho que você acostuma; pode ser que no começo seja difícil, mas com o tempo vai passando! 🙂

  119. Olá Deco, tudo bem?
    Gostaria de saber qual é a diferença entre a MED em Pinheiros e em Ribeirão. Existe muita diferença entre as cidades, ou Ribeirão ainda é muito movimentado?
    Abraços

  120. Fala ai Deco Blz ?
    Sou do Rio, e tou fazendo vestibular para medicina,só que quero fazer numa particular !
    Só quero tirar uma duvida , tipo vestibular para fazer medicina na particular é tão dificil como a publica ou é mais tranquilo ? Abraços !

    • Oi, Ítalo!
      Bom, depende da faculdade. A Santa Casa de São Paulo, por exemplo, tem como vestibular a Fuvest! Mas em geral a concorrência é menor!
      Abraços

      • Entendi .. é o meu sonho .. uma duvida .. fazendo medicina será que vou ter algum tempo pra me destrair um pouco ? Tipo faço musculação esse é o meu hobby, e não gostaria de deixar de fazer musculação pq gosto cuidar do meu corpo.. será que vou ter tempo fazendo faculdade de Medicina e fazer musculação pelo menos 1 hora ? Pq não quero me descuidar, entende !

        • Ou seja mesmo dps de formado..será que teria esse tempo ? O meu sonho maior é ser um Cirurgião Plastico !

            • Um certo periodo tem um momento que tem que ficar o dia todo na faculdade .. se fala modo integral certo ? Mas isso é todos os dias ou seria alguns dias da semana ?

                  • Vestibular de medicina é menos concorrido ? Ou seja mais facil ? Pq falam que na particular eles não querem perder alunos .. Gostaria da sua dica !

                    • Em particular tem menos concorrência porque nem todos têm condição de pagar! E tem algumas pessoas que passam, mas mesmo assim não tem condições, e aí a lista de espera roda bastante!

                  • Desculpa, mas uso o facebook só para os amigos da vida real mesmo hahah mas me manda um e-mail que eu respondo tudo (andre.saijo@gmail.com)
                    Abraços

  121. E aí Deco,tudo jóia?
    Tenho 17 anos curso 3ºano ensino médio ( graças a Deus ), e pretendo fazer muito,mais muito mesmo medicina.Mais tenho primos que tentam medicina a 4 anos e não passam,e eles estudam mais que eu.Isso me da um desanimo que eu nunca fui ” o melhor da sala ” em termo de estudo.sempre fui do fundão,mais creio que vou passar mais ainda sinto aquela angustia de desistir por que é muito difícil.Eu já penso em faculdades particulares para ser mais fácil, e não ter concorrência.

    • Oi, João Victor!
      Bom, cada pessoa é uma pessoa, então tente não se comparar com os outros! (:
      E bom, acho que eu e quase todos os meus amigos não era os melhores da sala. O importante é se dedicar e ter perseverança, já que nada realmente válido pra nossa vida vem fácil!
      Abraços e boa sorte!

  122. cara achei muito bom seu post , me add no face queria tirar algumas duvidas , patrick abujamra , abrass 😉

    • Oi, Patrick!
      Obrigado! Desculpa, mas uso o facebook só para os amigos da vida real haha mas me manda um email que eu respondo tudo (andre.saijo@gmail.com)
      Abraços

  123. Olá tenho 17 anos e como todos que vieram aqui … sonho em cursar medicina. Já terminei o ensino médio e atualmente estou fazendo cursinho pré vestibular em uma das melhores escolas do Brasil, e com um dos maiores índices de aprovação nos cursos de medicina, direito e engenharias no geral, o Darwin-Es. Tenho estudado 12 horas por dia, estou dando prioridade para Química e Biologia obviamente, mas, tenho um medo muito grande de não passar no vestibular esse ano e ficar no pré-vest por muitos anos. Você poderia postar as matérias que todo pré vestibulando tem a “obrigação” de dominar para fazer um bom vestibular? Seu blog é ótimo, visitarei sempre. Obrigado

    • Oi Victor!
      Bom, essa preocupação é normal, mas você não deve deixá-la atrapalhar seu desempenho!
      Bom, pra falar a verdade eu já não sou a pessoa mais adequada a falar disso, já que não lembro nem mais Lei de Ohm e coisas do tipo hahaha mas acredito que seguir o material e treinar bastante redação ainda sejam os melhores métodos para conseguir passar no vestibular!

      Boa sorte e força 🙂
      Abraços

  124. Muito bom , as vezes penso em fazer medicina além do poder aquisitivo do médico a profissão abrangem desenvolturas para o salvamento de vidas. Eu quero , sonho e desejo ser esse profissional especializado na área da saúde além de tudo tenho 17 anos estou fazendo um curso técnico em segurança do trabalho na maioria das vezes não sobra muito tempo para eu estudar mas quando sobra eu sempre tento buscar novos conhecimentos gerais e redação só me sentirei realizado na vida depois que concluir essa perspectiva tão planeja sobre o desenvolvimento de ser médico!

  125. Oi gostei mt.
    Estou no segundo ano do ensino médio e penso em fazer medicina, mas nao gosto mt de estudar … mas quero ser medica mas tbm tenho medo de entrar e n ser aquilo que queria ser …. meu namorado vive falando q nao tenho perfil pra ser medica pra eu optar em ser outra coisa, porque sao 8 anos e sempre tem q se atualizar e estudar mt … e nao sei mais o q pensar !!!

    • Olá! Bom, acho que não existe essa coisa de perfil. Basta querer e ter em mente que é uma decisão muito importante que tem que ser tomada! Infelizmente a profissão médica ainda é vinculada com caridade e sacerdócio nos dias de hoje, então pessoas que acabam se desiludindo com a medicina e trabalham apenas para receber o salário no fim do mês (como tipo 90% da população mundial) são mal vistas e até chamadas de mercenários e bla bla bla hahahah então o importante é querer fazer medicina e ser médica! 🙂

  126. Nossa eu ainda estou no primeiro ano e já estou completamente apaixonado por medicina.Assim, aqui em Fortaleza tem boas faculdades só que eu sempre penso que eu posso e quero o melhor, por isso sempre pensei e fazer USP e Unicamp e antes eu fazia turma ITA desde o começo do ano ,mas meu professor de olimpiada disse que só quem passa nessa universidades é quem faz primeiro e segundo ano ITA …é verdade???aíi fiquei tipo sem palavras pra me defender na hora !!!Bom, só quiz deixar essa pergunta e esse comentário e nao podia finalizar sem agradeçer pelo blog, parabéns!!!

    • Oi Gabriel!
      Bom, eu não fiz nada disso hahaha depende muito de cada pessoa! Eu fiz cursinho depois do ensino médio. As vezes as pessoas não querem fazer, e por isso dedicam-se durante o ensino médio e tal, mas aí depende da opção pessoal! 🙂 O importante é ter foco, dedicação e perseverança!

  127. Olá Deco ,tenho 16 anos e coloquei na cabeça que quero fazer Medicina,logo depois,me especializar em Psiquiatria,não sou um aluno estudioso de jeito algum,apenas sou esforçado em algo que me atraia.
    Não estou acostumado com interesses talvez,um pouco populares. HASUHSUHAUS Acabei me interessando por Psiquiatria este ano.Obviamente estou perdido,não sei por onde começar,apenas vejo uma coisa no fim escrito ”Psiquiatra”. Admiro pessoas inteligentes,que saibam conversar sobre tudo,principalmente sobre seu próprio corpo,e agora vi o teu blog e na hora pensei : ”Era isso que eu estava procurando e ninguem me disse”.
    Eu estou escrevendo isso apenas pra você me dizer por onde mais ou menos começar,moro em Minas Gerais,bem no sul.
    E ah, quanto escola, eu repeti um ano,no 1° ano de ensino médio,agora estou no segundo,e vi que mesmo que você queira uma bolacha,vai ter que passar pelo biscoito primeiro pra conseguir tal.
    Espero a resposta.

    • Oi Rod! Bom, para começar tem que passar no vestibular haha então para tanto tem que se preparar! Ver quais faculdade vocês quer fazer, resolver os vestibulares passados, procurar um cursinho caso não se sinta confiante só com o ensino médio são algumas coisas que você pode fazer! Tem que ter bastante foco e determinação!
      Boa sorte e força!!

  128. Olá,
    Gostaria de dividir minha experiência com vocês e, quem sabe, ajudar e motivar alguém a lutar pelo sonho de ser médico.
    Meu nome é Walfran, tenho 37 anos e acabei de entrar no curso e medicina da UFOP, em MG. Me formei em química na UFMG em 2004 e só agora vi a oportunidade de entrar para o curso de medicina, que sempre foi meu sonho. Dou aula à noite e faço o curso de dia e digo a todos: NÃO LIGUEM PARA IDADE OU PRECONCEITOS ! Nunca é tarde para sonhar…estou com quase 40 anos e sou calouro de medicina. Nem ligo, me sinto um adolescente, estou feliz e é o que importa.
    Lutem por aquilo que querem, nunca é tarde para realizar um sonho!
    Um grande beijo no coração de todos.
    Sejam felizes e lutem sempre!!

    • Walfran, parabéns!! 🙂
      Fiquei muito contente por você! Realmente a idade não faz diferença quando se trata de realizar sonhos!
      Espero que você se realize na faculdade de medicina!
      Boa sorte!!
      Abraços

    • Muita gratidão pelo seu depoimento Walfran. Tenho 38 anos e estou começando a estudar para os próximos vestibulares. Suas palavras e do Deco só me fazem acreditar mais que estou no caminho certo. Nunca é tarde para se fazer o que ama.

  129. Deco, tipo eu quero cursar medicina, mais não sou muito bom em química e em física devido aos professores chulos que estão ensinando, sério mesmo.
    Você acha que se eu estudar consigo passar no ENEM? Faço segundo ano ainda, mais já vou começar esse ano a me preparar. Quais matérias precisamos ser craques quando entrarmos na faculdade, ou são assuntos totalmentes diferentes e eles ensinam as coisas novas?

    • Oi Erickson! São coisas totalmente novas, então realmente não vale a pena se preocupar com elas! O importante é passar primeiro! Então tente se preparar mais nas matérias que sente mais dificuldade!

  130. Ola Deco,me chamo ingryd,bom primeiramente quero lhe parabeniza-lo pela sua instrução sobre o curso de medicina,dará uma grande visão a muitos que nao tem um conhecimento sobre o curso.
    Estes relatos do seu blog me chamaram a atenção,pois quero e esta nos meus planos ser futuramente Médica,tenho 18 anos e já conclui o ensino médio,estou fazendo alguns cursos Tecnicos em:administração e ECG( Eletrocardiograma com estagio no hosp.cachoeirinha p curso),e Atualmente estagio na Volkswagem.
    Bom,vamos ao que realmente interessa…rs,visto que voce esta fazendo medicina,quero saber a respeito do curso,do vestibular,os meios de entrar em uma universidade Federal ou ate mesmo na Usp,acha dificil??quero saber sua opinião a respeito.Serei muito grata ao informar-me !
    Irei prestar o Enem,Unifesp, Usp e talvez fuvest,proximo ano no final de 2014(é possivel prestar todos os vestibulares?),pois quero me preparar bastante,farei um cursinho preparatório extensivo de 1 ano na Usp, e outro cursinho pré vestibular extensivo de 1 ano na Poli ou na Aliança.Porém tenho muitas dúvidas,pois nunca me passou pela cabeça em fazer medicina,é algo fora do enesperado.
    Todas as profissões em que pensei em fazer,nunca foi algo por amor e sim por ter somente uma profissão q iria garantir meu futuro,sempre pensei desta forma.E depois de ter começado este curso voltado para a area da saude(ECG),tive uma anaise de que realmente Medicina é oque eu quero para mim e ninguem tira da minha cabeça Medicina,o fato de poder ajudar,salvar vidas e cuidar de um paciente,nao tem comparação,com nenhuma outra profissão.
    Quero fazer por amor e nao por dinheiro,quero me dedicar a cuidar e ajudar pessoas,.E por isso preciso das suas instruções…rs!
    Tenho muitas dúvidas mas vamos começar pelas simples…rs.
    Atenciosamente
    Ingryd! (se poder responder por email,agradeço, Deco)

  131. Deco, até que ponto dá para fazer medicina na pinheiros e trabalhar ao mesmo tempo? Daria para dar aulas particulares nos intervalos entre as aulas? Parabéns pelo site, estou perguntando por que você tem se mostrado muito simpático respondendo a quase todos! Valeu!

    • Oi Marcio! Bom, só temos um intervalo entre as aulas, que é o almoço (12h-14h). Temos duas aulas por dia de 4h, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Então daria para dar aula durante a noite, já que não tem atividades obrigatórias na faculdade!
      Abraços (:

  132. Olá, parabéns pelo site, sou Prof. E pretendo fazer o vestibular de medicina, pele sua experiência da para estudar medicina de dia, e dar aulas à noite?

  133. Oi Deco, me tira uma dúvida, sou prof. de biologia e trabalho na área , mas vou fazer o vestibular para medicina ano que vem, pela tua experiencia, dá para estudar durante o dia e dar aula á noite, pelo menos nos primeiros anos do curso?

    • Oi Fernanda!! Desculpa a demora em responder seus comentários, tô respondendo tudo hoje haha
      Bom, conheço algumas pessoas que davam aulas em cursinhos e particulares também! Então acho que é possível sim! O horário das aulas é das 8h até as 18h, então depois das 18h não temos mais nada obrigatório na faculdade!

  134. Ola Deco,primeiramente quero lhe parabeniza-lo,pelas suas informações em todos os aspectos do Curso de Medicina.Bom,meu nome é ingryd e tenho 18 anos!
    Atualmente estudo Administração estou indo para o 2° Semestre do curso e estagio na Volkswagen.E alguns meses,entrei para um curso voltado para a Saúde ECG(eletrocardiograma)já com estágio no Hosp. Geral do Cachoeirinha para o curso.
    Antes mesmo de escolher esse curso ECG,já era apaixonada pela Medicina,sempre brincava de examinar minhas bonecas,irmãos etc.E depois de entrar para esse curso,veio com uma intensidade maior de ser uma Medica,tenho a certeza de que é isso q quero para minha vida,mas tenho algumas duvidas mas nao sobre o curso de Medicina em si e sim de como conseguir entrar para algumas universidades como USP,UNIFESP dentre outros.
    Gostarei muito de saber a respeito do curso,oque se estuda no ciclo basico(detalhes),clinico e internato,tenho facilidade em decorar nomes difíceis.Sei que estou sendo ansiosa demais até,mas tenho Livros Atlas de Anatomias,e o qual estou lendo e já consegui decorar é o de Anatomia Humana.
    Bom este ano nao pretendo fazer Enem,pois quero fazer 2 cursinhos pré vestibulares,andei vendo na FEA USP,e provavelmente farei um lá extensivo de 1 ano e farei outro particular extensivo de 1 ano também e estudarei a parte Prestarei em 2014.
    O ruim é que meus pais não me apoiam em nenhum sentido,acha tão difícil assim?
    Atenciosamente,
    Ingryd!!!!

      • Bom obrigado pela força,é que realmente gosto de estudar esta área,possivelmente todos os livros de Medicina.Tem razão ao dizer,que devo focar mais nos vestibulares,mas como havia lhe dito,farei 2 cursinhos pré vestibular extensivos de 1 ano,e certamente prestarei somente em 2014.
        Tenho outra duvida Deco,quero tentar se possivel todos os vestibulares para as Instituições de Medicina (Publica ou Federal),quais vestibulares devo prestar,sem contar no Enem?
        É possivel prestar todos os vestibulares??

    • Nossssssssa Deco,analisei o link que voce me enivou.Meu Deus do ceu,quantas materias!!!!
      Em qual Módulo do curso esta?e oque esta achando sobre oque estudou e esta estudando atualmente???

  135. Estou a muito tempo afastado dos estudos mas planejo tentar medicina na UEM lá por 2015.

    Você pode me indicar livros de português, biologia, química e física para um estudo autodidata?

    Um grande abraço e muito obrigado

  136. Olá, tenho 15 anos e tenho o sonho de ser médica e de fazer faculdade na USP, só que moro na Bahia, gostaria de saber como faço para ingressar na faculdade e o melhor bairro para se morar pra quem está vindo de fora do estado, já que vou morar sozinha ai. Muito obrigada!

    • Oi Alexandra! Bom, para ingressar na faculdade você tem que prestar o vestibular. O da USP é a FUVEST. Acho que o melhor bairro em SP depende de quanto dinheiro disponível se tem. Mas o melhor é morar perto da faculdade, ou pelo menos perto de algum metrô!

  137. ola deco gostei do seu blog e tenho um duvida,
    sobre a faculdade, eu gosto bastante de endocrinologia e nutrologia
    e tava em duvida em fazer medicina ou nutrição pelo grau de dificuldade,
    mais o meu sonho mesmo é fazer endocrinologia sempre gostei.
    parabéns por você, que você possa ser um ótimo médico. abraço!

  138. OIIII deco gostei muito do seu blog bem interessante tenho 13 anos pretendo ser medica tam bém e o meu sonho deis de pequena estava aqui olhando os comentarios tam bém parabens pelo seu blog quantos anos vc esta agora esta muito velho? espero resposta haha

    Beijos fica com Deus ;D

  139. Tenho 23 anos e vou tirar os próximos apenas pra tentar medicina na USP. Penso em entrar lá com 26 anos e fazer minha residencia no Japão.
    Analisando as qualificações exigidas para tal, é necessário um currículo com participações em pesquisas, a duvida é; durante a formação de 6 anos todos os estudantes tem a liberdade de escolher alguma área especifica ou são convocados/selecionados baseado no desempenho? Essa idade apesar de não ser um empecilho para exercer a profissão pode ser um impedimento nos estágios em pesquisas?

    Desculpa a ignorância mas realmente não entendo nada de como isso funciona!

    Obrigado desde já

    • Olá!
      Bom, desde já te alerto que as exigências de outros países são bem mais rígidas que as nossas aqui do Brasil. Por aqui prevalece um prova teórica e prática como base para medir o mérito para a residência, enquanto em outros países isso é apenas uma parte do processo de seleção. Então uma pesquisa aqui no Brasil teria que ser muito bem-feita! E isso não é impossível de conseguir na faculdade! Temos total liberdade, em qualquer fase do curso, de procurar uma pesquisa que nos interesse e trabalhar nisso! E a idade é o de menos, realmente! O importante é a proatividade nesse caso.
      Abraços

  140. ACHEI MUITO INTERESSANTE ESTE BLOG AINDA MAIS PARA MIM,QUE TENHO O SONHO EM SER UM MÉDICO.
    A MINHA PERGUNTA É: A PARTIR DE QUANDO COMEÇAMOS A TRABALHAR REALMENTE,QUERO DIZER REMUNERADO?POIS OUVI QUE VOCES FAZEM ESTAGIO MAS PELA FACUDADE,ENTÃO SÓ TRABALHA QUANDO TERMINA O CURSO?
    OBRIGADO

    • Olá! Obrigado!
      Bom, oficialmente só se começa a trabalhar depois que termina a faculdade! O estágio durante o curso é não remunerado (e obrigatório, mais conhecido como Internato).
      Mas dá para fazer uns bicos hahaha tem gente que dá aula em cursinho, outros fazem monitoria para ganhar bolsa, assim como pesquisa! Mas o salário não é alto, e não tem ticket alimentação e convênio hahaha
      Abraços

      • E UMA OUTRA PERGUNTA…..EU VENHO ESTUDANDO MUITO TODO O ENSINO MÉDIO POIS SEMPRE SOUBE QUE QUERIA SER MÉDICO,PORÉM SE EU PASSAR EM ALGUM VESTIBULAR EU INICIAREI A FACULDADE NO ANO
        DO TIRO DE GUERRA….TENHO MEDO DE SER SELECIONADO E SE EU FOR COMO FICARÁ A FACUDADE??VOCE SABERIA RESPONDER?

  141. Oi tenho 16 anos , e termino o ensino médio esse ano , ha uns dois anos que venho me interessando pela àrea de medicina, na verdade por causa de uns motivos pessoais queria me especializar na área de dermatologia, sou uma garota esforçada mas isso não impede comentários como: “você não vai conseguir, tem que ser muito inteligente!!”, então por que não perguntar pra alguém com experiência não é? será que preciso mesmo ser NERD ou força de vontade e eu chego la?

    • Olá. Não escute essas pessoas, cada um sabe o que é capaz de fazer! O importante é querer 🙂 Tem que ter muita força de vontade e força!

  142. Boa noite Deco, seu blog e 1000, tenho 26 anos e pela 1ª vez aqui em minha cidade vai haver no ano que vem o vestibular de medicina, gostaria de saber se a minha idade não esta avançada para entrar no curso de medicina, se um ano mais ou menos e suficiente para mim preparar para ENEM e Vestibular UFPE, e se terei algum tipo de preconceito depois de formado.

    • Olá! Não, nunca é tarde! O importante é fazer o que quer e gosta! 🙂
      Não existe preconceito de idade, nem durante, nem depois da faculdade!

  143. Muito bom este blog. Mais as vezes eu fico pensando se vou aguentar isso tudo, e fora que eu não sou muito bom em matématica e se eu fazer 6 anos de medicia e depois não conseguir emprego. E também sou adventista do setimo dia não fasso aulas dia de sabádo, é muito dificil mais até lá eu espero que eu dessida.

    • Olá. Bom, emprego é o que não vai faltar com toda essa criação de vagas do governo. E também se você entrar na faculdade a partir de 2015 terá dois anos, após os 6, trabalhando no SUS e ganhando bolsa. (Mas ai a questão de trabalhar de sábado eu não sei como fica)
      Não desista se for o que você realmente quiser!

  144. Cara esse blog é sensacional!!!!!
    A meses eu venho tentando descobrir se eu realmente gostava de medicina , agora tenho certeza do que quero, você conseguiu tirar absolutamente todas as minhas duvidas. valeu mesmo!!!!

  145. ae eu não sei se voce já respondeu alguma pergunta assim,me desculpe se eu repito mas quantos anos voce demorou para ingresar no curso após o término do ensino médio?voce fez algum cursinho….obrigado

  146. Oi, os primeiros anos do curso são mais puxados ou menos? Tem como trabalhar e estudar ao mesmo tempo? Tenho um emprego a noite e não gostaria de largar, puxado seria mas seria possivel tbm? Que hora começa as aulas normalmente?

    • Seria possível sim, mas não seria fácil. Dá pra estudar de véspera pras provas, mas o pior é o cansaço mesmo. As aulas começam às 8h e terminam às 18h.

  147. Olá Deco…daqui um tempo vou começar medicina aqui em Santa Catarina, e lendo as histórias do seu blog me motivou muito!!!Obrigada.

  148. Olá Deco, tudo bem ? Estava revirando aqui pela internet e encontrei teu blog! Gostei demais cara! Sou estudante do terceiro ano de Medicina em Cochabamba – BO! Vou acompanhar suas postagens!

  149. Olá, estou no meu primeiro ano de cursinho e desde de pequena sonhei em fazer medicina e ser médica, mas no meu 1º ano do ensino médio comecei a me interessa por fisioterapia e decidi que ia fazer por ser menos concorrido do que medicina. Só que agora, especificamente este ano, fiquei em dúvida se é realmente fisioterapia que quero ou se sou quero fazer por fraqueza, por não ter coragem de passar anos em cursinhos antes de passar. Meu pais me apoiam, na verdade pra eles tanto faz, mais a maioria das pessoas que me cercam duvidam de mim e me influenciam a fazer fisio pois dizem que não vou conseguir passar em medicina por que estudei minha vida toda em escola públicas, do interior do meus estado (pernambuco) em situações quase que precárias, e estou sentindo muita dificuldade em acompanhar as matérias do cursinho aqui da capital. Chego até a pensar que essas pessoas tem razão, e fico sem saber o que fazer, o que seguir. E hoje vivo nessa dúvida cruel.

    • Oi Beatriz!
      Bom, a Medicina e a Fisioterapia têm campos de atuação muito diferentes. Acho que conhecer um pouco mais sobre isso já vai te ajudar bastante sobre a sua decisão. Acho que independente de ser difícil ou não, você deve escolher o que acha que é melhor para você e o que você se vê fazendo pro resto da vida de maneira plena e feliz!
      Não dê ouvidos a essas pessoas! O que não falta é gente duvidando de nossa capacidade para tudo, e acho que isso deve ser só fator para te impulsionar mais e mostrar para todos que você é capaz de ser o que quer ser!
      Aproveite bastante o cursinho para nivelar o seu conhecimento com o dos outros! Tenha força e foco que você consegue sim! Hoje em dia existem muitas políticas afirmativas que fornecem bônus e incentivos a pessoas que estudaram em escola pública. Procure mais sobre isso 🙂
      Boa sorte e força por ai!

  150. Oi Deco! Super legal o seu blog! Estou no ensino médio e já estou me preparando para fuvest. Tenho pensado em fazer medicina, sempre gostei de anatomia e sempre tive curiosidade em descobrir os mistérios do corpo humano. Sei que no vestibular o curso é difícil e concorrido. Poderia me dar algumas dicas de estudo? Sou uma pessoa que ama estar com a familia e também sou muito emocional, rs.. Vcs médicos, têm tempo com a família e amigos? Me falaram que vcs se tornam pessoas frias e durante o curso veem corpos, essas coisas.. é verdade? sou meio medrosa..kk..Obrigadaa!

    • Oi Gabriela!
      Bom, já não sou a pessoa mais indicada para dar dicas para vestibular 😦 as coisas mudaram muito, e tambem já faz tanto tempo que passei por essa fase que acho que não tenho mais dicas boas para isso.
      Não sou médico ainda, mas acredito que essa questão de tempo depende do seu interesse. Quem quer ter tempo para família e etc., vai moldar sua carreira de acordo com isso. Mas quem não se importa muito com isso, pode ficar trabalhado o tempo todo e tal. E essa coisa de tornar-se frio e tal é um pouco relativo. Ninguém deixa de se sensibilizar com algumas coisas, mas depois de um tempo a gente passa a encarar algumas situações com mais calma.

    • Olá.
      Depende. Caso voce não queira ser um especialista (ex: cardiologista, cirurgião, anestesiologista, etc.), não é necessário. Mas nos dias de hoje é praticamente obrigatório fazer Residência Médica. E ainda mais agora, que o governo está pensando em fazer a Residência ser obrigatória.

  151. Olá deco! tenho 25 anos e me casei aos 19 anos, deixando um pouco de lado os meus estudos, porém retomei há uns 2 anos tentando passar para medicina, meu esposo de certa forma me apoia, porém ele colocou na cabeça que é hora de termos um filho, já lhe expliquei sobre o meu sonho, mas ele está decidido, quer um filho e pronto. como já temos cinco anos de casamento não tenho como ficar adiando isto, infelizmente se eu não conseguir passar esse ano no vestibular vou precisar disistir do meu sonho, estou pensando em fazer uma faculdade de odontologia pelo menos me dedicando a ela, meu esposo vai perceber que não é momento certo de termos um e eu ganho mais tempo para estudar pro enem nos próximos anos, sei que estou errada agindo dessa maneira más foi a única solução que encontrei. como dona de casa sempre tem serviços para fazer e também ainda faço carimbos, tipo aqueles que vc vai usar com CRM, para ajudar nas despesas de casa, tudo isso consome muito meu tempo e acabo deixando meus estudos um pouco de lado. Quem sabe com mas dedicação eu passe esse ano, apesar de saber que faltam apenas 3 meses para o enem e eu tenho certeza de que não estou preparada. obrigada por me dar um pouco de sua preciosa atenção precisava dividir minha angústia com alguém.

    • Oi Pamella!
      Bom, espero que dê tudo certo por aí! Cada um sabe o quanto é importante realizar os próprios sonhos.
      Independente de sua escolha, espero que você consiga se realizar!

    • Oi Pamella! Entendo sua aflição, também sou casada, meu esposo também quer um filho porém não vou abrir mão do meu maior sonho, posso ter o bebê depois que passar, meu marido é médico e muitas amigas dele tiveram filhos quando estavam cursando medicina, com certeza fica mais difícil! Como você é jovem pode pensar melhor a respeito, você tem até os 40 anos para engravidar (com segurança), se quiser pode cuidar do bebê e depois prestar o vestibular. Eu já estou com 34 anos e quero engravidar só depois que passar em medicina, porque só tenho 6 anos para tentar. Espero que tenha ajudado, boa sorte!

      • Obrigada Márcia também, pela sua atenção. Já repensei minhas atitudes, e decidi continuar tentando meu sonho, meu esposo compreendeu minhas razões e voltou a me apoiar. Obrigada mesmo. com carinho: pam.

    • Pamella perdoe-me a intromissão porém tenho de lhe dizer faça exatamente o que você deseja,o que te fará feliz; somente você sabe, para que no futuro fique feliz pela decisão tomada. tenho 32 anos sou casada desde os 19 tive 2 filhos que amo e não me arrependo, porém meu sonho de infância de cursar medicina cutuca meu cérebro todos os dias, hoje estou cursando biologia como escada para quem sabe daqui uns 10 anos arrumar tempo para um curso em período integral como o de medicina).estou no primeiro semestre aos trancos e barrancos pois é difícil ter tempo sinto que posso conseguir mas esta bem, bem sacrificante. Bom era isso que sua decisão seja a melhor para você.

      • boa noite deco!! adorei esse seu site.. bom quero muito faze medicina no ano que vem vou fazer o fies… gostaria de saber se tem como eu continuar trabalhando e cursando ao mesmo tempo obrigado!!

        • Oi Miriam!
          O curso de medicina é integral, mas é possível trabalhar depois do horário de aulas. Apesar de ser cansativo, acho que é possível, dependendo do emprego!

      • Imagina irene não é intromissão nenhuma, até te agradeço pelo seu comentário. Também penso como será minha vida se eu desistir do meu sonho, talvez eu nunca me realisarei profionalmente, mas decidi não desistir viu? espero que vc faça o mesmo. bjs.

      • Imagina irene não é intromissão nenhuma, até te agradeço pelo seu comentário. Também penso como será minha vida se eu desistir do meu sonho, talvez eu nunca me realisarei profionalmente, mas decidi não desistir viu? espero que vc faça o mesmo. bjs. Desculpa, eu acabei postando meu comentario sem querer na resposta de miriam serra logo aí em baixo!!!

    • Oi Pamella,
      Eu tenho 32 anos, sou casado, formado e trabalho há um bom tempo, já tenho uma posição relativamente boa e um bom salário. Porém, não estando satisfeito com minha vida profissional, resgatei uma primeira escolha que fiz, lá atrás com 18 anos, de fazer medicina. Naquele tempo eu não consegui entrar, então, por uma pressa inexplicável que a gente tem quando é mto jovem, desisti de tentar de novo, e fui pra área em que estou hoje. Assim, no ano passado resolvi estudar pro vestibular (junto com o trabalho) e prestei somente as faculdades públicas e em São Paulo, devido às mensalidades das particulares. Não entrei em nenhuma, mas tive um resultado surpreendentemente positivo, o que me deu gás para tentar novamente esse ano. Confesso que pretendo abrir o leque para as particulares, e depois correr atrás de um financiamento, se for o caso, mas o minha maior preocupação é em relação ao curso, e o quanto ele demanda da gente. Tenha consciência de que seu casamento terá de ser forte para sustentar sua opção, e quando vc tiver filhos, terá de se dedicar a eles, não a mais nada. Enfim, também temos que saber que as escolhas que fizemos lá atrás têm consequencias no presente, e às vezes não temos como desfazer o que está feito. Pense com a cabeça na sua felicidade, e os pés no chão, e tome sua decisão. Boa sorte!

      • Obrigada pelo conselho Rodrigo e espero que vc tenha muita sorte e consiga seus objetivos,pois vou continuar tentando o meu, não vou desistir. Obrigada pam.

  152. Eu estou querendo fazer medicina, sei que é um curso muito puxado mas msm assim não desisto e eu queria saber se quando voce termina o curso de medicina, se voce ja pode exercer a profissão de medico ou se precisa fazer alguma prova pra ter registro em algum orgão. Muito bom seu blog, valeu e sucesso.

    • Olá Victor! Não, logo após a formatura você já entra com o processo no CRM do seu estado para conseguir a licença para exercer a medicina.

  153. Olá deco,
    Comecei a ler teu blog faz pouco tempo,mas ele já começou a me dar mais motivação. To no meu 5 ano tentando e tava super saturado, não conseguia mais estudar, ainda mais depois que ficou faltando 1 pessoa para me chamarem na faculdade que eu mais sonho em cursar… Obrigado.

  154. Olá Deco. Achei seu blog sem querer na internet e fiquei impressionada. Já sabia que o povo da FMUSP tem tempo pra tudo, mas bloga sobre o curso é novidade pra mim haha. Minha maior dúvida é: tem gente a cima ou próximo dos 30 que entram no primeiro ano? Tenho medo de entrar velha na faculdade. E ah, sua faculdade é a mais linda de SP e espero ano que vem entrar lá e te dizer “hey, eu adoro seu blog”. Parabéns e sucesso!

  155. Oi Deco, me chamo Natália e tenho 28 anos, vou concluir minha graduação em Nutrição no 2º semestre de 2014, mas gostaria mesmo de fazer medicina, acha que ainda dá tempo???? Abraço.

  156. Oi,tudo bem?
    olha eu estou no 2º ano do ensino médio e queria muito cursar a faculdade de medicina,mas tenho um pouco de medo pois não consigo ver cortes grandes e a parte de anatomia me assusta um pouco e nunca sei direito como é então queria lhe pedir para que me explicasse um pouco como é agente mexe mesmo com cadáveres,abri eles e costura ? a partir de qual ano da medicina começamos a fazer anatomia? você acha q com o tempo eu me acostumo e não sentirei nojo gastura essa coisas? Agradeço desde já ! Seu blog é maravilhoso e creio q está ajudando varias pessoas. Beijoo’

    • Oi Talita. Dissecação é opcional durante o curso de anatomia, pelo menos aqui na minha faculdade. Já temos anatomia logo no primeiro semestre, e em geral dura até o final do segundo ano. E se acostuma sim! O ambiente não é tão intimidador, e junto dos amigos fica mais fácil 🙂

  157. Oi Deco! Tudo Bem com você? Meu, eu sei que eu não te conheço, mas vim aqui buscar sua ajuda… Eu me apaixonei por seu blog e sinto que ele é essencial para minhas duvidas e anseios! Percebi que você é uma pessoa mesmo bacana e que se importa com os outros, por isso decidi falar com você. Eu tenho dúvidas mais especificas e particulares sobre a Medicina e a USP e gostaria tanto de conta-las para você! Tem alguma maneira que eu possa conversar com você? Por email ou algum outro lugar? Ia me ajudar muito!
    Meu, de qualquer forma te agradeço desde já, porque foi depois de encontrar seu blog que eu decidi de vez que queria medicina 🙂
    Um grande abraço

  158. Primeiramente parabéns pelo blog! Muito importante essas informações pra quem está pensando em o que cursar e etc… Eu tenho uma pergunta, tenho vontade de ser médico, inclusive meu pai é cirugião e até já perguntei pra ele, mas por ele ser meu pai fico pensando que ele pode estar querendo me confortar haha Minha pergunta é a seguinte acho que normalmente ninguém tem facilidade pra ver gente acidentada, ensanguentada cadáveres e enfim coisas dessa natureza, última vez que vi um acidente muito feio senti uma tontura assim e isso me fez pensar durante o curso a gente vai se acostumando á isso, lidando com mais tranquilidade com essas situações ou pelo fato de eu não ter toda essa tranquilidade pra ver algo assim já não posso optar pela medicina? Tenho 18 anos, morei fora por um ano e estou de volta ao Brasil. Grato desde já.

    • Oi João Pedro!
      Bom, isso é uma questão complicada. Durante o curso nós somos expostos a situações como essas que vocês citou, mas isso não quer dizer que teremos que conviver com isso durante o resto da vida. Dependendo da especialidade que você escolher, você mal verá sangue! E na hora H, com toda a adrenalina e suporte de pessoas mais experientes e amigos, fica mais fácil! É muito difícil manter-se indiferente a essas situações, mas quando é o seu momento de agir, dificilmente você não conseguirá fazer algo 🙂

  159. Cara, gostei do seu blog, e super e dercreves nele mesmo muito bem e de maneira super detalhada como sao os seis anos do estudante de medicina. Entrei agora no primeiro ano do curso de medicina e, sou caloiro e estudo na Медицинская Академия ( Academia de Medicina ) Na cidade de Днепропетровск Ucrania. Estava mesmo procurando de um blog que falava da vida de estudante de medicina e encontrei o seu. Valeu cara, to ate mais empolgado.

    • Oi Gerson!
      Muito obrigado! Que legal, como você foi parar aí na Ucrânia? Hahaha
      Se tiver tempo, escreva um pouco também contando como é sua rotina por ai 🙂
      Boa sorte nesse começo de curso e aproveite bastante, porque passa bem rápido!
      Abraços

      • Déco, desculpe por só agora estar a responder, mas como dizem ” mais vale tarde do que nunca “. Vim estudar aqui na Ucrânia através de alguns amigos que estudaram aqui e contaram-me sobre a qualidade do ensino da Academia de medicina e fiquei encantado, trratei um montão de documentos, fiz as malas cá estou. Devo dizer que fiz um ano completo estudando essa língua super estranha, e divertida e também tive de estudar Biologia, Matemática, Física, Quimica, Anatomia, Citologia e palestras chatas de biologia e física tudo em russo. No ano passado a prioridade máxima foi aprender a língua. Encontrei o seu blog em um momento muito crítico da minha vida, me lembro que foi no inverno, estava hospitalizado com uma gripe e tava pensando em largar tudo e ir pra casa mas encontrei o seu blogue e me inspirou muito.

        • Vish, imagino como deve ser ficar doente, e ainda mais no inverno! A gente aqui no Brasil não tem noção como é o inverno em um país temperado, e ano passado passei por um e foi bem difícil, apesar das coisas boas do frio!
          Bom, espero que dê tudo certo por aí e você se realize um bom médico 🙂
          Abraços

  160. parabéns pelo blog, penso em fazer medicina, mas tenho medo de não me acostumar na parte de anatomia, pois tenho um certo receio, irei prestar vestibular na uem(univ. est. da maringá, onde moro) e na uel, na uem é mais complicado de passar 370 é a concorrencia e na uel é dificil tbm, caso não consiga vou para particular, pois não quero ficar “parado” vou fazer na UNINGÁ, ou na UNICESUMAR, já que aqui em maringá-pr tem 3 cursos de medicina, o que vc acha? preciso de conselhos.
    Atenciosamente,
    Denis

    • Oi Denis!
      Acostuma sim, não tenha medo! 🙂
      Bom, antes de mais nada é melhor você pesquisar sobre a qualidade dessas universidades. Existem universidades particulares e públicas que são boas e ruins, e acho que antes de qualquer coisa devemos optar pelas que nos darão mais recursos para a nossa formação!
      Algumas dessas universidades devem participar do ENADE, ou então de outras avaliações que você pode encontrar na internet!
      Boa sorte!

  161. Muito obrigado! Então posso ir em frente! haha Como você disse realmente é difícil se manter indiferente, mas é o que tem que ser feito! muito obrigado mesmo. Um abraço

  162. Olá Deco! Tive o prazer de encontrar seu blog e ver o quanto disponibiliza seu pouco tempo em esclarecer e apoiar pessoas! Realmente esta na profissão certa!
    Tenho 46 anos, sou mestre em Biologia, mas meu grande sonho sempre foi medicina. Disse que tem alguns alunos maduros acima dos 30, mas gostaria de saber realmente sua opinião. Existem também quarentões?
    Um grande abraço.

  163. Olá Deco , gostaria de saber quanto tempo você estudou se preparando para a fuvest e quantos pontos você conseguiu em cada fase ?

    • Olá Thayná!
      Bom, no meu tempo a fuvest era diferente, então os pontos não equivalem mais :/
      Estudei durante o cursinho mesmo, frequentando as aulas de manhã e estudava a tarde até o começo da noite!

  164. Sou estudante de Engenharia aqui da Ufmg, mas me vejo em um dilema que está me atordoando, estou considerando muito largar a vida das exatas e me dedicar à Medicina, vejo na profissão de Médico uma possibilidade mais direta de ajudar as pessoas do que como Engenheiro. Mas para fazer a troca, que seria definitiva e bem marcante, tenho que pensar muito. Gostaria de opiniões sobre como é atuar nesta área e sobre a minha indecisão.

    • Olá, Jonathan! Desculpa a demora em responder. Bom, no quesito ajudar pessoas, posso te dizer que é possível ajudar muita gente em diversas profissões, desde que você se proponha a isso!
      Claro que a Medicina e as outras profissões da saúde são um pouco diferentes porque dá para ter um contato com pessoas doentes ou que estão lá para tratar da saúde. Talvez você deva pensar por esse lado!
      Bom, independente de sua escolha, espero que dê tudo certo!
      Boa sorte!

  165. Olá! Eu gostaria muito de fazer medicina, mas tenho uma cardiopatia congênita, gostaria de saber se cardiopatas podem fazer medicina. Eu consigo andar por muito tempo mas não consigo correr e tenho dificuldade para carregar peso, como crianças. Exceto bebês porque são leves.

    • Olá!
      Um amigo meu é cardiopata também e lida muito bem com a faculdade! 🙂
      Bom, as vezes a gente tem que dar uma corridinha quando estamos atrasado haha mas em geral não é exigido muito esforço físico! Não se preocupe com isso!

  166. Olá, tenho 15 anos e desde pequenininha meu sonho era Medicina, nas machas de 7 de setembro se não fosse com uniforme de enfermeira eu não queria rs. Mais em fim eu sei que é difícil como você disse, mais tenho FÉ e eu sei que se eu estudar muito um dia eu chego la, quero muito me forma em medicina, converso muito com minha mãe sobre o que eu quero e ela me da muitas dicas. Quero também parabenizar seu blog, informações necessárias encontrei aqui. Muito obrigada estudar muito é o que me resta ! :))

  167. Oláa! Gostei muito do blog! Com certeza, esclareceu algumas dentre tantas dúvidas, que tenho! Conclui o Ensino Médio, porém não consegui uma vaga na Universidade ainda! Dái, entrei em um cursinho! Desde então, estou me preparando para conseguir uma vaga! Enfim…
    Meu interesse, em prestar vestibular para Medicina surgiu a alguns meses atrás, a vontade de ser Médica só aumenta, hahahaa! Até pesquisei sobre o curso, matérias que são estudadas, e vi que vocês também, estudam Física! Nossa, nunca gostei muito de Física! Tenho essa disciplica como uma das piores! Gostaria de saber de você, como é a Física estudada em Medicina!
    E também, o que você acha do FIES… Você recomendaria? E se fosse preciso ia tentar usufruir desta opição?
    Te peço, também que comente quais são as maiores dificuldades do curso e se você já chegou a ponto de se ver tão desesperado e pensar em desistir!
    Desde já agradeço!

    • Oi Vanessa. Provavelmente você deve ter visto Biofísica, que é uma das primeiras matérias que temos na faculdade, e que tem muito pouco de física mesmo. Na realidade são mais conceitos biológicos e químicos do que Físicos mesmo, mas vez ou outra aparece uma fórmula, só que não é nada que precise se preocupar muito.
      Eu acho FIES excelente, apesar de não entender direito como se inscrever e receber. Mas acho uma ótima opção.
      Bom, as maiores dificuldades do curso é de se adaptar à rotina e conseguir administrar bem o seu tempo. A gente precisa ser muito organizado pra conseguir fazer tudo que tem que fazer, mas com o tempo vamos aprendendo isso. Não cheguei a pensar em desistir, mas já tive meus momentos de desânimo, que logo passaram!
      Boa sorte por aí!

  168. Obrigada pela sua resposta. Eu perdi a inscrição pra Fuvest desse ano e depois que eu li sua resposta, me senti mais segura pra 2015 haha. Então, eu MORRO de medo de cadáver. Esse ano eu conheci a faculdade e tal, mas quando vi o cadáver, passei muito mal (porque eu já tava mal antes mesmo). Eu gostaria de saber, como que são as primeiras aulas de anato? Os professores dão todo o suporte necessário pra alunos medrosos, como eu?

  169. Cara adorei o blog,mto massa msm. Cara tenho muita vontade em fazer medicina,tenho hoje 20 anos e ano que vem me formo em jornalismo.Quero muito fazer a faculdade de medicina ,estou estudando e empenhado pra isso,mas só poderei cursar em 2016,até lá estarei com 23 anos,vc acha uma idade avançada já? Visto que em 2015 o curso aumentará mais 2 anos,assim me formarei apenas com 31 anos,tenho medo de estar velho.Gostaria de saber sua opinião,de como é o curso,quais os maiores desafios enfretados por você.
    Obrigado.
    Abraço

    • Oi Jhonny!
      Não existe idade avançada não! Nunca é tarde para começar, sério mesmo!
      Tenho muitos amigos que começaram faculdade com 23 e não encontraram dificuldades, pelo contrário, só se beneficiaram por ter mais idade e maturidade para encarar certas coisas!
      Boa sorte para você e força! 🙂
      Abraços

  170. ola, adorei seu blog. eu tenho 15 anos e estou no 1ano do ensino medio, eu sonho muito em fazer medicina..me deu muita expiracao seu blog, eu queria saber com voce assim.. por onde voce acha que eu tenho que comecar a estudar? eu sei que eu preciso estudar muito, e forca de vontade aqui tem mais eu nao sei por onde comecar… sera que voce podi me dar um conselho.. deus de ja agradeco obrigado!!!

    • Olá!
      Tem que estudar o conteúdo do ensino médio! Procura nos editais dos vestibulares os tópicos que caem, e vai acompanhando de acordo com o passar do ensino médio 🙂
      Boa sorte!

  171. Nossa, que blog ótimo!! Estou fascinada nesse curso! Sempre quis ser uma médica! Agora tenho 15 anos, e ainda não sei em que área de medicina quero me especializar! Mas adorei o curso, é muito puxado, mas é o melhor ❤

  172. Oi, tenho 14 anos voce vai assustar um pouco e vai falar que sou muito nova pra saber o que quero, mais enfim isso nao vem ao caso sou facinada pela medicina meu sonho sempre é exerce-lá ainda falta muito mais ja sei que é isso que eu quero. Parabéns pelo seu post eu ameei e me indentifiquei mais ainda. Continue postando aqui pois voltarei para ler mais informações voce escreve muito bem, parabéns mais uma vez. :))

  173. Olá, Deco. Seu texto ficou excelente, sanaram minhas dúvidas com relação ao curso.
    Mas você poderia me responder uma coisinha? Bom, se eu fizer Farmácia-Bioquímica e depois de formada quiser fazer Medicina, depois tem como pular algumas matérias no curso de Medicina? Matérias que eu já teria estudado em Farmácia? Ou o curso de Medicina tem uma grade voltada para um lado totalmente diferente do de Farmácia-Bioquímica? Entendeu? Kkkk… É confuso, né? Mas será que compensa?
    Obrigada.

    • Olá Joana. É possível ter equivalência em algumas matérias sim, mas isso não mudaria o ano que você se formaria (6 anos), já que a grade curricular de medicina não é muito flexível como em outros cursos.

  174. Boa noite!!

    Seu site é muito bom! Esta de parabens!!!
    Bom, estou no cursinho e quero muito entrar na faculdade de medicina, mas tenho muito nojo de vomitos rsrsrs se eu vejo alguem vomitando, eu passo mal junto, qual seria a sua opiniao? Outras coisas eu nao tenho problemas

    • Olá. Bom, até hoje vi poucas vezes gente vomitando. Mas quando você está lá trabalhando, você encara a situação de outra forma!

  175. Boa noite, amei seu blog. Tenho 16 anos, e decidi apos começar o Tec. de Farmácia que queria cursar medicina, mas por ser um curso muito disputado fico me perguntando por muitas vezes se é o que realmente quero. Adoro ajudar as pessoas, mas não sou muito inteligente e tenho medo de ficar uma vida inteira estudando e nunca conseguir passar na faculdade de medicina.
    Agradeço desde já vossa atenção.

    • Olá! Bom, eu acho que vale muito a pena estudar, mesmo que seja uma vida inteira, para realizar um sonho. Mas aí depende do que você quer para a sua vida! Pense bastante porque essa decisão é muito importante!

  176. Adorei os seu blog! Bom, tenho apenas 15 anos ainda e escolhi em ser neurologista! E estou tentando ja entrar no meio dos estudos da medicina, e pude perceber que esse texto que você escreveu resultou como um belo incentivo nao apenas pra mim, mas acho que para muitos outros que pretendem ter a medicina como um hobbie. Eu queria já começar a estudar um pouco da medicina, porque sei que não é fácil e ouvi que muitas pessoas desiste, mas queria saber algumas dicas, de que livros que ja devo ler, etec, o que devo fazer para ja entrar nesse ramo e não me assustar com o que me espera pela frente.

    Espero sua resposta, atenciosamente Leticia.

  177. Adorei os seu blog! Bom, tenho apenas 15 anos ainda e escolhi em ser neurologista! E estou tentando ja entrar no meio dos estudos da medicina, e pude perceber que esse texto que você escreveu resultou como um belo incentivo nao apenas pra mim, mas acho que para muitos outros que pretendem ter a medicina como um hobbie, e eu estudo inglês e quero usar ele como ferramenta de estudo e de trabalho assim como você nas suas publicações, e quando eu terminar o ensino médio ja estarei no meu sexto ano de ingles, pronta para ter novas experiências. E agora queria já começar a estudar um pouco da medicina, porque sei que não é fácil e ouvi que muitas pessoas ja desistiram, mas queria saber algumas dicas, de que livros que ja posso ler para ajudar ou então cursos, algo do tipo que me ajude, o que devo fazer para ja entrar nesse ramo e não me assustar com o que me espera pela frente?

    Espero sua resposta,
    abraços Leticia.

  178. Adorei os seu blog! Bom, tenho apenas 15 anos ainda e escolhi em ser neurologista! E estou tentando ja entrar no meio dos estudos da medicina, e pude perceber que esse texto que você escreveu resultou como um belo incentivo nao apenas pra mim, mas acho que para muitos outros que pretendem ter a medicina como um hobbie, e eu estudo inglês e quero usar ele como ferramenta de estudo e de trabalho assim como você usa, vi nas suas publicações, e quando eu terminar o ensino médio ja estarei no meu sexto ano de ingles, pronta para ter novas experiências. E agora queria já começar a estudar um pouco da medicina, porque sei que não é fácil e ouvi que muitas pessoas ja desistiram, mas queria saber algumas dicas, de que livros que ja posso ler para ajudar ou então cursos, algo do tipo que me ajude, o que devo fazer para ja entrar nesse ramo e não me assustar com o que me espera pela frente?

    Espero sua resposta,
    abraços Leticia.

    • Olá Leticia. Pessoalmente, não recomendo que você estude tópicos de medicina desde já. Pode ser desestimulante e não adiantar nada pro futuro. Acho que seria melhor você se focar nas matérias que cai no vestibular e pensar nisso depois, enquanto estiver cursando a faculdade de medicina 🙂

  179. Boa noite, eu achei seu blog massa!! Eu estou pesquisando muito sobre essa profissão e achei seu blog e gostei demais. Você acha que vale a pena financiar um curso de medicina?

    • Olá. Existem faculdade públicas de medicina também, mas acho que vale a pena sim financiar um curso de medicina, desde que seja o que você realmente quer!

  180. Bom dia Deco,

    Eu já concluir meu ensino médio e tenho tec. em edificações, mais tenho várias dúvida para qual curso prestar vestibular tem uma história muito boa com a medicina. Quando era mais nova sempre falava que ei ser medica veterinária, mais os tempo foi passando comecei a gosta da área de calculado, foi ai que minha história com a medicina começo, foi trabalhei em um hospital la eu mi sentia sempre animada pra conviver com os médicos e enfermeiras adorava ver os médicos cuidando dos pacientes já que eu trabalhava direto na UTI neo do hospital na para administrativa, hoje tenho um desejo enorme de cursa medicina para ser pediatra, mas tenho uns problemas com química, mais seus relatos de como e a universidade de medicina so mi motiva mais e ser uma medica. Hoje para por a pensar que uma das melhores coisa que mi aconteceu foi trabalhar em um hospital e poder mi apaixonar pela medicina.

    Grata pela seu ajuda.

  181. Vê se pode me responder uma pergunta? Ou só eu mesmo vou saber responder.

    ”Escolhi” o meu curso e pretendo ser médico veterinário… Mais de uns tempos eu mudei e acredito que o curso que eu quero é medicina acho fascinante o corpo humano e a biologia.

    Poderia me dar uma dica uma sugestão uma ajuda? porque fiquei na dúvida tremenda em fazer medicina ou medicina veterinária Oque me sugere

    Se puder ajudar agradeço desde já

    e a matéria ficou ótima.

    • Oi Lucas. Bom, tem que ver se você prefere tratar de animais ou de humanos hahaha não sei muito bem aconselhar entre isso, mas você tem que pensar no que você se vê fazendo pro resto da vida!

  182. olá, bom eu quero muito ser um medico e estou cursando o 2 ano do ensino médio, mas como eu devo me preparar pra ser aprovado? preciso fazer um cursinho pré vestibular ou não? estudar só as matérias de peso ou todas que pedir no mural? me ajuda por favor, obrigado!

    • Olá Paulo. Depende, as vezes algumas pessoas passam sem cursinho. Mas fazer cursinho não é fim do mundo, e ajuda muito! O importante é estudar toda a matéria do ensino médio, e em especial as que você tem mais dificuldade.

  183. Oi , eu estou no 3° ano do ensino médio, e pretendo fazer faculdade de medicina, mas muitas pessoas criticam, falando que é difícil, que é melhor eu fazer outra coisa, mas não desisto quero ser médica, gostaria de saber se vocês podem me me dar dicas, livros, como eu começo por favor. Isso é muito importante.

  184. Deco, tenho umas dúvidas também, como praticamente todas as pessoas que querem fazer medicina. É um curso tão concorrido, né? Mas o que acontece: eu tenho 16 anos e sempre considerei o fato de que quero, muito mesmo, ser um profissional médico. E um profissional bom. Mas há certas coisas que me atrapalham e me intrigam. Às vezes eu acho que será um curso muito difícil e que eu não vou conseguir; às vezes, que por alguma razão qualquer, irei perceber no futuro que não é essa profissão que eu quero (talvez porque a maioria dos testes vocacionais que faço não colocam medicina como a profissão ideal). Embora tudo me diga que sim: é isso mesmo que eu almejo. Terminando: você acredita que esse medo é algo bobo e que pode ser superado? Talvez – e eu espero que sim – ele só exista devido a grande carga de responsabilidade contida nessa profissão. Ou não?

    • Oi Tyson. Eu também fiz muitos testes vocacionais na escola, e nenhum deles deu medicina. Mas mesmo assim eu tenho certeza que é a profissão certa que escolhi. Acho que você tem que pensar se é algo que você queira fazer pro resto da vida. Mas digo de antemão que vale muito a pena 🙂

  185. Ola, dá para passar no vestibular de medicina estudando 1 ano ?
    claro que não estudo a matéria do ensino medio faz tempo !
    mas se eu me dedicar é possivel ?

  186. Cara, Parabéns pelo seu Blog! Você explicou o curso de Medicina aí da USP de maneira impressionante e bem explicativa. Parabenizo mais uma você pelo ingresso nessa faculdade! É bastante inspirador para aqueles que estão prestando o curso em questão, como eu! Obrigado!

  187. Ola!! Adorei o blog! Tenho vinte anos e estou no sexto semestre de Direito. Completamente infeliz com meu curso, que eu pensei ter nascido para isso, diga-se de passagem, eu me obriguei a pensar em outras opções. Até que a medicina me veio a cabeça! Será que é possível alguém se descobrir apaixonado pela medicina?! Eu quero muito! Mas a maioria dos depoimentos que testemunho são “eu já nasci sabendo que queria ser médico”. Pode ser idiota, mas comecei a assistir grey’s anatomy (hsuahsushua) e a pesquisar bastante na internet! A cada dia que passa tenho mais certeza que quero, mas tenho medo de não me acostumar a abrir um corpo, por exemplo! Não me considero fresca para cenas fortes, mas enfim… Adorei o blog, se puderes esclarecer um pouco minhas duvidas irei ficar muito grata! Boa noite,

    • Oi Amanda! Bom, eu sou um dos que não nasceram sabendo que queriam fazer medicina. Aliás, acho bobagem quem diz isso.
      Quanto a abrir corpos, não se abre corpos na faculdade hahaha a menos que você queria.

  188. Olá Deco! Eu tenho 16 anos, sempre pensei em fazer arquitetura, eu até gosto, mas não tem nada de química… e eu sou apaixonada por química. E a questão de ver mortos, sangue, pessoas sofrendo me deixa bastante triste, mas não me assusta, inclusive quando era menor abria animais kk (gosto de contar isso). Estes dias presenciei vários acidentes, não muito sérios, e a primeira coisa que pensei foi “eu gostaria tanto de dizer: ‘ eu sou médica, posso ajudar com as vítimas'”, e cada vez mais penso nisso. Aqui em Brasília, temos o PAS, que é um vestibular dividido em três etapas correspondentes a cada ano do ensino médio, sinto que essa é a minha chance, fiz apenas a primeira etapa e fiquei bem acima da média geral, nessa segunda etapa não estou muito confiante, acho que não estudei o bastante… tenho muito medo de não passar na UnB ou na FEPECS e ficar frustrada. Gostaria de saber se a gente aprende a lhe dar com o sofrimento dos outros (porque eu fico realmente muito triste)? E se realmente o curso é essa coisa dificílima que todos dizem? Um enorme abraço. Ah! E gostei muito do blog, você escreve muito bem.

    • Oi Verane! Com o tempo a gente aprende a lidar sim. Não é que ficamos totalmente insensíveis, mas aprendemos a conviver com isso e não levar demais para a nossa vida pessoal.
      O curso não é dificílimo, mas é preciso se dedicar bastante!
      Espero que dê tudo certo por aí!
      Boa sorte!

  189. Deco, excelente o que vc postou aqui, meu sonho desde criança era ser médico, só que agora cheguei numa fase: e agora o que eu faço? atualmente eu faço Tec. em ADM e Téc. em Contabilidade, fugiu tudo do que eu queria, ai eu queria saber vc sempre foi bom, em biologia, química e fisica. vlw e boa sorte ai na vida

    • Oi Eloi!
      Bom, você tem que ver o que você realmente quer fazer e o que é possível de ser feito no momento! Nem sempre a gente pode realizar nossos sonhos agora, mas com um pouco de planejamento fica mais fácil!
      Eu não era excelente em nada antes do cursinho. Aprendi praticamente tudo lá!
      Espero que dê tudo certo por aí!

  190. Olá estudante de medicina! É incrível achar alguém que estude na USP, ainda mais este curso tão concorrido, ao mesmo tempo em que aconselha e apoia os vestibulandos de medicina. Assim como eu! Acontece, que no ano de 2013, eu comecei a sonhar em cursar medicina não importando se eu conseguisse passar em federal ou particular. Me dou bem em matemática e física, amo estudar, me sinto realizada, mas química eu detesto 😦 e sempre que faço algum cálculo, exemplo estequiométrico, e na maioria das vezes eu erro. Gostaria de saber como você conseguia estudar química, quais eram suas “técnicas” de estudo (sem contar nas horas hehehe!). ‘?’

    • Oi Isadora! Pra ser sincero, já nem lembro mais como eu estudava hahaha a última vez que estudei química foi em 2008, então devo estar muito desatualizado. Pelo que eu me lembre, eu estudava resolvendo exercícios mesmo! Não tinha outro jeito. Tentava até conseguir!
      Espero que dê tudo certo por aí! Boa sorte e força 🙂

  191. Achei este post seu numa busca pelo google em saber mesmo o que esperar e o que ver no curso de Medicina. Venho com essa idéia na cabeça há algumas semanas, e queria saber mesmo como funciona o curso. Adorei seu blog, já vou favoritar. Sou arquiteta por formação, mas não tenho perspectiva nenhuma de trabalhar na minha área, venho refletindo a hipótese de entrar, aos 25 anos, em outro curso superior, o de medicina. Por ser um curso tão longo como esse, internato, residência, especialização, venho pensando muito mesmo se quero estar independente e pronta para o mercado somente aos 35, mas é uma profissão admirável. Meus parabéns a você.

  192. Olá Deco!
    Bom, antes de mais nada, quero parabeniza-lo pelo blog, excelente trabalho !
    Então, eu atualmente estou cursando Direito, 2° semestre, mas, não me sinto realizada, pensei que fosse o curso dos meus sonhos, mas, para minha surpresa, não está sendo. Estou cogitando concluir esse semestre e trancar o seguinte (no caso o 3°), para então tentar ingressar em uma Faculdade de Medicina, independentemente dela sendo pública ou privada..Mas, queria a sua ajuda em um requisito. Sei que as matérias de peso são; Química, Biologia, Língua Portuguesa e a Redação.. (Eu acho rs). Mas, sinto-me perdida pois,no ensino médio não me dediquei a essas matérias. O que de fato eu devo estudar? Os assuntos do ensino médio das matérias citadas? O que me aconselharia fazer?
    Vale ressaltar que, fui aprovada em Odontologia, algumas pessoas me disseram que,eu poderia começar a cursar Odonto e depois de 1 ano procurar uma Faculdade que esteja aceitando transferências e fazer essa prova para transferir para Medicina.Pode mesmo fazer isso? Seria vantagem? Como não entendo muito sobre isso, estou vos pedindo SOCORRO rs
    Me indique uma saída, sendo você um aluno de Medicina..rs
    Estou ansiosamente no aguardo de uma resposta sua.
    Desde já, grata!

    • Oi Emily. Pelo que eu saiba, algumas particulares aceitam essa transferência, mas não sei bem como funciona. Em geral, as faculdades mais conceituadas não abrem vagas de transferência entre cursos diferentes.
      Bom, eu recomendaria fazer cursinho, porque ajuda muito a direcionar os estudos e aprender o que não aprendeu durante o ensino médio. Então, se for possível fazer cursinho, eu acho que seria ótimo. Mas se não for, tem que estudar por fora mesmo, e aí tem que pegar os tópicos que caem em cada vestibular e estudar! Dá para ver esses tópicos nos editais dos vestibulares.
      Boa sorte para você, espero que dê tudo certo por aí!

  193. oi estou estudando pra tentar passar no vestibular de medicina esse sempre foi meu sonho vou tentar tanto na publica quanto na particular e vou tentar pelo fies porque pagar as mensalidades no momento é so por um milagre sera que conseguir o fies no curso de medicina é dificil?

  194. Eu quero muito ser Geriatra, só o que eu quero entender bem explicado é como e quando ocorre a especialização. Assim, se eu curso medicina em que período ou como é que eu vou me especializar na minha área ou eu vou ajudar nos hospitais em ações que não condizem com a minha especialização ?

    • Oi Wilma. Você só se especializa depois de terminar a faculdade (os 6 anos de curso). Você pode fazer estágios na área que deseja usando seus horários livres, mas durante a graduação você aprende toda a medicina que um médico generalista (sem especialização) deve saber.
      A especialização em Geriatria ocorre durante a Residência Médica, que é a pós-graduação de Medicina. Para cursar, você deve prestar um outro “vestibular”, de acordo com os hospitais que você esteja interessada, e ser aprovada, para então começar a especialização. Para Geriatria, é necessário fazer 2 anos de Clínica Médica e depois prestar novamente uma prova para então fazer 2 anosde Geriatria.
      Espero que tenha entendido!

  195. oie tenho 12 anos desde 5 anos de idade sou apaixonada por estudos e medicina fiquei doente por livros de medicina então meu vo me deu 14 livros pra eu estudar amei as dicas obrigada

  196. Parabéns pelo blog foi muito bem feito. Tenho esse sonho de ser medica desde pequena e espero conseguir também. Parabéns Boa sorte.

  197. oi, gostaria de saber se vale a pena tentar, já q nao me considero muito boa na escola, principalmente em fisica, poderia mandar para vc o meu boletim final desse ano (1 ano EM), para vc ver se tenho alguma chance em passar no vestibular de medicina ?
    nao acho que meus pais me deixariam fazer cursinho pois minha escola é muito cara. Enfim, se você concordar com a ideia me mande um email por favor, que ai eu te mando meu boletim.
    ps. em ordem, quais as melhores faculdades (publicas e privadas) do rio de janeiro?

    • Oi Beatriz, não é necessário me mandar seu boletim. Primeiro porque o seu desempenho no vestibular não dependem de seu desempenho no ensino médio! E segundo porque eu não tenho capacidade nenhuma de julgar uma coisa dessas hahaha
      Sou de São Paulo, então não conheço muito bem as faculdades do Rio :/

  198. Nossa gostei muito do seu blog, me ajudou a esclarecer bastante coisa.
    estou terminando o meu ensino médio e já faço curso de enfermagem e ano que vem presto vestibular de medicina, gosto muito da área desde quando me entendo por gente, mas ainda não tenho uma opinião formada por que quero cursar medicina, gosto muito de cuidar e prestar atendimento as pessoas, espero estar fazendo a escolha certa, não pelo simples fato de gostar e achar bonito o que faço.
    Poderia me passar outra forma de contado seu…que continuar trocando ideias com você, se for possível até me passar matérias, pesquisas ou coisas do tipo para eu me informar sobre a minha área.
    obrigado!

  199. Gostei bastante do seu blog, escreve e diserta de uma forma que não e entediante para o leitor. Eu estou terminando o meu ensino médio e curso técnico em enfermagem, mas quero e gosto de medicina desde quando me entendo por gente, só que as vezes me desanimo de cursar por ser um pouco difícil, mas sei que é difícil mas não é impossível, vou estudar e correr atrás do meu sonho.
    Mas ainda não tenho uma opinião formada de por que quero formar medicina, acho que deve ir alem de achar uma profissão bonita.
    Por isso quero que me ajude a entender melhor o curso, já tive varias experiências na área
    da saúde, mas nada comparado com medicina….me envie outros meios de contato para que eu possa trocar ideias com você….para você me passar matérias de estudo para eu me informar mais.
    desde já te agradeço, continue escrevendo e nos ajudando!

    • Oi João! Meu email é andre.saijo@gmail.com, mas já aviso de antemão que é contra meus princípios mandar material de estudos de medicina para vestibulandos. Vocês já tem preocupações demais nessa fase da vida, não precisam de mais coisa na cabeça (fora que vai desanimar um pouco hahahaha).
      Manda um email com suas dúvidas que eu respondo!
      Abraços

  200. Ai Deco tenho 13 anos e gosto muito de medicina mais as vezes penso em como é dificil e queria q vc me desse dicas para quando eu for fazer o Curso para medicina como eu tenho q fazer para conseguir uma boa nota!??! =D

    • Oi Arthur. Bom, é bem diferente de conseguir notas boas na faculdade e na escola. Notas boas nem sempre refletem o quanto você aprende na faculdade, então as vezes ir bem numa prova não significa que você aprendeu o suficiente para ser um bom médico. Mas basicamente é necessário estudar bastante hahaha

  201. Encontrei de repente seu blog aqui na internet e, preciso confessar que já me apaixonei por tudo, eu já estou decidido de Medicina desde o primeiro ano do Ensino Médio, ano passado completei o segundo, e agora em 2014 estou indo para o terceiro, morrendo de medo de vestibular e Enem, além de tudo ter que me concentrar nos estudos pra passar com ótimas notas esse ano. Já pensei na possibilidade de fazer um cursinho na escola em que estudo, porque é bem dificil mesmo passar em Medicina logo depois do terceiro ano do Ensino Médio e entrar com 17 anos, não é?
    Pra desencargo de consciência, qual foi sua nota de corte??
    Agradeço desde já, adorei o blog!

    • Oi Kevin!
      Bom, realmente não é fácil, mas o importante é ter força de vontade e perseverança. E o mais importante, não desistir do que realmente se quer!
      Meu corre foi de mil anos atrás, quando a fuvest era diferente ainda! Foi 79 naquela época! Da nota final eu não sei!
      Abraços

  202. Oi deco .. Antigamente queria seguir um curso que não tem nada a ver com a Medicina , mas foi me fazendo desanimar com muitos fatos. Hoje eu tenho uma opinião formada do que quero seguir e também é Medicina , não tenho a minima ideia de como é .. Queria saber como era no seu primeiro ano , quanto tempo você passava estudando. Porque muitos dizem que eu não vou ter vida , que eu vou ter que deixar muita coisa de lado. Quero saber também depois de quanto tempo vai ficar mais de boa , o que é essa tal residencia? Caso eu não consiga visualizar sua resposta manda no meu email ? pamelitka221@hotmail.com . Vou ficar muito agradecida ..

    • Pâmella, meus primeiros posts retratam o primeiro ano. Aliás, eles são bem descritivos, porque naquela época tinha bastante tempo para escrever! Dá uma lida lá e pode me perguntar qualquer dúvida que tiver!
      Quanto a residência, é a famosa especialização, que você faz depois de cursar os seis anos de medicina. Pode durar de 3 a 6 anos, dependendo da especialidade!
      Beijos

  203. Oiié Deco !!!
    Comecei a me interessar por medicina, (este ano irei fazer o 3º ano do médio), porém tenho minhas dúvidas, pois não mando tãoo bem, em química, sendo que ela, é uma das específicas do vestibular. rs
    Então, vc me aconselharia a escolher realmente medicina?
    obrigada, pela atenção. rs

    • Oi Letícia! Bom, só precisa saber dessas matérias do ensino médio para o vestibular mesmo. Depois a gente quase não usa nada hahaha
      Se você realmente quer, acho que deveria escolher!
      Boa sorte na escolha!!

  204. Nossa amei muito tudo isso, meu sonho é fazer medicina e nesse ano faltou 100 pontos pra eu passar,mas creio que o ano que vem estarei na UFJF!
    Muito maravilhoso tudo o que você postou e o texto não ficou enjoativo !
    Parabéns

  205. Olá Deco, então, eu tenho 13 anos e desde ano passado eu botei na minha cabeça que quero estudar medicina, e meu tio me disse que preciso de boas notas para alcançar meu sonho, então quando minha professora entregou meu parecer para a minha mãe e disse que tenho muita capacidade e força de vontade, minha vontade de se tornar médica aumentou… Mas as vezes me desanimo e penso em desistir do meu sonho, porque minha mãe é separada do meu pai e ela disse que não tem condições de pagar uma faculdade de medicina, e a única faculdade perto da minha cidade é a Univates de Lajeado (moro em Cruzeiro do Sul), e a Univates é uma faculdade cara!
    Mas meu tio, Josué, disse para mim nunca desistir dos meus sonhos, e conquistar tudo o que eu quero… Booom, o que você acha? Acho que não devo desistir né? Afinal, além de ser uma ótima profissão, eu gosto de cuidar de pessoas, animais, quando eu tinha 5 anos eu queria ser veterinária… rs 🙂
    Então, muito obrigada pela sua atenção, seu blog é muito bom, e hoje foi a primeira vez que entrei em seu blog, fui pesquisar sobre medicina e encontrei sei blog, é maravilhoso! Continue assim, parabéns, beijos!

    • Oi Luiza! Bom, eu acho que você deve lutar para conquistar tudo que você sonha!
      Quanto ao dinheiro, existem as faculdade públicas também. Apesar de não serem próximas, podem ser opções para você! Espero que dê tudo certo por aí! Boa sorte e força!

  206. Oi, meu nome é Adriane eu gostaria muito de fazer o curso de medicina na USP. Eu queria saber se na primeira vez que você teve que fazer um procedimento cirúrgico você não ficou com medo?

  207. Olá, Deco. Parabéns pelo bloq. Gostaria de saber se você acha possível trabalhar 40 semanais e cursar medicina. Sei que o curso é puxado e já ouvi amigos falando que não dá para trabalhar durante a graduação. Até que ponto isso é verdade? Você conhece pessoas que conseguem?

    Uma outra questão é sobre a idade dos estudantes de medicina. Têm alunos iniciando o curso depois dos 40?

    Faço votos de que você continue a enriquecer o seu blog com todas essas informações que nos são muitos úteis.
    Abração
    Gilvando.

    • Oi Gilvando. Eu acho impossível trabalhar 40h, porque a faculdade é integral, das 8h às 18h.
      Não são muitos acima dos 40, mas existem sim!
      Espero que você consiga realizar o seu sonho! 🙂
      Abraços

  208. Oi muito. bom.saber que tem pessoas,ama o que faz!.quero ,ser médica, quero fazê ginecologia e obstetrícia. e me especializa.

  209. Que lindo seu Bloggg! Sou nova aqui e que coisa mais linda, é de motivar qualquer pessoa com o sonho de estudar Medicina, parabéns. Tenho 17 anos, terminei o Ensino Médio no ano passado e o meu sonho sempre foi estudar Medicina e depois me especializar em Pediatria, nunca pensei em fazer outra coisa. Pretendo fazer cursinho no ano que vem e gostaria de saber se você fez algum curso ou se você teria algum cursinho bom para me indicar. Em qual área pretende se especializar? Não tive tempo de ver seu blog todo, mais com certeza passarei aqui todos os dias para ler. Beijos e parabéns!

    • Oi Joyce! Obrigado pelo comentário!
      Bom, eu fiz cursinho aqui em São Paulo, e por aqui os clássicos são Anglo, Objetivo, Etapa e Poliedro. Todos são muito bons e tem todo o suporte necessário para ajudar no preparo para o vestibular! Veja no site de cada um deles se tem prova de bolsa ainda, porque geralmente eles dão bastante bolsa.
      Bom, não sei ainda qual área escolher! Estou decidindo ainda, mas longe ainda de ter certeza hahaha
      Beijos e boa sorte aí!

  210. Ola eu estou no primeiro ano do colégio e só falta 3 anos para a faculdade e eu já penso nisso e gostaria de saber como já vou fazendo para passar direto quando acabar o colégio .. Obrigada 🙂

  211. Olá!! gosteei do seu post, mas tenho uma duvida que nunca consigo tirar e acho que so um veterano poderia me ajudar! penso que em daria com bem com a medicina pq gosto disso e adoro biologia, entender como funciona os sistemas humanos e tal, ,as o meu medo eh o mesmo: sempre dou o exemplo de que quando eu estiver enfrentando um hospital por exemplo e chegar uma pessoa toda arrebentada sem um braço kkkk penso que passaria mal antes dela kkkkkkk e eu gostaria de saber se isso eh algo normal ou se a medicina nao sera pra min :/ eu nao vou querer especializar com nada de cirurgias pois nao eh meu forte, acho que ja percebeu kkkkk mas queria uma ajuda sua!!! desde ka obrigadoooo!!

    • Olá. Já respondi isso um milhão de vezes, e cada vez eu digo uma coisa hahaha mas em geral o que eu quero passar de mensagem nesses momentos é que quando você está do lado de quem atende e tem o conhecimento técnico-científico e médico, fica muito mais fácil de lidar com essas situação. Pra começar, você estará na posição de profissional da saúde, e não como um “civil”. Mas obviamente que ninguém é obrigado a atender um caso desses se não tiver condições! Enfim, acho que isso deve ser a menor das suas preocupações 🙂

      • aaaahh que boooom!!! haha pensei que poderia considerar isso como um problema hahha mas parece que nao neh?!!! que boom.. penso em fazer medicina mas….. fico em duvida sabe?! nao sei se eu teria assim motivos pra nao fazer mas sei la…. gosto tal mas preciso de uma certeza sabe que eu nao sei de onde possa tirar :/….. mas enfim obrigado pela ajuda por enquanto.. se puder continuar falando mais sobre aki no comentario agradeço!! bjs

  212. Oi Deco! gostei muito do seu blog… O meu sonho ser medica,mais eu to com muito medo,de não conseguir,pois é um curso muito complicado e dificil e caro,eu não quero quebrar a carra,então quero pensa bastante…o curso de medicina é isso tudo que as pessoas falam? exije muito da gente no estudo,?é um curso dificil? Ou o caso so é se esforça???

  213. Olá Deco , boa noite ! Estou no 3° ano do ensino médio e faço curso preparatório para o vestibular desde o ano de 2013 e gostaria de saber como era mantido o seu cronograma de estudos e a sua concentração durante as provas que fizeste ? É um sonho meu desde quando criança e estou na tentativa de ir à busca deste objetivo que a princípio é um sonho meu e um grande orgulho que darei aos meus pais, no qual me apoiam dia-a-dia nessa decisão. Desde já, obrigado.

    • Olá, Athos!
      Bom, eu não tinha cronograma, pra falar a verdade. Eu só estudava toda a matéria que eu tinha nas aulas do dia, sem hora pra começar ou pra acabar. E eu era bem concentrado durante as provas; é uma característica minha que me ajudou bastante!
      Espero que você consiga realizar esse sonho em breve 🙂
      Boa sorte e força, qualquer coisa pode falar!
      Abraços

  214. Oi deco! Eu tenho 16 anos, e quero muito fazer medicina,mais confesso que to com um pouco de medo,pois eu sei que não é fácil,então eu quero pensar muito antes de tentar,pois eu não quero passa a vergonha de desistir no meio do caminho…Na historia da minha cidade,só uma pessoa fez medicina,quem sabe eu possa ser ah segunda pessoa rs…Mais eu tenho uma duvida, ja que vc ja fez o curso,as pessoas falam que medicina é difícil,é verdade?é um curso difícil,complicado,?ou o segredo é se esforça?…Pois eu confesso,não sou muito inteligente não,Mais sou bastante esforçada,….Espero que vc mim responda,bjsss…

    • Oi, Regiane!
      Na realidade eu aida estou fazendo o curso! Medicina é como qualquer outro curso: é necessário se dedicar. Não sei medir se é difícil ou fácil, mas tem que se esforçar sim para conseguir passar nas provas (agora a questão de aprender ou não é um pouco mais filosófica hahaha).
      Você já sabe a resposta, então está no caminho certo 🙂
      E não tenha medo de desistir! O importante é tentar e ter noção do que é capaz e o que é melhor para você mesma. Desistir para recomeçar nunca é uma vergonha!
      Beijos

  215. Adorei seu blog! Muito incentivador! Cada etapa que você descreveu me deu mais coragem. Estou com 16 anos, terceiro ano e fazendo cursinho. Primeira semana foi a pior, parecia que eu iria acabar dormindo em sala. Mas acabei pegando o ritmo. Por todos os lados tem aquela pressão pra passar logo de cara, pra não perder tempo. É pressão da escola, dos meus pais, amigos e isso sem falar dos professores. Isso acaba me deixando com medo e com aquela sensação de que tudo o que eu estudo não é suficiente. O cursinho tem me ajudado muito já no começo do ano, pois as matérias estão batendo com as do colégio. Foi ótimo ler seu blog. Sei que é possível com muito estudo e dedicação.
    Abraços!

  216. Olá Deco

    Tenho 21 anos e um filho de 2 meses de vida, desde criança sempre tive o sonho de ser médica, tentei o vestibular quando terminei o ensino médio mas não passei, com o endividamento dos meus pais com a obra da casa na época comecei a trabalhar cedo, para comprar as minhas coisas e ajuda los. e fui deixando esse sonho para depois, já pesquisei sobre o curso e venho acompanhando o seu blog a algum tempo, por ter um filho pequeno e marido, penso se seria possível cursar medicina?você já conheceu alguém que vive ou viveu uma situação parecida e conseguiu fazer o curso?estudantes de medicina tem alguma renda? penso em começar um cursinho pré vestibular dentro de 2 anos, não quero deixa lo na creche enquanto ele é bebê enfim… gostaria de saber se é possível conciliar família com o curso? e se os estudantes de medicina conseguem alguma renda? o governo oferece alguma ajuda de custo?da para trabalhar em algum turno? ou o curso é em tempo integral? a minha amiga me sugeriu trabalhar durante uns 6 anos e juntar um dinheiro para cursar medicina, ou fazer outro curso primeiro que no caso sempre gostei de biologia mas o meu sonho desde criança sempre foi cursar medicina. o que você me sugere?

    Parabéns pelo Blog e muito sucesso.

    • Oi, Nati! Há sim pessoas casadas e com filhos cursando medicina. Apesar de eu não ter muito contato com essas pessoas, acredito que elas conseguem conciliar bem tudo! Durante a faculdade nós não podemos fazer estágios, porque a faculdade é em período integral, mas é possível conseguir renda de algumas formas, como bolsa de iniciação científica (que é menos que um salário mínimo), ou em grupos de instrumentação cirúrgica, apesar de ser mais complicado isso. O governo não fornece ajuda não 😦
      Bom, sobre escolher outro curso, depende um pouco da sua vontade. As vezes, cursando outra coisa, você acaba caindo an rotina e não realiza esse seu sonho de ser médica. Ou não. Depende muito da sua paciência e da sua determinação. Infelizmente não tenho muito como ajudar nessa decisão, mas você que tem que ponderar o que é melhor para você, de acordo com suas vontades e suas condições atuais!
      Espero que dê tudo certo por aí, independente do caminho que você seguir!
      Boa sorte e força!!

  217. adorei, foi muito esclarecedor, tenho 18 anos fui aprovada em medicina na federal do meu estado, estou um pouco ansiosa, pois vou ter q mudar de cidade e morar só….vou sempre visitar esse blog!!! parabéns!!

  218. Adorei, não tenho nem palavras para te agradecer, a cada palavra sua foi como um incentivo para mim quero fazer medicina desde meus 10 anos de idade. Nunca tive incentivo de ninguém para estudar, terminei o colegial com muito sufoco devido a alguns problemas de saúde. E agora estou estudando para o vestibular são tantas coisas que eu estava quase desistindo, mas a vontade de se medica falou mais alto a vontade que tenho de ajudar a cada pessoa que sofre e que depende de um medico, uma criança ou senhor de idade.. o que realmente importa é a satisfação de poder ver um sorriso em cada rosto dizendo estou bem agora. e você saber que você pode ajudar ate mesmo aliviar aquela dor. ser medica é meu maior desejo pois vou ate o fim ate chegar lá.

    • Ana Paula, que bom que incentivei sua caminhada de alguma forma!
      Boa sorte na luta e muita força! Vai valer muito a pena, você vai ver!

  219. Adoro o seu blog, e gostaria de saber uma coisa. Eu tenho 17 anos, e meu sonho é ser cirurgiã e eu gostaria de saber por onde começar porque eu estou totalmente confusa rs se puder me ajudar eu agradeço

  220. Adoro o seu blog e tenho uma pergunta a fazer. Eu tenho 16 anos, e meu sonho e ser cirurgiã, porém não sei de onde eu começo rs você pode me ajudar, estou muito confusa, obrigada

    • Olá Eduarda! Pra começar, tem que ficar no vestibular! É muito concorrido e complicado, então tem que se esforçar bastante e ter muita dedicação! É difícil, mas vale muito a pena! Espero que dê tudo certo por ai!

  221. Deco… quero fazer medicina e ao mesmo tempo eu quero fazer um curso de idioma. só que moro no rio de janeiro ai gostaria de saber se tem aula de medicina no dia de sabado pq o curso que quero fazer é no sabado.
    ai gostaria de saber se tem curso no dia de sabado como a uerj ou ufrj ou mesmo em colegios particulares.e tbm gostaria de saber se tenho tempo de pelo menos uma hora por dia de ir a academia e talz até pq não quero deixar a minha saude de lado. tipo meu sonho é ser neurocirurgiao. ai queria saber se há tempo todos os dias pelo menos uma hora por dia pra mim ir a academia pq tenho receio de ficar mto puxado e me atrapalhar bastante. vc conheçe algum medico formado ou ainda estão ainda se formar que faz medicina e ao mesmo tempo faz academia ? me ajuda por favor ! e tbm mesmo eu trabalhando na area de neurocirurgiao ou cirurgia plastica ( que ainda tou na duvida rs ) se vou ter tempo pelo menos 1 hora livre para mim fazer atividade fisica..pq não podemos deixar a nossa saúde de lado. não é ?

    • Olá Ítalo! Tinha lido seu outro comentário e seu e-mail, mas não respondo ainda, desculpa.
      No Rio de Janeiro, assim como nos outros lugares, deve ter algumas poucas atividades aos fins-de-semana, em geral não obrigatórios. Aqui na minha faculdade, muito raramente a gente tinha algo de sábado, como provas ou aulas. E sobre o seu tempo, dentro ou fora da faculdade, quem determina é você!! Se você achar que tem tempo para fazer academia, estudar, sair, dormir, fazer nada, é possível sim! Mas se você acha que a faculdade vai te consumir a ponto de você ter tempo somente para estudar, é uma opção sua também!
      E sim, muitos médicos formados fazem academia sim. Os que não fazem, e põe a culpa na falta de tempo, provavelmente não fariam se tivessem tempo também.

      • Entendi,mas será que não pode me atrapalhar eu tirando 1 hora do dia pq normalmente a faculdade é de 8 as 6. ai pode atrapalhar tirando essas horas todas até pq tem que estudar as matérias que foram dada ao dia.

        • Ítalo, desculpa a demora em responder.
          Enfim, não atrapalha desde que você organize seu tempo. Acredite, a academia vai ser a menor das suas preocupações na faculdade!
          Dá tempo de fazer tudo que você quiser! E o ritmo de estudos é bem diferente de colégio e cursinho. Cada um se adapta ao tempo que tem!

  222. eei ^_^ tenho 16 anos e decidi q qro cursar medicina desde o ano passado,pois ate entao eu qria ser terapeuta,sempre gostei de lidar com pesoas e gostaria de muuito de poder ajuda las de alguma form,por isso decidi: quero ser medica! 🙂 adorei o seu blog e…sinceramente<vc e um exemplo!! parabens,muito sucesso e fique com deus pessoa linda *-*

  223. ola Deco, parabéns pelo seu blog. Então tenho 18 anos, eu vou cursar Medicina ano que vem mas vou financiar pelo menos 50% pelo Fies (tentar) e tenho pesquisado bastante sobre como é o curso. Algumas pessoas me disseram que as provas da faculdade ou você tira 10 ou nao passa, isso é verdade? Quero muito me especializar em Oncologia rs enfim to com medo das provas serem “ou você passa ou você nao passa”
    beijos e parabéns mais uma vez por ajudar nas curiosidades sobre esse curso tão lindo que é Medicina.

    • Oi Luana.
      Algumas pessoas estão te falando bobagem então.
      Cada faculdade tem a média. A daqui é 5, mas muitas são 7. Ou seja, para passar é preciso tirar mais que a média.
      Não se preocupe com isso agora. Logo mais você vai ver que tirar 5 já é ótimo hahaha
      Beijos e obrigado!

      • Mas isso não atrapalha um estudante de medicina não ? pq tipo.. a faculdade é integral ai vc tem que chegar ainda da academia pra estudar..isso não atrapalha não ? pq faço curso de ingles todos os sabados. o meu sonho é ser cirurgiao plastico. só que eu gosto mto de academia para manter a forma. só que me preocupo que isso possa me atrapalhar e não ter tempo para estudar.. eu não sei o que fazer :/ e eu não quero deixar a minha saude de lado, até pq eu me sinto saudavel de ir a academia. no momento tou fazendo um cursinho prep.. me ajuda ai amigão ! quero mto de fazer essas tres coisas ao mesmo tempo. estudar o meu curso de ingles,estudar na faculdade de medicina e ainda ter tempo de ir a academia malhar pelo menos 40 min. é possivel fazer isso ou é impossivel ? quero ter essa meta.. não sei se me entende :/

        • Olá, Ítalo. De novo haha
          É possível sim. Já disse e repito: basta saber organizar seu tempo.
          Vai demorar pra chegar o tempo em que você vai ter que optar por uma ou outra vontade da sua vida.

  224. Olá Deco tenho 17 anos e ao ver seu blog virei sua fã!!!
    Meu sonho é como o de muitos cursar Medicina e atualmente estou fazendo cursinho, me formei ano passado.
    E o meu problema é que para fazer cursinho tive que me mudar pra bem longe e fui morar em um pensionato longe da minha família e isso está acabando comigo só Deus pra me ajudar e o pior é que devido eu estar longe da minha família fico muito triste quando deito fico pensamento em coisas ruins, fico bastante ansiosa e com uma dor no peito além de não conseguir concentrar e focar nos estudos. Resumindo solidão, desânimo e tristeza total. Estou vivendo o pior momento da minha vida.

    • Oi Ivone!
      Bom, tem que ter força para passar por esse momento difícil. Espero que você consiga encontrá-la por aí!
      Tenha determinação e pense que isso é uma fase. Logo mais acaba e você estará realizando seu sonho!
      Beijos, boa sorte!

  225. olá, tenho 15 anos e desde pequena admirei a medicina, principalmente Pediatria (sou apegada demais a crianças) na minha família já tem médicos e sempre me inspirei, meu primo se formou este ano e passou em 4 lugar na residencia (sempre foi dedicado), pretendo ir a escola particular e cursos preparatórios (futuramente), já tentaram me convencer em seguir a carreira de minha avó (advogada) mas nunca me tiraram o prazer em cuidar do próximo, não sou tão inteligente, mas estou me esforçando, pois acabei de entrar para o primeiro colegial e tenho 3 anos pela frente, mas vou me esforçar ao máximo pra que eu passe em uma faculdade federal e possa ter orgulho de todo meu esforço, mas, o que você me indicaria fazer no decorrer desses três anos? Sou nova, mas estou decidida a que profissão seguir, me espelho em meus primos e primas que são médicos.. Quero crescer e pode fazer o bem sem olhar a quem.. adorei seu blog, beijos e sucesso na sua carreira, continue sempre acreditando que é possível! ♥

    • Olá, Isadora! Bom, como você já tem primos que passaram por isso, então eles podem te ajudar bastante nessa fase!
      Não sei o que dizer no seu caso, porque durante meu ensino médio eu não estudei quase nada e tinha outras prioridades. Decidi por medicina no fim do terceiro ano, e só aí fui correr atrás disso. Então é um pouco difícil para mim dar conselhos para você.
      Mas tenha em mente que o ensino médio é uma fase para aproveitar a vida e os amigos. É possível conciliar isso com um bom estudo, basta ter determinação e força de vontade!
      Boa sorte e espero que consiga realizar seu sonho!

  226. Ola cara gostei bastante , das suas informações gostaria de saber quais livros devo ler para fazer o vestibular para medicina ???

  227. Olá, tenho 14 anos, estudo no segundo ano do ensino médio em uma escola integral, como passo o dia inteiro na escola fica difícil estudar pois chego cansado a noite, então decidi estudar desde agora para o vestibular ano que vem, para isso preciso de uma informação sua. Quais foram suas principais dificuldades durante o curso ?

  228. Olá eu tenho 14 e faço 15 em maio eu sempre quis ser médico Neurologista ou Cardiologista como faço pra ter uma vaga na USP esta faculdade é particular, privada ou pública eu estou no 1° ano e desde a minha 6° serie eu falei que queria ser médico queria saber como funciona a medicina dentro dessa universidade e como faço pra ganhar a bolsa precisa fazer o ENEM né ?
    Se eu fizer uma faculdade de Medicina na Bolívia posso trabalhar no Brasil ?

    • Olá. A USP é uma universidade pública estadual. Para ingressar é necessário passar pelo vestibular, a FUVEST. Não há mensalidades, então não precisa de bolsa.
      Se você fizer faculdade fora do Brasil, quando voltar para cá vai ser necessário fazer uma prova para Revalidar o seu diploma de Médico, pelo REVALIDA. Só assim poderá exercer medicina aqui.

  229. Olá Deco! Tenho 25 anos ( 1989 ) sou formado em educação física e policial militar. Tenho um sonho e espero realizá-lo, quero muito ser médico. Você achou o curso difícil ( nunca fui tão bom em física e química… porém biologia sim)tenho muita vontade de superar minha limitações… O que você acha do curso como um todo a parte generalista. ( biofísica biomedicina ?) sucesso sempre!!!

    • Olá Antonio Carlos!
      Bom, o curso é puxado, mas não muito diferente dos outros cursos superiores. Há toda uma mística sobre o curso de medicina, como se fosse ultra difícil, mas não é! Os primeiros anos são muito parecidos com os primeiros anos de outros cursos como fisioterapia, fonoaudiologia e odontologia. Aí depois vai ficando mais fácil, mas mais puxado! Enfim, não é impossível hahaha
      Boa sorte aí nessa luta (:
      Abraços

  230. Oi Deco 🙂 Tenho apenas 15 anos e curso o 3º ano do Ensino Médio, e sou fascinada por medicina. Porém, por ser muito nova, tenho muito medo também. Mas tenho certeza de que é esse curso que quero. Ler esses posts seus me incentivaram muito, é sempre bom ler coisas que nos tranquilizam em relação á esse curso tão concorrido. Continue assim, espero que prossiga incentivando tantos jovens que nem eu. Desde já, agradeço ^^

  231. Deco, eu quero fazer medicina e ao mesmo tempo termina minha faculdade de rh, começa uma adm e se der tempo, fazer um mba me especializando na área da saúde. Na sua opinião, que já está ai dentro vendo tudo, você acha que daria tempo fazer tudo isso?
    PS: adoro ver suas fotos do internato no insta ❤

    • Olá Larissa! Eu acho impossível fazer medicina e outra faculdade ao mesmo tempo 😦 a carga horário não permite!
      Mas é possível trabalhar em Administração Hospitalar fazendo ADM e MBA sim.
      Bom, espero que dê tudo certo por aí! Beijos

  232. Deco eu tenho 14 anos, e meu sonho e ser medica, mas muita gente diz que eu nao vou conseguir, porque muito dificil, mas eu sei que eu posso desde meus 10 anos este e meu sonho e quero realizalo. Oque voce acha? qual deve ser o meu primeiro passo ?

    • Emmanuelle. Não é fácil mesmo, mas com determinação e coragem é possível. Acho que o primeiro passo é esperar chegar a época dos vestibulares e se preparar para isso. Os cursinhos pré-vestibulares ajudam muito!
      Espero que dê tudo certo por aí!
      Boa sorte!

  233. Oi Deco, tenho 19 anos e meu sonho sempre foi ser médica. Venho de uma família muito humilde, moro de aluguel e sou técnica em enfermagem,;por enquanto foi o que eu consegui pagar na área da saúde. Me formei ontem portanto não estou trabalhando na área ainda. Tenho muita vontade de fazer medicina, mas não me considero inteligente o suficiente, sei que é um erro não acreditar em mim. Meus pais sonham em me ver como Médica e estão fazendo planos para me ajudar na faculdade, mas estou morrendo de medo de não conseguir terminar, pela dificuldade e pelo medo que estão me colocando. Acha que isso é coisa da minha cabeça e que me subestimo demais? Ou realmente corro o risco de não conseguir concluir por causa da dificuldade?

    • Oi Thais!
      É uma caminhada difícil, mas se você for determinada a conquistar seu objetivo, acredito que você consegue sim, e esses obstáculos são coisas da sua cabeça. Mas você está fazendo certo em ser “realista” e enumerar os defeitos, mas tem que usar isso para conseguir avançar e lutar pelo seu objetivo!
      Espero que dê tudo certo por aí e você consiga se achar!
      Beijos

  234. Olá Deco.
    Me chamo Fernando e tenho 32 anos, sou formado em Administração, especialista em Matemática educacional, o meu sonho é ser médico, porem com as dificuldades tanto financeira e quanto a ingressar na universidade acabei optando por outra área, hoje retomei o meu caminho para almejar o tão esperado desejo “Ser médico”, estou fazendo um outro curso da área de educação para que no próximo ano venha conseguir ministrar as aulas de matemática e durante ao dia me foca para Medicina, todos os meus amigos e familiares me chamam de louco, pois falam que tenho uma vida profissional completa, que não preciso continuar nessa neura, mas digo a todos que estou indo em busca de meu sonho. Gostaria de ter dicas se esse é o melhor caminho, pois quero e vou me esforçar para conseguir realizar esse sonho. Fico triste, pois ao meu redor não vejo amigos e nem familiares que acreditam no meu potencial, será que realmente eles estão corretos?
    Obrigado desde já, um forte abraço e sucesso.

    Fernando

    • Olá, Fernando!
      Bom, parabéns pela determinação em ir atrás do seu sonho! Já é meio caminho andado! Se você acredita que só vai se sentir realizado cursando medicina, então eu acho que você deve fazer de tudo possível para conseguir conquistar esse objetivo!
      Eu acho que o melhor jeito é através dos cursinhos, que ajudam muito no vestibular/ENEM. Se você tiver oportunidade de fazer, acho que você deveria sim!
      Quanto ao seu potencial, acho que se você já está determinado, então você tem potencial sim (:
      Boa sorte aí na luta!!
      Abraços

  235. Oii André, tudo bacana cara? Bom.. Eu Tenho 18 anos, e no ENEM passado eu fui péssimo em questão de nota. E esse ano tô estudando pra caramba pra ver se consigo passar na UFMG em medicina. Pretendo fazer cirurgião geral ou plástico. Espero que consiga, tô estudando por contra própria mesmo rs’ e começo um técnico em enfermagem mês que vem para que eu possa aprimorar meus conhecimentos e ter uma boa colocação. Por enquanto não tenho apoio da minha família por eles acharem que eu não tenho condições. Mas estou estudando para que eu possa conseguir.